Medicamentos vendidos no Brasil podem ter o preço reajustado em até 3,81% a partir desta terça-feira (31), conforme estabelecido em resolução publicada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O texto prevê três níveis máximos de reajuste aplicáveis a diferentes grupos de medicamentos, conforme a competitividade de cada categoria: Algumas categorias não se encaixam nesses critérios, como fitoterápicos, homeopáticos e determinados medicamentos isentos de prescrição com alta concorrência no mercado, que possuem regras específicas dentro do sistema de regulação de preços. Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que o reajuste médio permitido por lei ficará em até 2,47%, o menor dos últimos 20 anos e abaixo da inflação acumulada dos últimos 12 meses, de 3,81%. “A redução consecutiva do índice desde 2023 é fruto da política de combate à inflação e reforça a importância da regulação para proteger o consumidor de preços abusivos. Nos anos anteriores, houve um aumento expressivo do percentual, ultrapassando 10%.” A Anvisa destaca que os aumentos não são automáticos. “Na prática, fabricantes e farmácias podem aplicar reajustes inferiores ou até manter os preços atuais, dependendo das condições do setor e do nível de concorrência entre as empresas”. “A regulação econômica dos medicamentos no Brasil garante a proteção do consumidor e, ao mesmo tempo, busca a sustentabilidade do setor para a continuidade do fornecimento de medicamentos no país.” Entenda O reajuste dos preços de medicamentos é feito uma vez ao ano e segue uma fórmula regulatória que parte da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e desconta o ganho de produtividade da indústria. A Cmed é o órgão federal responsável pela regulação econômica do mercado farmacêutico no Brasil e estabelece critérios para a fixação e o reajuste dos preços de medicamentos, com o objetivo de estimular a concorrência e garantir o acesso da população aos produtos. A câmara de regulação é composta pelo Ministério da Saúde, pela Casa Civil e pelos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Anvisa, por sua vez, exerce a função de secretaria executiva, fornecendo suporte técnico às decisões. Agência Brasil
Sala Lilás: Mato Grosso do Sul chega a 62 unidades e fecha março com uma entrega por semana
Mato Grosso do Sul segue reforçando a rede de proteção à mulher com a inauguração de quatro salas lilases somente no mês de março, em um ritmo de uma entrega por semana. As novas unidades foram implantadas nos municípios de Cassilândia, Caracol, Rochedo e Corguinho, ampliando o acesso ao atendimento especializado e humanizado às mulheres em situação de violência, especialmente no interior do Estado. A sequência de inaugurações ao longo do mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher – 8 de março, evidencia o avanço contínuo da política pública, que tem como foco a interiorização dos serviços e a garantia de acolhimento qualificado, com escuta protegida e ambiente adequado para evitar a revitimização. As Salas Lilases são estruturadas dentro das unidades da Polícia Civil e funcionam como espaços exclusivos para o atendimento de mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além das entregas realizadas em março, o município de Figueirão também avançou nas tratativas para a implantação de uma unidade, e há previsão de mais cinco espaços a serem entregues nos próximos meses, fortalecendo a parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras na ampliação da rede de proteção. Somente em 2026, cinco espaços dedicados às mulheres foram inaugurados no interior do Estado. Desde o início da gestão do governador Eduardo Riedel, em 2023, já são 37 salas inauguradas, consolidando o compromisso com políticas públicas voltadas à proteção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A Assessora Especializada de Projetos da Polícia Civil, delegada Elaine Benicasa, destaca que a implantação das Salas Lilases está alinhada à política do Governo do Estado de ampliar o atendimento especializado e humanizado às mulheres em todo o território sul-mato-grossense. Segundo ela, a criação de um espaço exclusivo dentro das unidades da Polícia Civil, com escuta qualificada e acolhimento adequado, contribui diretamente para que mais mulheres procurem os serviços. “O simples fato de haver um ambiente separado, mais acolhedor e humanizado, já faz diferença. Esse acolhimento é fundamental para que a mulher se sinta segura para romper o ciclo de violência e a Polícia Civil, como integrante dessa rede, contribui de forma efetiva ao levar esse modelo de atendimento a cada município, ampliando o acesso e fortalecendo a proteção às mulheres”, conclui. A iniciativa está alinhada a um dos 14 objetivos estabelecidos no planejamento estratégico organizacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), atualizado em 2025, com metas a serem alcançadas até 2030. Além disso, a implantação dos espaços também está prevista no contrato de gestão pasta para o ano de 2026. “A entrega de uma Sala Lilás por semana ao longo de março demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer, de forma concreta, a rede de proteção às mulheres. Estamos levando um atendimento mais humanizado e qualificado para o interior, garantindo que as vítimas encontrem acolhimento adequado e seguro em todas as regiões. Esse avanço só é possível graças à integração entre as forças de segurança e as parcerias com os municípios”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva. Com as novas entregas, o Estado chega a 62 Salas Lilases implantadas, avançando na meta de cobertura em todos os municípios e reafirmando o compromisso com a promoção de um atendimento mais humano, acessível e eficaz. Comunicação Sejusp
PRF apreende 227 Kg de maconha em Mato Grosso do Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 227 quilos de maconha, neste domingo (29), em Ivinhema (MS). Em fiscalizações na BR-376, os policiais deram ordem de parada ao condutor de um GM/Onix, o motorista não obedeceu e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático até que o condutor foi abordado e detido. O homem transportava vários tabletes de maconha. Ele disse ter pego o ilícito em Itaquiraí (MS) e a entregaria em São José dos Campos (SP). A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Ivinhema.
Gaeco deflagra operação “Mão Dupla” contra corrupção em prefeitura
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), em atenção à delegação da Procuradoria-Geral de Justiça, deflagrou na manhã de hoje, dia 31/03, a segunda fase da Operação Pretense, denominada Mão Dupla, para cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de medidas cautelares diversas (proibição de acesso às dependências da Administração Pública de Coronel Sapucaia, proibição de contato com outros investigados e monitoração eletrônica), 2 mandados de busca pessoal e 2 mandados de suspensão do exercício de função pública nas cidades de Coronel Sapucaia, Amambai, Ponta Porã e Caarapó, todos determinados pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS). Na primeira fase da Operação Pretense, deflagrada em 18/12/2024, foram cumpridos mandados de busca e apreensão envolvendo a Prefeitura e núcleo de empresas pertencentes a grupo familiar de Coronel Sapucaia. Em seguimento, a investigação aponta agora a prática de crimes de fraude a processos licitatórios e contratos deles decorrentes, peculato-desvio, corrupção passiva e pagamento irregular em contratos públicos, envolvendo agentes políticos, secretários, servidores e empresários com atuação no Município de Coronel Sapucaia. De novo, grupo empresarial é alvo dos promotores. A A. D. M. Construtora (CNPJ 22.316.305/0001-40) foi contratada em 2024 para construir o novo hospital da cidade, que iria substituir o atual Hospital Municipal Aparício Vidal Garcia. O Governo do Estado repassou R$ 9,1 milhões para a obra. Ao todo, a empresa faturou mais de R$ 15 milhões em contratos desde 2020. O contrato referente ao hospital foi assinado em junho de 2022 e venceu em junho de 2025 sem que a construção tenha sido concluída. Atualmente, a A. D. M. tem apenas um contrato vigente com a prefeitura. Trata-se da reforma da Escola Municipal Fernando de Souza Romanini, por R$ 1,3 milhão. Há um ano, o município autorizou a renovação do termo por mais 12 meses, até junho de 2026, e a atualização do valor para R$ 2 milhões. O nome dado à operação faz referência ao bordão utilizado por agente político, frequentemente utilizado nas tratativas para as contratações públicas ilegais: “Você me ajuda que eu te ajudo”.
Parque Antenor Martins abre comércio de peixes e reforça expectativa para Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), iniciou na manhã desta terça-feira (31) a venda de pescado no Parque Antenor Martins. A ação já integra a programação da 2ª Festa da Páscoa, que começa no dia 2 de abril e segue até o dia 5, reunindo atrações culturais, esportivas e gastronômicas para toda a população. Mesmo antes do início oficial, o espaço já começa a movimentar moradores e visitantes ao longo da semana. A comercialização de pescado acontece diariamente, das 9h às 17h, na área da Academia da Saúde, com acesso pela Rua Antônio Emílio de Figueiredo. Estão disponíveis espécies como pacu e tilápia, vendidas por quilo, com opções de diferentes tamanhos, garantindo variedade e qualidade ao consumidor. De acordo com o secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, a expectativa é atender com excelência a demanda durante o período. “Estamos prontos para atender a população de Dourados e toda a região com pescado de primeira qualidade. Todo o processo segue as normas exigidas e contou com a parceria da UFGD, que acompanhou desde o abate até a comercialização”, destacou. Para os produtores locais, o evento representa oportunidade de fortalecimento da atividade e geração de renda. O piscicultor e expositor Osmair Aparecido Santos ressaltou o suporte recebido durante a organização. “Acreditamos muito nesse evento, é um momento importante para os piscicultores locais. A expectativa é de boas vendas e tivemos um suporte fundamental, com acompanhamento da universidade, o que trouxe ainda mais segurança e qualidade ao nosso produto. Esse apoio da administração municipal fez toda a diferença”, afirmou. Participando pela segunda vez, o piscicultor Nilson Martins Flores também projeta resultados positivos, impulsionados pelas condições climáticas favoráveis. “A previsão é de tempo firme, o que deve atrair mais público. Nossa expectativa é comercializar cerca de 2 mil quilos de pescado pela associação, e acreditamos que será um grande sucesso”, pontuou. A Festa da Páscoa contará com uma programação diversificada. A pesca no lago estará liberada ao público entre os dias 2 e 5 de abril, sendo que, no dia 2, a atividade será exclusiva para idosos e pessoas com deficiência, promovendo inclusão e acesso ao lazer. Na sexta-feira (3) a festa terá atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, além da distribuição de pipoca e algodão doce. Um dos destaques será a “Toca do Coelho”, espaço temático voltado especialmente ao público infantil. A programação inclui ainda a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses. No esporte, a agenda começa já no dia 2 de abril, com torneios de futsal nas categorias de base, além de competições de vôlei de praia e beach tênis. A 2ª Corrida da Páscoa, no domingo (5), promete movimentar atletas de todas as idades, com percursos para público infantil e adulto. O evento contará também com expositores de diversos segmentos e praça de alimentação com food trucks, proporcionando uma ampla experiência gastronômica. No Sábado de Aleluia, o cantor Loubet sobe ao palco como uma das principais atrações musicais, e outros artistas serão anunciados em breve. Encerrando a programação, no domingo, haverá sorteio de ovos de Páscoa, reforçando o caráter simbólico e familiar da celebração. As regras de participação serão divulgadas pela organização nos próximos dias. Com entrada gratuita em todos os dias e estrutura preparada para receber o público com conforto e segurança, a 2ª Festa da Páscoa consolida-se como um dos principais eventos do calendário municipal, promovendo lazer, cultura e incentivo à economia local.
Prefeitura solta 1 tonelada de peixes nas lagoas da Reserva Indígena
A Prefeitura de Dourados realizou uma ação inédita na história do município ao soltar 1 tonelada de peixes nos lagos da Reserva Indígena para possibilitar a pesca pelos moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru na Semana Santa. Coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, a soltura nos dois lagos aconteceu no mesmo dia em que o lago do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, recebeu 3 toneladas de peixes para a pesca que será liberada durante a 2ª Festa da Páscoa, que começa nesta quinta-feira (2) e se estende até o domingo (5). A iniciativa reafirma o compromisso da atual gestão com a atenção integral às famílias que residem nas aldeias de Dourados. “Sabemos que muitas famílias que residem nas aldeias indígenas não teriam a oportunidade de se deslocar até o Parque Antenor Martins, então decidimos levar o peixe aos lagos mais próximas delas”, explicou o prefeito Marçal Filho. “Todo esse peixe foi adquirido de piscicultores locais, de forma que além de atender os moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru, também valorizamos a produção municipal, agregando valor ao produto final e gerando renda”, completa Marçal Filho. Foram duas remessas de 500 quilos de peixes da espécie tambaqui, totalizando uma significativa iniciativa de apoio alimentar e valorização cultural neste período de Semana Santa. A ação representa, de forma concreta, o respeito e o compromisso da atual gestão com a comunidade indígena. “Pela primeira vez na história do município, a Reserva Indígena recebeu o mesmo cuidado dispensado à área urbana, sendo incluída de maneira plena nas ações da Semana Santa”, ressaltou Bruno Pontim, secretário municipal de Agricultura Familiar e coordenador da ação. “A iniciativa também fortalece a realização da Festa da Páscoa na Reserva, promovida em parceria com a Prefeitura de Dourados”, completa o secretário. Na Aldeia Bororó, o cacique Reinaldo Arévolo destacou a importância da ação inédita da Prefeitura de Dourados. “Quero agradecer ao nosso prefeito Marçal Filho por esse momento histórico”, enfatizou. “A nossa comunidade está em festa. Nunca tivemos esse cuidado como estamos tendo agora”, continuou. “Isso mostra o respeito e o amor pela nossa Aldeia Bororó”, finalizou. A expectativa é de grande participação da comunidade, especialmente dos pescadores da Reserva Indígena, que terão a oportunidade de pescar, reunir suas famílias e vivenciar um momento de confraternização, espiritualidade e celebração, resgatando valores comunitários tão importantes neste tempo pascal. Já na Aldeia Jaguapiru, a soltura dos peixes ocorreu na Lagoa do Pastor Odair, falecido há três semanas, vítima de chikungunya. O momento foi marcado por forte emoção, pois, segundo familiares e lideranças, esse era um sonho do Pastor Odair, que agora se concretiza, simbolizando não apenas uma ação pública, mas também um gesto de sensibilidade e respeito à memória de quem tanto contribuiu com a comunidade. O vice-cacique Jacir também expressou sua gratidão à ação realizada pela Prefeitura de Dourados. “Somos muito gratos ao prefeito Marçal Filho, que tem demonstrado, com ações concretas, o cuidado com as famílias da nossa Reserva Indígena”, ressaltou. “Isso faz toda a diferença na vida do nosso povo”, completou o vice-cacique. O coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura de Dourados, Luiz Carlos Calado, acompanhou de perto a ação da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e falou sobre a importância dessa iniciativa inédita. “Toda comunidade está grata ao prefeito Marçal Filho que, juntamente com o secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, acolheu de primeira mão essa ideia que apresentamos”, ressaltou. “Essa ação demonstra que Dourados vive um novo tempo, um tempo de cuidado, de amor pelos cidadãos e de construção efetiva de políticas públicas inclusivas”, prosseguiu Luiz Carlos Calado. “É um trabalho que revela dedicação, sensibilidade e compromisso com todos, especialmente com aqueles que historicamente mais precisam da presença do poder público”, finalizou.
Chikungunya está presente em 37 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul
Números do Boletim da Semana Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, divulgados no dia 25 de março, apontam que a Febre Chikungunya já está presente em 37 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Como os números foram divulgados na semana passada é muito provável que o próximo boletim apresente novos municípios com casos confirmados da doença. “Esse retrato mostra que a epidemia diagnosticada em Dourados pode se alastrar pelo restante do Estado caso não ocorra uma mobilização ainda maior das autoridades em saúde e endemias, bem como a participação mais efetiva da população no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada”, alerta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. Até o dia 25 de março, além de Dourados já existiam casos confirmados da chikungunya nos municípios de Fátima do Sul, Jardim, Sete quedas, Bonito, Aquidauana, Vicentina, Guia Lopes da Laguna, Rio Brilhante, Corumbá, Nioaque, Itaporã, Maracaju, Três Lagoas, Amambai, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Anastácio, Douradina, Costa Rica, Miranda, Jatei, Angélica, Sidrolândia, Caarapó, Novo Horizonte do Sul, Cassilândia, Chapadão do Sul , Água Clara, Mundo Novo, Batayporã, Rochedo, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Inocência, Coronel Sapucaia e Nova Alvorada do Sul. Além de Dourados, com 5 mortes confirmadas até o momento, todas elas de pacientes indígenas, também foram confirmados óbitos nos municípios de Jardim e Bonito. O Painel de Arboviroses, divulgado semanalmente pelo Ministério da Saúde, revela que em Mato Grosso do Sul os homens são maioria entre os infectados e representam 57% dos casos, contra 43% entre as mulheres. Essa realidade é diferente do cenário nacional, onde as mulheres respondem por 58% dos casos da doença, enquanto os homens somam 42%. A faixa etária mais afetada está entre 20 e 49 anos, com destaque para pessoas de 20 a 29 anos e de 40 a 49 anos. O Ministério da Saúde ressalta que a chikungunya é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O vírus foi introduzido nas Américas em 2013, quando provocou epidemias em diversos países. Os sintomas costumam ser mais intensos e duradouros que o da dengue, sobretudo as febres salta e dores articulares marcantes, que são características da doença, podendo persistir por mais de 15 dias. Em mais da metade dos casos, as dores nas articulações podem se tornar crônicas e durar anos. A doença também pode provocar complicações cardiovasculares, renais, dermatológicas e neurológicas, incluindo encefalite, mielite, síndrome de Guillain-Barré e outras condições graves. Em casos mais severos, pode haver necessidade de internação e risco de morte. Diante de sintomas, a recomendação é procurar atendimento médico para diagnóstico adequado.
Comunidade escolar aciona vereador, e Cabral leva demandas urgentes da educação à Câmara
O vereador Inspetor Cabral (PSD) levou à tribuna, durante a 9ª sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (30), duas importantes demandas da área da educação, ambas apresentadas após ser acionado diretamente por comunidades escolares do município. As situações envolvem a Escola Municipal Dom Aquino Corrêa, no distrito do Panambi, e a Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres, no Jardim Clímax. No primeiro caso, Cabral esteve pessoalmente na Escola Municipal Dom Aquino Corrêa para ouvir pais, responsáveis e membros da comunidade. A principal preocupação apresentada diz respeito à possibilidade de junção das turmas do 8º e 9º anos em regime multisseriado. De acordo com os relatos recebidos, a medida pode comprometer o processo de ensino-aprendizagem, especialmente por se tratar das séries finais do ensino fundamental, que exigem organização pedagógica específica, conteúdos próprios de cada etapa e acompanhamento adequado dos alunos. Diante disso, o vereador registrou a manifestação da comunidade, que solicita a revisão da proposta, a manutenção das turmas separadas e, sobretudo, a abertura de diálogo entre pais, professores, direção escolar e Secretaria Municipal de Educação. “Nosso papel é ouvir quem está na ponta, quem vive o dia a dia das escolas. A educação precisa ser tratada como prioridade, e qualquer decisão deve considerar, principalmente, o impacto direto na formação dos alunos”, destacou o parlamentar. Cabral informou ainda que encaminhará a demanda ao Poder Executivo e à Secretaria Municipal de Educação, para que o caso seja analisado com atenção. Já em relação à Escola Municipal Weimar Gonçalves Torres, o vereador apresentou requerimento solicitando informações e providências urgentes quanto à instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula, além de esclarecimentos sobre problemas estruturais na rede elétrica da unidade. Entre os pontos levantados no requerimento, o vereador solicita informações sobre as medidas adotadas para amenizar o calor excessivo nas salas de aula, diante das altas temperaturas registradas em Dourados; a existência de planejamento ou cronograma para instalação de ar-condicionado, com indicação de prazos e recursos; e a situação da rede elétrica da escola, incluindo a capacidade de suportar os equipamentos e a realização de eventuais adequações técnicas. Além disso, o parlamentar requer a discriminação dos recursos públicos já destinados à unidade escolar para melhorias estruturais, especialmente na área de climatização e infraestrutura elétrica, bem como a adoção de medidas emergenciais para garantir condições mínimas de conforto térmico a alunos e profissionais da educação enquanto não houver solução definitiva. O requerimento tem como base um abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas de pais e responsáveis, que relatam as condições precárias enfrentadas pelos estudantes, com salas de aula extremamente quentes, o que compromete o ambiente de aprendizagem e pode trazer riscos à saúde, especialmente de crianças. “Estamos falando de um ambiente que precisa ser digno, seguro e adequado para o desenvolvimento educacional. É dever do Poder Público garantir essas condições”, reforçou Cabral.
Dourados fica entre as 50 cidades mais arborizadas do Brasil em avaliação internacional
Dourados conquistou reconhecimento internacional ao ser certificada como uma das cidades mais arborizadas do país pelo programa Arbor Day Foundation, por meio da iniciativa Tree Cities of the World. O município figura entre as 51 cidades brasileiras que receberam o título em 2025, destacando-se pelas políticas públicas voltadas à arborização urbana e à preservação ambiental. “Ao receber esse notícia reafirmei a convicção que nossa gestão está no caminho certo, cuidando da saúde das árvores, fazendo podas preventivas, plantando mudas que se comunicam com a realidade da nossa cidade”, comemorou o prefeito Marçal Filho. A candidatura de Dourados foi submetida no dia 31 de janeiro de 2026 e teve sua aplicação aprovada oficialmente, garantindo ao município o selo internacional que reconhece cidades comprometidas com o planejamento, manejo e expansão de suas florestas urbanas. Ao todo, as 51 cidades brasileiras reconhecidas somam 1.437.680 árvores plantadas e impactam diretamente mais de 39,6 milhões de pessoas que vivem em áreas urbanas beneficiadas pelas políticas de arborização. O reconhecimento é resultado do trabalho contínuo desenvolvido pelo município na valorização do meio ambiente, com apoio da administração municipal. A conquista reforça o compromisso da gestão com ações sustentáveis e com a construção de uma cidade mais verde, saudável e preparada para o futuro. O prefeito Marçal Filho destacou que o reconhecimento reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável. “Esse título demonstra que estamos no caminho certo, investindo em qualidade de vida, planejamento urbano e respeito ao meio ambiente. Cuidar das árvores é cuidar das pessoas e do futuro da nossa cidade”, afirmou. Já o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Dourados, arquiteto Fábio Luís da Silva, ressaltou que a certificação é resultado de um trabalho técnico contínuo, baseado em planejamento, legislação específica e ações permanentes de plantio e manutenção. “Essa conquista é fruto de uma política pública estruturada, que envolve equipes técnicas, servidores comprometidos e o apoio incondicional da administração do prefeito Marçal Filho”, enfatiza. Entre os municípios brasileiros que também receberam o título estão Aracaju, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Goiânia, Gramado, João Pessoa, Limeira, Maceió, Niterói, Paranaguá, Ponta Grossa, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina, entre outros. A certificação internacional destaca critérios como planejamento e gestão da arborização urbana, legislação específica, investimentos contínuos e celebração de conquistas voltadas ao plantio e manutenção de árvores. Com o novo título, Dourados fortalece sua imagem como cidade sustentável e reafirma o compromisso de continuar ampliando a arborização, tornando os espaços urbanos mais sombreados, agradáveis e ambientalmente equilibrados.








