Mato Grosso do Sul: Uma das Melhores Malhas Rodoviárias do Brasil Graças a Investimentos e Parcerias

Foto: Saul Schramm (MS-338)

Com uma visão estratégica de desenvolvimento e uma série de investimentos públicos e privados, Mato Grosso do Sul destaca-se como um dos estados com a melhor infraestrutura rodoviária do Brasil. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios de 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado ocupa o quarto lugar em termos de qualidade das vias rodoviárias, atrás apenas de São Paulo, Alagoas e Distrito Federal.

Esse resultado é fruto de uma política pública focada na melhoria contínua da logística e infraestrutura, o que tem se refletido diretamente no crescimento econômico do estado, além de garantir mais segurança e conforto aos motoristas.

Investimentos Estruturantes em Rodovias

O Governo de Mato Grosso do Sul está investindo pesadamente na malha rodoviária do estado, com um aporte de R$ 2,5 bilhões direcionado à pavimentação e revitalização de estradas em todas as regiões. Esse investimento visa não apenas facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial, mas também melhorar o acesso, reduzir acidentes e fomentar o desenvolvimento econômico, gerando empregos e renda para a população.

Um dos principais exemplos desse investimento é a região conhecida como Vale da Celulose, que está recebendo mais de R$ 380 milhões para a pavimentação das rodovias MS-338 e MS-357, criando uma nova rota que ligará os municípios de Ribas do Rio Pardo e Camapuã. Essa obra impulsionará o “boom” econômico da região, que já se destaca como uma das mais dinâmicas do Brasil.

Expansão da Rodovia Sul-Fronteira e Outras Obras Relevantes

Outro projeto estratégico é a implantação da Rodovia Sul-Fronteira, que será construída ao longo da MS-165, ligando várias cidades da região fronteiriça com o Paraguai. Essa rota terá um impacto significativo na economia local, ao facilitar o comércio entre os dois países, além de tornar o trajeto mais seguro e eficiente.

Entre as demais obras de destaque estão a pavimentação da MS-270, que conecta os trechos do Copo Sujo à Cabeceira do Apa em Ponta Porã, e as melhorias nas rodovias MS-166 e MS-384. Cada uma dessas intervenções foi pensada para garantir uma infraestrutura moderna, adequada às demandas de um estado que tem a produção agropecuária como um de seus pilares econômicos.

Turismo Potencializado pela Infraestrutura Rodoviária

Os investimentos também estão sendo direcionados para fomentar o turismo, um dos setores mais promissores de Mato Grosso do Sul. Um dos exemplos mais impactantes é a obra da “Estrada do 21”, que encurtará a distância entre Campo Grande e Bonito em 80 km (ida e volta) através da MS-345. O investimento de mais de R$ 320 milhões tem como objetivo promover ainda mais o ecoturismo na região de Bonito, já reconhecida mundialmente por suas belezas naturais.

Além disso, a Rodovia do Turismo, que agora está totalmente asfaltada, melhorou o acesso aos famosos balneários do rio Formoso, como o Balneário do Sol e o Ecopark Porto da Ilha. A pavimentação inclui também a construção de ciclovias e pontes, o que contribui para um turismo mais seguro e sustentável.

Ainda no segmento turístico, o Governo do Estado entregou a pavimentação do acesso ao Balneário do Cachoeirão, em Terenos, conectando a BR-262 aos atrativos naturais da região. Outras obras de acesso a pontos turísticos incluem a pavimentação na MS-010, que facilita a chegada ao Quilombo Furnas do Dionísio, em Jaraguari.

Parcerias com a Iniciativa Privada: Um Modelo de Sucesso

Além dos investimentos públicos, o Governo de Mato Grosso do Sul tem apostado em parcerias com a iniciativa privada para garantir a manutenção e modernização de importantes rodovias estaduais. Um exemplo bem-sucedido é a concessão da MS-306, que passa por cidades como Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia. A concessionária Way-306 assumiu a gestão da rodovia por 30 anos, e desde então, a estrada está em ótimas condições, com monitoramento constante e redução significativa de acidentes.

Outro destaque é o complexo viário de 412 quilômetros formado pelas rodovias MS-112, BR-158 e BR-436, cuja concessão também melhorou o tráfego, oferecendo mais conforto e segurança aos motoristas. Esse modelo de concessão tem se mostrado eficaz, ao proporcionar serviços de qualidade, aliando tecnologia e infraestrutura moderna.

Rota da Celulose: O Próximo Grande Projeto

O próximo grande projeto de concessão que promete transformar a infraestrutura rodoviária do estado é a “Rota da Celulose”, que incluirá trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além das federais BR-262 e BR-267, totalizando mais de 870 km. Estima-se que o investimento privado alcance R$ 9 bilhões, um dos maiores do país. O leilão está agendado para o dia 5 de dezembro, em São Paulo.

Um Futuro Promissor para a Logística de Mato Grosso do Sul

Segundo o governador Eduardo Riedel, os investimentos em infraestrutura e logística são fundamentais para o desenvolvimento do estado. Além de melhorar as estradas, o governo está criando oportunidades para o crescimento econômico e a geração de empregos:

“Temos um investimento robusto para qualificar a infraestrutura e logística do Estado, melhorando nossas estradas e rodovias. Além de impulsionar a economia e facilitar o escoamento, também geramos empregos e damos segurança aos motoristas. Dentro deste cenário ainda tem a parceria com a iniciativa privada, com a concessão de trechos estratégicos. A Rota da Celulose será um dos maiores projetos rodoviários do Brasil com um modelo dinâmico e flexível.”

Com uma estratégia de longo prazo, Mato Grosso do Sul se posiciona como um dos líderes em infraestrutura rodoviária no Brasil, proporcionando benefícios diretos à população, à economia e ao setor produtivo.

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