A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta terça-feira (07) o mais recente relatório epidemiológico sobre a chikungunya, apontando um cenário de avanço da doença no município. Até a Semana Epidemiológica 10, foram registradas 3.971 notificações, sendo 2.859 casos prováveis, 1.442 confirmados, 1.973 em investigação e 556 descartados. A taxa de positividade chegou a 72%, índice considerado extremamente elevado e indicativo de intensa circulação viral. A análise temporal mostra que a epidemia ainda está em curso. Embora haja indícios de queda nas semanas mais recentes, os dados podem sofrer influência de atraso nas notificações. Outro fator de preocupação é a pressão sobre os serviços de saúde, pois a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, registra média de 451 atendimentos diários, com aumento significativo desde o dia 23 de março. Atualmente, 40 pacientes estão internados em hospitais do município com suspeita ou confirmação da doença. A distribuição dos casos por unidades de saúde evidencia maior concentração em algumas regiões. Destaque para a Unidade Básica de Saúde da Aldeia Bororó I, com 582 notificações, seguido pelo posto do Jóquei Clube, com 256 casos, e pela unidade Seleta, com 189 registros. Também apresentam números expressivos as unidades do Parque das Nações II (72), Maracanã (66) e Parque do Lago II (75), indicando maior incidência em bairros populosos e áreas específicas do município. O relatório também confirma 6 óbitos por chikungunya, sendo cinco da Reserva Indígena, e uma morte de uma menina de 10 anos, residente na região Oeste de Dourados, que morreu nesta terça-feira (7/4). O caso é investigado pela saúde pública e, se confirmado, pode ser o primeiro óbito em decorrência da Chikungunya no município fora da Reserva Indígena, trata-se de uma menina sem comorbidades relatadas. A vítima apresentou os primeiros sintomas em 28 de março e esteve internada em um hospital da cidade. A população indígena segue como a mais impactada, concentrando 1.697 casos prováveis e 1.153 confirmados, além de 2.088 notificações e 237 atendimentos hospitalares. Segundo a Secretaria de Saúde, apesar da predominância inicial nas aldeias, a doença já avança para toda a área urbana. Diante do cenário, o município reforça que a situação é de emergência em saúde pública, com sobrecarga nos atendimentos da atenção básica e hospitalar. A Prefeitura intensifica ações de vigilância, combate ao mosquito transmissor e atendimento à população, além de alertar para a importância da eliminação de criadouros e busca por atendimento ao surgimento dos sintomas.
Estado promove 1º Fórum Conectando Gerações para fortalecer políticas intergeracionais em MS
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), realiza nos dias 8 e 9 de abril de 2026 o 1º Fórum Conectando Gerações – Caminhos para Promoção da Intergeracionalidade. O evento acontece a partir das 8h, no auditório da Secretaria, em Campo Grande. Voltado a gestores municipais, pontos focais das políticas da pessoa idosa e da juventude, além de representantes de conselhos e atores estratégicos das redes locais, o Fórum tem como objetivo fortalecer a articulação entre Estado e municípios, promovendo uma agenda integrada voltada à intergeracionalidade, ao enfrentamento do idadismo e ao letramento digital. Durante os dois dias de programação, serão realizados painéis sobre cidadania ao longo do ciclo de vida, juventude e envelhecimento em Mato Grosso do Sul, além da apresentação de diretrizes dos programas estaduais voltados às pessoas idosas e às juventudes. O evento também contará com mesas de diálogo para troca de experiências municipais, debates sobre inclusão digital, prevenção a golpes e cidadania digital. A programação inclui ainda momentos de formação técnica, em parceria com a SETDIG (Secretaria-Executiva de Transformação Digital), e uma oficina de planejamento municipal, que permitirá aos participantes elaborar propostas iniciais de ações intergeracionais e de letramento digital em seus territórios. Um dos destaques do Fórum será a possibilidade de adesão dos municípios ao Projeto Conectando Gerações, iniciativa que visa implementar ações integradas entre juventude e população idosa, fortalecendo redes locais e ampliando o acesso a direitos. Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Larissa Diniz Paraguassu, o encontro representa um passo estratégico diante das transformações demográficas do Estado. “O Fórum Conectando Gerações é uma das estratégias do Governo de Mato Grosso do Sul para alinhar, na prática, a atuação dos municípios na promoção da intergeracionalidade como resposta a um cenário já consolidado, que é o envelhecimento da população”, destaca. A subsecretária reforça que a programação foi construída para enfrentar desafios atuais de forma integrada. “Trabalharemos temas essenciais como inclusão e letramento digital, prevenção de violências, planejamento municipal e o papel das redes de proteção, sempre conectando juventude e pessoa idosa como parte da solução. Mais do que um evento, o Fórum se estrutura como um espaço de integração entre as políticas públicas”, explica. Ainda segundo Larissa Paraguassu, o projeto Conectando Gerações se destaca como uma estratégia preventiva atuando diretamente no enfrentamento da solidão, da exclusão digital e do isolamento social, promovendo vínculos, autonomia e participação da pessoa idosa. “O que estamos construindo aqui é uma política que antecipa desafios, integra gerações e fortalece os municípios para garantir que o envelhecimento aconteça com mais dignidade, inclusão e cidadania”, completa. Para o subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Fragoso da Cruz, o Fórum é um marco para o desenvolvimento do Conectando Gerações na perspectiva do municipalismo. “Estamos falando de um espaço intergeracional, que reúne juventude e pessoa idosa para promover trocas, formação e articulação. A proposta é que os municípios saiam daqui mais preparados, com direcionamento e planejamento inicial para implementar ações em seus territórios, especialmente nas áreas de letramento digital e fortalecimento de vínculos”, completa. Para participar do Fórum, basta se inscrever pelo link. A Secretaria de Estado da Cidadania está localizada na Avenida Ceará, 984, Bairro Vila Antônio Vendas, em Campo Grande. Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Hospital Regional de Dourados impulsiona economia local com geração de quase 900 empregos
O HRD (Hospital Regional de Dourados) tem impulsionado a economia local ao gerar quase 900 empregos diretos e indiretos desde agosto de 2025. Juntas, as três unidades que formam o complexo hospitalar já contrataram 613 colaboradores sob regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Além das contratações diretas, o hospital conta com 257 profissionais terceirizados que atuam em diferentes áreas de apoio e serviços essenciais, contribuindo para o pleno funcionamento da instituição. Ao todo, são aproximadamente 870 postos de trabalho, fortalecendo a mão de obra local, movimentando diversos setores e promovendo o desenvolvimento regional. Além dos números expressivos, o HRD também se destaca no cenário estadual por seu modelo de gestão inovador, aliado à humanização no atendimento e ao compromisso com a excelência nos serviços prestados à população. Entre as histórias que representam esse impacto está a de Edite Pereira Valério, de 59 anos, atendente de hospitalidade. Na recepção do hospital, Edite recebe os pacientes, visitantes e acompanhantes sempre com um sorriso no rosto. Para ela, a conquista vai além do emprego. “Estava procurando uma oportunidade há um tempo e sei que é mais difícil pela idade. Hoje me sinto realizada e grata por fazer parte dessa equipe”, completa. Ela relata que encontrou no HRD uma nova oportunidade e superou desafios pessoais. “Eu tinha muito medo da parte tecnológica, dos sistemas, mas fiquei muito feliz por ter a oportunidade de aprender. Hoje já superei esse medo e, inclusive, consigo ajudar outros colegas”, conta. A Diretora Administrativa e Financeira do HRD, Liza Flores Figueiredo, ressalta o impacto positivo da unidade para além da assistência à saúde. “O Hospital Regional de Dourados cumpre um papel que vai além do cuidado com a saúde. A geração de empregos fortalece a economia local, promove desenvolvimento social e cria oportunidades para profissionais de diversas áreas. É um impacto direto na vida das pessoas e no crescimento da nossa região”, destaca. Certificação GPTW Outro diferencial da instituição está no reconhecimento do seu ambiente de trabalho. Desde outubro de 2025, o HRD possui a certificação GPTW (Great Place to Work), reforçando o compromisso com a valorização dos colaboradores e a construção de uma cultura organizacional sólida. Para a gerente de Recursos Humanos, Ziuma Lopes, esse reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo. “A certificação GPTW reflete o cuidado que temos com as pessoas que fazem o hospital acontecer todos os dias. Investimos em um ambiente de trabalho acolhedor, ético e colaborativo, porque acreditamos que equipes valorizadas entregam um cuidado ainda mais qualificado aos nossos pacientes”, finaliza. Comunicação SES *com informações do HRDFoto: HRD
Polícia Civil apoia a PRF em grande apreensão de pasta-base de cocaína no Paraná
Nesta terça-feira (7), equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira – DEFRON que vem realizando diligências que buscam identificar indivíduos que praticam delitos diversos na região, identificaram um veículo Tucson e um Ford Ranger que estariam transportando entorpecentes, naquele exato momento, transitando pela BR-277, no Estado do Paraná. Considerando o constante compartilhamento de informações de inteligência com a PRF, do NOE Fron, bem como a urgência da situação, foi feito contato entre as equipes, buscando-se a verificação da informação. Como resultado, a equipe da PRF em Santa Tereza do Oeste/PR localizou ambos veículos, nos quais foram encontrados diversos tabletes de pasta-base de cocaína nas lanternas traseiras do veículo Tucson, e em fundos falsos neste veículo e no veículo Ford Ranger, que somaram 230 quilos. Os suspeitos foram encaminhados para Delegacia da Polícia Federal local para os procedimentos de praxe.
Pacote para conter alta dos combustíveis inclui subsídios e isenções
Após semanas de discussão, o governo federal anunciou nesta segunda-feira (6) um pacote de medidas para reduzir os impactos da alta dos combustíveis provocada pela guerra no Oriente Médio. As ações incluem uma medida provisória (MP), um projeto de lei e decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O conjunto de iniciativas prevê subsídios para diesel e gás de cozinha, além da redução de impostos e apoio ao setor aéreo. A expectativa é aliviar os custos para consumidores e setores produtivos, além de garantir o abastecimento no país. Subsídios Entre as principais medidas está a criação de uma subvenção de R$ 1,20 por litro para a importação de diesel, com divisão igual de custos entre União e estados. O benefício será válido inicialmente por dois meses e pode chegar a R$ 4 bilhões. Inicialmente, o Ministério da Fazenda tinha informado que esse subsídio custaria R$ 3 bilhões. Também foi anunciada uma subvenção extra de R$ 0,80 por litro para o diesel produzido no Brasil, com custo estimado de R$ 3 bilhões mensais. Em ambos os casos, empresas deverão repassar a redução ao consumidor. Além disso, o governo vai zerar os impostos federais sobre o biodiesel, que compõe parte do diesel vendido nos postos, e o querosene de aviação. Para o gás liquefeito de petróleo (GLP), será concedido subsídio de R$ 850 por tonelada para o produto importado. A medida busca equiparar o preço ao GLP nacional e reduzir o impacto no custo do gás de cozinha, especialmente para famílias de baixa renda. Outras fontes Posteriormente, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, também informou outras fontes de receita que compensarão o custo das medidas: o Imposto de Exportação de 12% sobre o petróleo anunciada em março; o aumento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas que vendem petróleo e da elevação das receitas de leilão de petróleo, que subiram após o início da guerra. Em relação à compensação pela isenção do querosene de aviação e do biodiesel, Durigan anunciou a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre cigarros. Segundo ele, essa medida gerará R$ 1,2 bilhão na arrecadação extra para o governo em 2026. Setor aéreo O pacote também prevê até R$ 9 bilhões em crédito para companhias aéreas, com recursos operados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Fundo Nacional de Aviação Civil. Outra medida é a isenção do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o querosene de aviação, além do adiamento do pagamento de tarifas de navegação aérea. Segundo o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, os subsídios e as isenções serão compensados pelo aumento das receitas de royalties de petróleo, que subiram desde o início da guerra no Oriente Médio. Punições O governo também anunciou o reforço na fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para evitar aumentos abusivos de preços em situações de crise, como conflitos geopolíticos e calamidades públicas. O projeto de lei a ser enviado ao Congresso em regime de urgência constitucional prevê pena de 2 a 5 anos de prisão para esse tipo de prática. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não apenas as empresas, mas as pessoas físicas que infringirem a Lei da Economia Popular serão punidas, inclusive os sócios dos estabelecimentos. Além disso, a MP passa a permitir a interdição de postos de combustíveis que aumentarem os preços de forma abusiva. Até agora, os estabelecimentos eram apenas multados. Segundo Silveira, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) passará a ser obrigatoriamente informado de suspeitas de violação da ordem econômica. As multas, informou o ministro, serão agravadas conforme o ganho inadequado e a usura do agente econômico. Oscilações A MP também traz uma previsão para que os agentes econômicos que recebam as subvenções adotem mecanismos para suavizar as oscilações internacionais de preços. Segundo o Executivo, o pacote busca reduzir os efeitos da crise internacional sobre os preços internos e manter o Brasil menos exposto às oscilações do mercado global de energia. Agência Brasil
Policiais apreendem 1,2 tonelada de maconha e pistola em Campo Grande
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.290 quilos de maconha e uma pistola, nesta sexta-feira (3), em Campo Grande (MS). Durante fiscalizações na BR-262, os policiais avistaram um caminhão estacionado no acostamento com problemas mecânicos. Os policiais prestavam auxílio ao condutor e notaram que o homem apresentava nervosismo com a presença da equipe. Questionado se transportava algum ilícito, o condutor confessou que possuía uma pistola na cabine do caminhão. Os policiais encontraram uma pistola calibre 9mm e seis munições no caminhão e ao realizar a vistoria no compartimento de carga, localizaram vários fardos de maconha. O motorista confessou ter recebido a droga em Campo Grande e que a levaria até Barueri (SP)l. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Campo Grande.
PRF apreende carga de calçados falsificados em Rio Brilhante
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de calçados falsificados, nesta sexta-feira (3), em Rio Brilhante (MS). Durante fiscalizações na BR-163, os policiais abordaram um caminhão acoplado a dois semirreboques. O motorista disse que transportava calçados, porém não possuía documentação fiscal das mercadorias. Após vistoria na carga, os policiais encontraram grande quantidade de tênis de diversas marcas e chinelos da marca “havaianas”, além de toalhas e sutiãs. Os calçados passaram por perícia que constatou que os itens eram falsificados. O motorista foi preso e encaminhado à Polícia Civil em Rio Brilhante e o veículo foi apreendido com as mercadorias.
Câmara de Dourados aprova programa “Nossa Dourados” para revitalização de espaços públicos
A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (6), a décima Sessão Ordinária do ano legislativo. Os vereadores aprovaram, em segunda votação e por unanimidade, Projeto de Lei, proposto pelo Poder Executivo, que institui o programa “Nossa Dourados”, que busca fortalecer políticas de urbanização e conservação de áreas como praças, parques, jardins, canteiros e demais espaços comunitários. Segundo a proposta enviada à Câmara de Dourados e assinada pelo prefeito Marçal Filho, o município enfrenta elevados custos anuais para garantir a limpeza, manutenção e revitalização dessas áreas. Ainda assim, a extensão dos serviços frequentemente gera, por parte da população, a percepção de descuido com a infraestrutura urbana, o que motiva a busca por soluções alternativas e mais eficientes. O Projeto de Lei aprovado prevê o estímulo ao engajamento da sociedade civil e de empresas na conservação desses espaços, permitindo que parceiros assumam responsabilidades como manutenção, reformas, ampliação, paisagismo e limpeza. A iniciativa visa compartilhar a gestão desses locais, garantindo melhores condições de uso para a comunidade. Como contrapartida, os participantes poderão divulgar suas marcas ou nomes nos espaços adotados, associando sua imagem a ações de interesse público. A expectativa é que o programa gere economia aos cofres municipais, possibilitando o redirecionamento de recursos para outras áreas essenciais dos serviços públicos. Agora com o aval dos vereadores, o texto volta ao Poder Executivo para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho. Outros Projetos Na sessão, foi aprovado ainda Projeto de Lei proposto pelo vereador Dill do Povo (União Brasil) que institui o Dia Municipal da Inclusão Digital. Além desse, foram aprovados Projetos de Lei propostos pelo vereador Márcio Pudim (PSDB) que declaram de utilidade pública municipal o Rotary Club de Dourados Caiuás e a Associação Focinho Amigo (AFA).
Obras do Ceim do bairro Campina Verde é reiniciada
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), retoma nesta terça-feira (07) as obras do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) do bairro Campina Verde. Esta é a terceira unidade educacional com obras reiniciadas em menos de um mês, somando-se aos Ceims da Vila Erondina e do Parque do Lago I, em um movimento que reforça o compromisso da gestão com a educação infantil e o cuidado com as famílias douradenses. A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para retomada das obras será conduzida pessoalmente pelo prefeito Marçal Filho. Com investimento total de R$ 4.759.118,64 – sendo R$ 2.743.144,44 de recursos próprios do município e R$ 2.015.974,20 provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – a nova unidade está localizada na Rua Alípio Anastácio Figueiredo, esquina com Manoel Oliveira Pompeu, em um terreno de 18 mil metros quadrados, com área construída de 1.515,21 m². A retomada das obras segue o direcionamento do prefeito Marçal Filho, que tem priorizado investimentos contínuos na educação, especialmente na primeira infância, considerada um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social. “Estamos cuidando das pessoas desde a base, garantindo que nossas crianças tenham acesso a um ambiente seguro, acolhedor e de qualidade, ao mesmo tempo em que oferecemos tranquilidade para que os pais possam trabalhar”, destaca. A obra havia sido paralisada em maio de 2025, após descumprimento contratual por parte da empresa responsável à época. Com nova licitação homologada em fevereiro de 2026, a execução agora está sob responsabilidade da empresa CR Arquitetura e Construção LTDA, com prazo de conclusão de 12 meses. Atualmente, cerca de 30% da obra já está executada, e os trabalhos seguirão em ritmo acelerado a partir desta retomada do projeto. O Ceim Campina Verde segue o padrão Proinfância Tipo 1, com capacidade para atender até 376 crianças. A estrutura foi projetada para oferecer conforto, segurança e qualidade no para os estudantes e para os profissionais, incluindo espaços como salas de aula, pátio coberto, refeitório, cozinha, fraldários, lactário, sala de amamentação, área administrativa, sala multiuso, playground e ambientes de apoio. Além desta unidade, a Prefeitura também retomou, no mês de março, as obras do Ceim da Vila Erondina, paralisadas desde 2019, e do Ceim do Parque do Lago I, cuja construção havia sido interrompida diversas vezes desde 2013. As ações demonstram o empenho da atual gestão em destravar obras importantes e transformar estruturas paradas em espaços de aprendizado e oportunidades para as crianças.








