Com o objetivo de incentivar a prática esportiva de servidores públicos e comunidade em geral, neste domingo (29), será realizado o lançamento oficial da 4ª edição da Corrida dos Poderes, com uma programação pensada para toda a família. O evento acontecerá na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, a partir das 16h30. Um dos destaques da programação é o “treinão”, ideal para quem deseja entrar no clima esportivo e se preparar para a prova oficial, que costuma ocorrer em outubro. A concentração está marcada para às 16h30, com largada às 17h, contemplando caminhada de 3km e corrida de 5 km. A programação também contará com apresentação musical ao vivo de Guga Borba e banda, marcada para às 18h30. Para as famílias, haverá espaço kids dedicado às crianças, além de sorteio de brindes para os participantes. A Corrida dos Poderes chega à sua quarta edição consolidada como um dos principais eventos de incentivo à prática de atividade física entre servidores dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) além de instituições como o Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública. O número de participantes na Corrida dos Poderes tem aumentado de forma significativa a cada edição. Em 2025, foram 4.200 inscritos, número superior aos 3.500 participantes de 2024, representando um aumento de cerca de 20% em relação à segunda edição. A Corrida dos Poderes é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS). Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, a iniciativa é fundamental para estimular a participação da população e promover hábitos saudáveis. “Este é um momento estratégico para mobilizar os servidores públicos e incentivar a adesão à corrida desde as etapas iniciais. A proposta é ampliar a integração com a comunidade, aproximar a população das ações promovidas pelo poder público e fortalecer a cultura da prática regular de atividades físicas, contribuindo para mais qualidade de vida e bem-estar para todos.” Os interessados já podem garantir a participação por meio do link de inscrição (clique para acessar). Programação: 16h30: Abertura da arena com DJ Fabinho17h00: Largada do treinão (5 km corrida / 3 km caminhada)17h40: Apresentação técnica e pronunciamento das autoridades18h30: Show com Guga Borba (momento de confraternização)O evento contará ainda com praça de alimentação com food trucks e espaço kids.Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Servidores da Prefeitura de Dourados acordaram com salário de março na conta
A Prefeitura de Dourados antecipou os salários de março e os 9.122 servidores municipais acordaram nesta sexta-feira, dia 27, com o dinheiro na conta. O depósito acontece 11 dias antes do 5º dia útil de abril, prazo limite para pagamento dos salários dos trabalhadores. A folha salarial bruta de fevereiro ficou em R$ 60.841.176,59, que acrescida dos encargos patronais de R$ 8.490.953,54, chega a R$ 69.332.130,13. Desde a posse da atual gestão, em janeiro de 2025, os salários dos servidores são depositados dentro do mês de referência. O prefeito Marçal Filho voltou a ressaltar que o pagamento dos salários antecipados é resultado de um grande esforço da gestão municipal para equilibrar as finanças e fazer frente às necessidades do município. “Com economia nos gastos e rigor nas contas públicas estamos pagando os salários dentro do mês de referência e ainda investindo em obras e serviços que são fundamentais para a população”, ressaltou o prefeito. “Nossa cidade é hoje um grande canteiro de obras, com quase 30 projetos em execução e estamos retomando as obras que foram abandonadas por gestões anteriores”, completou. Marçal Filho lembra que no dia 11 de março anunciou reajuste de 4,5% nos salários dos servidores públicos municipais de Dourados, bem como aumento aos profissionais do programa Profuncionário da Educação, atendendo a uma reivindicação da categoria. “Nossa relação com o funcionamento é de respeito e de diálogo permanente com o Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados (Sinsemd), Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted), de forma que não se trata apenas de pagar salário em dia, mas de respeitar quem está na linha de frente dos serviços que chegam à população”, ressaltou o prefeito. No mês passado, o prefeito já havia anunciado reajuste salarial de 5,4% para os professores da Rede Municipal de Ensino, contemplando servidores da Educação na ativa, além dos aposentados, pensionistas e também os profissionais contratados. Marçal Filho destaca a importância do reajuste para a valorização dos profissionais da educação e observou que o Município já pratica valor um pouco acima do piso estabelecido por lei federal para 40 horas semanais. A valorização dos trabalhadores pode ser vista na forma como os servidores atendem as pessoas na atual gestão. “Com muito esforço estamos mantendo essa política salarial que, ao mesmo tempo em que tranquiliza nossos servidores, também incentiva para que eles se dediquem na prestação de serviços de qualidade à população de Dourados”, explicou Marçal Filho. “A ordem é economizar, cortar gastos, evitar desperdícios, pois somente assim seguiremos levando serviços de qualidade à população e, também, garantindo recursos próprios para obras importantes para a cidade”, ressaltou.
Liandra homenageia “Mulheres que Inspiram” em noite de reconhecimento e emoção na Câmara de Dourados
A Câmara Municipal de Dourados foi palco de uma noite marcada por emoção, reconhecimento e valorização feminina na última terça-feira (24), durante a realização da Sessão Solene “Mulheres que Inspiram”, idealizada pela presidente da Casa, vereadora Liandra da Saúde (PSDB). O evento, que integrou as ações do Mês da Mulher, reuniu autoridades, familiares e convidados para homenagear 86 mulheres que se destacam em diferentes áreas e que, com suas trajetórias, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de Dourados. Durante a solenidade, a vereadora Liandra destacou a importância de reconhecer histórias reais de força, superação e dedicação. Segundo ela, cada mulher homenageada representa muitas outras que, diariamente, enfrentam desafios e constroem uma sociedade mais justa e humana. “Foi uma noite de muita emoção e gratidão. Cada mulher homenageada carrega uma história única, marcada por coragem, luta e determinação. São exemplos que nos inspiram e mostram que o lugar da mulher é onde ela quiser estar”, afirmou a parlamentar. A Sessão Solene “Mulheres que Inspiram” evidenciou o papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais inclusiva, celebrando não apenas conquistas, mas também a força coletiva que transforma realidades e inspira futuras gerações.
Organização da COP15 enaltece plano de segurança para a realização do evento
Em meio às agendas da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15/CMS), a organização do evento reservou um momento, na tarde desta quarta-feira (25), para reconhecer o trabalho das forças de segurança que atuam para garantir a realização da conferência, sediada em Campo Grande (MS). Em reunião realizada na sala Albatroz, um dos espaços da estrutura montada no Bosque Expo, a secretária-executiva adjunta do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Anna Flávia de Senna Franco, destacou que, desde o início, a segurança foi tratada como um dos principais desafios da COP15. Segundo ela, o evento, que reúne representantes de 133 países e é coordenado pela ONU, exige elevado nível de responsabilidade e planejamento, especialmente por se tratar de uma estrutura montada em curto prazo. “O que temos observado até agora é a implementação de um plano de segurança conduzido de forma exemplar, com integração entre todos os órgãos. Há um espírito evidente de competência e dedicação para garantir o êxito na segurança do evento. O Estado tem demonstrado capacidade e dado exemplo de como conduzir a segurança em grandes eventos”, afirmou. O delegado da Polícia Federal, Antonio Carlos Knoll de Carvalho, também reforçou o papel fundamental da cooperação entre os diversos órgãos envolvidos. “Essa integração tem ocorrido de maneira bastante fluida, graças ao comprometimento e ao espírito colaborativo de todos os profissionais envolvidos. Mesmo diante de um cenário que reúne tantas forças distintas, o trabalho tem sido conduzido de forma coordenada, responsável e com foco no cumprimento das atribuições de cada instituição”, disse. A estruturação da segurança envolveu a criação de um plano integrado entre órgãos das esferas federal, estadual e municipal, com início em julho de 2025. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS) também publicou resolução sobre o tema, formalizando a implantação de um grupo de trabalho voltado à coordenação das ações. O coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança da COP15, Luiz Alexandre Gomes da Silva, destacou o empenho das forças estaduais em conjunto com as demais instituições para assegurar um ambiente seguro, pacífico e organizado durante a conferência. “Desde o momento em que recebemos o chamado, em julho de 2025, iniciamos a organização de um sistema integrado de segurança. Graças a essa integração, que já é uma prática consolidada no Estado e em outras regiões do país, conseguimos reunir de forma efetiva todos os órgãos de segurança pública em uma atuação coordenada e eficiente”, afirmou. A breve reunião contou com a presença da representante do Secretariado da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS), Tine Lindberg-Roncari, e do chefe de Segurança do Departamento de Segurança e Salvaguarda das Nações Unidas (UNDSS), Dario Conte, além de representantes dos órgãos que compõem a Coordenação de Área de Segurança Pública da COP15, entre eles a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (Agetran), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande (GCM), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS), a Polícia Federal (PF), a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS). Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Pouco criativo, Brasil leva dois gols por cobertura e perde para a França em amistoso
Mesmo com um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo, o Brasil não conseguiu se impor diante da França e perdeu por 2 a 1 no penúltimo amistoso antes da definição do grupo que irá para a Copa do Mundo. Mbappé e Ekitiké marcaram os gols franceses, enquanto Bremer descontou, em jogo disputado nesta quinta-feira (26), em Boston. Como foi Brasil x França Carlo Ancelotti cumpriu o que dissera na véspera e escalou o Brasil com quatro jogadores de frente diante da França. Mas, ao longo do primeiro tempo, o quarteto formado por Gabriel Martinelli, Raphinha, Vini Jr. e Matheus Cunha não conseguiu acertar um único chute na meta de Maignan, ainda que as oportunidades tenham surgido. E não foram poucas: Martinelli, Matheus Cunha e até o volante Casemiro conseguiram finalizar, sempre em chutes de fora da área, sempre para o lado ou para cima do gol. No primeiro tempo, o Brasil chutou cinco vezes, todas para fora. Do outro lado, a França tinha mais volume de jogo, mas não necessariamente domínio. Wesley foi incansável na marcação e ofereceu pouco espaço para o avanço francês pela esquerda. Na outra ala, Léo Pereira e Douglas Santos faziam o que podiam para tentar parar Mbappé. E a dupla teve relativo sucesso até os 31 minutos, quando o craque francês recebeu lançamento de Dembélé, deixou o dois brasileiros para trás na velocidade e tocou por cobertura na saída de Ederson, abrindo o marcador. Ancelotti voltou com uma mudança para o segundo tempo. Raphinha sentiu a coxa direita e deu lugar para Luiz Henrique. E o ex-atacante do Botafogo deu novo ritmo na ponta. O Brasil começou pressionando a França pela direita, e foi naquele setor que Wesley ia invadindo a área quando foi derrubado por Upamecano, que acabou expulso logo aos 9 minutos. Mas, nos 20 minutos que se seguiram, o Brasil não conseguiu se valer da superioridade numérica —porque faltou à Seleção eficiência ofensiva, algo que sobrou na França. Aos 19, o time de Deschamps arrancou em contragolpe e Ekitiké, também por cobertura, ampliou para 2 a 0. A partir daí, Ancelotti promoveu uma série de mudanças. Danilo, Ibãnez, Igor Thiago e João Pedro foram chamados, e o Brasil passou a ocupar o campo de ataque. A Seleção conseguiu chegar ao seu gol aos 33, com Bremer, e nos acréscimos quase chegou ao empate com Vini Jr. Mas ficou nisso. Lance
Guarda Municipal intensifica patrulhamento na área central e praças de Dourados
Diante do crescente aumento de denúncias envolvendo pessoas em situação de rua e usuários de drogas nas principais praças e ruas do da cidade, a Guarda Municipal de Dourados adotou postura firme no que tange a policiamento preventivo, abordagens e até mesmo prisão de pessoas envolvidas na prática de ilícitos, que tiram o sossego da população e comércio em geral. “A ação atende determinação do prefeito Marçal Filho diante do aumento preocupante de andarilhos por áreas centrais, parques e praças de Dourados”, explica Jamil Matos, direto-geral da Guarda Municipal. Segundo Jamil Matos, muitas dessas pessoas não são de Mato Grosso do Sul. “A maioria é oriunda de Estados vizinhos, como São Paulo, Paraná, Mato Grosso e até Rio Grande do Sul, que chegam na cidade e vão se aglomerando em áreas de uso comum”, explica. “A Guarda Municipal tem a missão de garantir a integridade física das pessoas que frequentam esses locais e, também, de atuar preventivamente contra crimes e, por isso, estamos ampliando as abordagens”, completa. De acordo com o inspetor Israel, diretor de Operações da Guarda Municipal, houve um aumento significativo do número de denúncias via 153, e também de casos de perturbação do trabalho e furtos na região central e nas proximidades. “Então, vamos dar ênfase no patrulhamento e presença nesses locais para que a população e os trabalhadores do comércio tenham sensação de segurança”, destaca. Com um efetivo composto por homens e mulheres comprometidos com o bem-estar da sociedade, bem como a preservação do patrimônio público, a Guarda Municipal tem dado respostas rápidas às demandas que chegam à corporação, realizando ações preventivas diuturnamente, muitas delas resultando na prisão de diversos indivíduos foragidos da justiça e que causam transtorno à população.
Segunda edição do Projeto Educart, de esportes e cultura será lançado no sábado
A Prefeitura de Dourados abre neste sábado (28), a partir das 8h, no Ginásio Municipal de Esportes “Ulysses Guimarães”, a programação oficial da segunda edição do “Projeto Eduart – Cuidando com Educação, Esporte e Arte”, uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e que tem tem como objetivo incentivar o espírito de equipe, promover a socialização e proporcionar vivências educacionais por meio do esporte, da cultura e da arte. O Projeto Educart foi idealizado pela gestão Marçal Filho com a ideia de levar às crianças e adolescentes atividades diversas no contraturno escolar, de forma que todos possam participar sem comprometer o horário regular de aulas. Dentre as modalidades esportivas confirmadas para este ano estão judô, tênis de mesa, vôlei, basquete, atletismo, handebol, futsal e xadrez; além de oficinas de arte, violão, fanfarra e dança. As atividades deverão ocorrer, ao longo do ano, nas unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme). De acordo com o secretário de Educação Nílson Francisco da Silva, a ideia, este ano, é promover disputas e entre as escolas. “Podemos fazer várias competições ao longo do ano, no modelo eliminatórias e, no final do ano, reunir os finalistas, num grande evento esportivo entre os alunos da Reme”, diz. Uma mostra cultural com os projetos da cultura – dança, violão e arte também deve abrilhantar o Educart, que será encerrado com um festival de fanfarras, em novembro. As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades escolares, e não há limite para a quantidade de atividades em que o aluno possa se inscrever, ou seja, ele vai poder explorar todo seu talento praticando um esporte, aperfeiçoando uma arte ou aprendendo algo novo. Para o prefeito Marçal Filho, o Educart veio para somar ao desenvolvimento das crianças e adolescentes, incentivando o senso de equipe, além de ser suporte para descobrir talentos. “Ficamos muito feliz com o sucesso da primeira edição deste projeto, que chegou para incentivar atividades saudáveis entre nossos estudantes”, diz. “Nossas crianças precisam ter uma educação de qualidade e é o que temos buscado oferecer, não só nas disciplinas cotidianas, mas oferecendo também esporte, arte e lazer, incentivando hábitos saudáveis, interação social”, enfatiza. A cerimônia de abertura do Educart será aberta ao público e a expectativa é contar com a presença em massa de alunos, profissionais da educação e da comunidade em geral, além de secretários municipais, vereadores e outras autoridades constituídas.
Dourados: Zé Teixeira cobra revitalização de área e instalação de semáforo
O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta quinta-feira (26), indicações que priorizam a segurança viária e o bem-estar dos moradores do bairro Cachoeirinha, em Dourados. As solicitações, encaminhadas ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal, focam na revitalização completa de um campo de futebol e na instalação urgente de um semáforo no cruzamento das ruas Eulália Pires e Osmar Farias Leite, trecho marcado por um histórico recente de acidentes graves. A intervenção no trânsito é tratada como medida de segurança pública. Relatos de moradores entregues ao parlamentar apontam mais de 15 ocorrências no cruzamento nos últimos meses, incluindo episódios com morte e sequelas permanentes. Diante do fluxo intenso de veículos de carga e de passeio na região, Zé Teixeira acionou o Detran-MS e a Secretaria de Governo para que o projeto técnico e a instalação do conjunto semafórico sejam viabilizados em parceria com o município, visando interromper o ciclo de colisões no local. No setor de lazer e saúde, a proposta do parlamentar busca transformar a área do antigo campo de futebol do bairro em um complexo de convivência familiar. A proposta prevê a construção de vestiários e arquibancadas, além de uma nova iluminação e uma pista de caminhada arborizada no entorno. Segundo o deputado, a infraestrutura atual está defasada, o que limita o uso do espaço por crianças e jovens e gera insegurança no período noturno.
Com dupla do Santos, Bolívia tenta voltar à Copa do Mundo após 32 anos
Os bolivianos Miguelito e Contreras, dois Meninos da Vila, foram convocados pela Bolívia para os jogos da data Fifa. Junta, a dupla do Santos tentará recolocar sua seleção em uma Copa do Mundo após 32 anos. Miguelito, integrante do elenco profissional do Santos, foi o artilheiro da Bolívia nas Eliminatórias, com sete gols em 12 jogos. Inclusive, o gol marcado pelo meia contra o Brasil, pela última rodada, foi o que garantiu sua equipe na repescagem. O zagueiro Contreras, por sua vez, defende o time sub-20 da equipe praiana, mas já é chamado pela seleção principal. Buscando retornar ao Mundial pela primeira vez desde 1994, a Bolívia terá que vencer Suriname e, posteriormente, o Iraque. O meia do Santos deve ser titular. A primeira partida ocorre nesta quinta-feira e, caso a seleção sul-americana avance, enfrentará o país do Oriente Médio na próxima terça. E o Santos? Enquanto Miguelito e Contreras estarão a serviço da Bolívia, o técnico Cuca aproveita a pausa para a data Fifa para conhecer o elenco do Santos e começar o planejamento para a equipe reagir na temporada. O comandante chegou ao Alvinegro Praiano na última quinta-feira, após a demissão de Vojvoda. “De repente, você troca e não consegue encontrar o jogador certo. Não tem uma resposta, você acaba trocando. Então, agora quero definir. Não preciso ter apenas 11 na modernidade do futebol de hoje, com um jogo a cada três dias. Não consigo ter só 11 em um mês em que vamos jogar oito jogos. Tem que ter uns 14, uns 15”, disse o treinador. “Temos que saber pelo que lutamos. Vamos ter essa parada, depois a parada da Copa do Mundo. Agora é organizar e fazer o máximo de pontos possíveis durante esse tempo. Na primeira pausa, vamos avaliar bem o nosso grupo”, completou. Situação do Santos no Brasileiro Depois de empatar com o Cruzeiro, o Santos chegou aos sete pontos e saiu da zona de rebaixamento. O Alvinegro Praiano está na 16ª posição, com um ponto a mais que o Botafogo, 17º colocado. Próximo jogo do Santos








