O deputado estadual Zé Teixeira (PL), segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, apresentou, nesta terça-feira (31), um conjunto de indicações que priorizam a segurança viária e o fortalecimento do ensino público nos distritos de Itahum, em Dourados, e Culturama, em Fátima do Sul. As propostas, encaminhadas ao Governo do Estado, buscam solucionar problemas estruturais que afetam diretamente o cotidiano das famílias rurais e o desenvolvimento econômico destas regiões. No Distrito de Itahum, a principal frente de atuação do parlamentar é a substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto sobre o Córrego Taquaral (MS-468) e o Rio São João. A medida atende a um alerta de lideranças comunitárias sobre o desgaste avançado das atuais travessias, que apresentam sustentação fragilizada e utilizam contenções improvisadas. A precariedade das estruturas coloca em risco o transporte escolar e o escoamento da produção de grãos, uma vez que o peso da carga excede a capacidade suportada pela estrutura deteriorada. Ainda em Itahum, o deputado solicitou melhorias para a Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja. Com quase cinco décadas de história e uma comunidade escolar composta majoritariamente por alunos da zona rural, a unidade necessita da instalação de um laboratório via programa “Mais Ciência na Escola”, além da resinagem do piso e adequação de salas para os servidores administrativos. Para Zé Teixeira, investir no ambiente de trabalho e estudo é o caminho para garantir qualidade no aprendizado e valorização profissional. Já para o Distrito de Culturama, a reivindicação trazida pelo vereador Michel do Ceará é pela revitalização completa de 28 quilômetros da rodovia MS-147, no trecho entre os trevos da BR-376 e da MS-276. O pedido, que reitera solicitações anteriores do Legislativo Municipal de Fátima do Sul, inclui a implantação de acostamento em toda a via. A falta de manutenção no segmento tem elevado o risco de acidentes e dificultado o tráfego de veículos pesados, impactando a logística regional.
Procon divulga pesquisa de preços da Páscoa 2026 e aponta variações superiores a 200%
A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), divulgou a pesquisa de preços dos principais produtos consumidos durante a Semana Santa e a Páscoa. O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 26 de março de 2026 e analisou valores de chocolates, peixes e itens complementares em supermercados e estabelecimentos comerciais da cidade. Na categoria chocolates, foram pesquisados 55 tipos de produtos em 12 estabelecimentos. A maior variação de preço foi registrada na caixa de bombons sortidos 220g, encontrada por R$ 11,49 no menor valor e R$ 18,99 no maior, uma diferença de 72,95%. A caixa de bombons sortidos (especialidades) 220g também apresentou variação expressiva, com diferença de 66,86% — sendo comercializada entre R$ 11,98 e R$ 19,99. Além disso, 29 ovos de Páscoa pesquisados registraram diferença superior a 25% entre o menor e o maior preço. PEIXES E COMPLEMENTOS Na pesquisa de peixes e outros produtos típicos da Semana Santa, foram avaliados 27 itens em 13 estabelecimentos. O maior percentual de variação foi constatado no peixe tipo bacalhau, com diferença de 210,16% entre o menor e o maior preço. O bacalhau (porto) 1kg apresentou variação de 73,38%, enquanto o bacalhau fresco 1kg registrou diferença de 91,14%. Já a sardinha congelada (800g a 1kg) teve variação de 126,57%. Entre os complementos, a maior diferença foi observada na azeitona verde 200g, com variação de 216,97% entre os estabelecimentos pesquisados. Ao todo, seis produtos da categoria peixes apresentaram diferença superior a 50%, enquanto, nos complementos, dez itens ultrapassaram essa margem de variação. Em comparação com a pesquisa realizada em abril de 2025, os chocolates tiveram aumento médio de 1,35%, considerando a média entre o menor e o maior preço encontrados. Já os peixes registraram aumento médio de 13,38%. Nos complementos, a elevação foi de 0,26%. O Procon orienta os consumidores a pesquisarem preços antes de realizar as compras, além de verificarem atentamente a qualidade e a conservação dos produtos. É fundamental conferir informações como prazo de validade, composição e peso líquido indicados nas embalagens. Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato pelos telefones (67) 2222-1536 ou 2222-1539, pelo e-mail procon@dourados.ms.gov.br ou registrar manifestação pelo link: https://cidadao.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm Veja pesquisa completa: PESQUISA DE PÁSCOA CHOCOLATES 2026Baixar
Ação conjunta entre DOF e PM apreendem quase 30 quilos de cocaína que seguiam para Goiás
Uma ação conjunta entre policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e da Polícia Militar de Camapuã resultou na apreensão de 27,1 quilos de cocaína, que eram transportados em uma caminhonete Toyota Hilux, neste sábado (28), na BR-060. Um homem de 52 anos e uma mulher de 48 anos foram presos em flagrante. Os policiais do DOF receberam informações de que um casal estaria transportando cocaína em uma caminhonete, com destino ao Estado de Goiás. Após a denúncia, equipes do DOF, com apoio de policiais do 2º Pelotão da PM de Camapuã, iniciaram diligências na região e localizaram o veículo na rodovia. Durante vistoria minuciosa, os policiais localizaram 26 tabletes de cocaína, que estavam escondidos no estepe da caminhonete. Questionado, o motorista afirmou que pegou os entorpecentes em Campo Grande e os levaria até Goiânia (GO), onde receberia R$ 5 mil pelo transporte. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2,3 milhões, foi encaminhado, juntamente com os autores, à Delegacia da Polícia Civil de Camapuã.
Brasil encara Croácia nesta terça, em Orlando
A Seleção Brasileira terá o amistoso desta terça-feira (31) com a Croácia como seu último desafio antes de o técnico Carlo Ancelotti anunciar os 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo em 18 de maio. Às 21h (de Brasília), a Amarelinha enfrenta os adversários do Leste Europeu no Camping World Stadium, em Orlando, com transmissão na TV Globo, SporTV, GE TV e no Globoplay. Na partida, os jogadores brasileiros vestirão pela primeira vez a nova camisa amarela da Seleção. Após encarar a França na última quinta (26), o Brasil mira uma vitória para encerrar esta primeira Data FIFA de 2026 com um resultado positivo. Em relação ao duelo contra os franceses, Marquinhos está à disposição depois de se recuperar de dores no quadril, enquanto Vitor Reis, convocado há poucos dias, também integra o grupo. Lesionados, Wesley e Raphinha foram desconvocados. Terceiros colocados na última Copa do Mundo e atualmente na 11ª posição do Ranking Mundial Masculino da FIFA, os croatas chegam confiantes para o jogo após o triunfo por 2 a 1 sobre a Colômbia, de virada. Entre os croatas selecionados pelo treinador Zlatko Dalić, está o meio-campista Luka Modrić. Ao lado de Carlo Ancelotti e dos brasileiros Casemiro, Vinicius Jr., Rodrygo e Éder Militão, o camisa 10 colecionou títulos pelo Real Madrid e se tornou um dos grandes jogadores merengues da história. “Modrić pode fazer todas as posições no campo porque é um meia completo. É um dos melhores jogadores que treinei, um profissional espetacular. Modrić é único. No mercado mundial não tem um jogador como Modrić”, disse o técnico italiano sobre o atleta de 40 anos, que disputou 195 partidas pela Croácia e marcou 28 gols. Retrospecto de confrontos Brasil e Croácia já estiveram frente a frente em seis oportunidades, com três vitórias brasileiras e três empates. A Seleção marcou nove gols e sofreu quatro. Veja o histórico: 1) 22/05/1996 – Brasil 1 x 1 Croácia – Estádio Vivaldo Lima, em Manaus – Sávio – Amistoso; 2) 17/08/2005 – Brasil 1 x 1 Croácia – Poljud Stadium, em Split – Ricardinho – Amistoso; 3) 13/06/2006 – Brasil 1 x 0 Croácia – Estádio Olímpico de Berlim – Kaká – Fase de grupos da Copa do Mundo; 4) 12/06/2014 – Brasil 3 x 1 Croácia – Neo Química Arena, em São Paulo – Neymar (2) e Oscar – Fase de grupos da Copa do Mundo; 5) 03/06/2018 – Brasil 2 x 0 Croácia – Anfield, em Liverpool – Neymar e Roberto Firmino – Amistoso; 6) 09/12/2022 – Brasil 1 (2) x (4) 1 Croácia – Estádio da Cidade da Educação, em Doha – Neymar – Quartas de final da Copa do Mundo. Arbitragem A arbitragem de Brasil x Croácia será estadunidense e composta pelos seguintes profissionais: Armando Villareal (árbitro central); Ryan Graves e Kali Smith (árbitros assistentes); Victor Rivas (quarto árbitro); e Michael Radchuk (VAR).
Abril Verde mobiliza Mato Grosso do Sul para enfrentar acidentes de trânsito relacionados ao trabalho
Como parte da Campanha Abril Verde 2026: “Juntos pela redução de mortes e agravos relacionados ao trabalho em Mato Grosso do Sul”, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), realizará no dia 7 de abril de 2026, a partir das 7h30, em Campo Grande, o seminário “Acidentes no Trânsito Relacionados ao Trabalho: Vigilância, Prevenção e Proteção da Vida do Trabalhador e da Trabalhadora”. O evento acontecerá no auditório do CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), localizado na Rua Sebastião Taveira, 268, no bairro São Francisco, e deverá reunir cerca de 150 participantes, entre gestores, profissionais de saúde, representantes de instituições públicas e privadas, representantes dos trabalhadores, controle social, além de trabalhadores do setor de transporte e logística. Acidentes de trânsito: um desafio crescente para a saúde do trabalhador Os acidentes de trânsito relacionados ao trabalho representam uma das principais causas de adoecimento, incapacidades e mortes entre trabalhadores que utilizam as vias urbanas e rodovias como ambiente de trabalho. Dados do CEREST Estadual (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) apontam que cerca de 40% dos acidentes de trabalho identificados por meio de monitoramento da mídia estão relacionados ao trânsito, evidenciando a magnitude do problema em Mato Grosso do Sul. Motoristas, motociclistas, entregadores, caminhoneiros e profissionais do transporte coletivo estão entre os mais expostos, enfrentando fatores como jornadas prolongadas, pressão por produtividade, fadiga e condições inadequadas de trabalho. Integração entre instituições e estratégias de prevenção A programação do seminário contará com palestras, apresentação de dados epidemiológicos, painéis temáticos e debates intersetoriais, reunindo áreas como saúde, trânsito, transporte e segurança pública, além da participação de representantes dos trabalhadores e do controle social. A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, reforça a importância de ampliar o debate. “Os acidentes de trânsito relacionados ao trabalho são uma realidade que muitas vezes passa despercebida. Precisamos trazer esse tema para o centro das discussões, especialmente diante de um cenário de crescimento econômico, expansão logística e novas formas de trabalho”, afirma. Novo cenário amplia exposição aos riscos O avanço da Rota Bioceânica, aliado ao processo de urbanização, ao crescimento do turismo e ao aumento de trabalhadores por aplicativo, como motoristas e entregadores, tende a intensificar a exposição aos riscos no trânsito. Nesse contexto, a Gerente de Comunicação e Informação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Bel Silva, destaca a necessidade de ampliar a visibilidade do tema. “Nosso principal objetivo é dar a maior divulgação possível. Muitos acidentes de trânsito são, na verdade, acidentes de trabalho. Com esse novo cenário, essa realidade tende a crescer, e precisamos fortalecer as ações de prevenção”, pontua. Ela também ressalta a importância do diálogo com a sociedade. “Queremos que esse debate chegue ao maior número de pessoas possível. E estamos sempre disponíveis para aprofundar o tema e contribuir com informações”, completa. Construção coletiva de soluções O seminário integra a agenda da RENASTT (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora) e terá como foco fortalecer a atuação interinstitucional na identificação, notificação e prevenção dos acidentes. Entre os objetivos estão o mapeamento de instituições envolvidas, a análise dos impactos desses eventos na saúde dos trabalhadores e a construção de propostas para aprimorar as estratégias de vigilância e prevenção no Estado. Inscrições: www.saude.ms.gov.br (Menu → Informativos → Eventos) André Lima, Comunicação SES
Câmara de Dourados aprova Código Municipal para Pessoas com Deficiência
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, durante a 9ª Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (30), o Projeto de Lei nº 233/2025, que institui o Código Municipal de Leis para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A proposta, aprovada em segunda discussão e votação, consolida e amplia direitos ao reunir normas que visam garantir acessibilidade, inclusão social e melhor qualidade de vida. “Este projeto representa um avanço significativo para Dourados, pois organiza a legislação existente e fortalece a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo mais dignidade, respeito e igualdade de oportunidades”, destacou o vereador Sergio Nogueira (PP). Ainda em segunda votação, os parlamentares analisaram o Projeto de Lei nº 242/2025, de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que estabelece regras para a manipulação, exposição e comercialização de produtos farmacêuticos magistrais exclusivos em farmácias de manipulação no município. O espaço da Tribuna Livre foi ocupado pelo presidente do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), Sebastião Gabriel Costa Ferreira, que apresentou as ações e metas do órgão para 2026. Durante sua fala, o presidente destacou que o plano de ação do Conselho está estruturado em quatro pilares: fortalecimento da participação juvenil, ampliação das oportunidades de capacitação, aproximação da juventude com o poder público e incentivo ao protagonismo jovem. “Para este ano, organizamos um calendário de iniciativas que dialogam diretamente com as demandas da juventude douradense. Entre as primeiras ações, destacamos a campanha do Primeiro Emprego, em alusão ao Dia do Jovem Trabalhador — iniciativa construída em parceria com a vereadora Liandra da Saúde (PSDB), ainda em 2022, e a campanha ‘Meu Primeiro Título’, que busca incentivar jovens de 16 e 17 anos a participarem do processo democrático”, explicou. Ao final, Sebastião agradeceu o espaço concedido pelo Legislativo e reforçou a importância do apoio dos vereadores. “Agradeço à Câmara Municipal pela oportunidade de apresentar nosso trabalho e reforçar o pedido de parceria aos parlamentares, para que possamos continuar avançando nas políticas públicas voltadas à juventude de Dourados”, concluiu. Em primeira discussão e votação, foram apreciados projetos voltados ao desenvolvimento urbano, cidadania e saúde pública. Entre eles, o Projeto de Lei nº 036/2026, do Poder Executivo, que institui o programa “Nossa Dourados”, com foco na manutenção e revitalização de espaços públicos; o Projeto de Lei nº 043/2026, de autoria do vereador Dill do Povo (União), que cria o Dia Municipal da Inclusão Digital; e o Projeto de Lei nº 045/2026, também do Executivo, que prevê incentivo à denúncia de infrações relacionadas ao controle de doenças e às políticas ambientais no município. Também foram analisadas propostas sobre denominação de via pública e abertura de crédito especial, ampliando a capacidade de investimento da administração municipal. Já em única discussão e votação, os vereadores aprovaram projetos de decreto legislativo que concedem homenagens a personalidades e instituições pelos relevantes serviços prestados à sociedade, além da criação do “Prêmio Destaque em Saúde Mental”, iniciativa do vereador Franklin Schmalz (PT), que busca reconhecer ações e profissionais que atuam na área no município.
Ciência e tecnologia: programa Centelha 3 é lançado na Capital e terá encontros no interior do Estado
Uma nova etapa de incentivo ao empreendedorismo em Mato Grosso do Sul foi lançado na última sexta-feira (27) em Campo Grande: o programa Centelha 3. A partir de agora, a iniciativa segue com uma agenda de encontros no interior do Estado, com o objetivo de angariar novos participantes. Durante o evento, autoridades destacaram a importância da ampliação da meta de propostas submetidas para mil inscritos. O diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Su), Cristiano Carvalho, reforçou o impacto dessa estratégia. “Quanto maior o número de ideias submetidas, maior será o impacto do programa e as oportunidades geradas. Esperamos que todos se tornem multiplicadores dessa iniciativa, contribuindo para ampliar tanto o número de inscrições quanto a qualidade dos projetos apresentados. Todos os parceiros estão à disposição para apoiar na construção das propostas”, explicou. O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ricardo Senna, destacou o papel do programa na conexão entre pesquisa e mercado. “O objetivo é impulsionar projetos desenvolvidos nas universidades, como teses e pesquisas que, após anos de estudo, precisam de apoio para chegar ao mercado. O Centelha contribui para transformar essas ideias em negócios, incentivando o empreendedorismo entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e aproximando a produção científica das demandas da sociedade”, afirmou. A cerimônia reuniu representantes de instituições de ensino, governo e parceiros do ecossistema de inovação. Estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck; a gerente de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Thais de Lourdes Macieira; o diretor do Sebrae MS, Cláudio Mendonça; e a diretora de Educação Profissional do Senac, Jordana Duenha. A reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e presidente do Crie-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul), Camila Ítavo, destacou o papel das universidades na formação de um ambiente favorável à inovação. “Nossas instituições celebram o investimento em ciência e tecnologia e reconhecem a importância da base tecnológica gerada nas universidades. Temos atuado na formação com foco em empreendedorismo e inovação, conectando os cursos às demandas contemporâneas. Estamos à disposição para contribuir com o fortalecimento desse ecossistema”, disse. O evento também contou com a apresentação de cases de sucesso das edições anteriores do programa, evidenciando os resultados alcançados por startups apoiadas pelo Centelha 1 e 2. Para a gerente da Finep, Thais de Lourdes Macieira, a iniciativa tem impacto direto na criação de novos negócios inovadores. “O Programa Centelha é motivo de orgulho para todos nós. Sabemos da quantidade de startups que surgiram a partir dessa iniciativa e do potencial que existe nos estados. Para empreendedores, professores e multiplicadores, essa é uma oportunidade única. Tenho certeza de que será um divisor de águas para muitas ideias e negócios.” Representando a Fundação Certi, o consultor de negócios Vinícius Vilvert ressaltou o potencial do Estado para alcançar a meta de inscrições. “A estrutura que vimos, tanto na Fundect quanto nas universidades, demonstra que há condições reais de atingir a meta estabelecida. Existe um ambiente favorável para que os empreendedores desenvolvam seus projetos e avancem no processo de inovação.” Além das apresentações institucionais, o lançamento incluiu um painel de tira-dúvidas e de apresentação detalhada do programa, voltado aos interessados em submeter propostas. A atividade buscou orientar sobre as etapas do edital e ampliar o acesso às informações. Centelha 3 O Programa Centelha 3 prevê a seleção de até 47 propostas, com investimento total de R$ 6,5 milhões. Cada projeto poderá receber até R$ 89,6 mil em recursos de subvenção econômica, além de até R$ 50 mil em bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições seguem abertas até 11 de maio de 2026, por meio do Sigfundect. Podem participar pessoas físicas com ideias inovadoras, além de empresas nascentes com até 12 meses de existência. A execução do programa em Mato Grosso do Sul é realizada pela Fundect, vinculada ao Governo do Estado através da Semadesc, em parceria com Sebrae MS, Senai-Fiems, Fecomércio-Senac, Ecossistema de Inovação e o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), que atuarão também nos encontros previstos no interior do Estado. Comunicação Fundect
Como funciona o financiamento da saúde pública? Entenda como os recursos chegam aos municípios
Você já se perguntou como o dinheiro da saúde pública é aplicado e quem é responsável por cada etapa do atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde)? A resposta passa por um modelo chamado gestão tripartite, no qual União, estados e municípios compartilham responsabilidades no financiamento e na execução das ações de saúde. No SUS, esse modelo permite organizar desde a vacinação e consultas básicas até atendimentos hospitalares de alta complexidade, garantindo que os recursos cheguem aos serviços utilizados pela população. Gestão tripartite: como funciona O financiamento da saúde pública no Brasil é dividido entre três níveis de governo:• União, responsável por repasses nacionais e políticas estratégicas;• Estados, que coordenam a rede regional de saúde e apoiam os municípios;• Municípios, responsáveis pela execução direta da maior parte dos serviços, como atendimento nas unidades de saúde. Esse modelo permite que os recursos sejam distribuídos de forma organizada entre as diferentes etapas do atendimento. Como o recurso chega aos municípios Grande parte do financiamento da saúde funciona por meio de transferências chamadas de “fundo a fundo”. Nesse modelo, o recurso sai do Fundo Nacional de Saúde e é transferido para os fundos estaduais e municipais, que utilizam os valores para custear serviços, programas e ações de saúde. Na prática, isso significa que o Governo do Estado exerce papel central na organização e distribuição dos recursos, coordenando a rede regional de saúde e garantindo o apoio necessário para a execução dos atendimentos no SUS. “O financiamento da saúde é compartilhado, mas ele só se concretiza de fato quando chega na ponta, no atendimento à população. Por isso, é fundamental essa articulação entre União, Estado e municípios, garantindo que os recursos sejam aplicados de forma eficiente e cheguem onde as pessoas mais precisam”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões. Onde os recursos são aplicados Os recursos públicos financiam diferentes áreas da rede de saúde, entre elas:• atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)• serviços de urgência e emergência• consultas, exames e cirurgias• programas de vacinação e prevenção• custeio de hospitais e unidades especializadas Também são utilizados para aquisição de medicamentos, equipamentos, manutenção das unidades e pagamento de profissionais de saúde. Investimento em saúde no Estado Dados do RDQA (Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior) mostram que, em 2025, Mato Grosso do Sul aplicou mais de R$ 2,95 bilhões em ações e serviços públicos de saúde, considerando diferentes fontes de financiamento. Somente com recursos próprios do Estado, foram R$ 2,39 bilhões investidos na área, valor que corresponde a 12,26% da receita estadual, percentual acima do mínimo constitucional exigido. “Esse investimento é essencial para manter a rede funcionando e ampliar o acesso da população aos serviços. O Estado tem atuado de forma contínua para fortalecer a assistência e apoiar os municípios em todas as regiões”, reforça o secretário Maurício Simões. Quem executa os serviços Embora o financiamento seja compartilhado entre os três níveis de governo, a maior parte dos atendimentos é realizada pelos municípios, especialmente na Atenção Primária. Cabe ao Estado organizar a rede regional de saúde, apoiar os municípios e garantir serviços de média e alta complexidade, como hospitais regionais, transplantes, centros especializados e programas estratégicos. Uma rede integrada O modelo tripartite permite que o SUS funcione como uma rede integrada, onde cada esfera de governo assume responsabilidades específicas. Essa estrutura garante que a população tenha acesso a diferentes níveis de atendimento, desde a unidade básica de saúde até hospitais especializados, dentro de um sistema público que atende milhões de brasileiros todos os dias. “O Estado tem um papel central na organização da rede de saúde, articulando os serviços e ampliando o acesso da população. Esse trabalho é essencial para garantir mais qualidade e eficiência no atendimento em todas as regiões”, finaliza o secretário. André Lima, Comunicação SES
Para frear a chikungunya: Governo de MS abre leitos, articula vacina e atua em territórios indígenas
O Governo de Mato Grosso do Sul intensifica, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) o enfrentamento às Arboviroses, com chikungunya, dengue e Zika, com ações integradas nas áreas de assistência, vigilância, diagnóstico, controle vetorial e articulação institucional. Diante do aumento de casos de chikungunya, com destaque para a região da Grande Dourados, o Estado amplia a resposta para garantir atendimento e conter a transmissão. Dentre as ações em execução está o reforço da assistência com abertura de 15 leitos em Dourados; articulação junto ao Ministério da Saúde para a estratégia de vacinação contra a chikungunya, incluindo a preparação das equipes; a intensificação da vigilância com monitoramento diário; o fortalecimento do diagnóstico laboratorial; apoio aos municípios no controle vetorial, incluindo o envio de equipamentos; atuação prioritária em territórios indígenas e integração entre órgãos estaduais, federais e municipais. Confira o detalhamento dessas medidas: Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a resposta do Estado está baseada na integração entre assistência e vigilância. “Estamos atuando de forma coordenada, com monitoramento diário, apoio aos municípios e ampliação da capacidade de atendimento. É uma resposta estruturada para reduzir a transmissão e garantir cuidado adequado à população”, afirmou. Equipes de campo atuando em território indígena Em Dourados, desde o início do aumento de casos de chikungunya, a atuação do Estado foi iniciada ainda nas primeiras respostas ao cenário, com a presença da secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, no município para alinhamento direto das estratégias com as equipes locais. Na sequência, o Governo do Estado enviou equipes técnicas para reforçar o trabalho em campo, apoiando as ações de vigilância e controle vetorial. Esse trabalho inclui o acompanhamento dos agentes de saúde e de combate às endemias nas atividades de busca ativa por focos do mosquito, identificação de criadouros e orientação à população, além da intensificação das medidas de bloqueio. Paralelamente, foram adotadas ações estruturadas de assistência, com abertura de leitos e oferta de medicamentos, suporte diagnóstico pelo Lacen, monitoramento diário por meio da Sala de Situação — com evolução para o COE — e envio de equipamentos como bombas costais e UBV pesado (fumacê). Nos territórios indígenas, as equipes atuam de forma contínua, com instalação de EDLs, capacitação de AISAN e ACE e articulação entre SES, SESAI, CGARB, DSEI e SMS, garantindo uma resposta integrada e adaptada às especificidades locais. Danúbia Burema, Comunicação SES








