A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.290 quilos de maconha e uma pistola, nesta sexta-feira (3), em Campo Grande (MS). Durante fiscalizações na BR-262, os policiais avistaram um caminhão estacionado no acostamento com problemas mecânicos. Os policiais prestavam auxílio ao condutor e notaram que o homem apresentava nervosismo com a presença da equipe. Questionado se transportava algum ilícito, o condutor confessou que possuía uma pistola na cabine do caminhão. Os policiais encontraram uma pistola calibre 9mm e seis munições no caminhão e ao realizar a vistoria no compartimento de carga, localizaram vários fardos de maconha. O motorista confessou ter recebido a droga em Campo Grande e que a levaria até Barueri (SP)l. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Campo Grande.
PRF apreende carga de calçados falsificados em Rio Brilhante
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de calçados falsificados, nesta sexta-feira (3), em Rio Brilhante (MS). Durante fiscalizações na BR-163, os policiais abordaram um caminhão acoplado a dois semirreboques. O motorista disse que transportava calçados, porém não possuía documentação fiscal das mercadorias. Após vistoria na carga, os policiais encontraram grande quantidade de tênis de diversas marcas e chinelos da marca “havaianas”, além de toalhas e sutiãs. Os calçados passaram por perícia que constatou que os itens eram falsificados. O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Rio Brilhante e o veículo foi apreendido com as mercadorias.
Câmara de Dourados aprova programa “Nossa Dourados” para revitalização de espaços públicos
A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (6), a décima Sessão Ordinária do ano legislativo. Os vereadores aprovaram, em segunda votação e por unanimidade, Projeto de Lei, proposto pelo Poder Executivo, que institui o programa “Nossa Dourados”, que busca fortalecer políticas de urbanização e conservação de áreas como praças, parques, jardins, canteiros e demais espaços comunitários. Segundo a proposta enviada à Câmara de Dourados e assinada pelo prefeito Marçal Filho, o município enfrenta elevados custos anuais para garantir a limpeza, manutenção e revitalização dessas áreas. Ainda assim, a extensão dos serviços frequentemente gera, por parte da população, a percepção de descuido com a infraestrutura urbana, o que motiva a busca por soluções alternativas e mais eficientes. O Projeto de Lei aprovado prevê o estímulo ao engajamento da sociedade civil e de empresas na conservação desses espaços, permitindo que parceiros assumam responsabilidades como manutenção, reformas, ampliação, paisagismo e limpeza. A iniciativa visa compartilhar a gestão desses locais, garantindo melhores condições de uso para a comunidade. Como contrapartida, os participantes poderão divulgar suas marcas ou nomes nos espaços adotados, associando sua imagem a ações de interesse público. A expectativa é que o programa gere economia aos cofres municipais, possibilitando o redirecionamento de recursos para outras áreas essenciais dos serviços públicos. Agora com o aval dos vereadores, o texto volta ao Poder Executivo para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho. Outros Projetos Na sessão, foi aprovado ainda Projeto de Lei proposto pelo vereador Dill do Povo (União Brasil) que institui o Dia Municipal da Inclusão Digital. Além desse, foram aprovados Projetos de Lei propostos pelo vereador Márcio Pudim (PSDB) que declaram de utilidade pública municipal o Rotary Club de Dourados Caiuás e a Associação Focinho Amigo (AFA).
Obras do Ceim do bairro Campina Verde é reiniciada
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), retoma nesta terça-feira (07) as obras do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) do bairro Campina Verde. Esta é a terceira unidade educacional com obras reiniciadas em menos de um mês, somando-se aos Ceims da Vila Erondina e do Parque do Lago I, em um movimento que reforça o compromisso da gestão com a educação infantil e o cuidado com as famílias douradenses. A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para retomada das obras será conduzida pessoalmente pelo prefeito Marçal Filho. Com investimento total de R$ 4.759.118,64 – sendo R$ 2.743.144,44 de recursos próprios do município e R$ 2.015.974,20 provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – a nova unidade está localizada na Rua Alípio Anastácio Figueiredo, esquina com Manoel Oliveira Pompeu, em um terreno de 18 mil metros quadrados, com área construída de 1.515,21 m². A retomada das obras segue o direcionamento do prefeito Marçal Filho, que tem priorizado investimentos contínuos na educação, especialmente na primeira infância, considerada um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social. “Estamos cuidando das pessoas desde a base, garantindo que nossas crianças tenham acesso a um ambiente seguro, acolhedor e de qualidade, ao mesmo tempo em que oferecemos tranquilidade para que os pais possam trabalhar”, destaca. A obra havia sido paralisada em maio de 2025, após descumprimento contratual por parte da empresa responsável à época. Com nova licitação homologada em fevereiro de 2026, a execução agora está sob responsabilidade da empresa CR Arquitetura e Construção LTDA, com prazo de conclusão de 12 meses. Atualmente, cerca de 30% da obra já está executada, e os trabalhos seguirão em ritmo acelerado a partir desta retomada do projeto. O Ceim Campina Verde segue o padrão Proinfância Tipo 1, com capacidade para atender até 376 crianças. A estrutura foi projetada para oferecer conforto, segurança e qualidade no para os estudantes e para os profissionais, incluindo espaços como salas de aula, pátio coberto, refeitório, cozinha, fraldários, lactário, sala de amamentação, área administrativa, sala multiuso, playground e ambientes de apoio. Além desta unidade, a Prefeitura também retomou, no mês de março, as obras do Ceim da Vila Erondina, paralisadas desde 2019, e do Ceim do Parque do Lago I, cuja construção havia sido interrompida diversas vezes desde 2013. As ações demonstram o empenho da atual gestão em destravar obras importantes e transformar estruturas paradas em espaços de aprendizado e oportunidades para as crianças.
Feira Sabores anima Parque dos Ipês com música ao vivo e gastronomia na sexta-feira
O lazer, a gastronomia e a cultura seguem ganhando força em Dourados com as feiras estruturadas pela Prefeitura. Na sexta-feira (10), das 17h às 23h, a “Feira Sabores” promete movimentar o Parque dos Ipês com música ao vivo, variedade de produtos e um ambiente preparado para receber famílias e amigos. A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), terá como atração cultural o Trio Embalo do MS, que irá animar o público com um repertório dançante, marcado principalmente pelo bailão. O evento reúne expositores de diversos segmentos, com destaque para a gastronomia e a produção local. O público encontrará artesanato, hortifrúti, produtos coloniais, conservas, grãos, comidas típicas, doces, salgados e bebidas, garantindo opções acessíveis e de qualidade. Além de proporcionar momentos de convivência, as feiras livres têm papel importante na economia local, ao gerar renda para pequenos produtores e incentivar o empreendedorismo. No Parque dos Ipês, a população já conta com dois dias fixos de feira: às terças-feiras, com a edição tradicional, e às sextas, com a Feira Sabores, ampliando o acesso aos produtos e fortalecendo o comércio local. Desde 2025, a gestão do prefeito Marçal Filho tem reforçado investimentos nesses espaços. Um dos exemplos é a modernização da feira da Praça do Cinquentenário, que recebeu estrutura coberta metálica, oferecendo mais conforto aos feirantes e melhor atendimento ao público.
PRF apreende 84 Kg de cocaína e R$ 195 mil em MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 84 quilos de cocaína e R$ 195 mil em notas, nesta quinta-feira (2), em Anastácio (MS). Durante fiscalizações na BR-262, os policiais abordaram um caminhão transportando minério de ureia. O motorista apresentou a nota fiscal da carga, mas demonstrou nervosismo durante a abordagem. Os policiais realizaram uma vistoria no veículo e descobriram um compartimento oculto, onde estavam escondidos os tabletes de cocaína e R$ 195 mil em notas. O condutor disse que não sabia da existência do ilícito. Ele foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Campo Grande, juntamente com o veículo, a droga e o dinheiro.
Mercado eleva previsão da inflação para 4,36% este ano
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, passou de 4,31% para 4,36% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (6), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Em meio às tensões causadas pela guerra no Oriente Médio, a previsão para a inflação deste ano foi elevada, pela quarta semana seguida, mas ainda se mantém dentro do intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%. Em fevereiro, a alta dos preços em transportes e educação fez a inflação oficial do mês fechar em 0,7% – aceleração diante do registrado em janeiro (0,33%). No entanto, o IPCA acumulado em 12 meses recuou para 3,81%, abaixo dos 4% pela primeira vez desde maio de 2024. A inflação de março, já com os possíveis impactos da guerra no Oriente Médio, será divulgada na próxima quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para 2027, a projeção da inflação subiu de 3,84% para 3,85%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,6% e 3,5%, respectivamente. Taxa Selic Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Na última reunião, mês passado, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual. Antes da escalada do conflito no Irã, a expectativa predominante era de um corte de 0,5 ponto. Em 15% ao ano, a Selic estava no maior nível desde julho de 2006, fixada em 15,25% ao ano. De setembro de 2024 a junho de 2025, a taxa foi elevada sete vezes seguidas, mas não foi alterada nas quatro reuniões seguintes. Após esse período prolongado de manutenção da taxa, havia indicação de início de um ciclo de redução, entretanto, diante das incertezas provocado pelo conflito no Oriente Médio, o BC não descarta rever o ciclo de baixa, caso seja necessário. O próximo encontro do Copom para definir a Selic será nos dias 28 e 29 de abril. Nesta edição do Focus, a estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica até o fim de 2026 permaneceu em 12,5% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,75% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, o que causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Quando a Taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica. PIB e câmbio Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 1,85%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos. Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, de acordo com o IBGE. Com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária, o resultado representa o quinto ano seguido de crescimento. No Focus desta semana, a previsão da cotação do dólar está em R$ 5,40 para o final deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,45. Agência Brasul
Operário só empata em casa com Betim na estreia da Série D do Brasileiro
O Operário FC começou a Série D do Campeonato Brasileiro com tropeço em casa. Neste domingo (5), o Galo recebeu o Betim-MG em Campo Grande e ficou no empate em 1 a 1. Os gols no Estádio Jacques da Luz saíram um em cada tempo. Na etapa inicial, o Operário até foi melhor, mas sem aproveitar as chances viu o adversário sair na frente em um vacilo do sistema defensivo aos 40 minutos. Guilherme Teixeira e Gabriel Biteco não se entenderam com o goleiro Lucas Covolan, o atacante Junior Fialho ficou com a bola e abriu o placar para os mineiros. No segundo tempo, o empate do Galo saiu em lance de bola parada. Aos dez minutos, Robinho cobrou escanteio pela esquerda e Matheus Galdezani se antecipou à marcação e, de cabeça, desviou para o gol, fazendo 1 a 1. Pouco depois o Betim perdeu o meia Maycon Rangel, expulso, mas o time alvinegro não soube aproveitar a vantagem para vencer o jogo em casa. Grupo A11 Na partida que abriu a chave, neste sábado (4), em Ouvidor (GO), o Abecat-GO recebeu o Uberlândia-MG e foi derrotado por 1 a 0. Max, aos 24 minutos do primeiro tempo, fez o gol do jogo. A segunda rodada acontece no próximo fim de semana. O Operário joga domingo (12), às 17h (MS), contra o CRAC, no Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão (GO).
Ivinhema começa Série D do Brasileiro com vitória sobre o CRAC no Saraivão
A Série D do Campeonato Brasileiro começou com vitória em casa para o Ivinhema FC. Pela primeira rodada, neste domingo (5), o Azulão do Vale recebeu o CRAC-GO e fez 1 a 0, gol do atacante Vitão ainda no primeiro tempo. O gol do jogo saiu logo aos cinco minutos da etapa inicial. Em boa jogada pela direita, Tuninho invadiu a área e tocou para Vitão. O atacante foi mais rápido que os marcadores e fez o giro para bater firme e abrir o placar. O time goiano tentou pressionar em busca do empate, principalmente no segundo tempo, mas parou na boa atuação do goleiro Neto, com defesas importantes para garantir a vantagem mínima para o time de Douglas Ricardo. Grupo A11 Na partida que abriu a chave, neste sábado (4), em Ouvidor (GO), o Abecat-GO recebeu o Uberlândia-MG e foi derrotado por 1 a 0. Max, aos 24 minutos do primeiro tempo, fez o gol do jogo. Neste domingo também Operário FC e Betim-MG ficaram no 1 a 1 em Campo Grande. Junior Fialho na etapa inicial e Matheus Galdezani, no segundo tempo, marcaram os gols no Estádio Jacques da Luz. Na classificação, Uberlândia e Ivinhema dividem a liderança com três pontos e vão se enfrentar no próximo sábado (11), às 16h (MS), no Parque do Sabiá.








