Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), identificou a variação de preços de até 118% entre produtos típicos da Páscoa em Campo Grande. O levantamento, realizado entre os dias 23 e 24 de março, abrangeu 14 estabelecimentos comerciais, sendo sete supermercados, uma loja de departamentos e seis peixarias. Os valores estão sujeitos a mudanças em virtude de promoções, disponibilidade ou demanda. Todos os dados estão disponíveis para consulta no site do Procon Mato Grosso do Sul. Ovos e chocolates Foram os ovos de Páscoa infantis que puxaram a maior variação de preços da pesquisa: 118,3%. São itens com 80 gramas, da marca Montevergine, com brindes associados a uma famosa boneca e a uma personagem de uma série de animação brasileira. As linhas Ouro Branco (359g), da Lacta, e Caribe (229g), da Garoto, seguiram a tendência com diferenças nas gôndolas de 55,6% e 40,6%, respectivamente. Entre os bombons, as caixas “Ferrero Rocher” (8 unidades) atingiram 39,7%, enquanto os produtos “Lacta Favoritos” ou “Sonho de Valsa/Ouro Branco Sortidos” registraram 34,7%. Já no caso da Colomba Pascal da Bauducco (frutas ou gotas de chocolate), a margem foi de 21,8%. É importante que os consumidores estejam atentos ao peso dos produtos comercializados nesse período, pois podem apresentar variações significativas. Também é necessário verificar, nas opções com brinquedos, se estes possuem o selo do Inmetro que ateste sua segurança. Peixes e pescados No setor de peixarias, o filé de salmão registrou a maior variação entre os produtos pesquisados (82%), com preço médio de R$ 111,72 o quilo. Já o salmão inteiro apresentou preço médio de R$ 93,02. O bacalhau Saithe, por sua vez, teve 43% de diferença no valor pago pelo consumidor final. Houve menores oscilações entre os peixes de água doce, sendo as maiores registradas no quilo do filé de pintado de cativeiro (33%) e na costelinha de pacu (31%). Serviço Páscoa (Campo Grande) – Ovos e Chocolates:https://tinyurl.com/479muxme Páscoa (Campo Grande) – Peixes e Pescados:https://tinyurl.com/45xauf8y Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Mato Grosso do Sul se destaca e avança na transparência de emendas parlamentares, aponta TCE-MS
O Governo de Mato Grosso do Sul tem se consolidado como referência no cumprimento das normas de transparência e rastreabilidade na execução de emendas parlamentares. É o que aponta decisão do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, no âmbito do processo TC/468/2026, que acompanha a adequação dos entes públicos às exigências constitucionais e às diretrizes do Supremo Tribunal Federal. A análise segue parâmetros estabelecidos pela Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 854, que reforça a obrigatoriedade de maior transparência, publicidade e controle na destinação de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares em todo o país. De acordo com o relatório técnico, Mato Grosso do Sul está entre os poucos entes federativos que atenderam integralmente aos critérios estruturais exigidos, evidenciando o avanço institucional do Estado na organização, controle e divulgação das informações. No cenário estadual, apenas o município de Angélica também alcançou o pleno atendimento das exigências. O desempenho reforça o compromisso do Governo do Estado com a boa governança e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, garantindo maior segurança jurídica e transparência para a população e órgãos de controle. “Esse reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul demonstra que Mato Grosso do Sul está no caminho certo. Desde 2014, com a implantação das emendas do tipo PICS, o Estado estruturou um modelo sólido baseado em transparência, controle e rastreabilidade dos recursos públicos. Mais do que atender às exigências atuais, nos antecipamos às regras, garantindo que cada recurso seja aplicado com clareza e responsabilidade. Essa decisão coroa um trabalho contínuo do Governo do Estado e consolida Mato Grosso do Sul como referência nacional em transparência na execução de emendas parlamentares”, afirma Édio Viegas, Superintendente das Emendas Parlamentares Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul. O diagnóstico do TCE-MS evidencia o papel de liderança de Mato Grosso do Sul na implementação de boas práticas de gestão pública. O resultado posiciona o Estado como exemplo no fortalecimento da transparência, no aprimoramento do controle dos recursos e na promoção de uma administração pública mais eficiente e alinhada às exigências legais e institucionais do país. Beatricce Bruno, Comunicação Casa Civil
Turismo de MS reforça protagonismo e é destaque nacional em três diferentes prêmios em março
Ainda no primeiro trimestre de 2026, Mato Grosso do Sul já recebeu três prêmios que reforçam o compromisso da cadeia turística sul-mato-grossense com o destino e o resultado do trabalho de promoção da Fundação de Turismo. Na noite de segunda-feira (30), em Brasília, MS recebeu o prêmio ‘Destaque de Destino na promoção da imagem do Brasil no exterior’, entregue durante o Prêmio Embratur Visit Brasil, realizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). “Estamos muito felizes, pois essa premiação feita pela Embratur juntamente com a Exame é uma premiação muito séria. E ela reconheceu essa jornada da última década do turismo de Mato Grosso do Sul, com as suas estratégias, consistência e constância de sua presença do mercado internacional de forma muito inteligente e segmentada. Então, pra nós realmente é um presente e esse reconhecimento vai para todo o time da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. E, claro, para todo o trade sul-mato-grossense sempre preparado e que acompanhou essa jornada incrível e que reconhece hoje o principal destino de ecoturismo do Brasil, agora também como ○ principal destino em promoção internacional do Brasil”, desta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS. A primeira edição do prêmio foi marcada por um contexto histórico para o turismo brasileiro. Em 2025, o Brasil registrou um recorde de aproximadamente 9,3 milhões de turistas internacionais, resultado direto do trabalho conjunto entre a Embratur e os diversos atores da cadeia produtiva do turismo. Na ocasião, também foi celebrado o aniversário de 60 anos da Embratur. No último sábado (28), MS recebeu outros dois prêmios. O M&E Awards – Destinos do Ano 2026, promovido pelo Mercado&Eventos, consagrou Mato Grosso do Sul como o grande vencedor na categoria Ecoturismo, reconhecendo o estado como referência nacional em turismo de natureza, conservação ambiental e experiências sustentáveis. A cerimônia de entrega dos troféus será no dia 14 de abril, durante a WTM Latin America 2026, em São Paulo. Entre os principais cases que reforçam esse posicionamento está a região turística Bonito/Serra da Bodoquena, reconhecida internacionalmente como um dos principais destinos de ecoturismo do mundo. A região, que inclui os municípios de Jardim e Bodoquena, é famosa por atividades como flutuação em rios de águas cristalinas, visitas a grutas e cavernas, mergulho em nascentes e trilhas em áreas conservadas, sempre com rígido controle de visitação e foco na sustentabilidade. Outro destaque é o Pantanal, uma das maiores planícies alagáveis do planeta, onde o turismo de observação de fauna, incluindo onças-pintadas, aves e outras espécies, se tornou um dos principais atrativos. A região também investe em pousadas sustentáveis e no turismo de base comunitária, integrando conservação ambiental e desenvolvimento econômico local. A categoria de Ecoturismo é uma das mais estratégicas do prêmio, refletindo a crescente demanda por destinos que conciliem lazer e preservação ambiental. A escolha do Mato Grosso do Sul foi definida por votação do trade e do público, aliada à análise de desempenho em promoção, estrutura e resultados efetivos no setor. “Ser escolhido já na primeira edição desse Prêmio do Mercado&Eventos, uma das principais publicações do turismo, além de termos sido finalistas também em outras duas categorias, reforça a liderança de MS no setor. O estado se tornou referência nos últimos anos na gestão de destinos e, claro, pelos atributos dos seus atrativos, especialmente turismo de natureza, sustentabilidade e turismo responsável. Estamos muito felizes com isso”, declara Wendling. 19 vezes o melhor Ainda no sábado, Bonito foi eleito pela 19ª vez o melhor destino de ecoturismo do Brasil. A premiação, realizada no Rio de Janeiro, faz parte do guia “O Melhor de Viagem e Turismo 2025/2026”, publicado pela Editora Abril, considerada uma das mais tradicionais do setor no país. O diretor-presidente da Fundtur MS destaca a relevância do prêmio que Bonito celebra mais uma vez. “Ser eleito pela 19ª vez, consolida Bonito cada vez mais no ecoturismo e turismo de aventura brasileiros. O reconhecimento reflete o compromisso que o destino tem no turismo como atividade econômica aliada à preservação ambiental e reafirma sua referência internacional em turismo de natureza”. O município se tornou, em 2022, o primeiro destino de ecoturismo do mundo a obter certificação de carbono neutro. Também é do município o primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a obter a certificação clima positivo. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Com obras de recuperação do Morenão, Governo lança projeto para modernizar futebol de MS
O governador Eduardo Riedel apresentou nesta terça-feira (31) o projeto de modernização do futebol de Mato Grosso do Sul. Para resgatar esta paixão serão desenvolvidos três pilares: infraestrutura, formação e governança. A principal ação será a recuperação no Estádio Morenão, com obras emergenciais que permitam a retomada das atividades em 2027. Este é apenas o ponto de largada para um futuro promissor deste “palco histórico”. Durante evento realizado no auditório da Governadoria, o Estado e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) assinaram o termo de cedência do estádio, que vai possibilitar os investimentos de R$ 16,7 milhões no Morenão até 2028, em obras emergências de segurança estrutural (rampas e escadas de acesso), instalações elétricas e adequações às normas de vigentes contra incêndio e pânico. Símbolo de glórias do futebol sul-mato-grossense, esta transformação será um verdadeiro legado à população. Ainda neste ano estão previstas intervenções para restabelecer a segurança e o funcionamento básico, preparando a casa do futebol de MS para abrigar as futuras competições no ano que vem. “Momento extremamente relevante para o Estado. Hoje aconteceu aqui a transferência do Morenão ao Estado. Depois vamos fazer as obras e ações que somos responsáveis, com investimento diretos no estádio em curto prazo para viabilizar o uso e a volta do equipamento”, afirmou o governador. O Governo contará com apoio da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) para manutenção do gramado, vestiários e pista de atletismo, sistema de irrigação e possibilidade de captação de recursos junto à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Após a reestruturação completa e estudos de viabilidade, o objetivo é que o Morenão siga para concessão à iniciativa privada até 2028, dando um grande salto rumo ao futuro. “Depois em outro momento temos até 2028 para fazer a concessão do Morenão, com projeto de viabilidade e estudo do que será feito, determinando o que a empresa que assumir terá que realizar e investir no estádio por um período de 35 anos, podendo explorar com futebol, eventos, atrações culturais, tudo que o equipamento oferecer”, completou Riedel. Inaugurado em 1971, o Morenão já foi um dos principais estádios do Centro-Oeste, com capacidade superior a 40 mil torcedores. Ao longo das décadas, recebeu partidas importantes do futebol nacional. Esta parceria com a UFMS vai permitir que o Estado administre os 84 mil m² correspondentes ao estádio e estacionamentos. O início de um processo de transformação. “Esta cessão significa retornar para aquele lugar onde as pessoas lembram dos jogos que assistiram com os pais e avós. Celebramos hoje a coragem, seriedade e responsabilidade dos gestores que decidiram pensar no coletivo e no futuro. A estrutura do estádio será revitalizada e devolvida à população em toda a sua magnitude”, descreveu a reitora da UFMS, Camila Ítavo. O secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, adiantou que o plano para o Morenão foi definido em três etapas. “A primeira é a assinatura da cessão do estádio pelo Governo do Estado. Depois as obras que vão possibilitar o retorno das atividades no ano que vem. Na etapa final o estudo de viabilidade e concessão do estádio”, descreveu o secretário. Formação e apoio O apoio ao futebol sul-mato-grossense foi consistente nos últimos anos pelo Estado. Do período de 2022 até 2025 chegou a R$ 9,47 milhões. Foi uma evolução significativa a cada ano. Em 2022 estava em R$ 1,44 milhão e no ano passado alcançou R$ 3,73 (milhões), um crescimento de 158%. Um dos pilares do Estado é a formação de base, que é essencial para fortalecer o futebol estadual. Entre as ações está a estruturação das categorias de base, com foco em segurança, transporte, arbitragem e criação de oportunidades reais para jovens talentos locais. Somente nesta área o investimento foi de R$ 4,1 milhões (2022 – 2025) Formação de novos talentos. O objetivo não é o protagonismo imediato, mas criar as estruturas adequadas da base, para sucesso a longo prazo, com uma visão estratégica e organização, construindo um futuro possível e sustentável no esporte. Já nas atividades profissionais o investimento chegou a R$ 4,5 milhões aos times masculinos entre 2022 e 2025. O apoio também chegou ao futebol feminino, com R$ 816 mil para estruturação de equipes e fortalecimento das competições (2023 a 2025). Futebol moderno Seguindo uma tendência nacional e mundial do esporte, a parte da governança e o estímulo do Estado para os clubes aderirem às SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol) também fazem parte deste plano audacioso de alavancar esta paixão regional. Este novo modelo moderno de gestão garante segurança jurídica para atrair investimentos privados, formando clubes-empresas, que possam fortalecer o esporte mais popular do país. O foco é reorganizar para que Mato Grosso do Sul volte a ser competitivo, com grandes times e um palco preparado para o espetáculo. Esta modernização cria novas oportunidades e fortalece a economia regional.
Corrida dos Poderes levará circuito de treinões a quatro cidades do interior de Mato Grosso do Sul
Lançada no domingo (29), a 4ª edição da Corrida dos Poderes contará com quatro treinões pelo interior do Estado. O primeiro será realizado em Ponta Porã, seguido por Corumbá, Três Lagoas e, por fim, Costa Rica. A Corrida dos Poderes 2026 está marcada para o dia 7 de novembro, em Campo Grande. Os vencedores dos treinões garantem vaga na etapa final da prova, na capital. Um dos destaques das últimas edições tem sido os treinões, ideais para quem deseja entrar no clima esportivo e se preparar para a prova oficial. O primeiro treinão da edição de 2026 acontecerá no dia 25 de abril, em Ponta Porã. N a sequência, Corumbá receberá a atividade no dia 16 de maio. O terceiro treinão será realizado em Três Lagoas, no dia 20 de junho, e o último ocorrerá em Costa Rica, no dia 11 de julho. No evento de lançamento, a largada ocorreu às 17h, com a caminhada de 3 km e a corrida de 5 km. Na ocasião, também foi lançada a campanha “Seu Abraço Aquece”, uma iniciativa de arrecadação de roupas destinada a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de frio. Durante coletiva de imprensa, o governador do Estado, Eduardo Riedel, destacou que o número de participantes da Corrida dos Poderes tem crescido a cada edição, demonstrando o fortalecimento do evento e o interesse cada vez maior da população pela prática esportiva. “São iniciativas que já são consolidadas, tanto a corrida que ganhou uma dimensão grande e não é só mais dos poderes, é da sociedade sul-mato-grossense, chegando a praticamente 5 mil inscritos, corredores. Acho que representa bem não só uma mensagem para o esporte, mas o uso do espaço do Parque dos Poderes, que tem sido cada vez maior procurado pela população. E a campanha do agasalho que é uma iniciativa também que vem ano após ano ganhando uma atração muito grande, mais de 100 mil peças ano passado, sempre com esse olhar atento, carinhoso, com quem mais precisa. De um cobertor, de um abraço, de um agasalho aí na época do inverno que chega rápido”, destacou. O número de participantes na Corrida dos Poderes tem aumentado de forma significativa a cada edição. Em 2025, foram 4.200 inscritos, número superior aos 3.500 participantes de 2024, representando um aumento de cerca de 20% em relação à segunda edição. A Corrida dos Poderes é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS). A primeira-dama do Estado e idealizadora da Corrida dos Poderes, Mônica Riedel, ressaltou a importância dos treinões que têm sido realizados como forma de incentivar a prática esportiva e preparar os participantes para a prova principal. “Estamos fazendo o lançamento hoje em Campo Grande, o primeiro treinão aqui em Campo Grande, depois iniciamos os outros treinões que serão feitos no interior, porque faz muito sentido você levar para o servidor do interior também a corrida. Então fazemos os treinões, são quatro cidades, e logo depois a gente já está pronto para começar as inscrições da corrida que será no final do ano”. Ela também comentou sobre como a corrida tem contribuído para a mudança de hábitos entre os participantes, incentivando a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável. “Eu tenho muito orgulho do servidor do Mato Grosso do Sul, porque realmente ele aderiu a ideia né, estão participando tem depoimentos excelentes de pessoas que realmente transformaram a sua vida, com hábitos saudáveis. E, além de tudo, não só dele, mas como dos colegas também, porque um vai influenciando o outro. E, além de tudo, com a família também. Porque hoje a gente tem corrida kids, as pessoas vêm com a família, as pessoas vêm pra uma festa. Então a gente não exclui ninguém, é pra todo mundo participar. Eu tenho certeza que desde o lançamento já é uma festa”. “O circuito de treinões no interior está sendo lançado mais cedo, permitindo que os participantes já tenham acesso à agenda completa. Quem participar das quatro edições garante vaga na prova de Campo Grande. O evento continua contemplando todos os públicos, incluindo adultos, idosos, crianças e os servidores. A proposta de inclusão também segue fortalecida, com apoio do grupo Pernas Solidárias. Além de tudo, com os treinões a iniciativa incentiva também o turismo nas cidades do interior”, frisou o secretário da Setesc, Marcelo Ferreira Miranda. Durante a cerimônia de lançamento, cinco servidores foram homenageados com troféus. A homenagem foi destinada àqueles que transformaram suas vidas por meio da prática esportiva incentivada pela Corrida dos Poderes, evento realizado desde 2023. A programação foi encerrada com show gratuito de Guga Borba e banda, além de espaço kids dedicado às crianças e sorteio de brindes para os participantes.
Dia D aplica mais de 46 mil doses contra a gripe em MS, com dados ainda parciais
O Dia D Nacional de Vacinação contra a Influenza mobilizou Mato Grosso do Sul no último sábado (28) e resultou na aplicação de 46.139 doses em todo o estado, conforme levantamento parcial da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Como nem todos os municípios enviaram os dados no prazo, o total de pessoas imunizadas é ainda maior do que o registrado até o momento. Dos 79 municípios, 73 responderam ao levantamento. Não enviaram informações: Alcinópolis, Figueirão, Jateí, Jardim, Terenos e Fátima do Sul, o que reforça que o alcance da mobilização foi superior ao contabilizado até o momento. Em Campo Grande, foram aplicadas 5.997 doses entre sábado e domingo. Alta adesão entre públicos prioritários Do total registrado no estado: A mobilização teve como foco os públicos mais vulneráveis, com maior risco de complicações pela influenza. Secretário destaca cobertura e ampliação do acesso O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou que Mato Grosso do Sul mantém um histórico positivo de vacinação e reforçou o compromisso de ampliar ainda mais o alcance da campanha: “Mato Grosso do Sul já se destaca desde a pandemia como um estado com boas coberturas vacinais, e queremos manter esse padrão. Nosso desafio é seguir ampliando o acesso, garantindo que a vacina chegue a todos, inclusive às pessoas que vivem em áreas mais distantes”. Ele também ressaltou a importância da estratégia de descentralização: “O papel da vacinação é exatamente esse: levar a dose até onde a população está. Temos vacina disponível e estrutura organizada. Agora, é fundamental que os públicos prioritários procurem os pontos de vacinação”. Sobre a ampliação da campanha, o secretário explicou: “Neste momento, a vacinação segue direcionada aos grupos prioritários. A ampliação para o público em geral vai depender do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, conforme o avanço da campanha”. Planejamento antecipado fortalece início da campanha A coordenadora estadual de imunização, Ana Paula Goldfinger, destacou que o planejamento prévio permitiu uma mobilização estruturada em todo o estado: “Estamos em um cenário em que a vacinação é fundamental, principalmente para os grupos mais vulneráveis. Por isso, reforçamos o chamado para que essas pessoas procurem os pontos de vacinação o quanto antes”. Segundo ela, o trabalho integrado com os municípios possibilitou antecipar estratégias e ampliar o acesso desde o início, incluindo ações voltadas a públicos específicos, como trabalhadores da saúde e cuidadores. A SES também mantém estratégias complementares, como vacinação extramuros e uso de vacimóveis. Vacinação antecipada garante proteção no momento certo A campanha foi iniciada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, antes do período de maior circulação do vírus, previsto para as próximas semanas. O diretor do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Éder Gatti, reforçou: “Agora é o momento de vacinar. Precisamos proteger os grupos prioritários antes do aumento dos casos”. Ele também destacou a eficácia da imunização: “A vacina é segura e protege contra formas graves da doença, reduzindo internações e mortes”. Monitoramento reforça importância da prevenção O acompanhamento nacional aponta aumento na circulação de vírus respiratórios neste período do ano, cenário já esperado para a sazonalidade. Até meados de março, foram registrados casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no país, com a influenza entre os principais vírus identificados. A vacinação segue como a principal estratégia para reduzir complicações, internações e óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. População reconhece importância da vacina Entre os vacinados, a percepção é de proteção e responsabilidade coletiva. Nina Estella, 66 anos: “Vacina não é brincadeira, saúde também não. Eu me sinto bem protegida”. Maria José Cardoso, 66 anos: “É muito importante cuidar da saúde. Eu sempre me vacino desde a Covid”. Maria Bezerra, 88 anos: “Tem gente que não quer tomar, mas tem que vacinar. Vacina salva vida”. Herta de Moura, 90 anos: “Toda vacina tem que ser aproveitada, eu me vacino todo ano. A vacina é uma bênção, todo mundo devia tomar”. Proteção começa cedo e alcança novas gerações A gestante Pâmela Lino reforçou o cuidado durante a gravidez: “Tudo que eu puder fazer, eu faço por mim e pelo meu filho. Vacina é cuidado”. Campanha segue até 30 de maio A vacinação contra a influenza continua em todo o estado até o dia 30 de maio, com doses gratuitas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. A recomendação é que o público prioritário procure a unidade mais próxima o quanto antes, garantindo proteção antes do período de maior circulação do vírus.
Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça
Medicamentos vendidos no Brasil podem ter o preço reajustado em até 3,81% a partir desta terça-feira (31), conforme estabelecido em resolução publicada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). O texto prevê três níveis máximos de reajuste aplicáveis a diferentes grupos de medicamentos, conforme a competitividade de cada categoria: Algumas categorias não se encaixam nesses critérios, como fitoterápicos, homeopáticos e determinados medicamentos isentos de prescrição com alta concorrência no mercado, que possuem regras específicas dentro do sistema de regulação de preços. Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que o reajuste médio permitido por lei ficará em até 2,47%, o menor dos últimos 20 anos e abaixo da inflação acumulada dos últimos 12 meses, de 3,81%. “A redução consecutiva do índice desde 2023 é fruto da política de combate à inflação e reforça a importância da regulação para proteger o consumidor de preços abusivos. Nos anos anteriores, houve um aumento expressivo do percentual, ultrapassando 10%.” A Anvisa destaca que os aumentos não são automáticos. “Na prática, fabricantes e farmácias podem aplicar reajustes inferiores ou até manter os preços atuais, dependendo das condições do setor e do nível de concorrência entre as empresas”. “A regulação econômica dos medicamentos no Brasil garante a proteção do consumidor e, ao mesmo tempo, busca a sustentabilidade do setor para a continuidade do fornecimento de medicamentos no país.” Entenda O reajuste dos preços de medicamentos é feito uma vez ao ano e segue uma fórmula regulatória que parte da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e desconta o ganho de produtividade da indústria. A Cmed é o órgão federal responsável pela regulação econômica do mercado farmacêutico no Brasil e estabelece critérios para a fixação e o reajuste dos preços de medicamentos, com o objetivo de estimular a concorrência e garantir o acesso da população aos produtos. A câmara de regulação é composta pelo Ministério da Saúde, pela Casa Civil e pelos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Anvisa, por sua vez, exerce a função de secretaria executiva, fornecendo suporte técnico às decisões. Agência Brasil
Sala Lilás: Mato Grosso do Sul chega a 62 unidades e fecha março com uma entrega por semana
Mato Grosso do Sul segue reforçando a rede de proteção à mulher com a inauguração de quatro salas lilases somente no mês de março, em um ritmo de uma entrega por semana. As novas unidades foram implantadas nos municípios de Cassilândia, Caracol, Rochedo e Corguinho, ampliando o acesso ao atendimento especializado e humanizado às mulheres em situação de violência, especialmente no interior do Estado. A sequência de inaugurações ao longo do mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher – 8 de março, evidencia o avanço contínuo da política pública, que tem como foco a interiorização dos serviços e a garantia de acolhimento qualificado, com escuta protegida e ambiente adequado para evitar a revitimização. As Salas Lilases são estruturadas dentro das unidades da Polícia Civil e funcionam como espaços exclusivos para o atendimento de mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além das entregas realizadas em março, o município de Figueirão também avançou nas tratativas para a implantação de uma unidade, e há previsão de mais cinco espaços a serem entregues nos próximos meses, fortalecendo a parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras na ampliação da rede de proteção. Somente em 2026, cinco espaços dedicados às mulheres foram inaugurados no interior do Estado. Desde o início da gestão do governador Eduardo Riedel, em 2023, já são 37 salas inauguradas, consolidando o compromisso com políticas públicas voltadas à proteção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A Assessora Especializada de Projetos da Polícia Civil, delegada Elaine Benicasa, destaca que a implantação das Salas Lilases está alinhada à política do Governo do Estado de ampliar o atendimento especializado e humanizado às mulheres em todo o território sul-mato-grossense. Segundo ela, a criação de um espaço exclusivo dentro das unidades da Polícia Civil, com escuta qualificada e acolhimento adequado, contribui diretamente para que mais mulheres procurem os serviços. “O simples fato de haver um ambiente separado, mais acolhedor e humanizado, já faz diferença. Esse acolhimento é fundamental para que a mulher se sinta segura para romper o ciclo de violência e a Polícia Civil, como integrante dessa rede, contribui de forma efetiva ao levar esse modelo de atendimento a cada município, ampliando o acesso e fortalecendo a proteção às mulheres”, conclui. A iniciativa está alinhada a um dos 14 objetivos estabelecidos no planejamento estratégico organizacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), atualizado em 2025, com metas a serem alcançadas até 2030. Além disso, a implantação dos espaços também está prevista no contrato de gestão pasta para o ano de 2026. “A entrega de uma Sala Lilás por semana ao longo de março demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer, de forma concreta, a rede de proteção às mulheres. Estamos levando um atendimento mais humanizado e qualificado para o interior, garantindo que as vítimas encontrem acolhimento adequado e seguro em todas as regiões. Esse avanço só é possível graças à integração entre as forças de segurança e as parcerias com os municípios”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva. Com as novas entregas, o Estado chega a 62 Salas Lilases implantadas, avançando na meta de cobertura em todos os municípios e reafirmando o compromisso com a promoção de um atendimento mais humano, acessível e eficaz. Comunicação Sejusp
PRF apreende 227 Kg de maconha em Mato Grosso do Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 227 quilos de maconha, neste domingo (29), em Ivinhema (MS). Em fiscalizações na BR-376, os policiais deram ordem de parada ao condutor de um GM/Onix, o motorista não obedeceu e iniciou fuga. Foi realizado o acompanhamento tático até que o condutor foi abordado e detido. O homem transportava vários tabletes de maconha. Ele disse ter pego o ilícito em Itaquiraí (MS) e a entregaria em São José dos Campos (SP). A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Ivinhema.








