Defesa Civil vistoria nível do Rio Dourados em Itahum e orienta assentados do Amparo

A Defesa Civil de Dourados vistoriou na tarde desta quinta-feira o nível do Rio Dourados, no trecho que corta o Assentamento Amparo, no Distrito de Itahum, e orientou os assentados para os cuidados que devem ser tomados diante do alagamento em determinados pontos do rio. “A intensidade das chuvas dos últimos dias fez o nível do Rio Dourados subir rapidamente e as áreas mais baixas, como na região do assentamento e na divisa com o município de Ponta Porã, no acesso ao Distrito de Nova Itamarati, ocorreram alagamentos”, explica Jhones Santana, coordenador da Defesa Civil de Dourados.

A equipe da Defesa Civil percorreu diversos pontos do Rio Dourados e orientou os moradores do Assentamento Amparo. “As situações mais críticas foram registradas nos imóveis construídos às margens do rio, principalmente naqueles que são utilizados como rancho para pescaria e até mesmo para moradia”, ressalta Jhones Santana. “Nossa orientação foi no sentido de preservar a integridade física dessas pessoas e, também, proteger eventuais rebanhos que possam ficar isolados em razão das enchentes”, completa o coordenador da Defesa Civil.

Os moradores do Assentamento Amparo conhecem de perto a realidade do Rio Dourados e estão habituados com alagamentos em período de chuva intensa. “Algumas pessoas precisaram retirar os móveis das casas mais próximas ao rio, que registrou o nível mais crítico na quarta-feira”, ressalta Jhones Santana. “Na quinta-feira, o nível do rio começou a baixar e se não voltar a chover forte a situação estará normalizada neste final de semana”, completa.

A Defesa Civil vistoriou a cabeceira da ponte que dá acesso ao município de Ponta Porã e constatou que não houve dano estrutural em razão das chuvas e do aumento considerável no nível do Rio Dourados. “A situação mais crítica está concentrada na estrada rural, que está coberta por um espelho d’água, mas não houve desmoronamento e nem erosão, de forma que a situação será normalizada a partir do momento que a água começar a baixar”, explica Jhones Santana. “Também não houve necessidade de isolamento de nenhuma área e, tampouco, de interdição de imóveis em razão de alagamentos”, finaliza o coordenador da Defesa Civil de Dourados.

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • América Latina
    • Estados Unidos
    • Europa
    • Ásia
    • Oriente Médio
    • África
    • Oceania
    • Vaticano
    •   Back
    • Dourados
    • Polícia
    • Política do MS
    • Regiões do MS
    • Agronegócio
    • Saúde no MS
    • Economia do MS
    •   Back
    • Futebol
    • Basquete
    • Vôlei
    • Automobilismo
    • Lutas
    • E-Sports
    • Esportes no MS
    • Outros Esportes
    •   Back
    • Bem-Estar Ambiental
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música & Shows
    • Programação Cultural
    • Cinema, TV & Streaming
    • Famosos
    •   Back
    • Natureza & Aventura
    • Destinos no Brasil
    • Gastronomia
    • Turismo em Foco
    •   Back
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança Pública
    • Política
    • Economia
    • Sociedade
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
    • Tecnologia e Sociedade

© 2026 Folha do MS. Todos os direitos reservados.