Na terça-feira (24), policiais civis do SIG/NRI de Dourados realizaram a prisão em flagrante de um homem de 27 anos apontado como autor de pelo menos dois furtos a estabelecimentos comerciais praticados durante a madrugada na região central da cidade de Dourados. O homem, que estava evadido do sistema prisional, ainda é investigado por outros dois arrombamentos, em que sua participação está sendo apurada pela equipe policial, podendo o número de empresas vítimas chegar a quatro. Logo após o recebimento dos boletins de ocorrência narrando os crimes, que aconteceram em um intervalo de poucas horas, os investigadores analisaram imagens de câmeras de vigilância e conseguiram identificar o responsável, conhecido furtador da região. O indivíduo havia quebrado as portas de vidro de uma hamburgueria e de uma farmácia localizadas na região central da cidade e invadido os imóveis para subtrair diversos objetos. Após diligências, ele foi localizado e detido, tendo prontamente confessado os crimes. Ele foi conduzido à sede do SIG/Dourados, onde foi autuado em flagrante por dois crimes de furto qualificado.
FICCO/MS combate tráfico de drogas e de armas de fogo em Mato Grosso do Sul
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) deflagrou, nesta quinta-feira (26/3), a Operação Barril 67. O objetivo é desarticular um esquema de tráfico de drogas e de armas de fogo, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva nos estados de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. A operação de hoje é desdobramento de uma ação realizada em fevereiro de 2025, quando as autoridades interceptaram quase 600 kg de cocaína, quatro fuzis e grande quantidade de munição no município de Bataguassu/MS. Com o aprofundamento das investigações, foi possível identificar os indivíduos responsáveis pela logística de transporte da droga e do armamento. Durante as buscas realizadas nesta manhã, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores, documentos e veículos. A FICCO/MS é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pela Polícia Penal Estadual, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pela Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.
Clássico mundial: Brasil e França se enfrentam nesta quinta, em Boston
Brasil e França se enfrentam nesta quinta-feira (26), às 17h (horário de Brasília), no Gillette Stadium, em Boston, em um dos clássicos mundiais mais aguardados dos últimos anos. A partida diante da terceira colocada do Ranking Mundial Masculino da FIFA será a estreia da Amarelinha em 2026 e terá transmissão ao vivo de TV Globo, SporTV, GE TV (YouTube) e no Globoplay. “A França é uma equipe de qualidade em todos os aspectos. Tem qualidade na frente, velocidade. É muito importante para a Seleção jogar com equilíbrio. Depois, estamos focados na qualidade da nossa equipe que é muita. Brasil também pode jogar em contra-ataque, com posse de bola e pode jogar muito bem”, elogiou o técnico Carlo Ancelotti, em entrevista coletiva nessa quarta (25). Destaque da França, o atacante Kylian Mbappé rejeitou falar de favoritismo s enalteceu a história do Brasil no futebol, assim como a tradição do país em Copas do Mundo. “Nunca se pode ser favorito contra uma equipe que tem cinco estrelas na camisa, é o impossível. O Brasil é o maior país do futebol, tem cinco Copas do Mundo e muita historia. Para nós, é uma oportunidade de jogar contra o Brasil e mostrar a nossa qualidade e o que podemos fazer, para nos prepararmos para ganhar o Mundial neste verão”, exaltou à GE TV. No jogo, a Seleção irá vestir pela primeira seu novo segundo uniforme, que apresenta cor azul e foi desenvolvido em parceria com a Jordan Brand. Esta é a primeira vez que a marca estará em um uniforme de seleção nacional. A França também estreará sua vestimenta verde. Dos atletas convocados, apenas o zagueiro Marquinhos permaneceu em Orlando para tratamento de dores no quadril. Além dos franceses, a Seleção irá encarar a Croácia ainda nesta Data FIFA, no dia 31. Estes dois jogos são os últimos antes do anúncio da convocação para a Copa do Mundo, evento que acontecerá em 18 de maio. Arbitragem de brasil x frança A arbitragem do amistosos será estadunidense e composta pelos seguintes profissionais: Guido Gonzales Jr. (árbitro central); Nick Uranga e Cory Richardson (árbitros assistentes); Armando Villarreal (quarto árbitro); e Tim Ford (VAR).
Operário bate Araguaína e começa Copa Verde com vitória fora de casa
Invicto na temporada 2026, o Operário FC conquistou mais uma vitória, agora abrindo a Copa Verde. Nesta quarta-feira (25), pela primeira fase da competição, chamada de Copa Centro-Oeste, o Galo visitou o Araguaína FR-TO e, com gol de Gabriel Teixeira no segundo tempo, venceu por 1 a 0. No outro jogo do Grupo A desta quarta, o Capital-DF venceu o Primavera-MT por 4 a 3. Na terça (24), o Rio Branco-ES fez 1 a 0 no Vila Nova-GO. Na segunda rodada, sábado (28), o Operário enfrenta o Vila Nova, em Goiânia (GO), para onde a delegação alvinegra segue direto. No ano, o Galo já fez 15 jogos, ainda sem derrotas. No Campeonato Sul-Mato-Grossense são 12 partidas, com sete vitórias e cinco empates. Na Copa do Brasil, venceu o ASA-AL e empatou com o Vila Nova, sendo eliminado nos pênaltis. Gol A partida no Estádio Mirandão não teve grandes oportunidades no primeiro tempo. A melhor delas foi do Araguaína, aos 45 minutos, em uma bola que o atacante Viana ganhou na dividida da zaga operariana, invadiu a área e bateu cruzado, mas para fora. O Galo arriscou chutes de fora da área, mas sem precisão. Na etapa final, o ritmo do jogo aumentou. Aos oito minutos, em jogada pela direita, Gabriel Biteco chegou na linha de fundo, já na área, e cruzou por baixo. A zaga conseguiu desviar antes que a bola chegasse em Eduardo Tanque, pronto para marcar na pequena área. A resposta foi imediata e quase com um golaço. Na cobrança de escanteio, a zaga afastou e, Ailton Jr, percebendo Lucas Covolan adiantado, arriscou de antes do meio campo. A bola, caprichosamente, bateu no travessão. O gol do jogo saiu aos 22 minutos. Robinho, que havia entrado momentos antes, cobrou falta pela esquerda na área e o zagueiro Gabriel Teixeira subiu mais que os marcadores para desviar de cabeça e abrir o placar. Depois do time da casa tentou pressionar em busca do empate e parou mais uma vez no travessão. Já nos acréscimos, depois de escanteio pela esquerda, o zagueiro Eduardo ganhou pelo alto e acertou cabeceio certeiro. Para azar da torcida do Tourão do Norte, a bola explodiu na trave superior e o placar não mudou.
Mato Grosso do Sul projeta safra recorde de etanol, com 5 bilhões de litros produzidos em 2025/2026
Com 52 milhões de toneladas de cana-de-açúcar moídas na safra 2025/2026, Mato Grosso do Sul deve alcançar uma produção recorde de 5 bilhões de litros de etanol e 2,1 milhões de toneladas de açúcar. O Estado já responde por 13,5% da produção nacional de etanol, com destaque para o etanol de milho, que representa 44% do total produzido. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (25), durante a 4ª Expocanas, considerada a maior vitrine tecnológica da cultura da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul, realizada em Nova Alvorada do Sul até sexta-feira. O município, reconhecido como o maior produtor de cana do Estado, sedia o evento, que reúne cerca de 120 expositores e tem expectativa de público de aproximadamente 10 mil visitantes. A feira foi aberta no Pavilhão da Bioenergia e contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Estado Jaime Verruck (Semadesc), do secretário-adjunto Artur Falcette e dos secretários executivos Rogério Beretta (Desenvolvimento Sustentável) e Esaú Aguiar (Qualificação), além do prefeito José Paleari e de autoridades do setor produtivo. Na ocasião, foi apresentado o balanço da safra 2025/2026 e as perspectivas para o setor de bioenergia, que segue em expansão no Estado. Consolidada como o principal evento do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul, a Expocanas se destaca como um importante espaço para geração de negócios, difusão de tecnologia e fortalecimento da cadeia produtiva. De acordo com a Biosul, o Estado ocupa posições de destaque no cenário nacional: é o 4º maior produtor de cana-de-açúcar, 4º maior produtor de etanol, 2º maior produtor de etanol de milho, 5º maior produtor de açúcar e o 4º maior exportador de bioeletricidade, consolidando-se como um dos principais polos de energia renovável do Brasil. O setor sucroenergético é responsável pela geração de mais de 34 mil empregos diretos no Estado. Para o secretário Jaime Verruck, a Expocanas reforça a relevância estratégica do setor para o desenvolvimento econômico regional. “A cadeia sucroenergética é uma das bases do nosso crescimento, com forte capacidade de geração de emprego, atração de investimentos e agregação de valor. Quando falamos em bioenergia, estamos falando de um setor que coloca Mato Grosso do Sul na vanguarda da transição energética, com sustentabilidade e competitividade”, destacou. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
HR de Dourados transforma alta hospitalar em momento de celebração para crianças da pediatria
O HRD (Hospital Regional de Dourados) tem adotado uma iniciativa que vem tornando o momento da alta hospitalar ainda mais especial para os pequenos pacientes: a entrega do Certificado de Coragem. A ação é voltada às crianças atendidas na pediatria e reconhece, de forma simbólica, a força e a superação demonstradas durante o período de internação. A entrega dos certificados acontece desde o início do funcionamento do serviço de pediatria na unidade, em janeiro deste ano. Desde então, aproximadamente 60 crianças já foram homenageadas, recebendo o documento no momento da alta, em um gesto que busca transformar a experiência hospitalar em algo mais leve e acolhedor. De acordo com a gerente multiprofissional do hospital, Laryssa Hoff, ações como essa fazem parte de uma abordagem mais ampla de cuidado. “A pediatria exige um olhar atento não apenas para a condição clínica, mas também para o aspecto emocional das crianças e de suas famílias. O Certificado de Coragem é uma forma de valorizar esse momento de superação, tornando a alta hospitalar mais positiva e acolhedora”, destacou. Mais do que um reconhecimento simbólico, a iniciativa contribui para aproximar a equipe de saúde dos pacientes e seus familiares, fortalecendo vínculos e promovendo um ambiente mais humanizado dentro da unidade.
Investimento estadual, nova etapa da Praça dos Livros vai ampliar lazer e cultura em Campo Grande
Mais um espaço voltado ao lazer, convivência e incentivo à leitura começa a ganhar forma em Campo Grande. O Governo de Mato Grosso do Sul lançou, nesta quarta-feira (25), a licitação para a construção da segunda etapa da Praça dos Livros, localizada no Bairro Seminário, na região do Jardim Oracília. A nova fase do projeto prevê investimento estimado em R$ 1.011.634,69 e vai complementar a estrutura esportiva entregue pelo governo no ano passado, que conta com quadra poliesportiva e de areia, uma área até então voltada à prática de atividades físicas. Agora, a proposta é transformar o espaço em um ambiente ainda mais completo, voltado também à cultura e ao convívio social. A segunda etapa inclui a implantação de palco para eventos, arquibancada, bancos, banheiros, duchas, bicicletário, estante de livros, além da chamada “árvore de livros”, elemento simbólico que reforça o incentivo à leitura e à educação. A obra e todo o projeto da Praça dos Livros são de responsabilidade da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), que atua desde a elaboração técnica até a execução e fiscalização dos serviços, garantindo qualidade, funcionalidade e atendimento às necessidades da população. Com projeto criativo, lúdico e vibrante, a Agesul buscou criar um espaço inovador, onde cultura, esporte, lazer e educação se fundem em um só. Um projeto multicultural que busca fornecer espaço de qualidade para as crianças de todas as idades. A licitação será realizada na modalidade concorrência eletrônica, com abertura marcada para o dia 14 de abril de 2026, às 9h30 (horário local), pelo critério de menor preço. Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, o projeto vai além da obra física e reforça o papel dos espaços públicos na vida da comunidade. “Estamos ampliando um espaço que já é importante para a população, agregando cultura, lazer e convivência. É um ambiente pensado para as famílias, para os jovens e para incentivar a leitura, ocupando a cidade de forma positiva”, destacou. A Praça dos Livros é mais uma iniciativa do Governo do Estado voltada à valorização dos bairros e à criação de espaços públicos de qualidade, promovendo bem-estar, inclusão e acesso à cultura para a população de Campo Grande.
Expocanas: com 22 usinas em operação, MS se consolida como um dos principais produtores de energia limpa
Como referência nacional na produção de bioenergia, Mato Grosso do Sul se consolida como um dos principais estados produtores de energia limpa e renovável do Brasil, concentram 22 usinas em operação – todas produtoras de etanol hidratado, que cogeram bioeletricidade, e 14 delas exportam o excedente para a rede nacional de energia elétrica. Para fortalecer a atuação do Estado na área, a 4ª Expocanas é realizada desta quarta-feira (25) até sexta-feira (27), em Nova Alvorada do Sul, município reconhecido como o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil. O governador Eduardo Riedel participou da abertura do evento e destacou a importância da produção do município, que chega a 8,1 milhões de toneladas. “É um evento que começou pequeno e está na quarta edição, com dimensão estadual e nacional. Reflete o que vem acontecendo em termos de transformação energética no Estado. Pelo etanol, e geração de eletricidade pelo biometano. São grandes investimentos do setor industrial na área de biometano, que está no coração da nossa estratégia. A Expocanas é onde tudo isso começa, no campo, na produção, na eficiência produtiva”, disse Riedel. A Expocanas, consolidada como o principal evento do setor sucroenergético no Estado, se destaca como um importante espaço para geração de negócios, troca de conhecimento e fortalecimento da cadeia produtiva. Dados da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) apontam que MS se consolida como um dos principais polos nacionais de produção de energia limpa e renovável, sendo o quarto maior produtor de cana-de-açúcar e de etanol, segundo maior produtor de etanol de milho, quinto maior produtor de açúcar e o quarto maior exportador de bioeletricidade do País. Na abertura do evento também foi apresentado o balanço da safra 2025/2026 e perspectivas da bioenergia, além da assinatura de concessão de incentivos fiscais para a indústria de beneficiamento de amendoim ‘MS Grãos Nuts’, que investirá cerca de R$ 30 milhões na implantação de uma unidade em Nova Alvorada do Sul. Na safra 2024/2025, Mato Grosso do Sul alcançou a produção de 4,3 bilhões de litros de etanol, dos quais 37% tiveram origem no milho. Para a safra 2025/2026, a projeção é de crescimento, com produção estimada em 4,7 bilhões de litros, sendo o milho responsável por 42% desse total – os dados de 2025/2026 serão apresentados no decorrer do evento. O setor também se destaca pela produção de 2,6 milhões de toneladas de açúcar e pela geração de 2.200 GWh em bioeletricidade — volume equivalente ao consumo residencial anual de todo o Estado. Com aproximadamente 800 mil hectares destinados ao cultivo de cana-de-açúcar e unidades industriais estrategicamente distribuídas, a cadeia produtiva está presente em 42 municípios. O segmento é responsável pela geração de cerca de 34 mil empregos diretos e movimenta mais de R$ 1,4 bilhão em massa salarial, posicionando-se entre os principais motores da economia industrial sul-mato-grossense, correspondendo a 18,9% do PIB industrial do estado (2023). Biometano O governador também visitou a planta de biometano da Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do país. A empresa anunciou a construção de sua primeira planta de biometano, localizada em Nova Alvorada do Sul. O projeto, que avança na estratégia de diversificação de portfólio, representa uma nova etapa na atuação da companhia e conta com investimento superior a R$ 350 milhões. A partir do aproveitamento de subprodutos da cana-de-açúcar, como vinhaça e torta de filtro, a unidade terá capacidade estimada de produzir cerca de 28 milhões de metros cúbicos de biometano por safra. “É o início de uma nova cadeia produtiva no Estado. E ajuda a transformar a matriz energética de Mato Grosso do Sul. O Estado se posicionou estrategicamente dentro de dois grandes temas globais, transição energética e segurança alimentar com sustentabilidade. O Mato Grosso do Sul tem crescido e está cada vez mais bem posicionado nessas duas áreas, com toda a cadeia produtiva do início ao fim, com a industrialização dessa base produtiva. Isso gera emprego, renda, capacidade de investimento, oportunidade para as pessoas, que é o que a gente quer ver”, finalizou Riedel. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Turismo de observação de aves ganha destaque na COP15 com registro raro em MS e reforça debate sobre conservação
Na terça-feira (24), a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) contribuiu para a agenda do Conexão Sem Fronteiras, que faz parte das atividades da COP15 (15ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres), realizada em Campo Grande, entre os dias 23 e 29 de março. A palestra ‘Turismo de Observação de Aves como Ferramenta de Conservação de Espécies Migratórias em MS’ foi apresentada por Edson Moroni, gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur e cofundador da agência PassarinWeb; Geancarlo Merighi, diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur MS; e pelo ornitólogo e doutorando da UFMS, Alyson Melo, no Auditório Arara Azul da Casa do Homem Pantaneiro, localizado no Parque das Nações Indígenas. Os palestrantes evidenciaram as ações da Fundação de Turismo e de outras instituições de Mato Grosso do Sul voltadas à estruturação e promoção do segmento, destacando seu potencial estratégico tanto para a conservação das espécies quanto para a valorização dos destinos naturais do estado. O diretor Geancarlo Merighi explica que “existe um projeto de desenvolvimento do turismo desse segmento na Fundação de Turismo, que dá apoio técnico e orientação aos municípios de Mato Grosso do Sul para que eles possam desenvolver o turismo de observação de aves”. Segundo Moroni, a parceria entre instituições nas ações de promoção e divulgação do turismo de observação de aves é primordial para a conservação das espécies. “A Fundação de Turismo, juntamente com o Imasul e pousadas pantaneiras, promovem ações de conservação com a atividade de birdwatching. E os hotspots de observação de aves do estado, que são destaques no número de registro de espécies, representam os resultados dessa conservação”. Registro raro de espécie em MS Espécie ‘Mariquita-de-connecticut’. Ave registrada em MS só havia sido registrada uma vez no Amazonas. (Foto: Edvaldo Souza – ornitólogo) Durante a apresentação o ornitólogo e pesquisador Alyson Melo destacou um achado científico de grande relevância para o Brasil e para as estratégias de conservação de espécies migratórias. A espécie geothlypis agilis, conhecida como Mariquita-de-connecticut, foi identificada entre os municípios de Água Clara e Paraíso das Águas, em uma área de Cerrado stricto sensu. O registro foi realizado durante um trabalho de consultoria ambiental pelos pesquisadores Edivaldo Sousa e Maurício Neves Godoy. Segundo o pesquisador, trata-se de um registro extremamente raro no país. Levantamentos preliminares indicam que existem apenas dois registros oficiais anteriores da espécie no Brasil, concentrados na região amazônica. Após o avistamento, o pesquisador Maurício Neves Godoy relatou que “esse é o primeiro registro da espécie no Mato Grosso do Sul e também o mais ao sul já documentado. Trata-se de uma ave migratória do hemisfério norte, com área de invernada conhecida na Amazônia, sem indícios anteriores de deslocamento até regiões de Cerrado tão ao sul”. A ave foi observada em plumagem não reprodutiva, reforçando o caráter migratório do registro. A descoberta amplia o conhecimento científico sobre as rotas migratórias da espécie e evidencia a importância dos ambientes de Cerrado do estado como áreas potenciais de uso por aves migratórias. O achado ganha ainda mais relevância no contexto da COP 15, que tem como foco a conservação de espécies migratórias em escala global. A presença da espécie no estado reforça a necessidade de proteção desses ambientes e posiciona o Mato Grosso do Sul como território estratégico para estudos e ações de conservação. Após o anúncio do raro avistamento, Alyson Melo destacou também a importância da formação de guias de turismo especializados em observação de aves. “A parceria que existe entre o Instituto Mamede e a Fundtur para preparar mais guias para receber esse público é muito louvável, pois além de saber de aves, esse guia precisa saber de gente. Precisamos renovar nosso quadro de guias com essas qualificações”. Ao final da palestra, foi apresentado o vídeo ‘Pantanal Jam – Sons do Pantanal de Mato Grosso do Sul’, projeto que conecta arte, turismo e sustentabilidade e revela belezas sul-mato-grossenses ao mundo. “Este projeto, que reproduz os sons dos pássaros do Pantanal e os transforma em música, não é só uma campanha promocional do destino. É também um suporte de divulgação de projetos de conservação do Pantanal como o Projeto Arara Azul, SOS Pantanal, Onçafari e Instituto Homem Pantaneiro, que há décadas fazem um trabalho maravilhoso em Mato Grosso do Sul”, ressalta o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling. Programação Casa do Homem Pantaneiro Aberta ao público durante toda a semana, com várias atividades culturais e debates temáticos, a agenda está disponível gratuitamente. Confira o horário das atividades clicando aqui: Casa do Homem Pantaneiro Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS








