O Governo Federal reconheceu hoje, através da Portaria número 1.047, editada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência da saúde pública do município de Dourados. O documento, assinado por Wolnei Wolff Barreiros, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, foi publicado na editação desta segunda-feira do Diário Oficial da União, homologando o Decreto número 587, de 20 de março de 2026, editado pelo prefeito Marçal Filho em razão da epidemia de chikungunya no município de Dourados. O Artigo 1º da Portaria 1.047 é taxativo ao informar que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconhece, em caráter sumário, a situação de emergência no município de Dourados, em decorrência do desastre de doenças infecciosas virais. Com o reconhecimento da situação de emergência em saúde, a Prefeitura de Dourados poderá enfrentar de forma mais contundente o avanço da doença sobre os bairros e, também, ampliar as ações que já estão sendo realizadas na Reserva Indígena, em parceria com o Governo Federal e com o Governo do Estado. Na sexta-feira, o prefeito Marçal Filho editou o Decreto número 608, de 27 de março de 2026, declarando situação de emergência nas áreas do município de Dourados afetadas pela epidemia de chikungunya. A medida via dar maior autonomia à Defesa Civil de Dourados para atuar no combate à doença. Para editar o decreto, o prefeito considerou o avanço epidemiológico da chikungunya apontado no Relatório Epidemiológico Diário de 26 de março de 2026, quando foram contabilizados 1.915 notificações, 1.455 casos prováveis, 785 casos confirmados, 900 casos em investigação, 39 internações de casos suspeitos/confirmados na área urbana e 1.396 notificações, 539 casos em investigação, 629 casos confirmados, 1.168 casos prováveis, 7 internações, 428 casos com atendimento hospitalar e 5 óbitos confirmados na Reserva Indígena de Dourados. O decreto, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob o comando da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Dourados, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. O decreto autoriza ainda a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de assistir a população afetada pelo desastre. Em seu Artigo 4º, o Decreto número 608 autoriza as autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a adentrarem residências para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. O Art. 6º do Decreto número 608, define que, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, fica dispensável a licitação nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares.
Ginásio Municipal recebe jogo da Copa do Brasil de Futsal, dia 6
O Ginásio Municipal de Esportes “Ulysses Guimarães” vai sediar, na próxima segunda-feira, 6 de abril, partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil de Futsal. O confronto entre o Juventude AG e Instituto Set, de Anápolis-Goiás, recoloca Dourados no circuito nacional de grande eventos esportivos. A partida de ida aconteceu no sábado, 28 de março, na cidade do interior goiano e o time douradense goleou o adversário por 7 a 1. A partida de volta, dia 6, terá início às 19h e o Juventude precisa apenas de um empate para passar à segunda fase da competição. O time goiano precisa da vitória, por qualquer placar, para levar a disputa para prorrogação. O jogo do dia 6 marca o retorno do Juventude AG a Dourados depois de disputar duas edições do Campeonato Brasileiro de Futsal mandando seus jogos na Arena Maracaju, distante 90 km de Dourados. A Copa do Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) com 30 clubes de todo país. Os times se enfrentam em confrontos eliminatórios em jogos de ida e volta. A competição começou dia 13 de março e três clubes já estão garantidos na segunda fase. Minas Tênis Clube-MG, Náutico Sangue de Boi-AM e Jaraguá Futsal-SC venceram seus confrontos e já estão na segunda fase. LIGA NACIONAL Antes da partida de volta na Copa do Brasil, o Juventude AG faz mais uma viagem, agora para estrear na Liga Nacional de Futsal Silver (LNF). Na próxima quinta-feira (2), o time de Dourados enfrenta o São Caetano Futsal, no Centro Esportivo Joaquim Cambaúva Rabello, em São Caetano do Sul (SP), na partida que marca a abertura da nova competição. Para disputar a LNF Silver, Copa LNF e Copa do Brasil, o Juventude AG tem apoio do Governo do Estado, através da Setesc e Fundesporte e da Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), além de várias empresas, públicas e da iniciativa privada de todo o Estado.
Dourados inicia vacinação contra Influenza com mais de 6 mil doses no 1º primeiro dia
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no sábado (28) a campanha de vacinação contra a Influenza em meio a um cenário de alerta causado pelo aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Mato Grosso do Sul. Logo no primeiro dia de mobilização, foram aplicadas 6.555 doses do imunizante. Do total, 3.207 foram destinadas a idosos, 2.138 a outros grupos prioritários, 1.078 a crianças de 6 meses a menores de 6 anos e 132 a gestantes. A vacinação segue direcionada aos públicos definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo também puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, povos indígenas e quilombolas, além de pessoas com comorbidades e em situação de vulnerabilidade. A meta do município é imunizar cerca de 100 mil pessoas ao longo da campanha. Na semana passada, Dourados recebeu 6.600 doses e, no sábado, um novo lote com mais 11 mil vacinas foi entregue por meio do vacimóvel, que faz parte do programa MS Vacina Mais do Governo do Estado e tem o objetivo de fortalecer a imunização no estado, levando doses às comunidades para ampliar a cobertura vacinal. A partir desta semana, a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h, além da sala de imunização do PAM, que funciona das 6h ao meio-dia. A Prefeitura reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir casos graves, internações e mortes por Influenza, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios, e orienta que a população procure a unidade de saúde mais próxima. SAIBA MAIS A vacina evita o agravamento de casos de síndrome respiratória aguda grave. O imunizante está disponível nas unidades básicas de saúde de todo o Brasil gratuitamente para toda a população brasileira acima de 6 meses. Confira cinco motivos para dizer sim à imunização e garantir proteção. Por que é necessário vacinar todos os anos contra a gripe? Tomar a vacina da gripe todos os anos é necessário porque há uma queda do nível de anticorpos contra o vírus Influenza com o passar do tempo. Assim, é preciso novo estímulo por meio da vacinação. Outro ponto é que há uma atualização da composição da vacina de acordo com as cepas dos vírus da gripe mais circulantes no ano anterior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a nova formulação para melhor prevenção contra a doença. A vacina é perigosa para gestantes? Há muito conteúdo por aí querendo desencorajar mulheres grávidas a se vacinar contra a gripe. A desinformação é, além de tudo, perigosa. Gestantes fazem parte do grupo prioritário de vacinação contra a doença. A gripe, causada pelo vírus da Influenza, pode afetar até 11% de mulheres grávidas e trazer consequências graves, como problemas respiratórios, aborto ou morte fetal, e os bebês podem nascer com baixo peso após uma infecção na gestação. Como a vacina funciona e quanto tempo demora para fazer efeito? A vacina contra a gripe protege durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo os casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos. Também diminui a disseminação do vírus na comunidade. Por isso, quando mais pessoas vacinadas, maior proteção para todos. O efeito da vacina leva aproximadamente de duas a três semanas para iniciar, ou seja, depois desse período as pessoas vacinadas estarão protegidas contra formas graves da doença e óbito. A duração é de 6 a 12 meses. Quem teve covid-19 pode tomar a vacina contra a gripe? Sim. Pessoas que tiveram covid-19 devem tomar a vacina contra a gripe, com a atenção de adiar a vacinação até a melhora do quadro, para que não sejam atribuídas à vacina as manifestações da doença. Há alguma contraindicação da vacina? A vacina não é recomendada para crianças menores de 6 meses de idade e também não deve ser administrada em indivíduos com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo (ovo ou produtos derivados do ovo), às proteínas da galinha e a qualquer componente da vacina. É possível prevenir a gripe mesmo no frio? Sim. Além da vacina, que salve milhares de vidas todos os anos e previne casos graves e óbitos da doença, algumas medidas simples podem ajudar a afastar o vírus. Veja abaixo: cubra nariz e boca ao espirrar e tossir; não compartilhe objetos de uso pessoal; evite tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca; mantenha os ambientes ventilados; utilize lenço descartável.
Zé Teixeira oficializa filiação ao PL e amplia projeto de desenvolvimento do MS
O deputado estadual Zé Teixeira oficializa, nesta segunda-feira (30), sua entrada no Partido Liberal (PL), em ato marcado para às 17h na sede regional da legenda, em Campo Grande. A movimentação política ocorre dentro do prazo da janela partidária e marca a consolidação de um posicionamento que o parlamentar já vinha sinalizando: o distanciamento definitivo de qualquer partido alinhado com pautas de esquerda e o fortalecimento de um bloco robusto no Estado. A ficha de filiação será abonada pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente da sigla em Mato Grosso do Sul. A chegada de Zé Teixeira ao PL faz parte da estratégia delegada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a Azambuja, que tem a missão de estruturar o partido com lideranças de peso. O movimento visa garantir protagonismo nas decisões estaduais e dar sustentação política ao projeto do governador Eduardo Riedel (PP), mantendo a coerência com as bases que sustentam a economia e o desenvolvimento sul-mato-grossense. Ao longo do último ano, Zé Teixeira manteve-se firme na premissa de que seu futuro partidário estaria condicionado à defesa do agronegócio e à liberdade econômica. O parlamentar ressaltou que sua escolha pelo PL reflete o compromisso com quem produz e com a entrega de resultados práticos nos municípios. Para Zé Teixeira, a nova casa partidária oferece a estrutura necessária para enfrentar os desafios atuais com independência em relação ao Governo Federal e lealdade aos interesses da população do Estado. “Nesta segunda-feira, assino minha filiação ao PL. O compromisso é continuar trabalhando pelos valores que sempre defendi: a liberdade, o respeito ao produtor rural, a saúde, a educação e o desenvolvimento do nosso Estado. Mato Grosso do Sul sempre foi minha prioridade. É pelo sul-mato-grossense que continuo trabalhando com a certeza de que o melhor caminho se constrói com coragem e pé no chão. Vamos juntos nesta nova caminhada”, afirmou o deputado. Com o prazo da janela partidária encerrando-se no dia 3 de abril, a adesão de Zé Teixeira é vista como um dos movimentos mais significativos do período legislativo. A chegada do parlamentar ao PL não apenas encorpa a bancada do partido na Assembleia Legislativa, mas também redefine as articulações para o pleito de 2026.
Avião espião de US$ 270 milhões dos EUA é destruído por drones do Irã
Imagens verificadas pela AFP mostram um avião de vigilância aérea dos Estados Unidos destruído após um ataque iraniano à Base Aérea Príncipe Sultan, na Arábia Saudita, no domingo (29). A aeronave atingida é um E-3 Sentry, modelo usado para monitoramento aéreo e coordenação de operações militares. Fotos que circularam nas redes sociais indicam que o avião ficou partido ao meio após o impacto. O ataque foi realizado com mísseis e drones, segundo relatos de veículos como The New York Times e The Wall Street Journal. Pelo menos 12 militares americanos ficaram feridos, sendo dois em estado grave. De acordo com o Wall Street Journal, o E-3 Sentry estava entre as aeronaves danificadas na base, que também teve aviões de reabastecimento atingidos. A base aérea, localizada na Arábia Saudita, é utilizada pelas forças americanas e foi alvo de ofensivas iranianas nos últimos dias, em meio à escalada do conflito no Oriente Médio. Segundo a Al Jazeera, o E-3 Sentry faz parte do sistema AWACS (Sistema de Alerta e Controle Aerotransportado) e é capaz de rastrear drones, mísseis e aeronaves a centenas de quilômetros de distância. Antes do ataque, a Força Aérea americana tinha cerca de 16 aeronaves desse tipo em operação. O episódio ocorre em meio a uma sequência de ataques iranianos contra estruturas militares dos EUA no Golfo, que, nas últimas semanas, atingiram sistemas de radar, baterias de defesa antimísseis, drones e aeronaves em bases na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Jordânia e Kuwait, segundo relatos da imprensa internacional. As ofensivas fazem parte da resposta de Teerã à atuação americana na região e ampliam a tensão em uma das áreas estratégicas para a produção e o transporte global de petróleo. G1
ECA digital e julgamento nos EUA contribuem para internet mais segura
Ações ocorridas neste mês de março de 2026 podem ter contribuído para mudar a história da Internet e, sem ferir a proclamada “liberdade de expressão”, torná-la um ambiente mais apropriado e seguro, especialmente para menores de idade. No último dia 24, um júri em Santa Fe, capital do Novo México, no sudeste dos Estados Unidos, entendeu que a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, deve ser responsabilizada por não adotar medidas para que crianças e adolescentes não sejam expostos a conteúdos inapropriados em suas redes sociais, inclusive de abuso sexual por adultos. A condenação obrigará a Meta a pagar aproximadamente US$ 375 milhões como pena à coletividade. Um dia depois, a cerca de 1,3 mil quilômetros de Santa Fe, um outro júri em Los Angeles, na Califórnia, decidiu que plataformas da Meta e do Google (YouTube) foram projetadas para viciar seus usuários e causar malefícios. Para o júri, mecanismos que disparam “gatilhos emocionais” – como a rolagem infinita, notificações constantes, reprodução instantânea de vídeos, recompensas intermitentes como as “curtidas” – tiveram o condão de fazer com que uma jovem de cerca de 20 anos, identificada apenas como Kaley, sofresse de depressão na adolescência, com pensamentos suicidas, e desenvolvesse uma preocupação obsessiva com sua aparência física. Esse comportamento é chamado de Transtorno Dismórfico Corporal (TDC). Condenadas, as duas big techs do Vale do Silício, também na Califórnia, terão de pagar um total de US$ 6 milhões em indenização à Kaley. Repercussão Para especialistas brasileiros, as decisões na justiça estadunidense podem ter repercussão global e vêm ao encontro do lançamento do ECA Digital (Lei 15.211/2025), que entrou em vigor no último dia 17 e foi regulamentado no dia seguinte pelo Decreto 12.880, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Os casos nos Estados Unidos e o ECA Digital têm uma convergência muito grande em relação a esse olhar sobre a saúde dos usuários [da internet] crianças e adolescentes”, reconhece Maria Góes de Mello, coordenadora do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, que enxerga na lei brasileira e nas recentes decisões dos EUA “ferramentas poderosas” para evitar e combater vícios nas redes sociais. Padrões obscuros e design manipulativo O diretor de segurança e prevenção de riscos no ambiente digital do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Horta, aponta que há mecanismos nas redes sociais, jogos eletrônicos e plataformas de apostas desenhados para manter o usuário o maior tempo possível nos aplicativos. “É como se colocasse um produto no mercado que em vez de ter em vista a segurança e bem-estar do usuário, tem como objetivo primordial maximizar o tempo de uso, para mantê-los mais tempo na tela. Algo análogo a outros produtos que causam dependência e que estão no mercado”, compara. A literatura especializada descreve que esses mecanismos foram criados de propósito, pois têm design “manipulativo”, e os algoritmos que aprendem interesses, gostos e o comportamento dos usuários seguem padrões “obscuros” – alheios a quem está mexendo na tela do celular ou do computador, e desconhecidos pelas instituições de proteção a crianças, adolescentes e consumidores em geral. O dano às pessoas diante das telas representa lucro das plataformas na “economia da atenção”, como lembra Georgia Cruz, professora de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará e atuante no Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGrim – UFC). “As empresas têm lucrado cada vez mais com essas atividades econômicas em detrimento da qualidade de vida dos usuários, que acabam tendo que lidar com todos os impactos emocionais, sociais, de comportamento, e também de comunicação”, aponta a especialista. Sem imunidade Para Ricardo Horta, os dois julgamentos nos EUA quebram paradigmas: “Pela primeira vez, fica evidenciado que esses mecanismos existem e que eles têm impacto na saúde e no bem-estar do consumidor.” Essa compreensão quebra a imunidade alegada pelas empresas de tecnologia em processos judiciais sobre conteúdos inapropriados veiculados nas redes sociais. Na justiça norte-americana, as big techs costumam citar a Seção nº 230 da lei The Communications Decency Act (CDA), de 1996, cláusula que impede a condenação em processos civis contra material postado por terceiros. As duas recentes decisões fogem do âmbito da Seção nº 230. Na avaliação de Paulo Rená da Silva Santarém, pesquisador do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), “a grande mudança que fica marcada é o direcionamento. A alteração de perspectiva: do conteúdo [postado] para como as redes sociais funcionam.” Para ele, os julgamentos nos Estados Unidos terão efeitos em outros países. “Com certeza a gente tem um potencial aí de repercussão dessas decisões em outras jurisdições.” O advogado Marcos Bruno, sócio de um escritório especializado em direito digital (Opice Blum Advogados), concorda com os dois especialistas. As decisões nos EUA, avalia, reforçam o debate global sobre até que ponto o desenho dessas plataformas pode contribuir para padrões de uso excessivo entre jovens. “É um debate não sobre a tecnologia, mas como ela é concebida para manter a atenção, especialmente no caso de crianças.” Plataformas proativas No Brasil, o Artigo nº 19 do Marco Civil da Internet, de 2014, tinha efeito semelhante à Seção 230 da lei norte-americana até o Supremo Tribunal Federal decidir no ano passado que as plataformas que operam redes sociais devem ser responsabilizadas diretamente pelas postagens ilegais feitas por seus usuários. A determinação do STF e o ECA Digital estabelecem obrigações para que as redes sociais ajam antecipadamente, façam mediações e evitem a circulação de conteúdos inadequados. No caso do ECA Digital, a professora Mylena Devezas Souza, do departamento da Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Macaé (RJ), acredita que a lei “impõe às plataformas o dever de prevenir e mitigar riscos relacionados ao acesso de crianças [e adolescentes] a conteúdos inadequados, e determina que os serviços digitais sejam estruturados de modo a oferecer experiências adequadas à idade do usuário.” “As plataformas devem disponibilizar configurações e ferramentas acessíveis que viabilizem e apoiem a supervisão parental, permitindo aos responsáveis maior controle sobre o tempo de uso e os conteúdos acessados, inclusive com a possibilidade de limitar ou restringir o uso das redes sociais”, estabelece o novo ECA
Operário perde invencibilidade no ano para o Vila Nova na Copa Verde
A invencibilidade do Operário FC na temporada 2026 chegou ao fim. Neste sábado (28), pela segunda rodada da primeira fase da Copa Verde, chamada de Copa Centro-Oeste, o Galo visitou o Vila Nova-GO, em Goiânia (GO), e foi goleado por 6 a 0, no seu pior jogo no ano. A partida no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA) teve domínio total do time goiano que, no primeiro tempo, fez três gols de vantagem. O Colorado abriu o placar aos dez minutos, o volante Enzo aparecendo na área para marcar um belo gol. Aos 29, o jovem atacante Jackson marcou seu primeiro gol como profissional, desviando um cruzamento na área pela direita e Dodô, aos 45, fez 3 a 0. Na segunda etapa a superioridade do Vila Nova seguiu e a vitória virou goleada com Gustavo Puskas aos 18 minutos. Depois, Emerson Urso, aos 26 minutos, e o lateral Elias, aos 28, completaram o placar elástico de 6 a 0. Grupo A Com o resultado, o Vila Nova conquista os primeiros três pontos e passa a brigar pela liderança graças ao bom saldo de gols construído. Po outro lado, o Operário, também com três pontos, mas com saldo negativo de cinco gols, pode terminar a rodada na quinta posição. Os outros dois jogos acontecem neste domingo (29). O Capital-DF recebe o Rio Branco-ES no Estádio JK e o Primavera-MT enfrenta o Araguaína-TO no Estádio Cerradão. O próximo jogo do Operário na Copa Verde acontece no dia 9 de abril, quinta-feira, às 19h30, contra o Rio Branco no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande.
Morre o arquiteto Armando Lima Matos
Faleceu neste domingo (29) o arquiteto Armando Lima Matos, em Campo Grande, aos 60 anos de vida, completados no dia 15 deste mês. Ele vinha lutando contra um câncer. Armando fez a carreira profissional em Dourados, mas se mudou para a capital de MS há cerca de 6 anos. Durante vários anos foi professor no curso de Arquitetura na Unigran, em Dourados. Com a esposa Liliana formavam uma dupla de arquitetura e decoração de muita competência e bom gosto ao longo da carreira, criando espaços e estruturas sempre muito elogiados. O velório será na Capela Jardim das Palmeiras, a partir das 7 horas desta segunda-feira (30). E o sepultamento está marcado para 15 horas, no cemitério Jardim das Palmeiras, em Campo Grande.
Dourados registra 1,8 mil casos prováveis de Chikungunya
Dourados enfrenta um cenário de emergência em saúde pública diante do avanço da Chikungunya no município. Dados atualizados nesta sábado (28), pela prefeitura, apontam crescimento expressivo de casos, aumento de internações e pressão sobre a rede de atendimento. De acordo com o informe epidemiológico, já são 1.848 casos prováveis da doença, sendo 785 confirmados. Outros 936 seguem em investigação, enquanto 296 foram descartados. Ao todo, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul contabiliza 2.144 notificações. A taxa de positividade chama atenção: 75,5% das pessoas testadas tiveram resultado positivo. A evolução dos casos indica avanço consistente da doença nas últimas semanas. A partir da semana epidemiológica sete, foi observado crescimento progressivo da transmissão, com pico recente. Apesar de uma aparente queda na semana 12, o dado ainda pode refletir atraso na atualização das notificações, comum em cenários de epidemia. O reflexo desse avanço já é sentido na rede de atendimento. Na UPA, o número de pacientes atendidos diariamente aumentou a partir de 23 de março. Desde então, a média passou para 436 atendimentos por dia, acima dos 302 registrados nos 11 dias anteriores, o que sugere relação direta com a alta dos casos de Chikungunya. Outro dado sensível é o registro de óbitos. Até o momento, cinco mortes por Chikungunya foram confirmadas no município, sendo duas vítimas bebês e outras três idosas. Nas aldeias, a transmissão segue ainda mais intensa. O levantamento aponta 1.355 casos prováveis, 674 confirmações, 229 descartes e 681 ocorrências em investigação, somando 1.584 notificações. Além disso, há nove pacientes internados com diagnóstico confirmado e 428 atendimentos hospitalares relacionados à doença. Diante desse quadro, especialistas alertam para a necessidade de atenção redobrada, tanto no monitoramento dos sintomas quanto nas medidas de prevenção. A eliminação de criadouros do mosquito transmissor segue sendo a principal estratégia para conter o avanço da doença. O cenário atual indica não apenas o crescimento da Chikungunya, mas também o risco de sobrecarga ainda maior no sistema de saúde caso a transmissão continue em alta nas próximas semanas.








