As Comissões Permanentes de Cultura e de Educação da Câmara Municipal de Dourados realizam, no próximo dia 23 de abril, às 18h, audiência pública sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura, Escrita e Biblioteca (PMLLEB). A iniciativa, com convite aberto à população, é uma estratégia para fortalecer a Cultura e a Educação no município. Em reunião realizada nesta terça-feira (31), coordenada pelo vereador Franklin Schmalz (PT), com a Comissão de Elaboração do Plano, foram definidos o cronograma e o formato da audiência, que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal. O presidente desta Comissão, Marcos Coelho, destacou que a audiência deve marcar a conclusão de um processo que se arrasta há mais de uma década. Nesse período, sociedade civil e poder público discutiram o Plano, mas não conseguiram finalizá-lo. Em 2025, a Comissão foi reconstituída e avançou na elaboração de uma minuta, que será disponibilizada ao público antes da audiência. O grupo reúne representantes da sociedade civil, além da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura. Importância do plano O Plano do Livro e Leitura reúne um conjunto de ações voltadas ao incentivo à leitura, à valorização da produção literária local, à formação cultural e ao fortalecimento de bibliotecas e espaços de leitura. A proposta também trata de governança e financiamento, consolidando a leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional, cultural e social. Outro destaque do Plano é o compromisso com inclusão e diversidade, com diretrizes que contemplam o plurilinguismo — incluindo comunidades indígenas e imigrantes — e ações de acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência visual. Elaborado conforme orientações técnicas nacionais, o plano se alinha às políticas públicas do setor e amplia as possibilidades de captação de recursos e implementação de ações no município. Construção coletiva A audiência pública será um espaço aberto de escuta e construção coletiva, reunindo autores, educadores, estudantes, instituições e a sociedade em geral. A programação contará com apresentações artísticas, exposição de livros, palestra principal e espaço para manifestações do público. Além da Comissão de Cultura, presidida por Franklin e com vice-presidência do vereador Jânio Miguel (PP), a iniciativa conta com a participação da Comissão de Educação, presidida pelo vereador Elias Ishy (PT) e com vice-presidência do vereador Dalton Ribeiro (PL), além da participação da assessoria do vereador Rogério Yuri (PSDB), que integra ambas as comissões, reforçando a integração entre cultura e educação na construção de políticas públicas estruturantes.
Prefeitura entrega mais 120 títulos e lança reforma inédita de 30 casas para famílias
A Prefeitura de Dourados realizou na noite desta terça-feira (31) a entrega de 120 títulos de regularização fundiária para famílias do município. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, e também foi marcada pela assinatura da ordem de serviço para reforma de 30 moradias, dentro do programa Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (Regmel). O evento contou com a presença do prefeito Marçal Filho, da diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação, Maria do Carmo, do diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação de Dourados, Eder Felipe, e da coordenadora-geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Luana Alves. A iniciativa representa um avanço significativo na política habitacional da cidade, garantindo segurança jurídica às famílias contempladas e promovendo melhorias nas condições de moradia. Nesta primeira etapa do programa, moradores dos bairros União Douradense e Vila Bela passaram a ter a posse legal de seus imóveis, além de parte deles vão receber intervenções com reformas nas residências. O programa Regmel, por meio de parceria com o Governo Federal, chega a Dourados de forma inédita ao unir regularização fundiária com melhorias habitacionais. Para a execução das ações, foram investidos recursos por meio do Ministério das Cidades, sendo R$ 262,9 mil destinados à titulação e R$ 660 mil que serão aplicados nas reformas. “A casa agora é realmente de vocês”, enfatizou Marçal Filho. “Agradeço ao apoio dos parceiros como Governo do Estado e Governo Federal nessa missão de juntos garantirmos essa titularidade, que era o sonho de muitos de vocês, já que o valor da escritura é alto e muitos não teriam condições de arcar. Continuem felizes na casa de vocês”, destacou o prefeito. As melhorias nas 30 casas contempladas devem começar nos próximos 20 dias. Cada unidade poderá receber até cerca de R$ 32 mil em intervenções, com foco principal em condições sanitárias, seguido de estruturais. As famílias beneficiadas possuem renda de até R$ 2.850, conforme critérios técnicos do programa. Atualmente, cerca de 900 famílias se enquadram nos requisitos para receber as melhorias habitacionais, e a expectativa do diretor-presidente municipal de Habitação, Éder Felipe, é o de ampliar o alcance do programa ainda neste ano, contemplando, ao menos, mais 100 residências. “Estamos seguindo a determinação do prefeito Marçal Filho de não medirmos esforços para levar cidadania e dignidade às famílias que precisam melhorar o lugar onde residem e criam seus filhos”, ressaltou. A diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação, Maria do Carmo, destacou o empenho para cada vez mais famílias receberem titulação de imóveis. “Prefeito Marçal, parabéns pelo seu trabalho e pelo empenho de toda a sua equipe”, enfatizou. “É visível a dedicação e a competência com que a gestão tem conduzido a política habitacional, trazendo resultados concretos para as famílias de Dourados”, disse ela, ao ressaltar que a conquista dos moradores é fruto da união de esforços. “Antes, vocês tinham a posse; agora, têm o documento, têm a propriedade. Isso muda tudo. A partir de hoje, vocês saem daqui com mais segurança, com mais valor no imóvel e com novas possibilidades, inclusive de buscar financiamento e investir na própria casa”. A coordenadora Luana, do Ministério das Cidades, destacou a parceria e disse que, se não fosse a aceitação do prefeito Marçal, as escrituras não seriam entregues e a tão sonhada reforma das residências não iriam acontecer. “Dourados é o segundo município do país a aderir a esse programa. Além de orçamento público, é preciso ter vontade política para que as políticas públicas aconteçam e aqui em Dourados tem, por isso estamos nessa noite fazendo a entrega das escrituras e assinando ordem para a reforma das residências”, disse. Rosângela de Oliveira comemorou muito o documento. Foi ela quem acionou o prefeito Marçal Filho para que os bairros recebessem a documentação por muitos estarem nos locais há mais de três décadas. “Estou muito feliz, agora as casas são realmente nossa, com o nosso nome”, comemorou. O prefeito Marçal Filho fez questão de chamar ela à frente da solenidade e falar que as entregas ocorreram após ela solicitar. Cenaide Pimenta, moradora do União Douradense há 31 anos, aguardava ansiosa pelo documento. Ela vive com filhos e netos e não via a hora de receber a titularidade. A família agradeceu a Prefeitura de Dourados por ter garantido esse título de propriedade que tanta segurança vai dar para todos eles. O prefeito Marçal Filho tem reforçado que a habitação é uma das prioridades da atual administração. Desde 2025, a Prefeitura retomou projetos que estavam paralisados e iniciou novas frentes, incluindo a construção de 198 unidades habitacionais, sendo 90 no bairro Grenville e 108 no Cidade Jardim, com previsão de entrega para o início de 2027. Marçal Filho enfatizou que a entrega dos títulos e o início das reformas representam mais do que obras, simbolizam a garantia de dignidade, segurança e qualidade de vida para centenas de famílias douradenses. “Os investimentos no segmento imobiliário vão continuar”, reiterou o prefeito. Outro projeto em andamento é a retomada da construção de 160 apartamentos no conjunto habitacional Izidro Pedroso, em parceria com o Governo do Estado. A expectativa é que as obras comecem no segundo semestre deste ano, após a conclusão dos trâmites junto à Caixa Econômica Federal.
Liandra solicita à Agetran reforço na sinalização e mais segurança no entorno da Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou uma importante indicação voltada à segurança da comunidade escolar da Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade. A iniciativa surge diante da crescente preocupação com o intenso fluxo de veículos nas imediações da unidade, especialmente nos horários de entrada e saída dos alunos. Segundo a parlamentar, a situação atual tem gerado riscos constantes para estudantes, pais e servidores que circulam pelo local diariamente. “Estamos falando de crianças e famílias que precisam de segurança para chegar e sair da escola. É nosso dever garantir condições adequadas para isso”, destacou. A indicação foi encaminhada à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), solicitando o reforço da sinalização de trânsito nas vias ao redor da escola, incluindo a instalação de placas de advertência, pintura de faixas de pedestres, com a finalidade de contribuírem para a organização e segurança do tráfego. Além disso, a vereadora também pediu a análise da viabilidade para a construção de uma rampa elevada (lombada/faixa elevada) em frente aos portões de entrada dos alunos. A proposta tem como objetivo reduzir a velocidade dos veículos que transitam pela região, aumentando a proteção nos momentos de maior movimentação. Liandra reforça que as melhorias são fundamentais para a prevenção de acidentes e para a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor para toda a comunidade escolar. “A segurança no entorno das escolas deve ser prioridade. Pequenas ações podem evitar grandes tragédias”, concluiu.
Papa Leão 14 faz apelo global por paz e critica líderes que alimentam guerras
O papa Leão XIV fez um apelo, na noite de ontem, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a outros líderes mundiais para que busquem uma saída negociada capaz de reduzir a violência e encerrar guerras. A declaração foi dada em Castel Gandolfo, a jornalistas que aguardavam o pontífice do lado de fora da Villa Barberini. “Soube que o presidente Trump declarou recentemente que gostaria de pôr fim à guerra. Espero que ele esteja buscando uma saída, uma maneira de diminuir a violência e os bombardeios, o que seria uma contribuição significativa para eliminar o ódio que cresce no Oriente Médio e em outros lugares”, afirmou. O líder da Igreja Católica ampliou o recado a chefes de Estado e de governo e pediu retorno imediato ao diálogo. “Voltem à mesa de negociações, dialoguem. Busquemos soluções para os problemas e maneiras de reduzir a violência que estamos promovendo, para que a paz, especialmente na Páscoa, reine em nossos corações”, disse. Leão XIV afirmou esperar que o período da Semana Santa seja marcado por uma trégua nos conflitos e por um esforço real de pacificação. Segundo ele, o mundo chega a esse momento com “muito sofrimento” e “muitas mortes”, incluindo crianças. Ao comentar o significado da data para os católicos, o pontífice destacou que a Páscoa deveria ser um tempo de reflexão e paz. “É o período mais santo do ano, mas, novamente, vemos sofrimento e mortes, inclusive de crianças inocentes”, declarou. O papa também lamentou que apelos pela paz continuem sendo ignorados. “Continuamente fazemos pedidos pela paz, mas, infelizmente, muitas pessoas querem promover o ódio, a violência e a guerra”, disse. Ele ainda pediu que os cristãos associem a Semana Santa ao sofrimento de vítimas civis. “Vivam estes dias reconhecendo que Cristo continua sofrendo hoje nos inocentes, especialmente naqueles atingidos pela violência e pela guerra”, afirmou. Para o pontífice, a resposta dos fiéis deve passar por oração e solidariedade. Deus rejeita orações de quem promove guerras Durante celebração do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, Leão XIV declarou que Deus rejeita as orações de líderes que iniciam guerras. Segundo ele, Jesus não pode ser usado para justificar conflitos. “Este é o nosso Deus: Jesus, Rei da Paz, que rejeita a guerra e não pode ser usado para justificá-la”, afirmou o pontífice, diante de milhares de fiéis. O papa disse acompanhar “com consternação” a situação no Oriente Médio e em outras regiões afetadas por conflitos. “Não podemos ficar em silêncio diante do sofrimento de tantas vítimas inocentes”, declarou. Sem citar nomes diretamente, ele afirmou que Deus não escuta orações de quem promove guerras. “Jesus não ouve essas orações, mas as rejeita, porque suas mãos estão cheias de sangue”, disse, citando uma passagem bíblica. Nos últimos dias, o pontífice tem intensificado críticas à escalada de tensões envolvendo o Irã. Ele também lamentou o sofrimento de cristãos na região, afetados pelos conflitos em curso. Autoridades dos Estados Unidos chegaram a utilizar linguagem religiosa para justificar ações militares conjuntas com Israel. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, participou de cultos no Pentágono e fez orações pedindo ações militares contundentes, posicionamento que contrasta com o apelo do papa por diálogo e paz. (Folhapress)
Latam transporta 6.098 passageiros em março e estreia voos diários nesta quarta-feira
A Latam Airline apostou em Dourados ao dobrar o número de voos no mês de março e acertou na aposta. Enquanto nos meses de janeiro e fevereiro de 2026 foram 3.031 embarques e 3.058 desembarques, totalizando 6.089 passageiros transportados com voos às segundas, quintas e sextas-feiras, somente no mês de março, com voos às segundas, terças, quintas, sextas-feiras, sábados e domingos, foram 2.918 desembarques e 3.180 embarques, totalizando 6.098 passageiros transportados. Esses números devem crescer ainda mais a partir desta quarta-feira, dia 1 de abril, quando a empresa passará a operar com voos diários, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. “Fica comprovado, mais uma vez, que todos os esforços que nossa gestão fez para devolver os voos comerciais ao Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, valeram a pena”, celebrou o prefeito Marçal Filho ao receber o número das operações ligando Dourados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A demanda por passagens levou a Latam Airline, inclusive, a recorrer a aeronaves maiores em determinados voos. Ao invés do Airbus A319, que tem capacidade para 144 passageiros, a empresa teve que usar por diversas vezes o Airbus A320 neo, com capacidade para 174 passageiros. No dia 12 de março, por exemplo, o voo com destino a Dourados decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos com 168 passageiros a bordo e retornou para São Paulo com 137 lugares ocupados. No dia seguinte, em 13 de março, o Airbus A320 neo decolou de Guarulhos com 157 passageiros e partiu de Dourados com o mesmo número de lugares ocupados. Esse mesmo número ficou perto de se repetir no dia 26 de março, quando o Airbus A320 neo aterrissou em Dourados com 153 passageiros e decolou com os mesmos 153 lugares ocupados. A operação diária da Latam em Dourados é resultado do trabalho da gestão municipal, que não mediu esforços para deixar o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira em condições de receber voos comerciais, depois de mais de 4 anos fechado. “Desde o primeiro dia do nosso mandato, todos os esforços foram para tornar esse sonho uma realidade, já que nossa cidade estava perdendo oportunidades sem voos comerciais e nossa população era obrigada a viajar de carro até Ponta Porã ou Campo Grande para embarcar em voos comerciais”, relembra o prefeito Marçal Filho. A demanda por passagens foi crescendo de forma gradativa após a abertura do aeroporto. No primeiro mês de operação da Latam, em setembro de 2025, foram 2.449 passageiros transportados, sendo 1.283 embarques e 1.166 desembarques. Em outubro o número saltou para 3.472 bilhetes vendidos, sendo 1.781 embarques e 1.691 desembarques. Nos primeiros quatro meses de operação no Aeroporto Regional de Dourados, a Latam comercializou 11.849 bilhetes, com 6073 embarques e 5776 desembarques. O prefeito Marçal Filho analisa que com 6.098 passageiros transportados somente no mês de março pela Latam Airline, outras companhias aéreas deverão acelerar seus projetos para operar no Aeroporto Regional. “Já estou em contato com outras empresas interessadas em operar na nosso aeroporto por entender que a concorrência será benéfica aos douradenses não apenas em relação aos preços das passagens aéreas, mas, também, por oferecer novos horários e novos destinos para os passageiros”, ressalta Marçal Filho.
Com saldo de 6.157 empregos, Mato Grosso do Sul tem melhor desempenho no Caged em 12 meses
Mato Grosso do Sul teve um saldo positivo na geração de empregos formais de 6.157 vagas no mês de fevereiro. Esse é o melhor desempenho do Estado desde fevereiro de 2025, quando foram criados 8.280 novas vagas. Com esse resultado, o saldo do período subiu para 10.369 e o estoque de empregos formais em Mato Grosso do Sul chega a 700.176, número recorde. Dois setores foram responsáveis pelo excelente desempenho do Estado na geração de empregos, embora nenhum tenha apresentado saldo negativo. Os Serviços empregaram mais 2.466 trabalhadores, enquanto a Construção teve acréscimo de 1.752. Em terceiro vem a Agropecuária (948), seguida da Indústria (871) e por fim, o Comércio (120). Os homens formam o maior universo das contratações de fevereiro: 4.063, enquanto as mulheres foram 2.094. Com relação à escolaridade, o grupo mais numeroso (3.088) concluiu o Ensino Médio. Em segundo lugar estão os trabalhadores que disseram ter o Ensino Fundamental Incompleto, já 766 não concluíram o Ensino Médio, 574 têm o Fundamental Completo, 518 concluíram o Ensino Superior, 75 estão cursando uma faculdade e apenas 53 se declararam analfabetos. No recorte por idade, o grupo mais numeroso (1.963) está na faixa etária entre 18 a 24 anos, seguidos do grupo entre 30 a 39 anos (1.095), depois vem o grupo entre 40 a 49 anos (1.087), enquanto 745 tinham até 17 anos e 638 estavam na faixa entre 50 a 64 anos. No grupo acima (65 anos ou mais) houve redução de 14 vagas no mês de fevereiro. Na distribuição regional, a Capital do Estado, Campo Grande, teve o maior saldo das novas contratações em fevereiro com acréscimo de 1.269 trabalhadores, seguido de Inocência, onde está sendo instalada a megaindústria de produção de celulose da Arauco do Brasil, que registrou saldo de 1.028 vagas. Em terceiro aparece Dourados (677), depois Três Lagoas (372) e fechando o ranking dos cinco maiores empregadores do mês, Rio Brilhante com mais 222 trabalhadores. O bom desempenho de fevereiro colocou Mato Grosso do Sul na 10ª colocação nacional entre os maiores saldos de empregos formais. São Paulo foi o primeiro com 95.896 novas vagas. Em nível nacional foram gerados 255.321 novos empregos no mês de fevereiro. João Prestes, Comunicação Semadesc
Brasil vence Croácia com autoridade: 3 a 1
Com seis mudanças em relação à equipe que foi batida pela França na semana passada, a Seleção Brasileira derrotou a Croácia por 3 a 1 na noite desta terça-feira (31), em Orlando (EUA), no último amistoso antes da convocação para a Copa do Mundo. Danilo Santos, Igor Thiago e Gabriel Martinelli fizeram os gols da Amarelinha, que deixou o campo sob aplausos. Apesar da falta de entrosamento, em razão de uma formação que jamais havia jogado junto, a Seleção Brasileira dominou o adversário, terceiro colocado no Mundial de 2022. Prova disso é que um dos destaques do jogo foi o goleiro Livakovic. Ele evitou pelo menos outros dois gols brasileiros com defesas arrojadas. Essa superioridade da Seleção Brasileira foi mais acentuada no primeiro tempo, quando criou várias chances. A primeira, aos 20 minutos, quando Vini Jr aproveitou erro de passe dos croatas e passou a bola para Danilo Santos, que quase fez o gol. Aos 23, Matheus Cunha finalizou sem marcação após cobrança de falta ensaiada, de Danilo Santos. A bola bateu num adversário e saiu rente à trave. Depois, aos 35, após boa jogada de Matheus Cunha, João Pedro entrou na área e concluiu com confiança. Mas Livakovic salvou a meta da Croácia. Aos 46, no entanto, veio o gol que deu início à vitória. Nasceu de um contra-ataque muito bem organizado e que começou com um lançamento preciso de Matheus Cunha para Vini Jr. O arisco número 10 se livrou de três marcadores com habilidade e deu o passe para Danilo Santos, que completou com categoria. Foi o primeiro dele com a Amarelinha. O técnico Carlo Ancelotti promoveu oito alterações, ao longo do segundo tempo. Queria ver todos os convocados em ação – só o goleiro Hugo Souza não entrou em campo nos dois amistosos. O Brasil mantinha o ritmo e tinha o jogo sob controle. Mas, numa escapada rápida da Croácia, Majer empatou, aos 38 minutos. Para os mais de 46 mil presentes ao Camping World Stadium, parecia que o placar estava definido. Foi então que Endrick, que havia entrado pouco antes, deu o ar da graça. Aos 40, ele avançou pela direita e, dentro da área, foi derrubado por Josip Sutalo. Pênalti. O atacante chegou a se posicionar para fazer a cobrança, mas cedeu a bola a Igor Thiago, que bateu bem, com força, e também anotou seu primeiro gol com a camisa da Amarelinha. Nos acréscimos, Endrick iniciou outro contra-ataque, para desespero da defesa croata, e deixou Gabriel Martinelli diante do goleiro para finalizar e ampliar: Brasil 3 a 1. Festa no estádio, praticamente tomado por brasileiros, e muita alegria dos que vestiam a camisa amarela que será usada na Copa do Mundo e foi estreada pela Seleção em grande estilo. Escalação Brasil – Bento, Ibañez (Danilo), Marquinhos, Léo Pereira, Douglas Santos (Andrey Santos), Casemiro (Fabinho), Danilo Santos (Kaiki), Matheus Cunha (Rayan), Vini Jr (Martinelli), Luiz Henrique (Endrick) e João Pedro (Igor Thiago).
Parceria garante que acervo do Arquivo Público Estadual de MS seja completamente digitalizado
Parceria formalizada entre a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e o IPDCI (Instituto de Preservação Documental e Cultural Interamericana) vai assegurar que o acervo do Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul seja digitalizado integralmente, ampliando assim o acesso, a preservação e a segurança de documentos históricos do Estado. O acordo foi firmado na segunda-feira (30), complentando também acervos de instituições parceiras, como o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, a Cúria Diocesana de Corumbá e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Pelo termo, o IPDCI será responsável por disponibilizar equipamentos e equipe técnica para a digitalização, mantendo uma cópia do material digitalizado, conforme previsto na cooperação. O acervo físico permanece sob propriedade do Estado, enquanto o conteúdo digital passa a ter copropriedade, respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Segundo o coordenador do Arquivo Público Estadual, Douglas Alves da Silva, a iniciativa permitirá incorporar acervos ainda não digitalizados de parceiros institucionais, ampliando o volume de documentos disponíveis em formato digital. “O acervo físico é preservado, enquanto o digital passa a ser captado e organizado, facilitando o acesso e a integração de diferentes fontes históricas”, explica. A digitalização também representa avanço significativo para a pesquisa histórica. Com os documentos em formato digital, será possível realizar indexação e buscas mais ágeis, além de reduzir o manuseio de materiais originais, muitos deles frágeis e com risco de deterioração. A medida contribui diretamente para aumentar a vida útil dos documentos físicos. Para o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, a iniciativa garante a salvaguarda de registros que documentam desde a criação do Estado até os dias atuais. “A digitalização assegura que esse patrimônio não seja perdido por fatores como desgaste, incêndios ou danos ambientais, mantendo o acesso permanente às informações”, destaca. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, avalia que a ação fortalece a preservação da memória sul-mato-grossense e amplia o acesso ao conhecimento. “Trata-se de um avanço estratégico que disponibiliza uma base documental essencial para pesquisadores, acadêmicos e para a população em geral, contribuindo também para o planejamento do futuro a partir da compreensão do passado”, afirma. Karina Lima, Comunicação Setesc
Procon de Mato Grosso do Sul identifica variação de preços de até 118% em itens de Páscoa
Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), identificou a variação de preços de até 118% entre produtos típicos da Páscoa em Campo Grande. O levantamento, realizado entre os dias 23 e 24 de março, abrangeu 14 estabelecimentos comerciais, sendo sete supermercados, uma loja de departamentos e seis peixarias. Os valores estão sujeitos a mudanças em virtude de promoções, disponibilidade ou demanda. Todos os dados estão disponíveis para consulta no site do Procon Mato Grosso do Sul. Ovos e chocolates Foram os ovos de Páscoa infantis que puxaram a maior variação de preços da pesquisa: 118,3%. São itens com 80 gramas, da marca Montevergine, com brindes associados a uma famosa boneca e a uma personagem de uma série de animação brasileira. As linhas Ouro Branco (359g), da Lacta, e Caribe (229g), da Garoto, seguiram a tendência com diferenças nas gôndolas de 55,6% e 40,6%, respectivamente. Entre os bombons, as caixas “Ferrero Rocher” (8 unidades) atingiram 39,7%, enquanto os produtos “Lacta Favoritos” ou “Sonho de Valsa/Ouro Branco Sortidos” registraram 34,7%. Já no caso da Colomba Pascal da Bauducco (frutas ou gotas de chocolate), a margem foi de 21,8%. É importante que os consumidores estejam atentos ao peso dos produtos comercializados nesse período, pois podem apresentar variações significativas. Também é necessário verificar, nas opções com brinquedos, se estes possuem o selo do Inmetro que ateste sua segurança. Peixes e pescados No setor de peixarias, o filé de salmão registrou a maior variação entre os produtos pesquisados (82%), com preço médio de R$ 111,72 o quilo. Já o salmão inteiro apresentou preço médio de R$ 93,02. O bacalhau Saithe, por sua vez, teve 43% de diferença no valor pago pelo consumidor final. Houve menores oscilações entre os peixes de água doce, sendo as maiores registradas no quilo do filé de pintado de cativeiro (33%) e na costelinha de pacu (31%). Serviço Páscoa (Campo Grande) – Ovos e Chocolates:https://tinyurl.com/479muxme Páscoa (Campo Grande) – Peixes e Pescados:https://tinyurl.com/45xauf8y Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS








