Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de segunda-feira (30), 1.810 quilos de maconha ocultos em uma carreta carregada com óleo de soja. A ação ocorreu na BR-163, próximo ao distrito de Vila Vargas, em Dourados. A equipe realizava um bloqueio policial na rodovia quando abordou o conjunto veicular caminhão e semirreboque. Durante a entrevista, o condutor de 36 anos apresentou nervosismo e respostas contraditórias sobre o itinerário. Ao vistoriarem o compartimento de carga, os militares sentiram o odor característico do entorpecente e localizaram 81 fardos de maconha escondidos entre os paletes do produto lícito. O motorista confessou que, após carregar o óleo de soja em uma empresa em Dourados, levou o caminhão até um barracão onde a droga foi inserida. Ele afirmou que receberia R$ 30 mil para transportar o ilícito até o estado de São Paulo. O autor, o veículo e a droga, avaliados em aproximadamente R$ 3,35 milhões, foram entregues na Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
DOF apreende mais de duas toneladas de maconha em caminhonete furtada
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de segunda-feira (30), uma caminhonete Toyota Hilux carregada com 2.150 quilos de maconha. A ação ocorreu em uma estrada vicinal no distrito de Itahum, em Dourados. A equipe realizava patrulhamento quando tentou abordar o veículo. O condutor desobedeceu à ordem de parada e iniciou fuga, sendo acompanhado até a região do Capão do Meio, onde abandonou a caminhonete e fugiu a pé em meio a uma lavoura de milho. Apesar das buscas, o suspeito não foi localizado. Durante a vistoria, os militares encontraram diversos tabletes de maconha que ocupavam todo o interior e o compartimento de carga do veículo. Ao checarem os sinais identificadores, a equipe constatou que a Hilux utilizava placas falsas e havia sido furtada em Contagem (MG), no dia 30 de maio de 2025. A droga e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 4,5 milhões, foram encaminhados à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Festa da Páscoa terá Gospel na Sexta-Feira Santa, artistas locais e Loubet no sábado
A 2ª Festa da Páscoa, que acontece de 2 a 5 de abril, no Parque Antenor Martins, promovida pela Prefeitura de Dourados, levará ao público uma programação musical diversificada, reunindo diferentes estilos e proporcionando momentos de celebração, lazer e cultura para toda a família. Durante os três dias de evento, artistas sobem ao palco para animar douradenses e visitantes da região, consolidando a festa como um dos principais eventos do calendário municipal. Na sexta-feira (03), data marcada pelo significado religioso da Sexta-Feira da Paixão, a programação será voltada à música Cristã, promovendo um momento de reflexão e espiritualidade. Sobem ao palco o DJ Junio Silveira, Ministério A3, Franthiesco Vicc e Fábio Shaen, em apresentações que prometem emocionar o público. No sábado (04),a animação estará garantida e deve reunir milhares no ‘coração’ do grande Flórida. O DJ Junio Silveira retorna ao palco e, na sequência, o Grupo Segunda Sem Lei apresenta a Roda de Samba 360º. Encerrando a noite, o cantor sertanejo Loubet promete levantar o público com sucessos como “Made in Roça” e “Muié, Chapéu e Botina”. Já no domingo (05), último dia da festa, a programação musical segue eclética, com apresentações do Grupo Sotaque Campeiro, Banda NHS, trazendo clássicos do pop rock, e o Grupo Somstyllo, com pagodes já consagrados. Embora a abertura oficial ocorra no dia 4, sábado, as atividades da Festa da Páscoa já começaram. A venda de pescado teve início nesta terça-feira (31) e segue até o último dia do evento, das 9h às 19h. A pesca no lago do parque será liberada para idosos e pessoas com deficiência nesta quinta-feira (02) e, a partir de sexta-feira (03), para o público em geral, com continuidade nos demais dias. Além das atrações musicais, o evento contará com uma programação diversificada voltada para toda a família. A abertura oficial, na sexta-feira, inclui atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce, além da Toca do Coelho, espaço temático especialmente preparado para o público infantil. A programação inclui ainda a Van da Cultura, com atividades interativas, realidade virtual e intervenções circenses. O público também poderá aproveitar a presença de expositores de diversos segmentos e uma ampla praça de alimentação com food trucks, garantindo experiências gastronômicas variadas. Encerrando a programação, no domingo, haverá o sorteio de ovos de Páscoa, reforçando o caráter simbólico e familiar do evento. As regras para participação serão divulgadas nos próximos dias. Com entrada gratuita em todos os dias, a Festa da Páscoa reafirma seu papel como um evento que une tradição, cultura e entretenimento, fortalecendo o convívio comunitário e valorizando os espaços públicos de Dourados.
Ainda tem vagas para torneios esportivos da 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados ainda tem vagas abertas para os torneios esportivos que integram a programação da 2ª Festa da Páscoa. As inscrições são gratuitas e seguem disponíveis para as modalidades de vôlei de praia 4×4 misto e beach tennis. Organizadas pela Fundação de Esportes de Dourados (Funed), as competições serão realizadas no dia 4 de abril, no Parque Antenor Martins, no grande Flórida, com jogos programados para dois períodos: das 8h às 11h e das 14h às 18h. No vôlei de praia, as equipes devem ser formadas por quatro atletas – dois homens e duas mulheres – com idade mínima de 16 anos. Já o torneio de beach tennis conta com vagas limitadas e já possui equipes inscritas, mas ainda há espaço para novos participantes. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponibilizado pela Funed, e a confirmação ocorre posteriormente por e-mail. Mesmo com a procura já registrada, a organização reforça que ainda é possível garantir vaga enquanto houver disponibilidade. Além dos torneios na areia, a programação esportiva da festa inclui também a 2ª Corrida da Páscoa (inscrições encerradas), com participação de adultos, crianças e pessoas com deficiência, ampliando as opções para quem deseja participar do evento. A Prefeitura orienta que os interessados se inscrevam o quanto antes para assegurar participação nas atividades esportivas, que fazem parte da programação festiva voltada às famílias douradenses. As inscrições ao vôlei de praia 4×4 misto e ao beach tennis são gratuitas e devem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/SJy4KCJVjKrBqF3A6.
Inspetor Cabral solicita informações detalhadas sobre ações de combate à dengue e chikungunya em Dourados
Durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira (30), o vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou um requerimento direcionado ao Poder Executivo Municipal, solicitando informações detalhadas sobre as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya, em Dourados. O documento foi encaminhado ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcântara Filho, e ao secretário municipal de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, com o objetivo de reunir dados atualizados e esclarecer as medidas adotadas no enfrentamento das arboviroses, especialmente neste início de 2026. Entre os pontos abordados no requerimento, o parlamentar solicita informações sobre o planejamento e a execução das ações realizadas, como campanhas educativas, mutirões, visitas domiciliares e bloqueios epidemiológicos. Também requer esclarecimentos sobre a estrutura operacional disponível, incluindo o número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) em atuação, bem como a existência de reforço nas equipes diante do aumento de casos. Outro aspecto destacado é a destinação e aplicação dos recursos públicos voltados ao combate das doenças. O vereador pede a discriminação dos valores investidos, suas origens, sejam federais, estaduais ou municipais, e a forma como esses recursos foram aplicados, incluindo programas, contratos e demais despesas. O requerimento também busca informações sobre eventuais medidas emergenciais adotadas, como contratações temporárias e convênios, além de dados atualizados sobre o monitoramento epidemiológico, com números de casos e óbitos registrados no município. Por fim, o parlamentar questiona quais ações de prevenção e conscientização foram realizadas junto à população e qual a abrangência dessas iniciativas. De acordo com Inspetor Cabral, a iniciativa reforça o papel fiscalizador do Legislativo e a importância da transparência na gestão pública, especialmente diante do cenário epidemiológico enfrentado pelo município. “Nosso objetivo é acompanhar de perto as ações desenvolvidas, compreender os desafios enfrentados e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de saúde, sempre buscando proteger a população douradense”, destacou o vereador. A solicitação ocorre em um contexto de atenção à saúde pública, com aumento significativo de notificações de chikungunya e registros de óbitos, o que demanda acompanhamento contínuo e ações integradas por parte do poder público.
Dourados supera meta de alfabetização e alcança 62% em 2025
A Prefeitura de Dourados obteve um importante avanço na Educação municipal de acordo com os resultados do Índice Criança Alfabetizada (ICA) 2025, indicador que mede o percentual de estudantes alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Os números oficiais revelam que a meta estabelecida para 2025 era de 53% de crianças alfabetizadas. No entanto, o município superou esse índice e atingiu 62%, ficando 9 pontos percentuais acima do esperado. “Esse resultado é fruto da determinação de cada professor, de cada profissional da Educação que segue a determinação do prefeito Marçal Filho de não medir esforços para que o ensino público em nossa cidade seja referência para todo o Estado”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação. O resultado alcançado também ultrapassa a meta projetada para 2026 (59%), evidenciando o avanço de forma consistente na garantia da alfabetização na idade certa. O Índice Criança Alfabetizada é calculado pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a partir de avaliações padronizadas aplicadas aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A aplicação e sistematização dos dados ocorrem em regime de colaboração com os estados. Em Mato Grosso do Sul, esse processo é conduzido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, garantindo a integração das informações ao sistema nacional. “A avaliação considera habilidades essenciais de leitura e escrita, como o reconhecimento de palavras, a compreensão de textos e a produção escrita”, explica o secretário de Educação. “Com base nesses resultados, os estudantes são classificados em níveis de alfabetização”, completa Nílson Francisco. Em Dourados, o desempenho foi classificado como nível 3, indicando que os estudantes já apresentam avanços importantes, com leitura mais autônoma, compreensão de textos simples e maior domínio da escrita. “Outro destaque é a taxa de participação de 87% dos estudantes, o que assegura maior confiabilidade aos dados e demonstra o engajamento das unidades escolares no processo avaliativo”, comemora o secretário. Nílson Francisco da Silva enfatiza que os resultados refletem, de forma direta, o compromisso da gestão municipal com a Educação. “A administração do prefeito Marçal Filho tem priorizado investimentos, acompanhamento pedagógico e fortalecimento das políticas educacionais, reconhecendo a alfabetização como base para o desenvolvimento social”, ressalta. Ao ser informado do resultado o prefeito Marçal Filho parabenizou os profissionais da Educação de Dourados. “O trabalho técnico e estratégico conduzido pelo secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, juntamente com sua equipe, tem sido fundamental para a organização da rede, implementação de ações formativas e monitoramento dos resultados de aprendizagem”, ressaltou o prefeito. A gestão da Secretaria de Educação tem atuado de forma comprometida para oferecer uma educação de qualidade socialmente referenciada, garantindo não apenas o acesso, mas o efetivo direito de aprender a todos os estudantes. É fundamental destacar que esses avanços só são possíveis graças ao trabalho dedicado dos professores que atuam na base da alfabetização. “São eles que, diariamente, desenvolvem práticas pedagógicas, acompanham de perto a aprendizagem de cada criança e constroem, com sensibilidade e compromisso, os caminhos para que todos os estudantes aprendam a ler e escrever”, enfatiza Nilson Francisco. “O papel do professor alfabetizador é central nesse processo, sendo protagonista na garantia do direito à educação e na transformação da realidade dos estudantes”, completa. A atuação integrada entre gestão, escolas e professores tem garantido avanços concretos, consolidando uma política educacional comprometida com resultados, equidade e qualidade. “Superar a meta prevista e avançar além do esperado mostra que estamos no caminho certo, com uma gestão que valoriza a educação e reconhece o papel fundamental da equipe escolar na formação das nossas crianças”, finaliza Nilson Francisco da Silva. “Com esse desempenho, Dourados reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública e com a alfabetização na idade certa”, finaliza o secretário.
Laudir Munaretto celebra Feira Mestre Cilso com reconhecimento aos artesãos
A Câmara Municipal de Dourados foi palco, na noite desta terça-feira (31), de uma Sessão Solene que consolidou o protagonismo do vereador Laudir Munaretto (MDB) na valorização do artesanato local e da economia criativa. Autor da proposição que deu origem à sexta edição da Feira de Artesanato Mestre Cilso, realizada ao longo de todo o mês de março, o parlamentar encerrou o ciclo de atividades com a entrega de moções honrosas a todos os expositores participantes. A iniciativa reafirma a atuação estratégica de Laudir Munaretto na construção de políticas públicas voltadas à geração de renda, inclusão produtiva e fortalecimento da identidade cultural de Dourados. Durante a solenidade, o vereador destacou que o artesanato representa mais do que uma atividade econômica — trata-se de um patrimônio cultural vivo, que movimenta a economia e transforma realidades. A Feira Mestre Cilso se consolidou como uma importante vitrine para os artesãos da cidade e região, ampliando oportunidades e fortalecendo o setor. Com a realização da feira e a homenagem oficial na Câmara, Laudir Munaretto encerra o mês de março com uma entrega concreta à população, evidenciando um mandato ativo, propositivo e alinhado com o desenvolvimento social e econômico do município.
Obras em pontes de Costa Rica avançam após gestão de Zé Teixeira
A recuperação das pontes sobre os rios Sucuriú e São Luís, no anel rodoviário de Costa Rica, deu um passo decisivo com a publicação do extrato de contrato pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). A medida atende a uma solicitação apresentada pelo deputado estadual Zé Teixeira (PL) em outubro do ano passado, em função do estado de conservação das estruturas que interligam as rodovias MS-135 e MS-223. O contrato, firmado com a empresa Modulus Consultoria e Engenharia pelo valor de R$ 159 mil, prevê a inspeção técnica e a elaboração do projeto executivo para as intervenções. As pontes possuem extensões de 72 metros (Rio Sucuriú) e 48 metros (Rio São Luís) e apresentam danos que preocupam os usuários, como desgaste no pavimento, avarias nos guarda-corpos e comprometimento nas bases de apoio. A necessidade de reparos emergenciais foi levada ao Governo do Estado após o parlamentar receber alertas e registros fotográficos do vereador Roseno Martins sobre a gravidade da situação. Zé Teixeira defendeu a urgência da vistoria técnica para evitar interdições que poderiam isolar trechos importantes da região norte de Mato Grosso do Sul, garantindo a segurança de quem trafega pelo trecho. Além da segurança viária, as obras possuem caráter estratégico para a economia regional. O anel viário de Costa Rica é uma rota fundamental para o escoamento da produção agrícola e pecuária, sendo utilizado diariamente por caminhões e treminhões que transportam insumos e produtos das usinas locais. Com a formalização do contrato para o projeto, o Estado inicia o processo para assegurar a durabilidade das estruturas e a fluidez do transporte de carga e passageiros.
Dourados manterá o funcionamento normal de todas as unidades básicas de saúde durante feriadão
A Prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (2), em razão do feriado nacional da Sexta-Feira Santa (3). Com isso, os órgãos administrativos não terão expediente, retomando o atendimento normal na segunda-feira (6). Apesar do ponto facultativo, a Secretaria Municipal de Saúde manterá o funcionamento normal de todas as unidades básicas de saúde e departamentos da rede municipal nesta quinta-feira (2). A medida segue a Resolução nº 12/2026, publicada no Diário Oficial, que estabelece a continuidade integral dos serviços em razão da situação de emergência em saúde pública causada pela epidemia de chikungunya no município. A resolução considera que os serviços de saúde são essenciais neste momento e, por isso, não se aplica o ponto facultativo às unidades assistenciais. O objetivo é garantir o acesso contínuo da população aos atendimentos, diante do aumento da demanda provocado pelo cenário epidemiológico. Na prática, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão normalmente nesta quinta-feira (2), das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades Seleta e Santo André atenderão em horário regular, além do horário estendido das 18h às 22h. Durante o feriado e o fim de semana, ambas manterão plantão das 12h às 22h na sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5). Já os postos de saúde dos bairros Jóquei Clube, Parque do Lago II, Maracanã e Ildefonso Pedroso seguem com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, incluindo a quinta-feira (2), sem plantão no fim de semana. A sala de imunização do PAM, funciona somente nesta quinta-feira, dia 2, das 6h ao meio-dia. O ambulatório e a farmácia do PAM funcionam das 6h às 18h nessa quinta-feira e fecham no feriado. A Prefeitura de Dourados orienta que moradores que apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dores intensas nas articulações ou manchas/vermelhidão no corpo procurem atendimento médico o quanto antes. O atendimento pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência ou nas unidades com horário estendido, evitando a superlotação da UPA. Em relação aos serviços urbanos, a Prefeitura informa que a coleta de lixo funcionará normalmente na quinta-feira (2), sendo suspensa apenas na Sexta-Feira Santa (3), com retomada regular no final de semana. Além disso, é fundamental que a população colabore no combate ao mosquito transmissor, eliminando possíveis criadouros, mantendo quintais e terrenos limpos, sem acúmulo de lixo e água parada. O uso de repelentes também é recomendado como forma de proteção individual. A Prefeitura reforça que o enfrentamento à chikungunya depende do esforço conjunto entre poder público e população.








