A Câmara Municipal de Dourados realiza, neste dia 31 de março, às 19h, a tradicional “Noite de Homenagens”, ocasião em que será entregue o Prêmio Marta Guarani 2026 à indígena Micheli Alves Machado, da Aldeia Bororó, na Reserva Indígena de Dourados (RID). Micheli é reconhecida por sua atuação nas áreas comunitária, educacional e cultural, com destaque para a defesa dos direitos dos povos indígenas. Desde a juventude, participa da organização social de sua comunidade, tendo integrado a Associação de Jovens Indígenas (AJI) e representado acadêmicos indígenas no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Também atuou como vice-presidente da Amigo do Índio (AMI). Atualmente, exerce papel relevante como intérprete de língua guarani e entrevistadora forense junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), contribuindo para o acesso à justiça e o respeito às especificidades culturais. Coordena ainda o Coletivo Miss e Mister RID, iniciativa voltada ao fortalecimento da identidade e do protagonismo da juventude indígena. Na área acadêmica, é graduada em Pedagogia, mestre em Educação e doutoranda pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com atuação voltada à educação indígena e à valorização da língua e da cultura guarani e kaiowá. Para a presidente da Câmara Municipal de Dourados, vereadora Liandra da Saúde, o prêmio representa o reconhecimento de trajetórias que transformam realidades e fortalecem a diversidade cultural do município. “A história da Micheli representa a força, a resistência e o protagonismo das mulheres indígenas. É uma trajetória que inspira e que reafirma o compromisso da Câmara de Dourados com a valorização da educação, da cultura e dos direitos dos povos originários. Este reconhecimento é mais do que merecido”, destacou a presidente. Durante a solenidade, outras mulheres também serão homenageadas com moções de reconhecimento, conforme indicação da comissão organizadora. As indicadas são: Lusmária da Silva Oliveira, Alessandra Paim Berti, Eliselle Lopes Ribeiro de Assis Franco, Daniely Heloise Toledo, Adma Cristhina Salles de Oliveira, Katiany Jacinto de Oliveira, Kelly Cristina Wengrat Lopes e Jussara Marques Lopes. A “Noite de Homenagens” integra o calendário institucional da Câmara de Dourados e tem como objetivo valorizar personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento social, cultural e humano do município.
Governo mantém benefícios que garantem segurança e estimulam desenvolvimento econômico
Para fortalecer o ambiente de negócios, estimular investimentos e promover o desenvolvimento econômico em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado formalizou incentivos fiscais às empresas que atuam no território estadual. Com foco no equilíbrio dos gastos públicos, priorizando investimentos em infraestrutura e áreas sociais, além da desoneração das cadeias produtivas do Estado, a política fiscal vigente vai manter a alíquota modal de ICMS em 17%, a menor do país, e incentivar a regularização fiscal voluntária. O governador Eduardo Riedel se reuniu com representantes do setor produtivo, nesta segunda-feira (30), para anunciar 77 benefícios tributários. “O Mato Grosso do Sul é um Estado que respeita o empresariado. Renovamos os incentivos para todos que recebem, no início da gestão e agora até o fim do ano. No caso dos bares e restaurantes, a origem foi a pandemia. É importante essa manutenção, pois talvez seja um dos segmentos que mais empregue e cresça”, afirmou Riedel. A política fiscal do Estado foi adotada no período da pandemia e desde então passou a ser diretriz econômica de governo, voltada ao fortalecimento da base produtiva, promoção de crescimento e arrecadação sustentável para fomentar o desenvolvimento econômico, aumentar a competitividade das empresas e gerar emprego e renda à população. As desonerações transformam e institucionalizam um patamar inédito de carga fiscal reduzida como política permanente de Estado. Com a menor alíquota de ICMS entre as unidades federativas (17%), o MS cresceu quatro vezes mais do que a média nacional, atraindo investimentos bilionários, ao mesmo tempo que lidera o patamar da expansão da indústria de transformação no Brasil e ainda ocupa o 2° lugar no crescimento do agro. O secretário Jaime Verruck (Semadesc) explica que a decisão considera a perspectiva em curso, de alto crescimento do estado – acima da média brasileira –, com recorde de investimento privado, avanço da industrialização do agro e pleno emprego. “Mato Grosso do Sul cresce quatro vezes a média nacional, decorrente do investimento público e privado, por ter um ambiente competitivo, com alíquota do ICMS mantida em 17%, enquanto a maioria dos estados aumentou. O Governo do Estado leva em conta a lógica de crescimento e desenvolvimento, entendendo que a política tributária é fundamental para a manutenção das atividades econômicas”, afirmou Verruck. Os decretos vão estar vigentes até 31 de dezembro de 2026, garantindo ao empresariado a estabilidade necessária para planejar investimentos. “Eu sempre estarei ao lado de quem faz a roda da economia girar acreditando que o emprego e a renda são os melhores programas sociais que existem, junto com a educação e políticas públicas adequadas, que pega a pessoa que não acessou o emprego e a renda e traga ela para dentro desse processo” Os benefícios fiscais alcançam 12 setores econômicos distintos — da saúde ao agronegócio, do transporte à energia renovável —, demonstrando compromisso transversal do Governo com o desenvolvimento, em uma política estruturada e abrangente. Os incentivos ao agronegócio, à indústria alimentícia, ao setor de biocombustíveis e às operações portuárias do Rio Paraguai refletem e fortalecem as vocações econômicas naturais do Mato Grosso do Sul. Com ativos diferenciados, a equação de governança se compõe de impostos reduzidos, com resultado direto na contenção e transformação de gasto público em investimento – consolidação do ambiente de negócios para atrair também investimentos privados, alta geração de empregos, expansão da renda média, culminando na redução drástica da pobreza extrema e liderança no ranking nacional de mobilidade social. “A redução tributária significa uma redução de receita prevista, e por outro lado temos a questão da qualidade do gasto público, um rigor orçamentário, de planejamento, que permite que a gente consiga fazer uma política de fiscal adequada. O nosso objetivo é estimular a atividade econômica, corrigir a desigualdade, que é fundamental, promover setores estratégicos e, no final, gerar o desenvolvimento econômico. A manutenção da redução da carga tributária contribui para a continuidade da atividade econômica”, disse Verruck. Para os empresários de diferentes segmentos, os benefícios fiscais contribuem para a continuidade do crescimento econômico, juntamente com a geração de emprego e renda para a população. “Essa medida do Governo do Estado tem o propósito de fortalecer os pequenos negócios, sejam eles do setor rural, indústria, comércio e serviços. Mato Grosso do Sul tem apresentado um desempenho econômico expressivo com crescimento acima da média brasileira, impulsionado pela implementação da Rota Bioceânica e pela atração de grandes investimentos. Soma-se a isso um conjunto de fatores, como a menor alíquota modal do ICMS no país, atualmente em 17%, além de uma gestão pública comprometida com o desenvolvimento do Estado”, afirmou o Maurício Saito, presidente do conselho deliberativo do Sebrae/MS. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Segunda edição da Corrida da Mulher reforça atuação social da Câmara de Dourados
A Câmara Municipal de Dourados fechou as ações alusivas ao Mês da Mulher com a realização, neste domingo (29), da segunda edição da Corrida e Caminhada da Procuradoria da Mulher. O evento esportivo teve 200 inscrições abertas exclusivas para o público feminino, o dobro da edição do ano passado, preenchidas em menos de dez minutos. Além disso, outras dezenas de mulheres que não conseguiram efetivar a inscrição, percorreram o circuito de cinco quilômetros que teve início e final em frente à Casa de Leis, na avenida Marcelino Pires. O sucesso foi comemorado pela presidente da casa, Liandra da Saúde (PSDB), que fez o circuito de caminhada com três quilômetros, e já projeta ampliação das vagas na próxima edição. “Para nós da Câmara de Dourados é com muita alegria que vemos a participação de tantas mulheres empoderadas. Foram abertas 200 inscrições que foram preenchidas rapidamente, o que nos faz acreditar que ano que vem teremos que ampliar essa participação. É um evento que reforça a importância da mulher na sociedade e estou muito feliz com isso”, disse. De acordo com a vereadora Karla Gomes (Podemos), que preside a Procuradoria da Mulher da Câmara de Dourados, a Corrida da Mulher é uma oportunidade de mostrar a instituição como um local de acolhimento. “A Procuradoria da Mulher realiza essa corrida com muito carinho para as mulheres conhecerem esse espaço que temos para acolhimento, instrução e aproximar a comunidade da Casa, que é do Povo. Além disso, é importante salientar que a corrida é também uma ação social importante, já que a inscrição foi um pacote de absorvente que vamos distribuir para mulheres em situação de vulnerabilidade”, explica. Além de Liandra e Karla, os vereadores Cemar Arnal (PP) e Elias Ishy (PT) também marcaram presença durante a prova. Atletas Entre as participantes, a fotógrafa Sandra Alencar, 40 anos, que pratica a corrida há cerca de um ano, além da atividade física, a interação com outras mulheres é importante. “É muito bom participar de uma prova apenas para mulheres, é uma incentivando a outra, é muito gostoso isso. Esse tipo de corrida nos une e nos dá força”, afirma a atleta, que completou a prova com pouco mais de 40 minutos. O primeiro lugar na categoria geral, a técnica de enfermagem Clebiana Maria Pereira fez valer a experiência de quem pratica o esporte há mais de dez anos e completou a prova em 20 minutos e 47 segundos. “Muito bom participar de um evento assim, além da prática esportiva, estamos incentivando outras pessoas. Esse mês de março simboliza muito para nós mulheres, principalmente na luta contra a misoginia, a violência física e psicológica. Participarmos juntas, nos une”, completa. Depois de Clebiana, completaram o pódio Rayane Martines de Souza, Betina dos Santos, Nayara Rolim de Oliveira e Ellen Oliveira, todas chegando na casa dos 22 minutos, entre 20 e 30 segundos.
Bioparque Pantanal lança edital para 4ª edição do Clube de Ciências e abre inscrições para escolas de MS
O Bioparque Pantanal lançou o edital para a quarta edição do Clube de Ciências, iniciativa que tem como objetivo incentivar a produção e a iniciação científica entre estudantes do Ensino Fundamental II e Médio de escolas públicas e particulares de todo Mato Grosso do Sul. As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas exclusivamente on-line. Acesso o edital aqui. Nesta edição, o programa apresenta uma novidade importante: três modalidades de ingresso, ampliando as oportunidades de participação e permitindo maior alinhamento com as realidades das escolas, estudantes e comunidades envolvidas. As categorias disponíveis são: “Continuidade de projetos ou nova proposta de escolas parceiras”, com quatro vagas; “Participação em projetos institucionais do Bioparque Pantanal”, com duas vagas; e “Ingresso Regular”, com dez vagas. A modalidade de continuidade ou nova proposta é voltada às escolas que participaram da edição anterior, em 2025, e busca fortalecer a parceria institucional entre o Bioparque e a escola. Já a participação em projetos institucionais permitirá que estudantes integrem iniciativas previamente estruturadas pelo Bioparque Pantanal, com duas temáticas disponíveis: “Inovação, Tecnologia, conservação, bioprospecção e bioeconomia” e “Sociedade, Turismo, cultura, ambiente e desenvolvimento local”. O ingresso regular é voltado às novas escolas interessadas em submeter projetos inéditos. Os projetos deverão ser elaborados por grupos de três a cinco estudantes e com a supervisão de professores-orientadores, respeitando os critérios estabelecidos no edital para cada modalidade. As propostas serão submetidas por meio de formulário eletrônico (Forms) e passarão por seleção do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal (NEA). “O Clube de Ciências é uma ferramenta essencial para despertar nos jovens o interesse pela pesquisa e pela ciência desde cedo. Ao promover a iniciação científica, estamos formando cidadãos mais críticos, conscientes e comprometidos com o futuro do nosso planeta. O Bioparque Pantanal vai além de um espaço de contemplação: é um ambiente de produção de conhecimento, de troca de saberes e de popularização da ciência. Investir nesses estudantes é investir na conservação dos nossos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável da nossa sociedade”, destaca a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri. Com duração de seis meses, os projetos selecionados deverão resultar na apresentação de um produto final, refletindo a pesquisa desenvolvida pelos participantes. A iniciativa valoriza propostas que abordem temas como sustentabilidade ambiental, questões sociais, práticas educacionais inovadoras, desenvolvimento e inovação. O objetivo é contribuir para a compreensão e a conservação dos ecossistemas sul-mato-grossenses, a partir da vivência e do contexto do Bioparque Pantanal. Para a coordenadora do Clube de Ciências do Bioparque Pantanal, Thuany Valadares, além de despertar o interesse na produção científica, o projeto transforma os estudantes. “Ao longo do desenvolvimento do Clube de Ciências, conseguimos observar uma transformação muito significativa nos estudantes. Eles não apenas ampliam seus conhecimentos científicos, mas também desenvolvem habilidades socioemocionais fundamentais, como autonomia, liderança e trabalho em equipe. Muitas vezes, o estudante chega tímido, sem se posicionar ou questionar, e ao longo do processo passa a argumentar, investigar e se expressar com mais segurança. A iniciação científica tem esse papel essencial de despertar o pensamento crítico e o protagonismo juvenil, aproximando esses jovens do universo da pesquisa”, destaca. Eduardo Coutinho, Bioparque Pantanal
Secretaria de Agricultura solta 3 toneladas de peixes no Parque Antenor Martins para 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), realizou a soltura de 3 toneladas de peixes no Parque Antenor Martins, na manhã desta segunda-feira (30), como parte da preparação para a 2ª Festa da Páscoa, que acontece entre os dias 4 e 5 de abril. O prefeito Marçal Filho acompanhou a ação e destacou a expectativa para o evento. “Será uma grande festa para as famílias, com pesca liberada de forma gratuita, garantindo pescado fresco na mesa e, claro, muita diversão”, afirmou. Entre as espécies inseridas no lago estão pacu, tambaqui e curimba. Além da ação no Parque Antenor Martins, a Prefeitura de Dourados também fará a soltura de 1 tonelada de peixes em lagos da Reserva Indígena, sendo 500 quilos na Aldeia Bororó e 500 quilos na Aldeia Jaguapiru. “É uma inovação que trouxemos para que as famílias residentes na Reserva também tenham acesso a esse momento na própria comunidade, sem a necessidade de deslocamento”, ressaltou o prefeito. O secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontin, enfatizou que a iniciativa também fortalece a piscicultura local, uma vez que os peixes são adquiridos de produtores douradenses. Ele destacou ainda que haverá comercialização de pescados durante o evento. “É um momento que aquece a piscicultura local”, ressaltou. “Os peixes distribuídos são de produtores do município e a comercialização durante a festa também contribui nesse sentido, sendo uma alternativa para quem prefere adquirir o produto”, explicou. A pesca para pessoas com deficiência e idosos acontece no dia 2 de abril, quinta-feira, das 7h30 às 17h. Já para o público em geral acontece a partir do dia 3 de abril, Sexta-Feira Santa, no mesmo horário. Cada pessoa poderá utilizar apenas uma vara de pesca e demais regras serão divulgadas pela organização durante essa semana. Durante os três dias de evento, Dourados contará com uma programação diversificada e voltada para toda a família. A abertura oficial acontece na sexta-feira (3), com atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Toca do Coelho, espaço temático pensado especialmente para encantar as crianças. A programação inclui ainda a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses. A comercialização de pescado fresco no evento têm início já nesta terça-feira (31) e segue até o dia 5, das 9h às 17h. A agenda esportiva terá início já no dia 2 de abril, com torneios de futsal nas categorias de base, além de competições de vôlei de praia e beach tênis. Um dos destaques será a 2ª Corrida da Páscoa, no domingo (5), com percursos voltados para o público infantil e adulto. Expositores dos mais diversos segmentos estarão no local, além de food trucks, oportunizando diversas experiências gastronômicas aos participantes. No Sábado de Aleluia, o público poderá prestigiar o show do cantor Loubet, um dos principais nomes da música sertaneja da atualidade. A programação cultural contará ainda com outros artistas reconhecidos, que serão anunciados em breve pela organização. Encerrando a festa, no domingo, haverá sorteio de ovos de Páscoa, reforçando o caráter simbólico e familiar do evento. As regras para participação serão divulgadas nos próximos dias. Com entrada gratuita em todos os dias, a 2ª Festa da Páscoa contará com estrutura preparada para receber moradores e visitantes de toda a região, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário municipal.
Prefeitura leva recapeamento ao Flórida II e melhora acesso ao Parque Antenor Martins
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta segunda-feira (30) o recapeamento da rua Pedro Celestino Varela, localizada no Jardim Flórida II, uma das principais vias de acesso ao Parque Antenor Martins. A intervenção busca melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança para motoristas e pedestres que utilizam diariamente o trecho. O prefeito Marçal Filho acompanhou o início dos trabalhos e ressaltou que a recuperação da malha asfáltica ocorre de forma gradativa, conforme a disponibilidade de recursos, diante do grande número de ruas deterioradas no município. O Flórida II, um dos bairros mais antigos da cidade, enfrenta há décadas problemas estruturais no asfalto. Até então, as ações eram pontuais, como tapa-buracos, que não resolviam de forma definitiva a situação. “Temos uma malha asfáltica bastante deteriorada e isso não é novidade para ninguém que mora em Dourados. Estamos recuperando as ruas de forma escalonada”, afirmou o prefeito. Moradores da região destacaram a diferença na qualidade da obra. Eduardo Gonçalves, que vive no bairro há 40 anos, afirmou que a via não recebia um serviço completo há pelo menos três décadas. “Isso é inédito pra gente. Está sendo um trabalho de qualidade, parece uma nova rua”, disse. Outro morador, José da Silva Filho, também avaliou positivamente a intervenção e destacou a necessidade de ampliação das obras no bairro. “O bairro precisa de recuperação e esse serviço está sendo bem feito. A gente vê que os trabalhos estão avançando pela cidade”, comentou. Além do Flórida II, a prefeitura já executou recapeamentos em regiões como Grande Água Boa e Jardim Santo André, e recentemente o prefeito Marçal Filho anunciou novas frentes de trabalho no BNH 4º Plano. O cronograma seguirá contemplando outros bairros, priorizando áreas com maior desgaste e onde as condições já não permitem apenas manutenção paliativa.
Aberta as inscrições para torneios de vôlei de praia e beach tênnis na 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), já está com inscrições abertas para os torneios de vôlei de praia 4×4 misto e beach tennis que acontecerão durante a programação da 2ª Festa da Páscoa, que vai acontecer no período de 2 a 5 de abril, no Parque Antenor Martins, também conhecido como Parque do Lago, no Jardim Flórida. A ação integra a programação especial da Páscoa e reforça o compromisso da Prefeitura de Dourados em incentivar a prática esportiva, promovendo qualidade de vida e fortalecimento da convivência comunitária. As competições, tanto de vôlei quanto de tênis, serão realizadas no dia 4 de abril, no interior do Parque, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 18h, proporcionando à população um ambiente de esporte, lazer e integração durante os festejos da Páscoa organizados pela Prefeitura. O torneio contará com a participação de 13 equipes mistas no beach tennis e nove equipes no vôlei de praia, com vagas limitadas. As inscrições serão analisadas e confirmadas por meio do e-mail oficial da Funed. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/SJy4KCJVjKrBqF3A6 . Informações complementares podem ser obtidas pelos telefone (67) 2222-1391 No vôlei de praia, as equipes serão formadas no formato 4×4 misto, com dois atletas do sexo masculino e dois do sexo feminino, sendo permitida a participação de atletas com idade mínima de 16 anos, conforme regulamento específico. A competição seguirá as regras oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), com adaptações previstas no regulamento próprio do evento. Os jogos do vôlei serão disputados em set único de 21 pontos. Em caso de empate em 20 a 20, a partida só será encerrada quando uma equipe abrir dois pontos de vantagem, sem limite máximo de pontuação. A altura da rede na categoria mista será de 2,35m. A bola utilizada será da marca especificada pela CBV.
União reconhece situação de emergência em saúde pública por causa da chikungunya
O Governo Federal reconheceu hoje, através da Portaria número 1.047, editada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência da saúde pública do município de Dourados. O documento, assinado por Wolnei Wolff Barreiros, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, foi publicado na editação desta segunda-feira do Diário Oficial da União, homologando o Decreto número 587, de 20 de março de 2026, editado pelo prefeito Marçal Filho em razão da epidemia de chikungunya no município de Dourados. O Artigo 1º da Portaria 1.047 é taxativo ao informar que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconhece, em caráter sumário, a situação de emergência no município de Dourados, em decorrência do desastre de doenças infecciosas virais. Com o reconhecimento da situação de emergência em saúde, a Prefeitura de Dourados poderá enfrentar de forma mais contundente o avanço da doença sobre os bairros e, também, ampliar as ações que já estão sendo realizadas na Reserva Indígena, em parceria com o Governo Federal e com o Governo do Estado. Na sexta-feira, o prefeito Marçal Filho editou o Decreto número 608, de 27 de março de 2026, declarando situação de emergência nas áreas do município de Dourados afetadas pela epidemia de chikungunya. A medida via dar maior autonomia à Defesa Civil de Dourados para atuar no combate à doença. Para editar o decreto, o prefeito considerou o avanço epidemiológico da chikungunya apontado no Relatório Epidemiológico Diário de 26 de março de 2026, quando foram contabilizados 1.915 notificações, 1.455 casos prováveis, 785 casos confirmados, 900 casos em investigação, 39 internações de casos suspeitos/confirmados na área urbana e 1.396 notificações, 539 casos em investigação, 629 casos confirmados, 1.168 casos prováveis, 7 internações, 428 casos com atendimento hospitalar e 5 óbitos confirmados na Reserva Indígena de Dourados. O decreto, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob o comando da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Dourados, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. O decreto autoriza ainda a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de assistir a população afetada pelo desastre. Em seu Artigo 4º, o Decreto número 608 autoriza as autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a adentrarem residências para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. O Art. 6º do Decreto número 608, define que, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, fica dispensável a licitação nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares.
Ginásio Municipal recebe jogo da Copa do Brasil de Futsal, dia 6
O Ginásio Municipal de Esportes “Ulysses Guimarães” vai sediar, na próxima segunda-feira, 6 de abril, partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil de Futsal. O confronto entre o Juventude AG e Instituto Set, de Anápolis-Goiás, recoloca Dourados no circuito nacional de grande eventos esportivos. A partida de ida aconteceu no sábado, 28 de março, na cidade do interior goiano e o time douradense goleou o adversário por 7 a 1. A partida de volta, dia 6, terá início às 19h e o Juventude precisa apenas de um empate para passar à segunda fase da competição. O time goiano precisa da vitória, por qualquer placar, para levar a disputa para prorrogação. O jogo do dia 6 marca o retorno do Juventude AG a Dourados depois de disputar duas edições do Campeonato Brasileiro de Futsal mandando seus jogos na Arena Maracaju, distante 90 km de Dourados. A Copa do Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) com 30 clubes de todo país. Os times se enfrentam em confrontos eliminatórios em jogos de ida e volta. A competição começou dia 13 de março e três clubes já estão garantidos na segunda fase. Minas Tênis Clube-MG, Náutico Sangue de Boi-AM e Jaraguá Futsal-SC venceram seus confrontos e já estão na segunda fase. LIGA NACIONAL Antes da partida de volta na Copa do Brasil, o Juventude AG faz mais uma viagem, agora para estrear na Liga Nacional de Futsal Silver (LNF). Na próxima quinta-feira (2), o time de Dourados enfrenta o São Caetano Futsal, no Centro Esportivo Joaquim Cambaúva Rabello, em São Caetano do Sul (SP), na partida que marca a abertura da nova competição. Para disputar a LNF Silver, Copa LNF e Copa do Brasil, o Juventude AG tem apoio do Governo do Estado, através da Setesc e Fundesporte e da Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), além de várias empresas, públicas e da iniciativa privada de todo o Estado.








