O novo ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, classificou como crítico o cenário de Dourados (MS), município que está em situação de emergência devido aos casos de chikungunya. “Quando se trata de saúde, de vidas humanas, a responsabilidade é global. Não estamos aqui para dizer que a responsabilidade era do município, do governo estadual ou do governo federal. Estamos aqui para reconhecer esta situação crítica. Portanto, não temos uma posição negacionista e vamos enfrentá-la”, disse Terena, ao visitar o município nesta sexta-feira (3). Segundo o governo de Mato Grosso do Sul, desde janeiro até o início de abril, o número de casos confirmados da doença no estado chegava a 1.764, incluindo 37 gestantes. Havia também 1.893 casos em análise. Com 759 registros, em números absolutos, Dourados concentra a maior quantidade de casos prováveis de chikungunya no estado. Embora a situação atinja toda a população, tem tido maior impacto sobre as comunidades indígenas. Dos sete óbitos registrados em todo estado, cinco ocorreram na Reserva Indígena de Dourados. Entre estas os mortos, dois tinham menos de quatro meses de vida. Os outros dois óbitos no estado foram registrados nas cidades de Bonito e Jardim. Combate ao vetor O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu em 30 de março a situação de emergência na cidade, que a prefeitura decretou dias antes, em 27 de março. O avanço da chikungunya em Dourados motivou o governo federal a anunciar, nesta semana, mais uma série de medidas para combater o mosquito Aedes aegypti, interromper o ciclo de transmissão da doença e aperfeiçoar o atendimento aos pacientes. A situação é mais grave na reserva indígena local, onde cinco pessoas já morreram, incluindo dois bebês. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena do estado (DSEI-MS) emitiu um alerta epidemiológico apontando o aumento dos casos na cidade. Após isto, agentes da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) foram deslocados para se incorporarem à força-tarefa composta por servidores da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde. Além de mobilizar profissionais, na última quinta-feira (2), o governo federal destinou cerca de R$ 3,1 milhões em recursos públicos para Dourados. Do total, R$ 1,3 milhão serão destinados a ações de socorro e assistência humanitária, como apoio direto à população. Mais R$ 974,1 mil vão custear iniciativas como limpeza urbana, remoção de resíduos e destinação em aterro sanitário licenciado. Os R$ 855,3 mil restantes financiarão outras ações de vigilância, assistência e controle da chikungunya na cidade. Contratações Eloy Terena afirmou que os recursos liberados pelos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Saúde “já estão nas contas dos governos estaduais e municipais”, responsáveis por utilizá-los para contratar, em caráter emergencial, os bens e serviços necessários. Representante do Ministério da Saúde na comitiva que acompanhou o ministro, Daniel Ramos destacou que, além das demais medidas, a pasta vai contratar, provisoriamente, e capacitar, 50 agentes de combate a endemias-20 dos quais começarão a trabalhar neste sábado (4). Junto com 40 militares disponibilizados pelo Ministério da Defesa, os agentes se somarão ao atendimento à população e ao combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. “A assistência é uma das partes importantes e a gente vai entrar com ações contundentes de controle vetorial para reduzir esta pressão nos serviços [de saúde]”, garantiu Ramos. Já a representante da Força Nacional do SUS, Juliana Lima, explicou que, embora as equipes de saúde estejam atuando diariamente nas aldeias Bororó e Jaguapiru, na Reserva Indígena Dourados, é difícil dizer se houve uma melhora da situação nas últimas semanas. “O cenário está muito dinâmico. Ele vem se mostrando, dia após dia, com um perfil epidemiológico diferenciado. Então, a gente não está conseguindo ainda afirmar se há uma diminuição ou um aumento [do número de casos] nesta ou naquela aldeia. Mas fazemos o monitoramento, os registros, diariamente e, com isso, conseguimos sinalizar para a vigilância onde eles devem priorizar os atendimentos dos casos agudos.” Lixo Destacando a condição “sui generis” [diferenciada] da Reserva Indígena Dourados, “que foi englobada pelo município de Dourados”, estando, hoje, cercada pela crescente área urbana, Terena cobrou, da prefeitura, mais atenção à coleta do lixo nas aldeias indígenas, de forma a eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Temos que aperfeiçoar a questão dos resíduos sólidos, do lixo. É preciso atender de igual forma não só o contexto urbano, como as comunidades indígenas”, disse o ministro, que pretende se reunir com representantes dos governos municipal e estadual e discutir projetos estruturais “para que possamos chegar a estas comunidades indígenas com projetos com vistas a melhorar a coleta de lixo” nas comunidades indígenas.
Flamengo é atropelado pelo Bragantino fora de casa
O RB Bragantino venceu o Flamengo por 3 a 0 na noite desta quinta-feira (2), no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista. O Massa Bruta dominou o Rubro-Negro e encerrou uma sequência de seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. O gols da partida foram marcados por Pitta, Gabriel e Lucas Barbosa. O primeiro tempo foi dominado pelo Bragantino, que marcou dois belos gols e impôs ritmo ao jogo. Logo aos 16 minutos, Capixaba lançou a bola nas costas da defesa do Flamengo. Isidro Pitta apareceu com inteligência, dominou e tocou com categoria por cima de Rossi, abrindo o placar. Aos 38, em cobrança curta de escanteio, a bola chegou a Gabriel na intermediária. O volante ajeitou o corpo e soltou uma pancada de perna direita de fora da área, acertando o cantinho do gol. Rossi apenas pulou para aparecer na foto. Com desfalques importantes como Varela, Arrascaeta e Léo Pereira, o Flamengo quase não ofereceu perigo a Tiago Volpi, enquanto o Massa Bruta mostrou eficiência e poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem ainda maior. Logo no início da segunda etapa, as chances do Flamengo de buscar a virada diminuíram drasticamente. Após revisão do VAR, Pulgar foi expulso por agredir Herrera com um golpe no rosto, deixando o Rubro-Negro em desvantagem numérica. Na sequência, em cobrança de escanteio, o atacante Lucas Barbosa subiu sozinho na área, cabeceou com força para o chão e marcou o terceiro gol do Bragantino. O Braga ainda chegou a balançar a rede novamente com Henry Mosquera, mas o lance foi anulado devido a uma irregularidade na origem da jogada. Lance
Em noite de Marlon Freitas, Palmeiras derrota Grêmio
Em noite do volante Marlon Freitas, o Palmeiras derrotou o Grêmio pelo placar de 2 a 1, na noite desta quinta-feira (2) na Arena Barueri, e chegou aos 22 pontos, mantendo a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Jogando na condição de mandante, o Verdão foi superior na etapa inicial e abriu o marcador aos 43 minutos do primeiro tempo, com Marlon Freitas de cabeça após a bola ser levantada na área por Andreas Pereira. Aos oito minutos da etapa final, o Grêmio (que fechou a 10ª rodada da competição com 11 pontos) chegou a ensaiar uma virada graças a um belo gol do artilheiro Carlos Vinícius. Porém, a noite era mesmo de Marlon Freitas, que, aos 26, aproveitou bola que sobrou da entrada da área para acertar chute colocado para definir o marcador. Outros jogos: Santos 2 x 0 RemoChapecoense 0 x 4 Atlético-MGBragantino 3 x 0 Flamengo
Polícia Civil apreende, na Capital, remessas de maconha e derivados via correios para diversos destinos no Brasil
A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), em ação conjunta com a Subgerência de Segurança Corporativa dos Correios, realizou, nesta quarta-feira (01), fiscalização de rotina em agência dos Correios desta capital. Durante a inspeção, foram identificadas embalagens suspeitas que indicavam a possível presença de substâncias ilícitas. Após a verificação física dos objetos, os policiais localizaram, no interior das encomendas, diversas porções de maconha e derivados. Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 13 quilos do entorpecente, distribuídos em 59 porções e tabletes, acondicionados em seis encomendas distintas, com remetentes localizados em cidades do Mato Grosso do Sul, como Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã e Campo Grande, e destinatários em diferentes estados da federação, incluindo Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. A ação integra estratégias de combate ao tráfico interestadual de drogas, especialmente por meio do uso do sistema postal como rota para distribuição de entorpecentes. O material apreendido foi encaminhado para análise pericial, e as investigações prosseguem com o objetivo de responsabilizar os envolvidos na prática criminosa.
FFMS e Governo do Estado firmam acordo para revitalização e uso do Morenão por oito anos
O Presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Estevão Petrallás, assinou na manhã desta quarta-feira, 1 de abril, junto ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC), o Termo de Autorização que dá início imediato às obras de recuperação do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão. Conforme o documento assinado por Estevão e pelo secretário da SETESC, Marcelo Ferreira Miranda, as frentes de trabalho foram divididas para garantir a celeridade do processo, sendo assim, a FFMS assume a responsabilidade técnica e financeira pela substituição integral do gramado, sua manutenção permanente e conservação e a manutenção da pista de corridas, localizada no entorno do campo e o Governo do Estado fica responsável pela reforma estrutural, revitalização e adequações gerais do estádio. Estevão falou sobre a assinatura do Termo de Autorização e destacou o apoio do Presidente da CBF, Samir Xaud, para a viabilização dos recursos para o início das obras. Desde o começo do processo, contactei o Presidente Xamir, que prontamente se colocou à disposição para ajudar. Para a Federação é uma honra participar deste processo de reforma do Estádio Morenão”, falou. Marcelo Miranda parabenizou Estevão Petrallás pela transformação do futebol sul-mato-grossense, e que a partir desta parceria, em que a FFMS poderá realizar as ações no Estádio Morenão, vai proporcionar melhores condições para os clubes, para os atletas e para os torcedores. Uso Garantido até 2034 Um dos pontos centrais do acordo é a garantia de utilização do estádio pela Federação. Como contrapartida pelos investimentos realizados na infraestrutura esportiva, a FFMS terá o direito de realizar competições oficiais, tanto estaduais quanto nacionais, organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pelo prazo de oito anos.
Operário volta a vencer Bataguassu e é tricampeão sul-mato-grossense
O Campeonato Sul-Mato-Grossense termina alvinegro pela terceira vez seguida. Nesta quinta-feira (2), pela rodada de volta da fase final, o Operário FC venceu mais uma vez AA Bataguassu, agora por 2 a 1, de virada, e conquistou o tricampeonato estadual. Pato abriu o placar para o time do interior, mas Robinho, cobrado pênalti, e Léo Fenga, em uma cobrança de falta, definiram a vitória e o título do Galo. Na ida, o placar havia sido 3 a 1. Os dois finalistas vão representar o Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro em 2027. O time campo-grandense, por ser o campeão, joga também a Copa Verde. Gols Os 3.170 torcedores que compareceram ao Estádio Jacques da Luz viram um bom primeiro tempo, porém, sem gols. A obrigação de vitória fez o Bataguassu tomar as ações, enquanto o Operário estava armado para o contra-ataque. O goleiro Lucas Covolan foi mais acionado que Mandela e fez boas defesas, evitando que o Tucunaré fosse para o intervalo em vantagem. Na etapa final, a pressão do Bata em busca do gol seguiu e, desta vez, com resultado. Aos nove minutos, Breno Chaves cruzou da esquerda e a zaga cortou parcialmente. A bola sobrou para Alex Choco, ainda na grande área que tentou o chute e a bola bateu no zagueiro e sobrou para Pato, pero da meia-lua. O camisa 10 teve espaço para ajeitar o chute e acertar o canto direito alto de Lucas Covolan, sem chances de defesa. No prejuízo, a resposta do Operário foi quase imediata. Aos 11 minutos, Luizinho dá o toque para Danilinho na área e o atacante foi mais rápido que o goleiro Mandela, que tentou o corte, e foi derrubado. Pênalti marcado pelo árbitro Marcos Mateus Pereira que Robinho assumiu a responsabilidade da cobrança. Mandela buscou a bola no seu canto direito, mas no rebote, o próprio camisa 10 do Galo aproveitou para igualar o placar. A bola parada funcionou também no gol da virada alvinegra. Aos 31 minutos, em jogada trabalhada pelo meio, Arthur Manoel recebeu na meia-lua e, ao fazer o giro, foi derrubado por Juan. Falta que Léo Fenga cobrou com precisão no canto esquerdo de Mandela que, desta vez, não teve reação para alcançar a bola e evitar o gol da virada e vitória operariana por 2 a 1.
Juruva é instituída ave símbolo da Mata Atlântica em MS e fortalece agenda de conservação e aviturismo
Mato Grosso do Sul instituiu a juruva (Baryphthengus ruficapillus) como ave símbolo dos domínios da Mata Atlântica no Estado. A medida foi oficializada com a sanção da Lei nº 6.563/2026 e representa um avanço na valorização da biodiversidade, além de reforçar políticas públicas voltadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento do turismo de natureza. A legislação estabelece que o reconhecimento da espécie tem como objetivos promover a biodiversidade sul-mato-grossense, incentivar ações de educação ambiental, estimular o turismo de observação de aves e a pesquisa científica, além de ampliar a conscientização da população sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e de seus habitats. A escolha da juruva é resultado de um processo participativo que mobilizou instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil. A proposta foi apresentada pela Frente Parlamentar de Unidades de Conservação durante reunião realizada na Assembleia Legislativa em 27 de maio de 2025, data em que se celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica. O resultado da consulta pública foi divulgado em 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente. A sanção da lei ocorre em um momento estratégico, logo após a realização da COP15 em Mato Grosso do Sul, reforçando o protagonismo do estado nas discussões globais sobre conservação da biodiversidade. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul teve atuação desde a construção da proposta. Segundo Edson Moroni, gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur, a iniciativa fortalece o posicionamento do estado no turismo de natureza. “A Fundação de Turismo participou ativamente desde o início da construção dessa iniciativa. Estamos felizes em ver esse passo se concretizando, fortalecendo a valorização da biodiversidade e do turismo de natureza no estado”. Para o diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur MS, Geancarlo Merighi, a medida reforça o papel da gestão pública na consolidação do segmento. “A escolha da ave símbolo reforça a valorização da identidade local e o papel da gestão pública na consolidação do segmento de observação de aves como vetor de desenvolvimento sustentável”. A nova legislação também prevê que o Poder Executivo poderá adotar medidas complementares para promover a imagem da espécie em campanhas educativas, materiais institucionais e eventos ambientais. Para Ana Luzia Abrão, gestora da RPPN Ernesto Vargas Baptista, localizada no município de Eldorado, a aprovação reflete o esforço coletivo de diferentes atores. “Essa aprovação mostra a união de diversas instituições em prol da valorização de uma espécie emblemática da nossa fauna. Destaco o papel da Fundação de Turismo, das IGRs, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, do Imasul, das RPPNs, das prefeituras e das organizações locais”. Na avaliação de José Lucas, operador turístico e executivo da Instância de Governança Vale das Águas, a iniciativa representa um marco para o setor. “Essa ação foi fundamental para valorizar o segmento de turismo de observação de aves. Houve uma mobilização importante de diversos atores, e entendemos que fortalecer esse segmento é estratégico para o desenvolvimento sustentável do território”. A iniciativa também se conecta a ações estruturantes já em andamento. Recentemente, a Fundação de Turismo, em parceria com a IGR Vale das Águas e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), lançou uma rota de observação de aves em Unidades de Conservação da Mata Atlântica, ampliando as oportunidades para o aviturismo na região. Mata Atlântica em MS Mato Grosso do Sul possui cerca de 6,3 milhões de hectares inseridos no bioma Mata Atlântica, abrigando a maior área contínua preservada desse bioma no interior do Brasil. Desse total, mais de 1 milhão de hectares estão em unidades de conservação, como o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, além de reservas particulares e áreas municipais protegidas. A Juruva é uma espécie típica da Mata Atlântica e conhecida por sua beleza singular, comportamento discreto e importância ecológica, sendo considerada um importante indicador da qualidade ambiental dos ecossistemas florestais. Com a instituição da juruva como ave símbolo, o estado reforça seu posicionamento como destino estratégico para o turismo de natureza, integrando conservação ambiental, pesquisa científica, educação e desenvolvimento econômico. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS*com informação da Gerência de Estruturação e Inovação da Oferta Turística
Fórum das Juventudes reúne jovens de sete municípios e consolida 40 propostas para o Plano Estadual
Com escuta ativa, protagonismo juvenil e construção coletiva, o Fórum das Juventudes reuniu 172 participantes, entre jovens e gestores públicos, na última sexta-feira (27), no Complexo Multiuso da UFMS, em Campo Grande, como parte da programação do Festival da Juventude 2026. Vindos de diferentes territórios de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande, Nioaque, Figueirão, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Água Clara e Corumbá, os jovens participaram de uma tarde de diálogos, trocas e construção de propostas que irão subsidiar a atualização do Plano Estadual da Juventude. A atividade integrou o Circuito da Juventude, iniciativa que percorreu diversas regiões do Estado promovendo escuta qualificada e participação social. Ao todo, o Fórum resultou na consolidação de 40 propostas, organizadas em cinco eixos temáticos: Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda; Cultura, Esporte e Lazer; Participação Social, Diversidade e Igualdade; Sustentabilidade, Meio Ambiente, Território e Mobilidade; e Saúde Mental. “O fórum faz parte de um circuito. A gente passou por sete regiões realizando essas escutas e o Conselho esteve presente em todos os momentos. Tudo isso que está acontecendo aqui, dentro do festival, é fruto de uma construção coletiva e de parceria. E não é um espaço para elogios, mas de debate e construção de participação social”, destacou o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz. A abertura do encontro foi marcada por uma apresentação cultural de rap, construída a partir de uma nuvem de palavras elaborada pelos próprios participantes com a temática “o que é ser jovem?”. A intervenção artística trouxe para o centro do debate as vivências e percepções da juventude presente, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade coletiva. Durante a programação, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, com mediação especializada, para discutir desafios e apontar soluções a partir de suas realidades. Cada grupo elencou, pelo menos, três propostas prioritárias, posteriormente apresentadas em plenária. Para a presidente do Conselho Estadual de Juventude, Isabela Nantes, o espaço foi pensado para garantir voz ativa aos jovens. “Esse é um espaço para vocês falarem, questionarem, colocarem suas demandas. A gente precisa discutir acesso ao esporte, oportunidades de trabalho e construir metas reais. E isso também passa por orçamento, por garantir que a política pública de juventude tenha recursos para acontecer”, afirmou. A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, reforçou a importância de reconhecer e aproveitar as oportunidades. Em um relato pessoal, ela compartilhou sua trajetória marcada por desafios e destacou o papel da educação e das políticas públicas na transformação de vidas. “Às vezes, a gente fecha os olhos para aquilo que pode mudar a nossa vida. Hoje, vocês têm a oportunidade de construir um plano que não é para ficar no papel, mas para transformar realidades, nas escolas públicas, nas periferias, nas comunidades indígenas e ribeirinhas”, afirmou. Viviane Luiza também destacou o investimento do Governo do Estado no fortalecimento da participação estudantil, com repasses financeiros para grêmios escolares. “A participação da juventude dentro do governo começa na escola, na comunidade. É ouvindo vocês que a gente constrói políticas públicas mais justas e efetivas”, completou. Vozes da juventude Entre os participantes, a estudante Thallysa Antero de Luna, de 17 anos, moradora do bairro União, destacou a importância de contribuir com ideias para o futuro. “Isso pode complementar na melhora da cidade, da infraestrutura. É muito útil poder participar, porque são várias opiniões e isso pode melhorar futuramente”, afirmou. Do município de Ribas do Rio Pardo, o estudante Jhoseff Gabriel, de 16 anos, da Escola Estadual Maria Ramos, também ressaltou o valor de ser ouvido. “Acho que pode ser gratificante para algumas pessoas poder se expressar, se libertar. Às vezes, o que falta para a juventude é mais educação”, disse. Já o jovem Samuel Bobson, estudante do IFMS, chamou atenção para a necessidade de ampliar o acesso à cultura e aos espaços públicos. “A gente ficou muito preso nas telas e agora que pode sair, muitas vezes não tem o que fazer. É preciso levar ações para as praças, dar espaço para artistas, grupos de teatro. A arte não precisa de milhões para acontecer, ela precisa de oportunidade. A gente precisa de palco para poder brilhar”, defendeu. Ao final do encontro, as 40 propostas sistematizadas passam a compor um conjunto de subsídios técnicos e políticos que irão orientar a elaboração do novo Plano Estadual da Juventude, com foco em maior aderência às realidades contemporâneas das juventudes sul-mato-grossenses. Além da construção de propostas, o encontro fortaleceu a articulação entre poder público, conselho de juventude e lideranças locais, consolidando o Fórum como um espaço estratégico de participação cidadã e de desenvolvimento do senso crítico e do engajamento político entre jovens. Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Equipes de fiscalização do Detran-MS iniciam Operação Semana Santa nas rodovias do Estado
Desta quinta-feira até domingo (2 à 6 de abril), os Agentes de Patrulhamento Viário do Detran-MS estarão nas rodovias com o objetivo de executar ações de fiscalização e policiamento viário com foco na prevenção de acidentes, coibir a condução de veículos por pessoas embriagadas, fiscalizar conduta de risco como velocidade acima do permitido, ultrapassagens indevidas, verificar a documentação e condições de segurança dos veículos além dos equipamentos obrigatórios, além de coibir pessoas sem CNH que possam estar nas estradas. Para que a viagem aconteça de forma segura e que não tenha nenhum tipo de problema, o Gerente de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS Ruben Ajala, lembra que a manutenção preventiva é sempre a melhor opção antes de pegar a estrada. “É sempre bom pedir para fazer uma verificação nos itens de segurança do veículo como limpador de pára-brisas, luzes, tanto setas quanto faróis, verificar água e óleo do motor e os freios, além de verificar se os itens obrigatórios estão no veículo como estepe, macaco e triângulo. Sempre recomendamos andar com os faróis acesos, mesmo durante o dia e, em caso de chuva, nunca parar no acostamento, diminuir a velocidade e procurar um local seguro para parar, como por exemplo, um posto de gasolina.” Para quem for ficar ou viajar para Campo Grande, a Operação Lei Seca vai acontecer normalmente na cidade e o Projeto Amigos do Parque, que é o fechamento do Parque dos Poderes para práticas esportivas e lazer das famílias, acontece na sexta-feira, sábado e domingo das 7h às 19h. Resultados de 2025 Na Operação Semana Santa de 2025 foram autuados 9.531 veículos por excesso de velocidade, na parte da manhã foram 3.002 autuações, na parte da tarde 3.631 excessos de veículos e a noite foram 2.054 autuações. Também foi verificado que na quinta-feira (in[icio do feriado) e domingo (final do feriado) foram os dias que mais ocorreram excesso de velocidade nas rodovias, principalmente das 9h às 17h. Além do excesso de velocidade, 39 pessoas foram flagradas embriagadas nas estradas, o que resultou em 12 prisões em flagrante. Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS








