O dólar fechou abaixo de R$ 5 pela primeira vez em mais de dois anos, enquanto a bolsa brasileira renovou recordes e superou os 198 mil pontos nesta segunda-feira (13). Mesmo com o início do bloqueio do Estreito de Ormuz pelos Estados Unidos, o clima no mercado financeiro melhorou após declarações do presidente Donald Trump sobre um possível acordo com o Irã. A moeda estadunidense encerrou o dia em queda, acompanhando o movimento no exterior, enquanto a bolsa brasileira avançou impulsionada por ações de commodities (bens primários com cotação internacional) e pelo fluxo de capital estrangeiro. Câmbio recua O dólar comercial à vista fechou a R$ 4,997, em baixa de R$ 0,014 (-0,29%). A cotação está no menor valor desde 27 de março de 2024. Na mínima do dia, por volta das 14h20, chegou a R$ 4,98. No mês, a divisa acumula queda de 3,51%. Em 2026, o recuo chega a 8,96%. Após subir no início do dia, refletindo as tensões no Oriente Médio, o dólar perdeu força ao longo da tarde. A mudança de direção ocorreu após Trump afirmar que o Irã estaria interessado em negociar. No exterior, o índice DXY, que mede o desempenho da moeda estadunidense diante de uma cesta de divisas fortes, também recuou, reforçando o movimento observado no Brasil. O euro comercial fechou esta segunda vendido a R$ 5,876, com baixa de apenas 0,02%. A cotação está no menor valor desde o fim de junho de 2024. Recorde histórico no Ibovespa Na bolsa brasileira, o Ibovespa avançou 0,34% e fechou aos 198.001 pontos, atingindo o maior nível da história. Durante o pregão, o índice chegou a superar os 198.100 pontos. O desempenho foi sustentado principalmente por ações de grandes empresas ligadas a commodities, como mineração e petróleo, além da entrada contínua de recursos estrangeiros. No mês, o índice acumula alta de 5,62% e, no ano, ganhos de 22,89%. O movimento positivo no Brasil acompanhou o desempenho das bolsas em Nova York, que também reagiram às sinalizações de distensão geopolítica. O índice Dow Jones, das empresas industriais, subiu 0,63%. O S&P 500, das 500 maiores companhias, ganhou 1,02% e anulou as perdas desde o início da guerra no Oriente Médio. O Nasdaq, das empresas de tecnologia, avançou 1,23%. A expectativa de retomada das negociações entre Estados Unidos e Irã ajudou a reduzir a aversão ao risco nos mercados globais. Petróleo abaixo de US$ 100 Os preços do petróleo avançaram, impulsionados pelas tensões no Oriente Médio e pelo bloqueio de portos iranianos pelos Estados Unidos. O barril do tipo Brent, referência internacional, fechou em alta de 4,36%, a US$ 99,36, enquanto o WTI, do Texas, subiu 2,6%, a US$ 99,08. Durante a maior parte do dia, ambas as cotações ficaram acima de US$ 100, mas desaceleraram após as declarações de Trump. A volatilidade continua elevada, com investidores atentos aos desdobramentos no Estreito de Ormuz, região estratégica para o fluxo global de petróleo. Agência Brasil * Com informações da Reuters
Zé Teixeira comemora ampliação da rede de cuidados para pessoas com TEA
A estrutura de atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Mato Grosso do Sul recebe um reforço decisivo para transformar o cotidiano de milhares de famílias. Com a habilitação de um novo Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Dourados e o aporte de incentivos adicionais para unidades em Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas, o Estado avança na oferta de diagnóstico precoce e terapias multidisciplinares pela rede pública de saúde. O investimento, que supera R$ 3,5 milhões em novas portarias, consolida uma rede de proteção que o deputado estadual Zé Teixeira defende como prioridade em sua atuação parlamentar. O impacto dessas ações reflete um crescimento exponencial na assistência no Brasil: os atendimentos a pessoas com autismo no SUS saltaram de 12 milhões em 2022 para mais de 22 milhões em 2025. Esse aumento de 84% é acompanhado pela implementação do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que humaniza o cuidado ao considerar as particularidades de cada paciente e o envolvimento direto dos familiares. Para Zé Teixeira, que viabilizou marcos como o “Programa Cidade Amiga do Autista” (Lei nº 5.948/2022), a chegada desses recursos potencializa as leis estaduais já em vigor, garantindo que o direito escrito no papel se converta em consulta realizada e acolhimento real. A estratégia de expansão foca na identificação oportuna, utilizando ferramentas como o M-CHAT integrado ao prontuário eletrônico para rastrear sinais de TEA em crianças de 16 a 30 meses. Mais do que ampliar prédios, a iniciativa investe na qualificação profissional, com cursos que já atingiram milhares de especialistas em desenvolvimento neuropsicomotor. Ao unir a força legislativa de mandatos dedicados à inclusão com o suporte financeiro para os municípios, Mato Grosso do Sul se posiciona como referência no suporte às deficiências ocultas, assegurando que o desenvolvimento infantil e a autonomia social sejam metas alcançáveis para todos os cidadãos.
Papa: “não sou político, falo de Evangelho. Aos líderes mundiais: basta de guerras”
Durante o voo de ida para Argel, primeira etapa da viagem apostólica à África, Leão XIV cumprimenta os cerca de 70 jornalistas que o acompanham: “é uma viagem especial, a primeira que eu queria fazer. Uma oportunidade muito importante para promover a reconciliação e o respeito pelos povos”. Ao Pontífice, uma pergunta sobre as críticas dirigidas a ele por Trump: “não quero entrar em um debate. A minha mensagem é o Evangelho e continuo a falar com força contra a guerra” “Bom dia a todos, welcome aboard!”. Leão XIV mostra-se sereno e claramente entusiasmado com esta terceira viagem apostólica internacional com destino à África, que tem início nesta segunda-feira, 13 de abril. Uma longa viagem que levará o Papa em peregrinação até a próxima quinta-feira, dia 23, pela Argélia, Camarões, Angola e Guiné Equatorial. Lugares onde, como ele diz, levará “a mensagem da Igreja, a mensagem do Evangelho: bem-aventurados os construtores de paz”. Pois esse é o papel do Papa: não o de “um político”, afirma Leão aos cerca de 70 jornalistas que o acompanham na viagem e que, uma hora após a decolagem, cumprimenta um a um durante o voo para Argel. Um costume em todas as viagens apostólicas, ocasião para a troca de presentes e, desta vez, também para comentar – a pedido dos próprios jornalistas – as duras declarações contra ele feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na rede social Truth. Falar com força contra a guerra “Eu não vejo o meu papel como o de um político; não sou um político, eu não quero entrar em um debate com ele”, observou o Pontífice, referindo-se ao presidente. “Não penso que a mensagem do Evangelho deva ser deturpada como alguns estão fazendo. Eu continuo a falar com força contra a guerra, buscando promover a paz, promovendo o diálogo e o multilateralismo com os Estados para encontrar soluções aos problemas. Muitas pessoas estão sofrendo hoje, muitos inocentes foram mortos e acredito que alguém deve se levantar e dizer que há um caminho melhor”. A mensagem que o Bispo de Roma faz questão de reiterar é, portanto, “sempre a mesma: a paz. Digo isso para todos os líderes do mundo, não apenas para ele: tentemos acabar com as guerras e promover a paz e a reconciliação”. Construtores de paz A uma jornalista dos Estados Unidos, que fazia a mesma pergunta, o Papa reitera: “eu não tenho medo do governo de Trump. Continuarei falando com voz forte sobre a mensagem do Evangelho, aquela pela qual a Igreja trabalha”. “Nós não somos políticos – repete Leão – não olhamos para a política externa com a mesma perspectiva. Mas acreditamos na mensagem do Evangelho como construtores de paz”. Viagem especial E é justamente a construção da paz o objetivo fundamental da viagem à África. Viagem que, como explica o próprio Leão XIV ao microfone, “deveria ter sido a primeira viagem do pontificado”. “Já no ano passado, no mês de maio, eu havia dito ‘gostaria de fazer minha primeira viagem na África’. Outros sugeriram imediatamente a Argélia por causa de Santo Agostinho”, acrescenta, dizendo-se “muito feliz por visitar novamente a terra de Santo Agostinho, que oferece uma ponte muito importante para o diálogo inter-religioso”. A oportunidade de visitar os locais da vida do bispo de Hipona, hoje Annaba, é, portanto, segundo o Papa Leão, “uma bênção também para mim pessoalmente, para a Igreja e para o mundo. Pois devemos sempre buscar pontes para construir a paz e a reconciliação”. Nessa perspectiva, a viagem apostólica “representa realmente uma oportunidade importantíssima para continuar com a mesma voz, com a mesma mensagem, de que queremos promover a paz e a reconciliação, bem como o respeito e a consideração por todos os povos”. Um presente das Canárias Foram muitos os presentes entregues ao Papa durante o encontro com os jornalistas, cinegrafistas e repórteres: livros, desenhos, cartas, uma pequena ícone de Nossa Senhora do Bom Conselho, venerada por toda a Ordem de Santo Agostinho, da qual provém. Entre os presentes mais simbólicos, certamente se destaca o da jornalista da emissora espanhola Radio Cope, Eva Fernández: simbólico porque une a viagem à África com a que ocorrerá em junho à Espanha. Trata-se de um fragmento de um dos inúmeros “cayucos”, nome dado às embarcações rudimentares com as quais os migrantes africanos deixam o seu país para desembarcar perto de La Restinga, na ilha de El Hierro. Neste que é o ponto mais ao sul da Espanha, somente em 2025 chegaram mais de 10 mil pessoas, quase tantas quanto os habitantes da ilha, que são pouco menos de 12 mil. A rota das Canárias é considerada uma das mais perigosas do mundo, com pessoas no mar por pelo menos uma semana. Leão XIV visitará, como se sabe, as Canárias, ao final da sua viagem à Espanha de 6 a 12 de junho. Nesta segunda-feira (13/04), ele recebeu com gratidão, repetindo várias vezes “gracias” em espanhol, este presente abençoado pelo bispo de Tenerife e proveniente do Senegal e da Gâmbia. Ainda a respeito da Espanha, outro presente para Leão: uma reprodução do pináculo da torre de São Bernabé da Sagrada Família, a única construída em vida por Gaudí, que queria garantir que fosse concluída antes da sua morte para servir de modelo para as outras torres. Vatican News
Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio em Dourados
Neste sábado (11) policiais civis lotados na Seção de Investigações Gerais/Núcleo Regional de Inteligência (SIG/NRI) de Dourados realizaram a prisão em flagrante de D.V.O., 38 anos, autor de uma tentativa de homicídio ocorrida na madrugada do mesmo dia, no município. De acordo com a investigação, o autuado e mais um comparsa, foragido até o momento, entraram em uma discussão com a vítima por causa de uma dívida. Em determinado momento, os autores se apoderaram de facas e passaram a esfaquear a vítima, que recebeu golpes na região da barriga e tórax, sendo socorrida em estado grave ao Hospital da Vida para atendimento. Um dos autores foi localizado e conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante. O outro envolvido já foi identificado e as equipes seguem em buscas para localizá-lo.
Câmara de Dourados realiza duas sessões e aprova reajuste salarial de 4,5% para servidores municipais
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (13), o Projeto de Lei Complementar nº 006/2026, de autoria do Poder Executivo, que concede reajuste linear de 4,5% aos salários dos servidores públicos municipais. A votação ocorreu durante duas sessões ordinárias realizadas pelo Legislativo. A proposta, encaminhada pelo prefeito Marçal Filho (PSDB) e aprovada pelos vereadores, atende à previsão de reajuste anual para recomposição inflacionária, com data-base em 1º de abril de cada ano, conforme estabelece o Estatuto do Servidor Público. O projeto de lei complementar, analisado em primeira e segunda votações, segue agora para sanção do Poder Executivo. A medida prevê reajuste de 4,5% para todas as categorias do funcionalismo municipal, com exceção das que já foram contempladas. É o caso do Magistério Municipal, que recebeu reajuste de 5,4% por meio da Lei Complementar nº 510/2026, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026; e dos servidores das carreiras de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, cujo piso salarial é vinculado, por lei federal, ao salário mínimo e já foi atualizado desde janeiro deste ano. Demais projetos Além da recomposição salarial do funcionalismo municipal, os vereadores de Dourados aprovaram outros dez projetos durante a 11ª sessão ordinária de 2026. Em segunda discussão e votação, foram aprovados o Projeto de Lei nº 049/2026, de autoria do vereador Márcio Pudim (PSDB), que declara de Utilidade Pública Municipal o Rotary Club de Dourados Caiuás; e o Projeto de Lei nº 050/2026, de autoria dos vereadores Márcio Pudim e Karla Gomes (Podemos), que concede o mesmo título à Associação Focinho Amigo (AFA). Em primeira discussão e votação, o Legislativo municipal aprovou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 002/2026, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivo do artigo 134-A da Lei Orgânica do Município, referente às emendas impositivas; e o Projeto de Lei nº 053/2026, de autoria do vereador Laudir Munaretto (MDB), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município a Feira Mestre Cilso. Em única discussão e votação, foram aprovados os seguintes projetos: – Projeto de Decreto Legislativo nº 020/2026, de autoria do vereador Sargento Prates (PL), que institui o Diploma de Mérito Agrícola no âmbito da Câmara Municipal de Dourados; – Projeto de Decreto Legislativo nº 021/2026, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PP), que concede o Diploma de Jubileu de Pérola ao apóstolo Auro Henrique Teodoro Soster, alusivo aos 30 anos de ordenação pastoral; – Projeto de Decreto Legislativo nº 022/2026, de autoria do vereador Laudir Munaretto, que institui o Diploma “Feira Cores e Sabores – Artesanato, Cultura e Tradição”; – Projeto de Decreto Legislativo nº 023/2026, também de autoria de Laudir Munaretto, que concede o Diploma de Honra ao Mérito a Werlaine Fátima Basso Fialho, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade; – Projeto de Decreto Legislativo nº 024/2026, de autoria de Laudir Munaretto, que institui o Diploma de Mérito São Cristóvão no âmbito da Câmara Municipal de Dourados; – Projeto de Decreto Legislativo nº 025/2026, de autoria dos vereadores Laudir Munaretto e Ana Paula (Republicanos), que concede o Diploma de Jubileu de Prata à Loja Maçônica Simbólica III Millennium nº 21, alusivo aos 25 anos de sua fundação. Comissão da Mulher Ainda nesta segunda-feira, os vereadores referendaram a criação, no âmbito da Câmara de Dourados, da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher, que será composta pelas vereadoras Karla Gomes (presidente), Isa Marcondes (vice-presidente) e Ana Paula (membro). Tribuna LivreO espaço Tribuna Livre da Câmara de Dourados foi utilizado nesta segunda-feira pela Representante da ADL (Academia Douradense de Letras), que discorreu sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Escrita e Biblioteca.
SES divulga 1º LIRAa de 2026 e detalha risco de arboviroses em cidades de MS
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) divulgou os resultados do primeiro ciclo do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) de 2026, realizado em janeiro, evidenciando um cenário de atenção para o risco de arboviroses no Estado. Os dados reforçam o alerta especialmente para municípios classificados em médio risco (índice de 1 a 3,9) e, principalmente, alto risco (acima de 4), que apresentam maior probabilidade de ocorrência de surtos e epidemias de doenças como dengue, zika e chikungunya. Municípios em alto risco exigem resposta imediata Entre os municípios com alto risco de infestação, estão: Rio Negro (8,80), Paranhos (8,20), Eldorado (7,00), Terenos (6,20) e Santa Rita do Pardo (6,00). Outras cidades como Maracaju (4,90), Vicentina (4,60) e Naviraí (4,10) também permanecem em situação de alerta, demandando intensificação imediata das ações de controle e mobilização local. Faixa de médio risco também preocupa Na classificação de médio risco, que já indica cenário de alerta, estão municípios como Anaurilândia (3,90), Água Clara (3,70), Ponta Porã (3,70), Bataguassu (3,50) e outros com índices próximos ao limite para alto risco. Campo Grande, com índice de 1,40, também se encontra nessa faixa, reforçando a necessidade de manutenção e intensificação das ações de vigilância. Municípios com índice zero também devem manter atenção Apesar de alguns municípios apresentarem índice zero, como Chapadão do Sul, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari e Juti, a SES alerta que esse cenário deve ser analisado com cautela. É fundamental verificar se o levantamento foi realizado de forma adequada e confrontar os dados com outros indicadores, como o monitoramento por ovitrampas, armadilhas utilizadas para identificar a presença do mosquito, disponíveis no boletim epidemiológico. Esse cruzamento de informações é essencial para garantir a confiabilidade dos dados e evitar uma falsa sensação de segurança. Monitoramento orienta ações e fortalece prevenção O LIRAa é uma ferramenta estratégica para identificar a infestação do Aedes aegypti e direcionar ações mais eficazes nos municípios, permitindo respostas rápidas e focadas nas áreas de maior risco. As informações subsidiam desde visitas domiciliares até ações de bloqueio, eliminação de criadouros e campanhas educativas. A SES também informa que um novo ciclo do LIRAa será realizado nas duas últimas semanas de maio, permitindo a atualização dos índices de infestação e o redirecionamento das estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti nos municípios. Autoridades reforçam alerta e responsabilidade coletiva A secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, destacou a importância do uso dos dados para antecipar cenários críticos.“Os municípios em médio e principalmente, em alto risco precisam intensificar imediatamente as ações de controle. Esses índices indicam maior probabilidade de surtos, e o enfrentamento precisa ser rápido, coordenado e contínuo, com apoio do Estado e participação ativa da população”, afirmou. Ela também reforçou a necessidade de manter a vigilância mesmo em cidades com bons indicadores.“Mesmo os municípios com índice zero devem analisar cuidadosamente os dados, confrontando com outros instrumentos, como as ovitrampas, para garantir que não haja subnotificação ou falhas no levantamento”, completou. O gerente estadual de Combate às Arboviroses, Márcio Luiz de Oliveira, destacou a atuação estratégica a partir dos dados do levantamento.“O Estado já utiliza essas informações para direcionar as ações de forma mais precisa, priorizando os municípios com maiores índices e intensificando o apoio técnico, as visitas de campo e as estratégias de eliminação de criadouros. O monitoramento permite respostas mais rápidas e eficazes no enfrentamento ao mosquito”, afirmou. Segundo ele, o momento exige mobilização contínua.“Estamos em um período favorável à proliferação do mosquito, e qualquer descuido pode resultar no aumento de casos. Por isso, é fundamental que municípios e população atuem juntos na eliminação de criadouros”, enfatizou. População é peça-chave no combate ao mosquito A SES reforça que o enfrentamento ao Aedes aegypti depende da participação de toda a população. A eliminação de recipientes que acumulam água, a limpeza de quintais e a atenção aos ambientes domésticos são medidas simples, mas essenciais para conter a proliferação do mosquito. A recomendação é manter a vigilância ativa em todos os municípios, independentemente do nível de risco, prevenindo a ocorrência de surtos e protegendo a saúde da população. André Lima, Comunicação SES
Operação descarta 10,4 toneladas de produtos impróprios para consumo em Campo Grande
O Procon Mato Grosso do Sul integrou, na sexta-feira (10), uma operação conjunta que resultou no descarte de 10,4 toneladas de alimentos impróprios para o consumo. Os itens estavam localizados em um depósito e duas conveniências na área central de Campo Grande. Participaram da ação equipes da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), da Vigilância Sanitária de Campo Grande e do SIM (Selo de Inspeção Municipal). Foi constatado pelos fiscais que os produtos, em sua maioria frios como queijos e embutidos, estavam com o prazo de validade vencido. Além disso, as empresas fracionavam os itens sem autorização do SIM e em ambientes com a presença de bolor nas paredes, balanças e prateleiras enferrujadas. O armazenamento também era feito sem a devida vedação, gerando risco de contaminação cruzada. Todo o material apreendido foi descartado conforme a legislação vigente. O montante totalizou 10.444,66 quilos de produtos considerados impróprios para o consumo, por representarem riscos à saúde e à segurança dos consumidores. As empresas fiscalizadas possuem um prazo de 20 dias para apresentar sua defesa junto ao Procon Mato Grosso do Sul, restando ainda responder a outros prazos previstos nos autos de infração lavrados pelas demais instituições participantes da operação. Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Detran-MS altera calendário de licenciamento 2026 para evitar transtornos aos cidadãos
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) publicou, na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial do Estado, a Portaria nº 209/2026, que altera o calendário anual de licenciamento de veículos para o exercício de 2026. A medida reorganiza os prazos de vencimento do licenciamento veicular das placas final 1 a 5, que passam a iniciar a partir de junho, às demais permanecem iguais. Finais 1, 2 e 3: junho; Finais 4, 5 e 6: julho; Finais 7 e 8: agosto; Final 9: setembro; Final 0: outubro. A alteração foi necessária para evitar transtornos aos cidadãos durante o processo de licenciamento. Isso porque o Detran-MS identificou algumas inconsistências na comunicação entre sistemas da SEFAZ (IPVA) e Detran-MS (Licenciamento) que, em alguns casos, poderiam impedir a emissão do CRLV-e para quem está com o pagamento da parcela em dia. “Essa alteração foi pensada para proteger o cidadão e evitar qualquer tipo de bloqueio indevido no licenciamento. Nosso objetivo é assegurar que quem está em dia com suas obrigações não enfrente dificuldades no acesso ao serviço”, destaca o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade. Com a mudança, o órgão busca garantir que cidadãos que estejam regulares, inclusive com parcelamentos em andamento, tenham garantido o direito de circular sem o risco de retenção dos veículos em fiscalizações. A medida reforça o compromisso do Detran-MS com a eficiência administrativa, a segurança jurídica e, principalmente, com a prestação de um serviço público mais justo, transparente e acessível à população. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Governo de MS apoia obra emergencial e vai construir nova ponte de concreto sobre Rio do Peixe
O governador Eduardo Riedel vistoriou na manhã desta segunda-feira (13) a obra emergencial da ponte sobre o Rio do Peixe, no município de Rio Negro, que precisou ser feita depois das fortes chuvas que atingiram a cidade em fevereiro deste ano. A estrutura metálica provisória foi feita pelo Exército Brasileiro e vai contar com o apoio financeiro do Estado. Além desta ajuda, o Governo já tem a solução definitiva para o local, com a construção de uma ponte de concreto no valor de R$ 13,2 milhões. A assinatura da ordem de serviço para nova estrutura já foi assinada e as obras começam de imediato. Ela será construída no mesmo local da anterior, com 80 metros de extensão e dois metros a mais de altura, garantindo maior segurança e capacidade de vazão em períodos de cheia. A obra inclui também a execução dos acessos (encabeçamentos) e a retirada dos escombros da ponte que entrou em colapso. “Importante que já contratamos a obra definitiva. São R$ 13 milhões de investimento. Iremos construir a ponte do lado, no mesmo local, sendo um novo acesso para rodovia. O objetivo é a retomada do fluxo até melhor do que era antes, beneficiando as pessoas, veículos e toda região”, afirmou o governador. A ajuda e cooperação com as cidades que sofreram com desastres naturais é uma marca da gestão estadual. Estender a mão e ajudar a população que precisa de apoio nestes momentos difíceis é prioridade e essencial, já que se trata de mobilidade urbana, economia e segurança para os sul-mato-grossenses. A moradora Maria Aparecida Pereira agradeceu o empenho do Estado para resolver o problema. “Sempre uso esta ponte para seguir a São Gabriel do Oeste fazer compras e visitar minha filha. Foi um susto e um choque quando ela caiu. Vai ser construída outra e confiamos que vai ficar pronta logo”. Ação emergencial As chuvas fortes que atingiram Rio Negro tiveram um volume acumulado de 292,8 mm no período, o que elevou o nível dos rios e córregos da região, comprometendo a ponte sobre o Rio do Peixe, que fica na MS-080. Apesar das restrições impostas na época, alguns condutores descumpriram as medidas, o que gerou a queda completa da ponte no dia 22 de fevereiro. O Governo do Estado reconheceu a situação de emergência e mobilizou as equipes de imediato para a vistoria técnica e definição das primeiras medidas emergenciais. A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) realizou ações para garantir rotas alternativas, manter o transporte escolar e assegurar o escoamento da produção. Também foram iniciadas tratativas com a Prefeitura de Rio Negro e o Exército Brasileiro para a instalação de uma ponte metálica provisória. A estrutura fica pronta até o final do dia, para reestabelecer a travessia na rodovia. No valor de R$ 854,7 mil. O Governo do Estado já formalizou, por meio de ofício, solicitação de parceria com a União para viabilizar o custeio, com interveniência do Exército. O tráfego no local vai ser operado em sistema de pare e siga, com fiscalização do Exército durante toda a utilização da estrutura metálica e controle de carga limitado a 15 toneladas, com a devida sinalização. “Estamos aqui com o Exercício e sua equipe que prontamente nos atendeu com esta solução emergencial. Tiveram que mobilizar 140 toneladas de aço e ferro, assim como toda montagem. Também terá pare e siga dó Exército de maneira permanente”, ressaltou o governador. Além de contribuir com as ações imediatas, o Estado vai levar uma solução definitiva para o problema (ponte de concreto), fortalecendo a economia regional e pensando no bem-estar e na segurança das pessoas. Expectativa é que a obra fique pronta em oito meses. “Esta ponte que está sene liberada agora é de suma importância para cidade e depois vem a construção de concreto, que traz novamente a esperança de desenvolvimento nesta região, que infelizmente travou devido estas grandes chuvas, que atrapalharam o transbordo e escoamento da produção aos grandes centros”, disse o prefeito de Rio Negro, Henrique Ezoe. Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS







