A Agroceres PIC inaugurou, na terça-feira (26), sua nova Unidade de Disseminação de Genes (UGD), localizada na MS-040, zona rural de Campo Grande. Este núcleo de distribuição de sêmen suíno com genes superiores é um marco para o setor de suinocultura no Estado e coloca Mato Grosso do Sul ao lado dos maiores produtores mundiais de proteína animal.
UM AVANÇO PARA A SUINOCULTURA
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destacou que o investimento da Agroceres representa um avanço significativo para a suinocultura no Estado, especialmente com a expectativa de se chegar a 150 mil matrizes nos próximos anos. A Agroceres PIC investiu R$ 50 milhões na UGD de Campo Grande, oitava unidade da empresa no Brasil e a 11ª na América do Sul.
TECNOLOGIA DE PONTA
A unidade conta com baias climatizadas que comportam até 800 reprodutores, garantindo um ambiente controlado para a coleta de material genético. O processo inclui controle de qualidade do ar, rigorosos processos de descontaminação e higienização, e o uso de equipamentos de última geração no laboratório. O material genético é analisado e embalado para ser distribuído em recipientes lacrados com temperatura controlada, garantindo a qualidade até o cliente final.
IMPACTO NA SUINOCULTURA E NA PRODUÇÃO DE CARNE
A UGD de Campo Grande terá impacto significativo na produção de carne suína no Estado. Com a capacidade de produzir 1,2 milhão de doses inseminantes por ano, o material genético fornecido pela unidade contribuirá para a produção de mil toneladas de carne suína por dia. Isso coloca Campo Grande no mapa da suinocultura mundial.
SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA
O processo de coleta e tratamento de dejetos na unidade segue um padrão de alta eficiência e sustentabilidade. Todos os resíduos são transformados em adubo orgânico por meio de compostagem industrial, que será utilizado para fertilizar as lavouras de eucalipto e citricultura no entorno da unidade.
EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO
Com a inauguração da UGD de Campo Grande, a Agroceres amplia sua atuação no Brasil e na América do Sul, fortalecendo sua posição no mercado de genética suína. A empresa agora conta com 8 unidades no Brasil e 3 na Argentina, com um plantel de 6,1 mil reprodutores de alto valor genético e capacidade para produzir até 8,5 milhões de doses de genes ao ano.
PRESENÇAS IMPORTANTES
O evento contou com a presença do presidente do Grupo Agroceres, Marcelo Urbano Ribeiral, do diretor superintendente Alexandre Furtado da Rosa, além de diversas autoridades, como o deputado estadual Renato Câmara, o superintendente do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em MS, José Antonio Roldão, e lideranças do agronegócio.