Câmara de Dourados aprova projeto de Liandra da Saúde que cria o Dia Municipal das Mães Atípicas

A Câmara Municipal de Dourados aprovou, na Sessão Ordinária da última segunda-feira (8), Projeto de Lei de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PSDB) que institui no calendário oficial do município o Dia Municipal das Mães Atípicas, celebrado anualmente em 26 de maio.

 A proposta tem como objetivo reconhecer e valorizar o papel das mães que se dedicam ao cuidado de filhos neurotípicos, com deficiência física ou intelectual, síndromes e doenças raras, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, entre outras condições.

Segundo a vereadora, a lei é uma forma de homenagear e dar visibilidade a essas mães, que muitas vezes enfrentam jornadas intensas de cuidados, sofrem com o preconceito e ainda permanecem invisibilizadas pela sociedade.

“Essas mulheres são exemplos de amor e dedicação. Precisamos valorizar sua luta, dar voz às suas necessidades e avançar em políticas públicas que garantam apoio às famílias atípicas. O Dia Municipal das Mães Atípicas é um marco de reconhecimento e conscientização em nossa cidade”, destacou Liandra.

O projeto também tem caráter educativo e de conscientização, chamando atenção para os desafios vividos pelas famílias atípicas e reforçando a importância da inclusão, do respeito e da solidariedade social.

Com a sanção do executivo, Dourados passa a ter uma data oficial dedicada a refletir sobre os direitos das pessoas com deficiência e neurodiversidade, além de homenagear aquelas que desempenham papel fundamental no cuidado e desenvolvimento de seus filhos.

José Ricardo

Escritor

Links

Termos e Condições

Política de Privacidade

Contato@folhadoms.com.br

© 2025 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.