A Prefeitura de Dourados obteve um importante avanço na Educação municipal de acordo com os resultados do Índice Criança Alfabetizada (ICA) 2025, indicador que mede o percentual de estudantes alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Os números oficiais revelam que a meta estabelecida para 2025 era de 53% de crianças alfabetizadas. No entanto, o município superou esse índice e atingiu 62%, ficando 9 pontos percentuais acima do esperado. “Esse resultado é fruto da determinação de cada professor, de cada profissional da Educação que segue a determinação do prefeito Marçal Filho de não medir esforços para que o ensino público em nossa cidade seja referência para todo o Estado”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação. O resultado alcançado também ultrapassa a meta projetada para 2026 (59%), evidenciando o avanço de forma consistente na garantia da alfabetização na idade certa. O Índice Criança Alfabetizada é calculado pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a partir de avaliações padronizadas aplicadas aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A aplicação e sistematização dos dados ocorrem em regime de colaboração com os estados. Em Mato Grosso do Sul, esse processo é conduzido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, garantindo a integração das informações ao sistema nacional. “A avaliação considera habilidades essenciais de leitura e escrita, como o reconhecimento de palavras, a compreensão de textos e a produção escrita”, explica o secretário de Educação. “Com base nesses resultados, os estudantes são classificados em níveis de alfabetização”, completa Nílson Francisco. Em Dourados, o desempenho foi classificado como nível 3, indicando que os estudantes já apresentam avanços importantes, com leitura mais autônoma, compreensão de textos simples e maior domínio da escrita. “Outro destaque é a taxa de participação de 87% dos estudantes, o que assegura maior confiabilidade aos dados e demonstra o engajamento das unidades escolares no processo avaliativo”, comemora o secretário. Nílson Francisco da Silva enfatiza que os resultados refletem, de forma direta, o compromisso da gestão municipal com a Educação. “A administração do prefeito Marçal Filho tem priorizado investimentos, acompanhamento pedagógico e fortalecimento das políticas educacionais, reconhecendo a alfabetização como base para o desenvolvimento social”, ressalta. Ao ser informado do resultado o prefeito Marçal Filho parabenizou os profissionais da Educação de Dourados. “O trabalho técnico e estratégico conduzido pelo secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, juntamente com sua equipe, tem sido fundamental para a organização da rede, implementação de ações formativas e monitoramento dos resultados de aprendizagem”, ressaltou o prefeito. A gestão da Secretaria de Educação tem atuado de forma comprometida para oferecer uma educação de qualidade socialmente referenciada, garantindo não apenas o acesso, mas o efetivo direito de aprender a todos os estudantes. É fundamental destacar que esses avanços só são possíveis graças ao trabalho dedicado dos professores que atuam na base da alfabetização. “São eles que, diariamente, desenvolvem práticas pedagógicas, acompanham de perto a aprendizagem de cada criança e constroem, com sensibilidade e compromisso, os caminhos para que todos os estudantes aprendam a ler e escrever”, enfatiza Nilson Francisco. “O papel do professor alfabetizador é central nesse processo, sendo protagonista na garantia do direito à educação e na transformação da realidade dos estudantes”, completa. A atuação integrada entre gestão, escolas e professores tem garantido avanços concretos, consolidando uma política educacional comprometida com resultados, equidade e qualidade. “Superar a meta prevista e avançar além do esperado mostra que estamos no caminho certo, com uma gestão que valoriza a educação e reconhece o papel fundamental da equipe escolar na formação das nossas crianças”, finaliza Nilson Francisco da Silva. “Com esse desempenho, Dourados reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública e com a alfabetização na idade certa”, finaliza o secretário.
Laudir Munaretto celebra Feira Mestre Cilso com reconhecimento aos artesãos
A Câmara Municipal de Dourados foi palco, na noite desta terça-feira (31), de uma Sessão Solene que consolidou o protagonismo do vereador Laudir Munaretto (MDB) na valorização do artesanato local e da economia criativa. Autor da proposição que deu origem à sexta edição da Feira de Artesanato Mestre Cilso, realizada ao longo de todo o mês de março, o parlamentar encerrou o ciclo de atividades com a entrega de moções honrosas a todos os expositores participantes. A iniciativa reafirma a atuação estratégica de Laudir Munaretto na construção de políticas públicas voltadas à geração de renda, inclusão produtiva e fortalecimento da identidade cultural de Dourados. Durante a solenidade, o vereador destacou que o artesanato representa mais do que uma atividade econômica — trata-se de um patrimônio cultural vivo, que movimenta a economia e transforma realidades. A Feira Mestre Cilso se consolidou como uma importante vitrine para os artesãos da cidade e região, ampliando oportunidades e fortalecendo o setor. Com a realização da feira e a homenagem oficial na Câmara, Laudir Munaretto encerra o mês de março com uma entrega concreta à população, evidenciando um mandato ativo, propositivo e alinhado com o desenvolvimento social e econômico do município.
Obras em pontes de Costa Rica avançam após gestão de Zé Teixeira
A recuperação das pontes sobre os rios Sucuriú e São Luís, no anel rodoviário de Costa Rica, deu um passo decisivo com a publicação do extrato de contrato pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). A medida atende a uma solicitação apresentada pelo deputado estadual Zé Teixeira (PL) em outubro do ano passado, em função do estado de conservação das estruturas que interligam as rodovias MS-135 e MS-223. O contrato, firmado com a empresa Modulus Consultoria e Engenharia pelo valor de R$ 159 mil, prevê a inspeção técnica e a elaboração do projeto executivo para as intervenções. As pontes possuem extensões de 72 metros (Rio Sucuriú) e 48 metros (Rio São Luís) e apresentam danos que preocupam os usuários, como desgaste no pavimento, avarias nos guarda-corpos e comprometimento nas bases de apoio. A necessidade de reparos emergenciais foi levada ao Governo do Estado após o parlamentar receber alertas e registros fotográficos do vereador Roseno Martins sobre a gravidade da situação. Zé Teixeira defendeu a urgência da vistoria técnica para evitar interdições que poderiam isolar trechos importantes da região norte de Mato Grosso do Sul, garantindo a segurança de quem trafega pelo trecho. Além da segurança viária, as obras possuem caráter estratégico para a economia regional. O anel viário de Costa Rica é uma rota fundamental para o escoamento da produção agrícola e pecuária, sendo utilizado diariamente por caminhões e treminhões que transportam insumos e produtos das usinas locais. Com a formalização do contrato para o projeto, o Estado inicia o processo para assegurar a durabilidade das estruturas e a fluidez do transporte de carga e passageiros.
Dourados manterá o funcionamento normal de todas as unidades básicas de saúde durante feriadão
A Prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (2), em razão do feriado nacional da Sexta-Feira Santa (3). Com isso, os órgãos administrativos não terão expediente, retomando o atendimento normal na segunda-feira (6). Apesar do ponto facultativo, a Secretaria Municipal de Saúde manterá o funcionamento normal de todas as unidades básicas de saúde e departamentos da rede municipal nesta quinta-feira (2). A medida segue a Resolução nº 12/2026, publicada no Diário Oficial, que estabelece a continuidade integral dos serviços em razão da situação de emergência em saúde pública causada pela epidemia de chikungunya no município. A resolução considera que os serviços de saúde são essenciais neste momento e, por isso, não se aplica o ponto facultativo às unidades assistenciais. O objetivo é garantir o acesso contínuo da população aos atendimentos, diante do aumento da demanda provocado pelo cenário epidemiológico. Na prática, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão normalmente nesta quinta-feira (2), das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades Seleta e Santo André atenderão em horário regular, além do horário estendido das 18h às 22h. Durante o feriado e o fim de semana, ambas manterão plantão das 12h às 22h na sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5). Já os postos de saúde dos bairros Jóquei Clube, Parque do Lago II, Maracanã e Ildefonso Pedroso seguem com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, incluindo a quinta-feira (2), sem plantão no fim de semana. A sala de imunização do PAM, funciona somente nesta quinta-feira, dia 2, das 6h ao meio-dia. O ambulatório e a farmácia do PAM funcionam das 6h às 18h nessa quinta-feira e fecham no feriado. A Prefeitura de Dourados orienta que moradores que apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dores intensas nas articulações ou manchas/vermelhidão no corpo procurem atendimento médico o quanto antes. O atendimento pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência ou nas unidades com horário estendido, evitando a superlotação da UPA. Em relação aos serviços urbanos, a Prefeitura informa que a coleta de lixo funcionará normalmente na quinta-feira (2), sendo suspensa apenas na Sexta-Feira Santa (3), com retomada regular no final de semana. Além disso, é fundamental que a população colabore no combate ao mosquito transmissor, eliminando possíveis criadouros, mantendo quintais e terrenos limpos, sem acúmulo de lixo e água parada. O uso de repelentes também é recomendado como forma de proteção individual. A Prefeitura reforça que o enfrentamento à chikungunya depende do esforço conjunto entre poder público e população.
Câmara de Dourados realiza audiência pública sobre Plano do Livro e Leitura
As Comissões Permanentes de Cultura e de Educação da Câmara Municipal de Dourados realizam, no próximo dia 23 de abril, às 18h, audiência pública sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura, Escrita e Biblioteca (PMLLEB). A iniciativa, com convite aberto à população, é uma estratégia para fortalecer a Cultura e a Educação no município. Em reunião realizada nesta terça-feira (31), coordenada pelo vereador Franklin Schmalz (PT), com a Comissão de Elaboração do Plano, foram definidos o cronograma e o formato da audiência, que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal. O presidente desta Comissão, Marcos Coelho, destacou que a audiência deve marcar a conclusão de um processo que se arrasta há mais de uma década. Nesse período, sociedade civil e poder público discutiram o Plano, mas não conseguiram finalizá-lo. Em 2025, a Comissão foi reconstituída e avançou na elaboração de uma minuta, que será disponibilizada ao público antes da audiência. O grupo reúne representantes da sociedade civil, além da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura. Importância do plano O Plano do Livro e Leitura reúne um conjunto de ações voltadas ao incentivo à leitura, à valorização da produção literária local, à formação cultural e ao fortalecimento de bibliotecas e espaços de leitura. A proposta também trata de governança e financiamento, consolidando a leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional, cultural e social. Outro destaque do Plano é o compromisso com inclusão e diversidade, com diretrizes que contemplam o plurilinguismo — incluindo comunidades indígenas e imigrantes — e ações de acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência visual. Elaborado conforme orientações técnicas nacionais, o plano se alinha às políticas públicas do setor e amplia as possibilidades de captação de recursos e implementação de ações no município. Construção coletiva A audiência pública será um espaço aberto de escuta e construção coletiva, reunindo autores, educadores, estudantes, instituições e a sociedade em geral. A programação contará com apresentações artísticas, exposição de livros, palestra principal e espaço para manifestações do público. Além da Comissão de Cultura, presidida por Franklin e com vice-presidência do vereador Jânio Miguel (PP), a iniciativa conta com a participação da Comissão de Educação, presidida pelo vereador Elias Ishy (PT) e com vice-presidência do vereador Dalton Ribeiro (PL), além da participação da assessoria do vereador Rogério Yuri (PSDB), que integra ambas as comissões, reforçando a integração entre cultura e educação na construção de políticas públicas estruturantes.
Prefeitura entrega mais 120 títulos e lança reforma inédita de 30 casas para famílias
A Prefeitura de Dourados realizou na noite desta terça-feira (31) a entrega de 120 títulos de regularização fundiária para famílias do município. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, e também foi marcada pela assinatura da ordem de serviço para reforma de 30 moradias, dentro do programa Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (Regmel). O evento contou com a presença do prefeito Marçal Filho, da diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação, Maria do Carmo, do diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação de Dourados, Eder Felipe, e da coordenadora-geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Luana Alves. A iniciativa representa um avanço significativo na política habitacional da cidade, garantindo segurança jurídica às famílias contempladas e promovendo melhorias nas condições de moradia. Nesta primeira etapa do programa, moradores dos bairros União Douradense e Vila Bela passaram a ter a posse legal de seus imóveis, além de parte deles vão receber intervenções com reformas nas residências. O programa Regmel, por meio de parceria com o Governo Federal, chega a Dourados de forma inédita ao unir regularização fundiária com melhorias habitacionais. Para a execução das ações, foram investidos recursos por meio do Ministério das Cidades, sendo R$ 262,9 mil destinados à titulação e R$ 660 mil que serão aplicados nas reformas. “A casa agora é realmente de vocês”, enfatizou Marçal Filho. “Agradeço ao apoio dos parceiros como Governo do Estado e Governo Federal nessa missão de juntos garantirmos essa titularidade, que era o sonho de muitos de vocês, já que o valor da escritura é alto e muitos não teriam condições de arcar. Continuem felizes na casa de vocês”, destacou o prefeito. As melhorias nas 30 casas contempladas devem começar nos próximos 20 dias. Cada unidade poderá receber até cerca de R$ 32 mil em intervenções, com foco principal em condições sanitárias, seguido de estruturais. As famílias beneficiadas possuem renda de até R$ 2.850, conforme critérios técnicos do programa. Atualmente, cerca de 900 famílias se enquadram nos requisitos para receber as melhorias habitacionais, e a expectativa do diretor-presidente municipal de Habitação, Éder Felipe, é o de ampliar o alcance do programa ainda neste ano, contemplando, ao menos, mais 100 residências. “Estamos seguindo a determinação do prefeito Marçal Filho de não medirmos esforços para levar cidadania e dignidade às famílias que precisam melhorar o lugar onde residem e criam seus filhos”, ressaltou. A diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação, Maria do Carmo, destacou o empenho para cada vez mais famílias receberem titulação de imóveis. “Prefeito Marçal, parabéns pelo seu trabalho e pelo empenho de toda a sua equipe”, enfatizou. “É visível a dedicação e a competência com que a gestão tem conduzido a política habitacional, trazendo resultados concretos para as famílias de Dourados”, disse ela, ao ressaltar que a conquista dos moradores é fruto da união de esforços. “Antes, vocês tinham a posse; agora, têm o documento, têm a propriedade. Isso muda tudo. A partir de hoje, vocês saem daqui com mais segurança, com mais valor no imóvel e com novas possibilidades, inclusive de buscar financiamento e investir na própria casa”. A coordenadora Luana, do Ministério das Cidades, destacou a parceria e disse que, se não fosse a aceitação do prefeito Marçal, as escrituras não seriam entregues e a tão sonhada reforma das residências não iriam acontecer. “Dourados é o segundo município do país a aderir a esse programa. Além de orçamento público, é preciso ter vontade política para que as políticas públicas aconteçam e aqui em Dourados tem, por isso estamos nessa noite fazendo a entrega das escrituras e assinando ordem para a reforma das residências”, disse. Rosângela de Oliveira comemorou muito o documento. Foi ela quem acionou o prefeito Marçal Filho para que os bairros recebessem a documentação por muitos estarem nos locais há mais de três décadas. “Estou muito feliz, agora as casas são realmente nossa, com o nosso nome”, comemorou. O prefeito Marçal Filho fez questão de chamar ela à frente da solenidade e falar que as entregas ocorreram após ela solicitar. Cenaide Pimenta, moradora do União Douradense há 31 anos, aguardava ansiosa pelo documento. Ela vive com filhos e netos e não via a hora de receber a titularidade. A família agradeceu a Prefeitura de Dourados por ter garantido esse título de propriedade que tanta segurança vai dar para todos eles. O prefeito Marçal Filho tem reforçado que a habitação é uma das prioridades da atual administração. Desde 2025, a Prefeitura retomou projetos que estavam paralisados e iniciou novas frentes, incluindo a construção de 198 unidades habitacionais, sendo 90 no bairro Grenville e 108 no Cidade Jardim, com previsão de entrega para o início de 2027. Marçal Filho enfatizou que a entrega dos títulos e o início das reformas representam mais do que obras, simbolizam a garantia de dignidade, segurança e qualidade de vida para centenas de famílias douradenses. “Os investimentos no segmento imobiliário vão continuar”, reiterou o prefeito. Outro projeto em andamento é a retomada da construção de 160 apartamentos no conjunto habitacional Izidro Pedroso, em parceria com o Governo do Estado. A expectativa é que as obras comecem no segundo semestre deste ano, após a conclusão dos trâmites junto à Caixa Econômica Federal.
Liandra solicita à Agetran reforço na sinalização e mais segurança no entorno da Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou uma importante indicação voltada à segurança da comunidade escolar da Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade. A iniciativa surge diante da crescente preocupação com o intenso fluxo de veículos nas imediações da unidade, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos. Segundo a parlamentar, a situação atual tem gerado riscos constantes para estudantes, pais e servidores que circulam pelo local diariamente. “Estamos falando de crianças e famílias que precisam de segurança para chegar e sair da escola. É nosso dever garantir condições adequadas para isso”, destacou. A indicação foi encaminhada à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), solicitando o reforço da sinalização de trânsito nas vias ao redor da escola, incluindo a instalação de placas de advertência, pintura de faixas de pedestres, com a finalidade de contribuírem para a organização e segurança do tráfego. Além disso, a vereadora também pediu a análise da viabilidade para a construção de uma rampa elevada (lombada/faixa elevada) em frente aos portões de entrada dos alunos. A proposta tem como objetivo reduzir a velocidade dos veículos que transitam pela região, aumentando a proteção nos momentos de maior movimentação. Liandra reforça que as melhorias são fundamentais para a prevenção de acidentes e para a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para toda a comunidade escolar. “A segurança no entorno das escolas deve ser prioridade. Pequenas ações podem evitar grandes tragédias”, concluiu.
Papa Leão 14 faz apelo global por paz e critica líderes que alimentam guerras
O papa Leão XIV fez um apelo, na noite de ontem, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a outros líderes mundiais para que busquem uma saída negociada capaz de reduzir a violência e encerrar guerras. A declaração foi dada em Castel Gandolfo, a jornalistas que aguardavam o pontífice do lado de fora da Villa Barberini. “Soube que o presidente Trump declarou recentemente que gostaria de pôr fim à guerra. Espero que ele esteja buscando uma saída, uma maneira de diminuir a violência e os bombardeios, o que seria uma contribuição significativa para eliminar o ódio que cresce no Oriente Médio e em outros lugares”, afirmou. O líder da Igreja Católica ampliou o recado a chefes de Estado e de governo e pediu retorno imediato ao diálogo. “Voltem à mesa de negociações, dialoguem. Busquemos soluções para os problemas e maneiras de reduzir a violência que estamos promovendo, para que a paz, especialmente na Páscoa, reine em nossos corações”, disse. Leão XIV afirmou esperar que o período da Semana Santa seja marcado por uma trégua nos conflitos e por um esforço real de pacificação. Segundo ele, o mundo chega a esse momento com “muito sofrimento” e “muitas mortes”, incluindo crianças. Ao comentar o significado da data para os católicos, o pontífice destacou que a Páscoa deveria ser um tempo de reflexão e paz. “É o período mais santo do ano, mas, novamente, vemos sofrimento e mortes, inclusive de crianças inocentes”, declarou. O papa também lamentou que apelos pela paz continuem sendo ignorados. “Continuamente fazemos pedidos pela paz, mas, infelizmente, muitas pessoas querem promover o ódio, a violência e a guerra”, disse. Ele ainda pediu que os cristãos associem a Semana Santa ao sofrimento de vítimas civis. “Vivam estes dias reconhecendo que Cristo continua sofrendo hoje nos inocentes, especialmente naqueles atingidos pela violência e pela guerra”, afirmou. Para o pontífice, a resposta dos fiéis deve passar por oração e solidariedade. Deus rejeita orações de quem promove guerras Durante celebração do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, Leão XIV declarou que Deus rejeita as orações de líderes que iniciam guerras. Segundo ele, Jesus não pode ser usado para justificar conflitos. “Este é o nosso Deus: Jesus, Rei da Paz, que rejeita a guerra e não pode ser usado para justificá-la”, afirmou o pontífice, diante de milhares de fiéis. O papa disse acompanhar “com consternação” a situação no Oriente Médio e em outras regiões afetadas por conflitos. “Não podemos ficar em silêncio diante do sofrimento de tantas vítimas inocentes”, declarou. Sem citar nomes diretamente, ele afirmou que Deus não escuta orações de quem promove guerras. “Jesus não ouve essas orações, mas as rejeita, porque suas mãos estão cheias de sangue”, disse, citando uma passagem bíblica. Nos últimos dias, o pontífice tem intensificado críticas à escalada de tensões envolvendo o Irã. Ele também lamentou o sofrimento de cristãos na região, afetados pelos conflitos em curso. Autoridades dos Estados Unidos chegaram a utilizar linguagem religiosa para justificar ações militares conjuntas com Israel. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, participou de cultos no Pentágono e fez orações pedindo ações militares contundentes, posicionamento que contrasta com o apelo do papa por diálogo e paz. (Folhapress)
Latam transporta 6.098 passageiros em março e estreia voos diários nesta quarta-feira
A Latam Airline apostou em Dourados ao dobrar o número de voos no mês de março e acertou na aposta. Enquanto nos meses de janeiro e fevereiro de 2026 foram 3.031 embarques e 3.058 desembarques, totalizando 6.089 passageiros transportados com voos às segundas, quintas e sextas-feiras, somente no mês de março, com voos às segundas, terças, quintas, sextas-feiras, sábados e domingos, foram 2.918 desembarques e 3.180 embarques, totalizando 6.098 passageiros transportados. Esses números devem crescer ainda mais a partir desta quarta-feira, dia 1 de abril, quando a empresa passará a operar com voos diários, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. “Fica comprovado, mais uma vez, que todos os esforços que nossa gestão fez para devolver os voos comerciais ao Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, valeram a pena”, celebrou o prefeito Marçal Filho ao receber o número das operações ligando Dourados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A demanda por passagens levou a Latam Airline, inclusive, a recorrer a aeronaves maiores em determinados voos. Ao invés do Airbus A319, que tem capacidade para 144 passageiros, a empresa teve que usar por diversas vezes o Airbus A320 neo, com capacidade para 174 passageiros. No dia 12 de março, por exemplo, o voo com destino a Dourados decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos com 168 passageiros a bordo e retornou para São Paulo com 137 lugares ocupados. No dia seguinte, em 13 de março, o Airbus A320 neo decolou de Guarulhos com 157 passageiros e partiu de Dourados com o mesmo número de lugares ocupados. Esse mesmo número ficou perto de se repetir no dia 26 de março, quando o Airbus A320 neo aterrissou em Dourados com 153 passageiros e decolou com os mesmos 153 lugares ocupados. A operação diária da Latam em Dourados é resultado do trabalho da gestão municipal, que não mediu esforços para deixar o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira em condições de receber voos comerciais, depois de mais de 4 anos fechado. “Desde o primeiro dia do nosso mandato, todos os esforços foram para tornar esse sonho uma realidade, já que nossa cidade estava perdendo oportunidades sem voos comerciais e nossa população era obrigada a viajar de carro até Ponta Porã ou Campo Grande para embarcar em voos comerciais”, relembra o prefeito Marçal Filho. A demanda por passagens foi crescendo de forma gradativa após a abertura do aeroporto. No primeiro mês de operação da Latam, em setembro de 2025, foram 2.449 passageiros transportados, sendo 1.283 embarques e 1.166 desembarques. Em outubro o número saltou para 3.472 bilhetes vendidos, sendo 1.781 embarques e 1.691 desembarques. Nos primeiros quatro meses de operação no Aeroporto Regional de Dourados, a Latam comercializou 11.849 bilhetes, com 6073 embarques e 5776 desembarques. O prefeito Marçal Filho analisa que com 6.098 passageiros transportados somente no mês de março pela Latam Airline, outras companhias aéreas deverão acelerar seus projetos para operar no Aeroporto Regional. “Já estou em contato com outras empresas interessadas em operar na nosso aeroporto por entender que a concorrência será benéfica aos douradenses não apenas em relação aos preços das passagens aéreas, mas, também, por oferecer novos horários e novos destinos para os passageiros”, ressalta Marçal Filho.








