A 2ª Festa da Páscoa, que acontece de 2 a 5 de abril, no Parque Antenor Martins, promovida pela Prefeitura de Dourados, levará ao público uma programação musical diversificada, reunindo diferentes estilos e proporcionando momentos de celebração, lazer e cultura para toda a família. Durante os três dias de evento, artistas sobem ao palco para animar douradenses e visitantes da região, consolidando a festa como um dos principais eventos do calendário municipal. Na sexta-feira (03), data marcada pelo significado religioso da Sexta-Feira da Paixão, a programação será voltada à música Cristã, promovendo um momento de reflexão e espiritualidade. Sobem ao palco o DJ Junio Silveira, Ministério A3, Franthiesco Vicc e Fábio Shaen, em apresentações que prometem emocionar o público. No sábado (04),a animação estará garantida e deve reunir milhares no ‘coração’ do grande Flórida. O DJ Junio Silveira retorna ao palco e, na sequência, o Grupo Segunda Sem Lei apresenta a Roda de Samba 360º. Encerrando a noite, o cantor sertanejo Loubet promete levantar o público com sucessos como “Made in Roça” e “Muié, Chapéu e Botina”. Já no domingo (05), último dia da festa, a programação musical segue eclética, com apresentações do Grupo Sotaque Campeiro, Banda NHS, trazendo clássicos do pop rock, e o Grupo Somstyllo, com pagodes já consagrados. Embora a abertura oficial ocorra no dia 4, sábado, as atividades da Festa da Páscoa já começaram. A venda de pescado teve início nesta terça-feira (31) e segue até o último dia do evento, das 9h às 19h. A pesca no lago do parque será liberada para idosos e pessoas com deficiência nesta quinta-feira (02) e, a partir de sexta-feira (03), para o público em geral, com continuidade nos demais dias. Além das atrações musicais, o evento contará com uma programação diversificada voltada para toda a família. A abertura oficial, na sexta-feira, inclui atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Toca do Coelho, espaço temático especialmente preparado para o público infantil. A programação inclui ainda a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses. O público também poderá aproveitar a presença de expositores de diversos segmentos e uma ampla praça de alimentação com food trucks, garantindo experiências gastronômicas variadas. Encerrando a programação, no domingo, haverá o sorteio de ovos de Páscoa, reforçando o caráter simbólico e familiar do evento. As regras para participação serão divulgadas nos próximos dias. Com entrada gratuita em todos os dias, a Festa da Páscoa reafirma seu papel como um evento que une tradição, cultura e entretenimento, fortalecendo o convívio comunitário e valorizando os espaços públicos de Dourados.
Ainda tem vagas para torneios esportivos da 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados ainda tem vagas abertas para os torneios esportivos que integram a programação da 2ª Festa da Páscoa. As inscrições são gratuitas e seguem disponíveis para as modalidades de vôlei de praia 4×4 misto e beach tennis. Organizadas pela Fundação de Esportes de Dourados (Funed), as competições serão realizadas no dia 4 de abril, no Parque Antenor Martins, no grande Flórida, com jogos programados para dois períodos: das 8h às 11h e das 14h às 18h. No vôlei de praia, as equipes devem ser formadas por quatro atletas – dois homens e duas mulheres – com idade mínima de 16 anos. Já o torneio de beach tennis conta com vagas limitadas e já possui equipes inscritas, mas ainda há espaço para novos participantes. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponibilizado pela Funed, e a confirmação ocorre posteriormente por e-mail. Mesmo com a procura já registrada, a organização reforça que ainda é possível garantir vaga enquanto houver disponibilidade. Além dos torneios na areia, a programação esportiva da festa inclui também a 2ª Corrida da Páscoa (inscrições encerradas), com participação de adultos, crianças e pessoas com deficiência, ampliando as opções para quem deseja participar do evento. A Prefeitura orienta que os interessados se inscrevam o quanto antes para assegurar participação nas atividades esportivas, que fazem parte da programação festiva voltada às famílias douradenses. As inscrições ao vôlei de praia 4×4 misto e ao beach tennis são gratuitas e devem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/SJy4KCJVjKrBqF3A6.
Inspetor Cabral solicita informações detalhadas sobre ações de combate à dengue e chikungunya em Dourados
Durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira (30), o vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou um requerimento direcionado ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações detalhadas sobre as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya, em Dourados. O documento foi encaminhado ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcântara Filho, e ao secretário municipal de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, com o objetivo de reunir dados atualizados e esclarecer as medidas adotadas no enfrentamento das arboviroses, especialmente neste início de 2026. Entre os pontos abordados no requerimento, o parlamentar solicita informações sobre o planejamento e a execução das ações realizadas, como campanhas educativas, mutirões, visitas domiciliares e bloqueios epidemiológicos. Também requer esclarecimentos sobre a estrutura operacional disponível, incluindo o número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) em atuação, bem como a existência de reforço nas equipes diante do aumento de casos. Outro aspecto destacado é a destinação e aplicação dos recursos públicos voltados ao combate das doenças. O vereador pede a discriminação dos valores investidos, suas origens, sejam federais, estaduais ou municipais, e a forma como esses recursos foram aplicados, incluindo programas, contratos e demais despesas. O requerimento também busca informações sobre eventuais medidas emergenciais adotadas, como contratações temporárias e convênios, além de dados atualizados sobre o monitoramento epidemiológico, com números de casos e óbitos registrados no município. Por fim, o parlamentar questiona quais ações de prevenção e conscientização foram realizadas junto à população e qual a abrangência dessas iniciativas. De acordo com Inspetor Cabral, a iniciativa reforça o papel fiscalizador do Legislativo e a importância da transparência na gestão pública, especialmente diante do cenário epidemiológico enfrentado pelo município. “Nosso objetivo é acompanhar de perto as ações desenvolvidas, compreender os desafios enfrentados e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de saúde, sempre buscando proteger a população douradense”, destacou o vereador. A solicitação ocorre em um contexto de atenção à saúde pública, com aumento significativo de notificações de chikungunya e registros de óbitos, o que demanda acompanhamento contínuo e ações integradas por parte do poder público.
Dourados supera meta de alfabetização e alcança 62% em 2025
A Prefeitura de Dourados obteve um importante avanço na Educação municipal de acordo com os resultados do Índice Criança Alfabetizada (ICA) 2025, indicador que mede o percentual de estudantes alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Os números oficiais revelam que a meta estabelecida para 2025 era de 53% de crianças alfabetizadas. No entanto, o município superou esse índice e atingiu 62%, ficando 9 pontos percentuais acima do esperado. “Esse resultado é fruto da determinação de cada professor, de cada profissional da Educação que segue a determinação do prefeito Marçal Filho de não medir esforços para que o ensino público em nossa cidade seja referência para todo o Estado”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação. O resultado alcançado também ultrapassa a meta projetada para 2026 (59%), evidenciando o avanço de forma consistente na garantia da alfabetização na idade certa. O Índice Criança Alfabetizada é calculado pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a partir de avaliações padronizadas aplicadas aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A aplicação e sistematização dos dados ocorrem em regime de colaboração com os estados. Em Mato Grosso do Sul, esse processo é conduzido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, garantindo a integração das informações ao sistema nacional. “A avaliação considera habilidades essenciais de leitura e escrita, como o reconhecimento de palavras, a compreensão de textos e a produção escrita”, explica o secretário de Educação. “Com base nesses resultados, os estudantes são classificados em níveis de alfabetização”, completa Nílson Francisco. Em Dourados, o desempenho foi classificado como nível 3, indicando que os estudantes já apresentam avanços importantes, com leitura mais autônoma, compreensão de textos simples e maior domínio da escrita. “Outro destaque é a taxa de participação de 87% dos estudantes, o que assegura maior confiabilidade aos dados e demonstra o engajamento das unidades escolares no processo avaliativo”, comemora o secretário. Nílson Francisco da Silva enfatiza que os resultados refletem, de forma direta, o compromisso da gestão municipal com a Educação. “A administração do prefeito Marçal Filho tem priorizado investimentos, acompanhamento pedagógico e fortalecimento das políticas educacionais, reconhecendo a alfabetização como base para o desenvolvimento social”, ressalta. Ao ser informado do resultado o prefeito Marçal Filho parabenizou os profissionais da Educação de Dourados. “O trabalho técnico e estratégico conduzido pelo secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, juntamente com sua equipe, tem sido fundamental para a organização da rede, implementação de ações formativas e monitoramento dos resultados de aprendizagem”, ressaltou o prefeito. A gestão da Secretaria de Educação tem atuado de forma comprometida para oferecer uma educação de qualidade socialmente referenciada, garantindo não apenas o acesso, mas o efetivo direito de aprender a todos os estudantes. É fundamental destacar que esses avanços só são possíveis graças ao trabalho dedicado dos professores que atuam na base da alfabetização. “São eles que, diariamente, desenvolvem práticas pedagógicas, acompanham de perto a aprendizagem de cada criança e constroem, com sensibilidade e compromisso, os caminhos para que todos os estudantes aprendam a ler e escrever”, enfatiza Nilson Francisco. “O papel do professor alfabetizador é central nesse processo, sendo protagonista na garantia do direito à educação e na transformação da realidade dos estudantes”, completa. A atuação integrada entre gestão, escolas e professores tem garantido avanços concretos, consolidando uma política educacional comprometida com resultados, equidade e qualidade. “Superar a meta prevista e avançar além do esperado mostra que estamos no caminho certo, com uma gestão que valoriza a educação e reconhece o papel fundamental da equipe escolar na formação das nossas crianças”, finaliza Nilson Francisco da Silva. “Com esse desempenho, Dourados reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública e com a alfabetização na idade certa”, finaliza o secretário.
Laudir Munaretto celebra Feira Mestre Cilso com reconhecimento aos artesãos
A Câmara Municipal de Dourados foi palco, na noite desta terça-feira (31), de uma Sessão Solene que consolidou o protagonismo do vereador Laudir Munaretto (MDB) na valorização do artesanato local e da economia criativa. Autor da proposição que deu origem à sexta edição da Feira de Artesanato Mestre Cilso, realizada ao longo de todo o mês de março, o parlamentar encerrou o ciclo de atividades com a entrega de moções honrosas a todos os expositores participantes. A iniciativa reafirma a atuação estratégica de Laudir Munaretto na construção de políticas públicas voltadas à geração de renda, inclusão produtiva e fortalecimento da identidade cultural de Dourados. Durante a solenidade, o vereador destacou que o artesanato representa mais do que uma atividade econômica — trata-se de um patrimônio cultural vivo, que movimenta a economia e transforma realidades. A Feira Mestre Cilso se consolidou como uma importante vitrine para os artesãos da cidade e região, ampliando oportunidades e fortalecendo o setor. Com a realização da feira e a homenagem oficial na Câmara, Laudir Munaretto encerra o mês de março com uma entrega concreta à população, evidenciando um mandato ativo, propositivo e alinhado com o desenvolvimento social e econômico do município.
Obras em pontes de Costa Rica avançam após gestão de Zé Teixeira
A recuperação das pontes sobre os rios Sucuriú e São Luís, no anel rodoviário de Costa Rica, deu um passo decisivo com a publicação do extrato de contrato pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). A medida atende a uma solicitação apresentada pelo deputado estadual Zé Teixeira (PL) em outubro do ano passado, em função do estado de conservação das estruturas que interligam as rodovias MS-135 e MS-223. O contrato, firmado com a empresa Modulus Consultoria e Engenharia pelo valor de R$ 159 mil, prevê a inspeção técnica e a elaboração do projeto executivo para as intervenções. As pontes possuem extensões de 72 metros (Rio Sucuriú) e 48 metros (Rio São Luís) e apresentam danos que preocupam os usuários, como desgaste no pavimento, avarias nos guarda-corpos e comprometimento nas bases de apoio. A necessidade de reparos emergenciais foi levada ao Governo do Estado após o parlamentar receber alertas e registros fotográficos do vereador Roseno Martins sobre a gravidade da situação. Zé Teixeira defendeu a urgência da vistoria técnica para evitar interdições que poderiam isolar trechos importantes da região norte de Mato Grosso do Sul, garantindo a segurança de quem trafega pelo trecho. Além da segurança viária, as obras possuem caráter estratégico para a economia regional. O anel viário de Costa Rica é uma rota fundamental para o escoamento da produção agrícola e pecuária, sendo utilizado diariamente por caminhões e treminhões que transportam insumos e produtos das usinas locais. Com a formalização do contrato para o projeto, o Estado inicia o processo para assegurar a durabilidade das estruturas e a fluidez do transporte de carga e passageiros.
Dourados manterá o funcionamento normal de todas as unidades básicas de saúde durante feriadão
A Prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (2), em razão do feriado nacional da Sexta-Feira Santa (3). Com isso, os órgãos administrativos não terão expediente, retomando o atendimento normal na segunda-feira (6). Apesar do ponto facultativo, a Secretaria Municipal de Saúde manterá o funcionamento normal de todas as unidades básicas de saúde e departamentos da rede municipal nesta quinta-feira (2). A medida segue a Resolução nº 12/2026, publicada no Diário Oficial, que estabelece a continuidade integral dos serviços em razão da situação de emergência em saúde pública causada pela epidemia de chikungunya no município. A resolução considera que os serviços de saúde são essenciais neste momento e, por isso, não se aplica o ponto facultativo às unidades assistenciais. O objetivo é garantir o acesso contínuo da população aos atendimentos, diante do aumento da demanda provocado pelo cenário epidemiológico. Na prática, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão normalmente nesta quinta-feira (2), das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades Seleta e Santo André atenderão em horário regular, além do horário estendido das 18h às 22h. Durante o feriado e o fim de semana, ambas manterão plantão das 12h às 22h na sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5). Já os postos de saúde dos bairros Jóquei Clube, Parque do Lago II, Maracanã e Ildefonso Pedroso seguem com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, incluindo a quinta-feira (2), sem plantão no fim de semana. A sala de imunização do PAM, funciona somente nesta quinta-feira, dia 2, das 6h ao meio-dia. O ambulatório e a farmácia do PAM funcionam das 6h às 18h nessa quinta-feira e fecham no feriado. A Prefeitura de Dourados orienta que moradores que apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dores intensas nas articulações ou manchas/vermelhidão no corpo procurem atendimento médico o quanto antes. O atendimento pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência ou nas unidades com horário estendido, evitando a superlotação da UPA. Em relação aos serviços urbanos, a Prefeitura informa que a coleta de lixo funcionará normalmente na quinta-feira (2), sendo suspensa apenas na Sexta-Feira Santa (3), com retomada regular no final de semana. Além disso, é fundamental que a população colabore no combate ao mosquito transmissor, eliminando possíveis criadouros, mantendo quintais e terrenos limpos, sem acúmulo de lixo e água parada. O uso de repelentes também é recomendado como forma de proteção individual. A Prefeitura reforça que o enfrentamento à chikungunya depende do esforço conjunto entre poder público e população.
Câmara de Dourados realiza audiência pública sobre Plano do Livro e Leitura
As Comissões Permanentes de Cultura e de Educação da Câmara Municipal de Dourados realizam, no próximo dia 23 de abril, às 18h, audiência pública sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura, Escrita e Biblioteca (PMLLEB). A iniciativa, com convite aberto à população, é uma estratégia para fortalecer a Cultura e a Educação no município. Em reunião realizada nesta terça-feira (31), coordenada pelo vereador Franklin Schmalz (PT), com a Comissão de Elaboração do Plano, foram definidos o cronograma e o formato da audiência, que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal. O presidente desta Comissão, Marcos Coelho, destacou que a audiência deve marcar a conclusão de um processo que se arrasta há mais de uma década. Nesse período, sociedade civil e poder público discutiram o Plano, mas não conseguiram finalizá-lo. Em 2025, a Comissão foi reconstituída e avançou na elaboração de uma minuta, que será disponibilizada ao público antes da audiência. O grupo reúne representantes da sociedade civil, além da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura. Importância do plano O Plano do Livro e Leitura reúne um conjunto de ações voltadas ao incentivo à leitura, à valorização da produção literária local, à formação cultural e ao fortalecimento de bibliotecas e espaços de leitura. A proposta também trata de governança e financiamento, consolidando a leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional, cultural e social. Outro destaque do Plano é o compromisso com inclusão e diversidade, com diretrizes que contemplam o plurilinguismo — incluindo comunidades indígenas e imigrantes — e ações de acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência visual. Elaborado conforme orientações técnicas nacionais, o plano se alinha às políticas públicas do setor e amplia as possibilidades de captação de recursos e implementação de ações no município. Construção coletiva A audiência pública será um espaço aberto de escuta e construção coletiva, reunindo autores, educadores, estudantes, instituições e a sociedade em geral. A programação contará com apresentações artísticas, exposição de livros, palestra principal e espaço para manifestações do público. Além da Comissão de Cultura, presidida por Franklin e com vice-presidência do vereador Jânio Miguel (PP), a iniciativa conta com a participação da Comissão de Educação, presidida pelo vereador Elias Ishy (PT) e com vice-presidência do vereador Dalton Ribeiro (PL), além da participação da assessoria do vereador Rogério Yuri (PSDB), que integra ambas as comissões, reforçando a integração entre cultura e educação na construção de políticas públicas estruturantes.
Prefeitura entrega mais 120 títulos e lança reforma inédita de 30 casas para famílias
A Prefeitura de Dourados realizou na noite desta terça-feira (31) a entrega de 120 títulos de regularização fundiária para famílias do município. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, e também foi marcada pela assinatura da ordem de serviço para reforma de 30 moradias, dentro do programa Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (Regmel). O evento contou com a presença do prefeito Marçal Filho, da diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação, Maria do Carmo, do diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação de Dourados, Eder Felipe, e da coordenadora-geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Luana Alves. A iniciativa representa um avanço significativo na política habitacional da cidade, garantindo segurança jurídica às famílias contempladas e promovendo melhorias nas condições de moradia. Nesta primeira etapa do programa, moradores dos bairros União Douradense e Vila Bela passaram a ter a posse legal de seus imóveis, além de parte deles vão receber intervenções com reformas nas residências. O programa Regmel, por meio de parceria com o Governo Federal, chega a Dourados de forma inédita ao unir regularização fundiária com melhorias habitacionais. Para a execução das ações, foram investidos recursos por meio do Ministério das Cidades, sendo R$ 262,9 mil destinados à titulação e R$ 660 mil que serão aplicados nas reformas. “A casa agora é realmente de vocês”, enfatizou Marçal Filho. “Agradeço ao apoio dos parceiros como Governo do Estado e Governo Federal nessa missão de juntos garantirmos essa titularidade, que era o sonho de muitos de vocês, já que o valor da escritura é alto e muitos não teriam condições de arcar. Continuem felizes na casa de vocês”, destacou o prefeito. As melhorias nas 30 casas contempladas devem começar nos próximos 20 dias. Cada unidade poderá receber até cerca de R$ 32 mil em intervenções, com foco principal em condições sanitárias, seguido de estruturais. As famílias beneficiadas possuem renda de até R$ 2.850, conforme critérios técnicos do programa. Atualmente, cerca de 900 famílias se enquadram nos requisitos para receber as melhorias habitacionais, e a expectativa do diretor-presidente municipal de Habitação, Éder Felipe, é o de ampliar o alcance do programa ainda neste ano, contemplando, ao menos, mais 100 residências. “Estamos seguindo a determinação do prefeito Marçal Filho de não medirmos esforços para levar cidadania e dignidade às famílias que precisam melhorar o lugar onde residem e criam seus filhos”, ressaltou. A diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação, Maria do Carmo, destacou o empenho para cada vez mais famílias receberem titulação de imóveis. “Prefeito Marçal, parabéns pelo seu trabalho e pelo empenho de toda a sua equipe”, enfatizou. “É visível a dedicação e a competência com que a gestão tem conduzido a política habitacional, trazendo resultados concretos para as famílias de Dourados”, disse ela, ao ressaltar que a conquista dos moradores é fruto da união de esforços. “Antes, vocês tinham a posse; agora, têm o documento, têm a propriedade. Isso muda tudo. A partir de hoje, vocês saem daqui com mais segurança, com mais valor no imóvel e com novas possibilidades, inclusive de buscar financiamento e investir na própria casa”. A coordenadora Luana, do Ministério das Cidades, destacou a parceria e disse que, se não fosse a aceitação do prefeito Marçal, as escrituras não seriam entregues e a tão sonhada reforma das residências não iriam acontecer. “Dourados é o segundo município do país a aderir a esse programa. Além de orçamento público, é preciso ter vontade política para que as políticas públicas aconteçam e aqui em Dourados tem, por isso estamos nessa noite fazendo a entrega das escrituras e assinando ordem para a reforma das residências”, disse. Rosângela de Oliveira comemorou muito o documento. Foi ela quem acionou o prefeito Marçal Filho para que os bairros recebessem a documentação por muitos estarem nos locais há mais de três décadas. “Estou muito feliz, agora as casas são realmente nossa, com o nosso nome”, comemorou. O prefeito Marçal Filho fez questão de chamar ela à frente da solenidade e falar que as entregas ocorreram após ela solicitar. Cenaide Pimenta, moradora do União Douradense há 31 anos, aguardava ansiosa pelo documento. Ela vive com filhos e netos e não via a hora de receber a titularidade. A família agradeceu a Prefeitura de Dourados por ter garantido esse título de propriedade que tanta segurança vai dar para todos eles. O prefeito Marçal Filho tem reforçado que a habitação é uma das prioridades da atual administração. Desde 2025, a Prefeitura retomou projetos que estavam paralisados e iniciou novas frentes, incluindo a construção de 198 unidades habitacionais, sendo 90 no bairro Grenville e 108 no Cidade Jardim, com previsão de entrega para o início de 2027. Marçal Filho enfatizou que a entrega dos títulos e o início das reformas representam mais do que obras, simbolizam a garantia de dignidade, segurança e qualidade de vida para centenas de famílias douradenses. “Os investimentos no segmento imobiliário vão continuar”, reiterou o prefeito. Outro projeto em andamento é a retomada da construção de 160 apartamentos no conjunto habitacional Izidro Pedroso, em parceria com o Governo do Estado. A expectativa é que as obras comecem no segundo semestre deste ano, após a conclusão dos trâmites junto à Caixa Econômica Federal.








