Mato Grosso do Sul traça o futuro do esporte regional como ferramenta de inclusão, com fortalecimento da prática educacional, ampliação do acesso às modalidades ao longo da vida e promoção da integração institucional com os municípios, além da estruturação do esporte de excelência. Essas são as bases que vão guiar o fomento esportivo até 2035, conforme a definições da Conferência Estadual de Esporte e Lazer, acontecendo entre ontem (26) e hoje (27) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura), o evento reúne gestores públicos, profissionais de Educação Física, atletas, representantes de entidades esportivas, árbitros, membros da sociedade civil, profissionais da crônica esportiva e instituições de ensino superior. A participação na conferência é aberta ao público. Iniciado na quinta-feira à tarde, o encontro contou com abertura oficial no período da noite, com a presença do governador Eduardo Riedel e do titular da Setesc, Marcelo Miranda, além da palestra ‘Esporte como direito: os novos desafios legais’, ministrada pelo Dr. Fernando Marinho Mezzadri. Já nesta sexta, os trabalhos começam às 8h e terminam com a plenária final, marcada para a partir das 14h com a leitura e aprovação das deliberações e moções. “Não é só uma questão de orçamento. É também de liderança, de motivação, de exemplo. E vocês fazem acontecer pois têm comprometimento. Me lembro que em 2015 quando assumi como secretário de Governo tinhamos muito pouco recurso para o esporte, eram R$ 6 milhões por ano. Mas com garra conseguimos criar um modelo em que 354 escolas estaduais deram a massificação da base do esporte. São 200 mil alunos com acesso ao esporte, 270 escolas reformadas, quase todas com ginásio coberto, e com professores dedicados em parceria com a Secretaria de Educação, que deu a transversalidade que precisavamos para implantar esse projeto”, frisou Riedel. O governador ainda destacou a trajetória do atleta e medalhista paralímpico Yeltsin Jacques – presente ao evento – como uma inspiração, e que para que surjam outros como ele é necessário que o Estado continue avançando em políticas de afunilamento e apoio nas diferentes etapas da organização do esporte regional, chegando até aos clubes e associações. “Vocês estão concluíndo aqui um planejamento assertivo para os próximos 10 anos, e não tenho dúvida que com base de formação, profissionalismo, equipamento adequado e vontade de fazer, o Mato Grosso do Sul seguirá no caminho para se tornar uma referência no esporte”, concluiu o chefe do Executivo estadual. Dono de três ouros paralímpicos no atletismo, sendo dois em Tóquio 2020 e uma em Paris 2024, Yeltsin Jacques rememorou as dificuldades que o fizeram trocar Mato Grosso do Sul, sua terra natal, por São Paulo, em 2012, para seguir na carreira. Foram cinco anos fora até que em 2017 ele retornou ao perceber mudanças, a partir de 2015, na política esportiva estadual. “Em 2012 minha mãe pegou uma Parati, encheu de malas e com um colchão e fomos embora. Mas em 2015 começou a ter uma mudança e em 2017 vi o trabalho dando resultado, com muita firmeza e gestão profissional, e pude voltar para cá e construir minha vida aqui, conquistar a 100ª medalha de ouro da história paralímpica brasileira. Foram 11 anos de transformação do esporte sul-mato-grossense, desde a base, até o alto rendimento, a terceira idade. São ações feitas para atender a todos”, discursou o paratleta campo-grandense. O objetivo central da conferência é o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer em Mato Grosso do Sul, com foco na construção de diretrizes de longo prazo. Entre as metas estão a reformulação do Sistema Estadual de Esporte e Lazer, a elaboração do Plano Estadual para o período de 2026 a 2035, a criação do Conselho Estadual e a reestruturação do Fundo Desportivo Estadual – tudo de forma conjunta com os protagonistas do desporto local. A programação foi organizada a partir de eixos estratégicos considerados fundamentais para o desenvolvimento do setor, orientando os debates técnicos e a formulação de propostas. Os participantes foram distribuídos em grupos de trabalho temáticos para análise de documentos-base, incluindo minutas do Sistema Estadual, do Plano de Esporte e Lazer (2026–2036), da criação do Conselho e da reformulação do Fundo de Investimento Esportivo. “Conseguimos ao longo desses 11 anos desenvolver um bom trabalho no esporte, e fico feliz ter cumprido quase que na integralidade o que foi estabelecido em um fórum como esse em 2015. No ínicio tivemos medo de se passarem os quatro anos do mandato e não conseguir executar o programado, mas conseguimos estabelecer um plano muito interessante, mesmo em um momento de grande desafio, uma crise. Mas o Riedel, então secretário de Governo, deu todas as condições e orientações de gestão para construirmos os resultados alcançados”, disse Marcelo Miranda. O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura destacou que Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a criar o programa Bolsa Técnico, e focou ainda na importância de prestar apoio às federações e quão importante foram as ações de democratização do acesso ao esporte. “Essa parceria foi decisiva para surgir talentos. Não à toa no paradesporto, por exemplo, alcançamos o 4º lugar nas paralimpíadas nacionais, um estado pequeno sendo referência”, comentou. Investimentos consolidam políticas públicas A realização da conferência está inserida em um cenário de ampliação dos investimentos públicos no esporte, seja ele de caráter inclusivo, educacional ou de alto rendimento. Em 2025, o Governo de Mato Grosso do Sul destinou R$ 41 milhões ao setor, contemplando programas como Bolsa Atleta, editais de jogos, convênios e apoios operacionais a entidades esportivas. Em 2026, até março, já foram aplicados R$ 8,3 milhões, totalizando R$ 49,3 milhões no período. Os recursos abrangem desde o incentivo direto a atletas e técnicos até o custeio de logística esportiva, como arbitragem, transporte e estrutura de competições. O volume de investimentos, aliado ao processo de planejamento participativo promovido pela conferência, reforça a
Após estruturar frota, MS equipa 79 municípios com bombas costais para combater o Aedes
O Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), está equipando os municípios com 150 bombas costais para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O investimento é de R$ 650.498,00, com recursos próprios e os equipamentos serão distribuídos aos 79 municípios conforme a demanda e critérios técnicos. A entrega reforça as ações de vigilância em saúde justamente em um período de maior pressão sobre os serviços, com diversas localidades já registrando aumento de casos e até surtos de arboviroses. “Estamos vivendo um momento em que alguns municípios já enfrentam surto, e a resposta precisa ser rápida e integrada. O Estado atua no apoio técnico e estrutural, mas esse trabalho só tem resultado quando há alinhamento com os municípios e execução efetiva no território”, destacou a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone. Equipamentos ampliam resposta em cenário de aumento de casos As bombas costais são utilizadas na aplicação de inseticidas em áreas estratégicas, como residências, terrenos e locais com maior incidência do mosquito, permitindo bloqueios mais ágeis e direcionados. Segundo o coordenador de Controle de Vetores da SES, Mauro Lúcio Rosário, o equipamento funciona por meio de um reservatório acoplado às costas do agente, que pressuriza e pulveriza o inseticida de forma direcionada, alcançando pontos onde o vetor está presente com maior precisão. “A bomba costal permite uma aplicação mais precisa do inseticida, alcançando locais onde o mosquito está, principalmente em ações de bloqueio, o que aumenta a efetividade do controle vetorial” Trabalho integrado entre Estado e municípios Superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Castilho, destaca que os equipamentos têm impacto direto na atuação das equipes em campo, especialmente nas áreas com maior incidência. Segundo ela, a aplicação direcionada permite respostas mais rápidas e eficientes nos bloqueios. “Essas bombas ampliam a capacidade de resposta das equipes, principalmente nas áreas com maior incidência. Com a aplicação direcionada, conseguimos agir com mais rapidez nos bloqueios e reduzir a circulação da doença”. Em Paraíso das Águas, o secretário municipal de saúde, Ueder Pereira de Paula, destaca o apoio estrutural recebido recentemente. “Foi disponibilizada uma caminhonete pelo governo, isso ajuda muito o município de pequeno porte. A gente tem uma assistência sim, eu acho que dá para agregar Estado com o município”, conta. Para Ueder, além do esforço do poder público é preciso maior conscientização. “O Estado está fazendo a parte dele, o município tenta fazer a dele, mas os moradores às vezes não fazem a parte deles, principalmente dentro da casa que está o foco mesmo”, pontua. Organização e prevenção mantêm cenário controlado Em Porto Murtinho, o gerente de Vigilância em Saúde, Vilso de Campos, explica que o município tem conseguido manter os índices sob controle a partir de um trabalho contínuo, que combina prevenção, organização das equipes e monitoramento constante. Segundo ele, mesmo diante do cenário estadual, a situação local segue estável. “Nós, pela situação que está o Estado e a gente tem acompanhando, estamos assim, um pouco tranquilos, porque estamos num patamar bem legal. Nós temos notificação, mas os casos não são positivos”. Vilso atribui o resultado ao investimento em educação em saúde e à atuação estruturada das equipes de campo, com foco tanto na orientação da população quanto nas ações diretas de controle de vetores. Ele também destaca que o uso estratégico dos equipamentos é essencial, principalmente em períodos de chuva, quando há maior acúmulo de água e proliferação do mosquito, o que exige intervenções rápidas em pontos considerados críticos do município. Segundo ele, a bomba costal enviada pelo Governo vai permitir a cobertura de cerca de 180 casas diariamente, num esquema de revezamento entre os agentes. Reforço chega após período crítico em municípios Em Vicentina, a secretária municipal de saúde, Ludelça Dorneles dos Santos, relembra o surto de chikungunya enfrentado no ano passado e afirma que o município mantém as ações para evitar novo cenário crítico. Ela destaca que, mesmo com a situação mais controlada neste momento, o trabalho segue intensificado e o reforço de equipamentos chega em um momento oportuno. “Ano passado a gente teve um surto de chikungunya lá. Foi bem sofrido, muito difícil. Mas esse ano a gente está trabalhando”. “O Estado teve ali lado a lado, a gente teve muito apoio… estamos trabalhando para que a gente não passe pelo que passamos, considerando que na nossa macrorregião a situação está bem complicada, somos vizinhos de Dourados. Então estamos trabalhando para não passar pelo que passamos”. Segundo a gestora, a chegada das novas bombas fortalece diretamente a atuação dos agentes, que atualmente usam bombas costais enviadas pelo Governo nos anos anteriores. Ela ressalta o apoio contínuo do Estado durante os períodos mais críticos. “Toda ajuda é bem-vinda e o Estado tem feito esse trabalho de parceria com os municípios no combate à dengue e à chikungunya e a gente fica grato”, afirmou. “Essa bomba costal que a gente está recebendo agora vai ajudar muito no trabalho mesmo dos agentes”, finaliza. Desafio é mudar comportamentos Fátima do Sul está entre os municípios com maior incidência recente de chikungunya e tem intensificado as ações de controle, com foco na eliminação de criadouros e bloqueio de áreas críticas. A cidade conta com quatro bombas costais, fumacê e diversos pontos de instalação de ovitrampa. E realizou há cerca de 30 dias ação que cobriu cerca de 700 quarteirões, com varredura e eliminação de focos. Mesmo com o trabalho intensivo, a secretária municipal de saúde, Regiane Freire, relata que o cenário ainda exige atenção redobrada e mobilização constante das equipes. “Nós estamos com alta incidência com chikungunya no município. Tivemos fazendo ações intensivas lá com as bombas costais”. Ela também aponta desafios relacionados a hábitos da população, que acabam contribuindo para a proliferação do mosquito. “Temos moradores que juntam água da chuva pra molhar planta e lavar calçada, mas não deixam eliminarmos”, pontua. Na ação realizada recentemente, foram detectados uma série de criadouros nos vasos de plantas colocados sobre os túmulos nos cemitérios. Cuidados que fazem a diferença no combate ao mosquito
Lançamento da 4ª Corrida dos Poderes terá treinão e show de Guga Borba neste domingo
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva de servidores públicos e comunidade em geral, neste domingo (29), será realizado o lançamento oficial da 4ª edição da Corrida dos Poderes, com uma programação pensada para toda a família. O evento acontecerá na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, a partir das 16h30. Um dos destaques da programação é o “treinão”, ideal para quem deseja entrar no clima esportivo e se preparar para a prova oficial, que costuma ocorrer em outubro. A concentração está marcada para às 16h30, com largada às 17h, contemplando caminhada de 3km e corrida de 5 km. A programação também contará com apresentação musical ao vivo de Guga Borba e banda, marcada para às 18h30. Para as famílias, haverá espaço kids dedicado às crianças, além de sorteio de brindes para os participantes. A Corrida dos Poderes chega à sua quarta edição consolidada como um dos principais eventos de incentivo à prática de atividade física entre servidores dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) além de instituições como o Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública. O número de participantes na Corrida dos Poderes tem aumentado de forma significativa a cada edição. Em 2025, foram 4.200 inscritos, número superior aos 3.500 participantes de 2024, representando um aumento de cerca de 20% em relação à segunda edição. A Corrida dos Poderes é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS). Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, a iniciativa é fundamental para estimular a participação da população e promover hábitos saudáveis. “Este é um momento estratégico para mobilizar os servidores públicos e incentivar a adesão à corrida desde as etapas iniciais. A proposta é ampliar a integração com a comunidade, aproximar a população das ações promovidas pelo poder público e fortalecer a cultura da prática regular de atividades físicas, contribuindo para mais qualidade de vida e bem-estar para todos.” Os interessados já podem garantir a participação por meio do link de inscrição (clique para acessar). Programação: 16h30: Abertura da arena com DJ Fabinho17h00: Largada do treinão (5 km corrida / 3 km caminhada)17h40: Apresentação técnica e pronunciamento das autoridades18h30: Show com Guga Borba (momento de confraternização)O evento contará ainda com praça de alimentação com food trucks e espaço kids.Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Servidores da Prefeitura de Dourados acordaram com salário de março na conta
A Prefeitura de Dourados antecipou os salários de março e os 9.122 servidores municipais acordaram nesta sexta-feira, dia 27, com o dinheiro na conta. O depósito acontece 11 dias antes do 5º dia útil de abril, prazo limite para pagamento dos salários dos trabalhadores. A folha salarial bruta de fevereiro ficou em R$ 60.841.176,59, que acrescida dos encargos patronais de R$ 8.490.953,54, chega a R$ 69.332.130,13. Desde a posse da atual gestão, em janeiro de 2025, os salários dos servidores são depositados dentro do mês de referência. O prefeito Marçal Filho voltou a ressaltar que o pagamento dos salários antecipados é resultado de um grande esforço da gestão municipal para equilibrar as finanças e fazer frente às necessidades do município. “Com economia nos gastos e rigor nas contas públicas estamos pagando os salários dentro do mês de referência e ainda investindo em obras e serviços que são fundamentais para a população”, ressaltou o prefeito. “Nossa cidade é hoje um grande canteiro de obras, com quase 30 projetos em execução e estamos retomando as obras que foram abandonadas por gestões anteriores”, completou. Marçal Filho lembra que no dia 11 de março anunciou reajuste de 4,5% nos salários dos servidores públicos municipais de Dourados, bem como aumento aos profissionais do programa Profuncionário da Educação, atendendo a uma reivindicação da categoria. “Nossa relação com o funcionamento é de respeito e de diálogo permanente com o Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados (Sinsemd), Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted), de forma que não se trata apenas de pagar salário em dia, mas de respeitar quem está na linha de frente dos serviços que chegam à população”, ressaltou o prefeito. No mês passado, o prefeito já havia anunciado reajuste salarial de 5,4% para os professores da Rede Municipal de Ensino, contemplando servidores da Educação na ativa, além dos aposentados, pensionistas e também os profissionais contratados. Marçal Filho destaca a importância do reajuste para a valorização dos profissionais da educação e observou que o Município já pratica valor um pouco acima do piso estabelecido por lei federal para 40 horas semanais. A valorização dos trabalhadores pode ser vista na forma como os servidores atendem as pessoas na atual gestão. “Com muito esforço estamos mantendo essa política salarial que, ao mesmo tempo em que tranquiliza nossos servidores, também incentiva para que eles se dediquem na prestação de serviços de qualidade à população de Dourados”, explicou Marçal Filho. “A ordem é economizar, cortar gastos, evitar desperdícios, pois somente assim seguiremos levando serviços de qualidade à população e, também, garantindo recursos próprios para obras importantes para a cidade”, ressaltou.
Liandra homenageia “Mulheres que Inspiram” em noite de reconhecimento e emoção na Câmara de Dourados
A Câmara Municipal de Dourados foi palco de uma noite marcada por emoção, reconhecimento e valorização feminina na última terça-feira (24), durante a realização da Sessão Solene “Mulheres que Inspiram”, idealizada pela presidente da Casa, vereadora Liandra da Saúde (PSDB). O evento, que integrou as ações do Mês da Mulher, reuniu autoridades, familiares e convidados para homenagear 86 mulheres que se destacam em diferentes áreas e que, com suas trajetórias, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de Dourados. Durante a solenidade, a vereadora Liandra destacou a importância de reconhecer histórias reais de força, superação e dedicação. Segundo ela, cada mulher homenageada representa muitas outras que, diariamente, enfrentam desafios e constroem uma sociedade mais justa e humana. “Foi uma noite de muita emoção e gratidão. Cada mulher homenageada carrega uma história única, marcada por coragem, luta e determinação. São exemplos que nos inspiram e mostram que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, afirmou a parlamentar. A Sessão Solene “Mulheres que Inspiram” evidenciou o papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais inclusiva, celebrando não apenas conquistas, mas também a força coletiva que transforma realidades e inspira futuras gerações.
Organização da COP15 enaltece plano de segurança para a realização do evento
Em meio às agendas da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15/CMS), a organização do evento reservou um momento, na tarde desta quarta-feira (25), para reconhecer o trabalho das forças de segurança que atuam para garantir a realização da conferência, sediada em Campo Grande (MS). Em reunião realizada na sala Albatroz, um dos espaços da estrutura montada no Bosque Expo, a secretária-executiva adjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Anna Flávia de Senna Franco, destacou que, desde o início, a segurança foi tratada como um dos principais desafios da COP15. Segundo ela, o evento, que reúne representantes de 133 países e é coordenado pela ONU, exige elevado nível de responsabilidade e planejamento, especialmente por se tratar de uma estrutura montada em curto prazo. “O que temos observado até agora é a implementação de um plano de segurança conduzido de forma exemplar, com integração entre todos os órgãos. Há um espírito evidente de competência e dedicação para garantir o êxito na segurança do evento. O Estado tem demonstrado capacidade e dado exemplo de como conduzir a segurança em grandes eventos”, afirmou. O delegado da Polícia Federal, Antonio Carlos Knoll de Carvalho, também reforçou o papel fundamental da cooperação entre os diversos órgãos envolvidos. “Essa integração tem ocorrido de maneira bastante fluida, graças ao comprometimento e ao espírito colaborativo de todos os profissionais envolvidos. Mesmo diante de um cenário que reúne tantas forças distintas, o trabalho tem sido conduzido de forma coordenada, responsável e com foco no cumprimento das atribuições de cada instituição”, disse. A estruturação da segurança envolveu a criação de um plano integrado entre órgãos das esferas federal, estadual e municipal, com início em julho de 2025. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) também publicou resolução sobre o tema, formalizando a implantação de um grupo de trabalho voltado à coordenação das ações. O coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança da COP15, Luiz Alexandre Gomes da Silva, destacou o empenho das forças estaduais em conjunto com as demais instituições para assegurar um ambiente seguro, pacífico e organizado durante a conferência. “Desde o momento em que recebemos o chamado, em julho de 2025, iniciamos a organização de um sistema integrado de segurança. Graças a essa integração, que já é uma prática consolidada no Estado e em outras regiões do país, conseguimos reunir de forma efetiva todos os órgãos de segurança pública em uma atuação coordenada e eficiente”, afirmou. A breve reunião contou com a presença da representante do Secretariado da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS), Tine Lindberg-Roncari, e do chefe de Segurança do Departamento de Segurança e Salvaguarda das Nações Unidas (UNDSS), Dario Conte, além de representantes dos órgãos que compõem a Coordenação de Área de Segurança Pública da COP15, entre eles a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande (GCM), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), a Polícia Federal (PF), a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS). Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Pouco criativo, Brasil leva dois gols por cobertura e perde para a França em amistoso
Mesmo com um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo, o Brasil não conseguiu se impor diante da França e perdeu por 2 a 1 no penúltimo amistoso antes da definição do grupo que irá para a Copa do Mundo. Mbappé e Ekitiké marcaram os gols franceses, enquanto Bremer descontou, em jogo disputado nesta quinta-feira (26), em Boston. Como foi Brasil x França Carlo Ancelotti cumpriu o que dissera na véspera e escalou o Brasil com quatro jogadores de frente diante da França. Mas, ao longo do primeiro tempo, o quarteto formado por Gabriel Martinelli, Raphinha, Vini Jr. e Matheus Cunha não conseguiu acertar um único chute na meta de Maignan, ainda que as oportunidades tenham surgido. E não foram poucas: Martinelli, Matheus Cunha e até o volante Casemiro conseguiram finalizar, sempre em chutes de fora da área, sempre para o lado ou para cima do gol. No primeiro tempo, o Brasil chutou cinco vezes, todas para fora. Do outro lado, a França tinha mais volume de jogo, mas não necessariamente domínio. Wesley foi incansável na marcação e ofereceu pouco espaço para o avanço francês pela esquerda. Na outra ala, Léo Pereira e Douglas Santos faziam o que podiam para tentar parar Mbappé. E a dupla teve relativo sucesso até os 31 minutos, quando o craque francês recebeu lançamento de Dembélé, deixou o dois brasileiros para trás na velocidade e tocou por cobertura na saída de Ederson, abrindo o marcador. Ancelotti voltou com uma mudança para o segundo tempo. Raphinha sentiu a coxa direita e deu lugar para Luiz Henrique. E o ex-atacante do Botafogo deu novo ritmo na ponta. O Brasil começou pressionando a França pela direita, e foi naquele setor que Wesley ia invadindo a área quando foi derrubado por Upamecano, que acabou expulso logo aos 9 minutos. Mas, nos 20 minutos que se seguiram, o Brasil não conseguiu se valer da superioridade numérica —porque faltou à Seleção eficiência ofensiva, algo que sobrou na França. Aos 19, o time de Deschamps arrancou em contragolpe e Ekitiké, também por cobertura, ampliou para 2 a 0. A partir daí, Ancelotti promoveu uma série de mudanças. Danilo, Ibãnez, Igor Thiago e João Pedro foram chamados, e o Brasil passou a ocupar o campo de ataque. A Seleção conseguiu chegar ao seu gol aos 33, com Bremer, e nos acréscimos quase chegou ao empate com Vini Jr. Mas ficou nisso. Lance
Guarda Municipal intensifica patrulhamento na área central e praças de Dourados
Diante do crescente aumento de denúncias envolvendo pessoas em situação de rua e usuários de drogas nas principais praças e ruas do da cidade, a Guarda Municipal de Dourados adotou postura firme no que tange a policiamento preventivo, abordagens e até mesmo prisão de pessoas envolvidas na prática de ilícitos, que tiram o sossego da população e comércio em geral. “A ação atende determinação do prefeito Marçal Filho diante do aumento preocupante de andarilhos por áreas centrais, parques e praças de Dourados”, explica Jamil Matos, direto-geral da Guarda Municipal. Segundo Jamil Matos, muitas dessas pessoas não são de Mato Grosso do Sul. “A maioria é oriunda de Estados vizinhos, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e até Rio Grande do Sul, que chegam na cidade e vão se aglomerando em áreas de uso comum”, explica. “A Guarda Municipal tem a missão de garantir a integridade física das pessoas que frequentam esses locais e, também, de atuar preventivamente contra crimes e, por isso, estamos ampliando as abordagens”, completa. De acordo com o inspetor Israel, diretor de Operações da Guarda Municipal, houve um aumento significativo do número de denúncias via 153, e também de casos de perturbação do trabalho e furtos na região central e nas proximidades. “Então, vamos dar ênfase no patrulhamento e presença nesses locais para que a população e os trabalhadores do comércio tenham sensação de segurança”, destaca. Com um efetivo composto por homens e mulheres comprometidos com o bem-estar da sociedade, bem como a preservação do patrimônio público, a Guarda Municipal tem dado respostas rápidas às demandas que chegam à corporação, realizando ações preventivas diuturnamente, muitas delas resultando na prisão de diversos indivíduos foragidos da justiça e que causam transtorno à população.
Segunda edição do Projeto Educart, de esportes e cultura será lançado no sábado
A Prefeitura de Dourados abre neste sábado (28), a partir das 8h, no Ginásio Municipal de Esportes “Ulysses Guimarães”, a programação oficial da segunda edição do “Projeto Eduart – Cuidando com Educação, Esporte e Arte”, uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que tem tem como objetivo incentivar o espírito de equipe, promover a socialização e proporcionar vivências educacionais por meio do esporte, da cultura e da arte. O Projeto Educart foi idealizado pela gestão Marçal Filho com a ideia de levar às crianças e adolescentes atividades diversas no contraturno escolar, de forma que todos possam participar sem comprometer o horário regular de aulas. Dentre as modalidades esportivas confirmadas para este ano estão judô, tênis de mesa, vôlei, basquete, atletismo, handebol, futsal e xadrez; além de oficinas de arte, violão, fanfarra e dança. As atividades deverão ocorrer, ao longo do ano, nas unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme). De acordo com o secretário de Educação Nílson Francisco da Silva, a ideia, este ano, é promover disputas e entre as escolas. “Podemos fazer várias competições ao longo do ano, no modelo eliminatórias e, no final do ano, reunir os finalistas, num grande evento esportivo entre os alunos da Reme”, diz. Uma mostra cultural com os projetos da cultura – dança, violão e arte também deve abrilhantar o Educart, que será encerrado com um festival de fanfarras, em novembro. As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades escolares, e não há limite para a quantidade de atividades em que o aluno possa se inscrever, ou seja, ele vai poder explorar todo seu talento praticando um esporte, aperfeiçoando uma arte ou aprendendo algo novo. Para o prefeito Marçal Filho, o Educart veio para somar ao desenvolvimento das crianças e adolescentes, incentivando o senso de equipe, além de ser suporte para descobrir talentos. “Ficamos muito feliz com o sucesso da primeira edição deste projeto, que chegou para incentivar atividades saudáveis entre nossos estudantes”, diz. “Nossas crianças precisam ter uma educação de qualidade e é o que temos buscado oferecer, não só nas disciplinas cotidianas, mas oferecendo também esporte, arte e lazer, incentivando hábitos saudáveis, interação social”, enfatiza. A cerimônia de abertura do Educart será aberta ao público e a expectativa é contar com a presença em massa de alunos, profissionais da educação e da comunidade em geral, além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades constituídas.








