Equipes de hospitais são capacitadas para nova política estadual e reforça gestão e financiamento no SUS

José Ricardo

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou na semana passada uma oficina de capacitação sobre a PEHOSP (Política Estadual de Atenção Hospitalar), reunindo gestores e equipes técnicas de hospitais de todo o estado. O encontro foi dividido em dois dias, com foco específico para unidades de gestão estadual e, posteriormente, para aquelas de gestão municipal.

A Superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, destacou que o principal objetivo da oficina foi detalhar a política e padronizar sua aplicação. “Estamos apresentando item por item da política, desde as regras de financiamento até o que será avaliado pela auditoria e pela vigilância sanitária”.

Segundo ela, o momento é decisivo para consolidar a implementação. A política já começou a ser executada, com faturamento em andamento e início do monitoramento. Agora é o momento de alinhar tudo e tirar as últimas dúvidas”.

A oficina foi estruturada para atender as diferentes realidades dos municípios. No primeiro dia, participaram hospitais de gestão estadual, em sua maioria de menor porte. Já o segundo dia foi voltado aos municípios com gestão plena.

O auditor e coordenador de controle de serviços de saúde da SES, Vinícius Carvalho, explicou a estratégia. “No primeiro trabalhamos com unidades sob gestão estadual, onde o controle é direto da Secretaria. No segundo dia, o foco são os municípios, que possuem autonomia na auditoria”.

Ele reforçou o objetivo do treinamento. “Queremos garantir que a política seja implementada de forma completa, sem dúvidas, para que traga os resultados esperados”.

Nova política exige adequações nos hospitais

Durante a oficina, também foram abordadas as mudanças operacionais exigidas pela política, especialmente para unidades que aderiram ao novo modelo. A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso destacou que a capacitação abordou diferentes áreas da assistência hospitalar. “Trabalhamos a aplicação da política em várias frentes, incluindo hospitais com atendimentos cirúrgicos, que precisarão se adequar às novas regras”.

Um dos pontos centrais da política é a implantação do NIR (Núcleos Internos de Regulação), responsáveis por organizar o funcionamento dos hospitais. “O NIR gerencia leitos, taxa de ocupação, cancelamentos e cumprimento de metas, garantindo que o hospital atenda aos critérios contratados com a Secretaria”, explicou Maria Angélica.

A oficina faz parte de uma série de ações iniciadas ainda no começo do ano. Em janeiro, a SES realizou uma capacitação online após a assinatura dos contratos, seguida por encontros técnicos ao longo dos meses. Agora, com a política em execução, o foco está na aplicação prática e no monitoramento dos resultados.

André Lima, Comunicação SES

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • América Latina
    • Estados Unidos
    • Europa
    • Ásia
    • Oriente Médio
    • África
    • Oceania
    • Vaticano
    •   Back
    • Dourados
    • Polícia
    • Política do MS
    • Regiões do MS
    • Agronegócio
    • Saúde no MS
    • Economia do MS
    •   Back
    • Futebol
    • Basquete
    • Vôlei
    • Automobilismo
    • Lutas
    • E-Sports
    • Esportes no MS
    • Outros Esportes
    •   Back
    • Bem-Estar Ambiental
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música & Shows
    • Programação Cultural
    • Cinema, TV & Streaming
    • Famosos
    •   Back
    • Natureza & Aventura
    • Destinos no Brasil
    • Gastronomia
    • Turismo em Foco
    •   Back
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança Pública
    • Política
    • Economia
    • Sociedade
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
    • Tecnologia e Sociedade

© 2026 Folha do MS. Todos os direitos reservados.