O lazer, a gastronomia e a cultura seguem ganhando força em Dourados com as feiras estruturadas pela Prefeitura. Na sexta-feira (10), das 17h às 23h, a “Feira Sabores” promete movimentar o Parque dos Ipês com música ao vivo, variedade de produtos e um ambiente preparado para receber famílias e amigos. A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), terá como atração cultural o Trio Embalo do MS, que irá animar o público com um repertório dançante, marcado principalmente pelo bailão. O evento reúne expositores de diversos segmentos, com destaque para a gastronomia e a produção local. O público encontrará artesanato, hortifrúti, produtos coloniais, conservas, grãos, comidas típicas, doces, salgados e bebidas, garantindo opções acessíveis e de qualidade. Além de proporcionar momentos de convivência, as feiras livres têm papel importante na economia local, ao gerar renda para pequenos produtores e incentivar o empreendedorismo. No Parque dos Ipês, a população já conta com dois dias fixos de feira: às terças-feiras, com a edição tradicional, e às sextas, com a Feira Sabores, ampliando o acesso aos produtos e fortalecendo o comércio local. Desde 2025, a gestão do prefeito Marçal Filho tem reforçado investimentos nesses espaços. Um dos exemplos é a modernização da feira da Praça do Cinquentenário, que recebeu estrutura coberta metálica, oferecendo mais conforto aos feirantes e melhor atendimento ao público.
PRF apreende 84 Kg de cocaína e R$ 195 mil em MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 84 quilos de cocaína e R$ 195 mil em notas, nesta quinta-feira (2), em Anastácio (MS). Durante fiscalizações na BR-262, os policiais abordaram um caminhão transportando minério de ureia. O motorista apresentou a nota fiscal da carga, mas demonstrou nervosismo durante a abordagem. Os policiais realizaram uma vistoria no veículo e descobriram um compartimento oculto, onde estavam escondidos os tabletes de cocaína e R$ 195 mil em notas. O condutor disse que não sabia da existência do ilícito. Ele foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Campo Grande, juntamente com o veículo, a droga e o dinheiro.
Mercado eleva previsão da inflação para 4,36% este ano
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial da inflação no país, passou de 4,31% para 4,36% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (6), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Em meio às tensões causadas pela guerra no Oriente Médio, a previsão para a inflação deste ano foi elevada, pela quarta semana seguida, mas ainda se mantém dentro do intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%. Em fevereiro, a alta dos preços em transportes e educação fez a inflação oficial do mês fechar em 0,7% – aceleração diante do registrado em janeiro (0,33%). No entanto, o IPCA acumulado em 12 meses recuou para 3,81%, abaixo dos 4% pela primeira vez desde maio de 2024. A inflação de março, já com os possíveis impactos da guerra no Oriente Médio, será divulgada na próxima quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para 2027, a projeção da inflação subiu de 3,84% para 3,85%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,6% e 3,5%, respectivamente. Taxa Selic Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Na última reunião, mês passado, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual. Antes da escalada do conflito no Irã, a expectativa predominante era de um corte de 0,5 ponto. Em 15% ao ano, a Selic estava no maior nível desde julho de 2006, fixada em 15,25% ao ano. De setembro de 2024 a junho de 2025, a taxa foi elevada sete vezes seguidas, mas não foi alterada nas quatro reuniões seguintes. Após esse período prolongado de manutenção da taxa, havia indicação de início de um ciclo de redução, entretanto, diante das incertezas provocado pelo conflito no Oriente Médio, o BC não descarta rever o ciclo de baixa, caso seja necessário. O próximo encontro do Copom para definir a Selic será nos dias 28 e 29 de abril. Nesta edição do Focus, a estimativa dos analistas de mercado para a taxa básica até o fim de 2026 permaneceu em 12,5% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é que a Selic seja reduzida para 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,75% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, o que causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Os bancos ainda consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Quando a Taxa Selic é reduzida, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, diminuindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica. PIB e câmbio Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano permaneceu em 1,85%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 2% para os dois anos. Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, de acordo com o IBGE. Com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária, o resultado representa o quinto ano seguido de crescimento. No Focus desta semana, a previsão da cotação do dólar está em R$ 5,40 para o final deste ano. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,45. Agência Brasul
Operário só empata em casa com Betim na estreia da Série D do Brasileiro
O Operário FC começou a Série D do Campeonato Brasileiro com tropeço em casa. Neste domingo (5), o Galo recebeu o Betim-MG em Campo Grande e ficou no empate em 1 a 1. Os gols no Estádio Jacques da Luz saíram um em cada tempo. Na etapa inicial, o Operário até foi melhor, mas sem aproveitar as chances viu o adversário sair na frente em um vacilo do sistema defensivo aos 40 minutos. Guilherme Teixeira e Gabriel Biteco não se entenderam com o goleiro Lucas Covolan, o atacante Junior Fialho ficou com a bola e abriu o placar para os mineiros. No segundo tempo, o empate do Galo saiu em lance de bola parada. Aos dez minutos, Robinho cobrou escanteio pela esquerda e Matheus Galdezani se antecipou à marcação e, de cabeça, desviou para o gol, fazendo 1 a 1. Pouco depois o Betim perdeu o meia Maycon Rangel, expulso, mas o time alvinegro não soube aproveitar a vantagem para vencer o jogo em casa. Grupo A11 Na partida que abriu a chave, neste sábado (4), em Ouvidor (GO), o Abecat-GO recebeu o Uberlândia-MG e foi derrotado por 1 a 0. Max, aos 24 minutos do primeiro tempo, fez o gol do jogo. A segunda rodada acontece no próximo fim de semana. O Operário joga domingo (12), às 17h (MS), contra o CRAC, no Estádio Genervino da Fonseca, em Catalão (GO).
Ivinhema começa Série D do Brasileiro com vitória sobre o CRAC no Saraivão
A Série D do Campeonato Brasileiro começou com vitória em casa para o Ivinhema FC. Pela primeira rodada, neste domingo (5), o Azulão do Vale recebeu o CRAC-GO e fez 1 a 0, gol do atacante Vitão ainda no primeiro tempo. O gol do jogo saiu logo aos cinco minutos da etapa inicial. Em boa jogada pela direita, Tuninho invadiu a área e tocou para Vitão. O atacante foi mais rápido que os marcadores e fez o giro para bater firme e abrir o placar. O time goiano tentou pressionar em busca do empate, principalmente no segundo tempo, mas parou na boa atuação do goleiro Neto, com defesas importantes para garantir a vantagem mínima para o time de Douglas Ricardo. Grupo A11 Na partida que abriu a chave, neste sábado (4), em Ouvidor (GO), o Abecat-GO recebeu o Uberlândia-MG e foi derrotado por 1 a 0. Max, aos 24 minutos do primeiro tempo, fez o gol do jogo. Neste domingo também Operário FC e Betim-MG ficaram no 1 a 1 em Campo Grande. Junior Fialho na etapa inicial e Matheus Galdezani, no segundo tempo, marcaram os gols no Estádio Jacques da Luz. Na classificação, Uberlândia e Ivinhema dividem a liderança com três pontos e vão se enfrentar no próximo sábado (11), às 16h (MS), no Parque do Sabiá.
Dourados cria Centro de Operações para enfrentamento da epidemia de Chikugunya
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, assinou o Decreto número 610, de 31 de março de 2026, criando o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) para enfrentamento da Chikungunya. O decreto foi publicado no feriado da Sexta-Feira Santa em edição extraordinária do Diário Oficial do Município e foi editado levando em consideração a situação epidemiológica da Chikungunya em Dourados, caracterizada pelo aumento expressivo de casos prováveis, confirmados, com elevada taxa de positividade (74,9%) e ocorrência de 5 óbitos, todos pacientes da Reserva Indígena. Para editar o Decreto número 610, o prefeito considerou, também, a avaliação de risco realizada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) com classificação de Risco Alto para o município de Dourados. Informe Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, que concentra as ações de combate à epidemia e comando o COE, revelam a existência de 2.680 casos prováveis de Chikungunya, com 1387 casos confirmados, 528 descartados e outros 1.831 em investigação. O Informe revela ainda que outros 2 óbitos estão sob investigação, ambos eram moradores da Reserva Indígena. Ainda na sexta-feira, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-Chikungunya) já realizou a primeira reunião com os órgãos que compõe a unidade. “As equipes vão se reunir todos os dias, às 7h30, para analisar os trabalhos realizados no dia anterior e definir as ações do dia e projetar atividades de curto prazo, podendo adotar medidas mais rígidas de contenção se forem necessárias”, explica Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde, e coordenador-geral do COE. Ele ressalta que o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública tem a finalidade de coordenar, planejar, monitorar e avaliar as ações de resposta à emergência em saúde pública decorrente da transmissão de Chikungunya. O COE adotará como modelo organizacional o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), estruturando-se de forma flexível e escalonável, conforme a evolução do evento. “Significa dizer, que poderemos adotar medidas dependendo do comportamento da epidemia em Dourados, sempre com base em números reais e boletins bem estruturados”, explica Márcio Figueiredo. O Art. 3º do Decreto número 610/2026 define que competirá ao Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública elaborar, implementar e atualizar o Plano de Ação do Incidente (PAI); monitorar continuamente a situação epidemiológica e assistencial; coordenar as ações de vigilância epidemiológica, laboratorial e ambiental; articular a rede de atenção à saúde para organização da assistência; integrar ações intersetoriais, incluindo saneamento, defesa civil e assistência social; produzir e divulgar boletins, informes e relatórios técnicos; apoiar a tomada de decisão baseada em evidências; identificar necessidades e subsidiar a mobilização de recursos; promover comunicação de risco e transparência das informações. O secretário Márcio Figueiredo ressalta que essa organização, com competências e participação dos mais diferentes órgãos, é fundamental para reduzir o volume de casos e controlar a Chikungunya em Dourados. “O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública tem um comando unificado que define operações, planejamento, comunicação e informação, tratando o problema com a máxima transparência”, explica o secretário de Saúde. O COE-Chikungunya foi composto por representantes da seguintes áreas e setores: Departamento de Vigilância em Saúde; Departamento de Atenção a Saúde; Departamento de Gestão Operacional; Departamento de Gestão Administrativa; Departamento do Complexo Regulador; Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud); Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Serviços Urbanos; Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil; Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dourados; Estabelecimentos Hospitalares de Dourados; Secretaria Especial de Saúde Indígena; Ministério da Saúde; Secretaria de Estado de Saúde; Conselho Municipal de Saúde. A coordenação Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública está sob responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Distrito Sanitário Indígena por meio de comando unificado, podendo designar coordenadores específicos por ato próprio. O COE funcionará em regime de ativação contínua enquanto perdurar a situação de emergência, podendo operar de forma presencial, híbrida ou remota. Os registros das atividades do COE serão realizados por meio de relatórios técnicos, informes epidemiológicos e sumários executivos, garantindo rastreabilidade das decisões e ações.
Campanha do Agasalho abre nesta sexta com foco em famílias vulneráveis
A solidariedade volta a ganhar força em Dourados a partir desta sexta-feira, dia 10, com o início da Campanha do Agasalho “Cuidando com Amor e Aquecendo Vidas”, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O lançamento oficial acontece às 9h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), marcando o começo de mais uma mobilização para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade durante o inverno. A campanha tem como objetivo ampliar o alcance das doações e superar os resultados do ano passado. A ação conta com o envolvimento de empresas, instituições e da comunidade, fortalecendo a corrente de solidariedade no município. Madrinha da campanha, a primeira-dama Patrícia Leite participa ativamente desde a primeira edição, incentivando parcerias e a adesão da população. Segundo ela, a iniciativa segue a proposta da gestão do prefeito Marçal Filho de priorizar o cuidado com as pessoas. Durante o lançamento da Campanha, a primeira-dama Patrícia Leite vai informar os locais onde serão instalados pontos de coleta para receber agasalhos, cobertores, calçados e outros itens de inverno em bom estado. A distribuição seguirá o mesmo formato do ano passado, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com organização por senhas, garantindo acesso justo às doações e permitindo que cada pessoa escolha as peças conforme sua necessidade. Em 2025, a campanha arrecadou mais de 12 mil itens e beneficiou cerca de 1.500 famílias. Para este ano, a meta é ampliar ainda mais esses números e alcançar um público maior. A iniciativa já conta com o apoio de diversas instituições e empresas do município, consolidando uma ampla rede de colaboração. A Prefeitura reforça o convite para que a população participe, contribuindo com doações que podem ser novas ou usadas, desde que estejam limpas e em bom estado de conservação. Quem quiser antecipar a doação pode entrar em contato pelos telefones 2222-1802 ou (67) 99256-5208. A Campanha do Agasalho já conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Aced, Shopping Avenida Center, Supermercado Chama, Condomínio Maxwell, Unigran, Influx Escola de Inglês, Auto Escola Liderança, TV Rit, Senai, Supermercados Abevê, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Médica, Embrapa, Fórum, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Câmara Municipal de Dourados (CMD), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Previd, Única Academia, Studio Corpo Fitness, Mamutus Crossfit, Batata e Cia, LSV Odontologia, Matra Tratores, Corpal, Farmácia Brasil Popular (Canaã III), Segunda Sem Lei (Amigos do Pagode), Residencial Euro Garden, Supermercado Amigão, Universidade Federal da Grande Dourados (Medicina), Hospital Universitário, Igreja Comunidade Evangélica Aprisco, Igreja Profética Atalaia, Comunidade Batista Ministério em Células, Conemang, Comercial Mariano, Sindicato dos Contabilistas, Sindicato Rural de Dourados, além de órgãos da administração municipal.
Festa da Páscoa atrai multidão e encerra com entrega de 2,5 mil ovos de chocolate
A 2ª Festa da Páscoa de Dourados foi encerrada neste domingo (5) consolidando-se como um dos maiores eventos populares do município. Realizada no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, a programação se estendeu por quatro dias e reuniu milhares de pessoas em um ambiente voltado à convivência familiar, lazer e integração social. Organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) e pela Secretaria Municipal de Cultura, a 2ª Festa da Páscoa contou com apoio de diversas áreas da administração municipal. Durante o evento, o público teve acesso a uma ampla programação gratuita, que incluiu competições esportivas, como beach tennis e vôlei de praia 4×4 misto, além de torneios de futsal de base, apresentações culturais, praça de alimentação e atividades recreativas voltadas ao público infantil. Outro destaque foi a pescaria no lago do parque, que recebeu 3 toneladas de peixes, atraindo grande número de participantes ao longo dos dias e reforçando o caráter popular da festa. O encerramento foi marcado pela distribuição de 2.500 ovos de chocolate para as crianças, realizada pelo prefeito Marçal Filho, acompanhado de servidores municipais. A entrega ocorreu sob a tenda principal, onde longas filas se formaram ainda no início da tarde. A organização foi coordenada pela primeira-dama Patrícia Leite, com controle por meio de pulseiras distribuídas na entrada do evento. Em cerca de 30 minutos, todos os ovos foram entregues. Mesmo após o término da distribuição, famílias permaneceram no local, com crianças se concentrando em frente ao palco para acompanhar as atrações finais e registrar fotos com o prefeito, que atendeu ao público durante toda a tarde. Secretários municipais também acompanharam o encerramento, mantendo contato direto com a população e ouvindo demandas. As vereadoras Isa Marcondes e Karla Gomes acompanharam a entrega dos ovos e circularam entre os participantes. Com grande adesão popular e programação diversificada, a Festa da Páscoa reforça a estratégia da gestão municipal de ampliar as opções de lazer e fortalecer eventos que promovam a integração entre as famílias. A iniciativa também evidencia o papel das políticas públicas voltadas à cultura e à agricultura familiar na dinamização de espaços públicos e no estímulo à participação comunitária em Mato Grosso do Sul. Em mensagem à população o prefeito Marçal Filho expressou gratidão a todos que prestigiaram a segunda edição da Festa da Páscoa. Fez agradecimento especial à organização e aos servidores, que dedicaram seu tempo e esforço voluntariamente e citou os secretários, especialmente à secretária de Cultura, Gisela Melo, e o secretário de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, que assumiram toda a organização da festa. “Acima de tudo, agradeço a Deus, que proporcionou um feriado e um final de semana sem chuva, permitindo que todos aproveitassem ao máximo”, enfatizou. A 2ª Festa da Páscoa teve início na quinta-feira, com a liberação da pesca para pessoas com deficiência e idosos e, na sexta, sábado e domingo, a pesca foi aberta ao público em geral, proporcionando a muitos a oportunidade de desfrutar dessa atividade e obter peixes. Na sexta-feira, em celebração à Sexta-Feira Santa, aconteceu shows de música gospel, momentos de louvor e adoração e, no sábado de Aleluia, show do sertanejo Loubet, que atraiu grande público ao Parque do Lago. O prefeito Marçal Filho comemorou o sucesso da Festa, coroada com a distribuição de ovos de páscoa às crianças. “Neste domingo de Páscoa, distribuímos ovos de chocolate a aproximadamente duas mil e quinhentas crianças, proporcionando-lhes alegria. Além disso, disponibilizamos brinquedos para que as crianças pudessem se divertir, tudo de forma gratuita”, disse, destacando também a realização dos eventos esportivos, incluindo a Corrida da Páscoa. “Foi, sem dúvida, um final de semana memorável”, celebrou. Marçal observou ainda que o evento foi realizado com recursos financeiros limitados da prefeitura de Dourados. “Tenho o costume de enfatizar isso, pois priorizamos a responsabilidade no uso dos recursos públicos. Embora seja fundamental promover eventos para o bem-estar da população, buscamos parcerias estratégicas”, falou, citando apoio da Secretaria de Cultura do Estado, além de patrocinadores privados e empresas que contribuíram significativamente O prefeito de Dourados garantiu a realização de novos eventos, como forma de oportunizar à população, momentos de entretenimento e lazer. “Continuaremos a promover eventos, buscando sempre a otimização dos recursos públicos. Os investimentos serão direcionados, principalmente, à área da saúde, que considero prioritária”, afirmou. Por fim, Marçal Filho comemorou a oportunidade de integrar a Reserva Indígena nas celebrações. “Gostaria de expressar minha satisfação em ter proporcionado, pela primeira vez, a oportunidade de pesca à Reserva Indígena de Dourados”, falou. “Destinamos diversas toneladas de peixes ao Parque Antenor Martins, e também aos lagos das aldeias Bororó e Jaguapiru, com uma tonelada de peixes, para que os indígenas também pudessem desfrutar deste momento, especialmente em meio à epidemia de chikungunya, que nos mobiliza a todos”, destacou, ressaltando que a Secretaria de Saúde da prefeitura está empenhada no combate ao mosquito Aedes aegypti e reiterou o pedido de colaboração da população na questão do descarte de lixo.
Servidor valorizado: reajustes do Governo de MS superam a inflação dos últimos quatro anos e somam 18,77%
Com a sanção da lei que garantiu novo reajuste ao funcionalismo público estadual o Governo de Mato Grosso do Sul consolidou uma política de valorização contínua do funcionalismo público ao garantir reajustes lineares que, somados entre os anos de 2023 e 2026, alcançam 18,77%. A medida, publicada na segunda-feira (30), reforça o compromisso com a recomposição do poder de compra dos servidores e com o reconhecimento do papel estratégico que desempenham na prestação de serviços à população, e os percentuais concedidos – 5% em 2023, 3,73% em 2024, 5,06% em 2025 e 3,81% agora em 2026 – evidenciam uma política consistente, planejada e responsável do ponto de vista fiscal. Mais do que assegurar reposições pontuais, o Estado adotou uma trajetória de recomposição gradual, alinhada à sustentabilidade das contas públicas e à previsibilidade administrativa. No acumulado dos últimos 48 meses, o índice total de reajustes supera a inflação oficial medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que foi de 14,92% no mesmo período. Assim, houve um ganho real nos salários, o que além de preservar o poder aquisitivo dos servidores demonstra os avanços na remuneração promovidos pelo Governo do Estado. A iniciativa reafirma o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e valorização do capital humano, pilares fundamentais para a eficiência da gestão pública. Ao priorizar os servidores, o Governo do Estado fortalece a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade e consolida um ambiente institucional pautado pelo respeito, reconhecimento e compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Comunicação Governo de MS








