Dourados intensifica alerta para vacinação contra influenza às vésperas do inverno

José Ricardo

A proximidade do inverno, que começa oficialmente no próximo dia 21 de junho, acende um alerta para a saúde pública em Dourados. Com a queda das temperaturas e o aumento da circulação de vírus respiratórios, a baixa procura pela vacina contra a influenza preocupa autoridades de saúde, especialmente diante do crescimento dos casos graves e internações registrados em Mato Grosso do Sul.

Em Dourados, foram aplicadas até o momento 50.868 doses da vacina contra a gripe. No entanto, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários — gestantes, idosos e crianças maiores de seis meses e menores de seis anos — alcançou apenas 41%, índice abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. Em nível estadual, a cobertura também é considerada baixa, com 43,85%.

O cenário preocupa ainda mais diante dos dados do Boletim Epidemiológico da Influenza 2026, que coloca Dourados entre os municípios com maior impacto da doença em Mato Grosso do Sul. Conforme o levantamento referente à semana epidemiológica 22, a cidade registrou 46 casos hospitalizados por Influenza A H3N2, além de 11 casos de Influenza A não subtipada e cinco de Influenza B.

Os números de óbitos também chamam atenção. Dourados contabilizou três mortes por Influenza A H3N2 e duas por Influenza A não subtipada, totalizando cinco óbitos relacionados à doença, ficando atrás apenas de Campo Grande no número de mortes registradas no Estado. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que integra a rede estadual de Unidades Sentinelas para monitoramento da Síndrome Gripal, também identificou intensa circulação de vírus respiratórios em Dourados.

Especialistas alertam que o período de outono e inverno favorece a transmissão de doenças respiratórias. As temperaturas mais baixas fazem com que as pessoas permaneçam por mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação, facilitando a disseminação de vírus como a Influenza.

Os sintomas mais comuns da gripe incluem febre repentina, dores no corpo, dor de garganta, calafrios e mal-estar. A vacina continua sendo a forma mais segura e eficaz de prevenir formas graves da gripe, reduzir internações e evitar complicações respiratórias, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.

Durante a semana, as unidades básicas de saúde em Dourados funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades da Seleta e Santo André atendem em horário estendido das 18h às 22h e, em feriados e finais de semana, do meio-dia às 22h. Já os postos de saúde do Ildefonso Pedroso, Maracanã, Jóquei Clube e Parque do Lago II funcionam diariamente até às 19h, sem fechamento no horário de almoço. No Posto de Assistência Médica (PAM), a sala de imunização funciona das 6h às 12h.

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • América Latina
    • Estados Unidos
    • Europa
    • Ásia
    • Oriente Médio
    • África
    • Oceania
    • Vaticano
    •   Back
    • Dourados
    • Polícia
    • Política do MS
    • Regiões do MS
    • Agronegócio
    • Saúde no MS
    • Economia do MS
    •   Back
    • Futebol
    • Basquete
    • Vôlei
    • Automobilismo
    • Lutas
    • E-Sports
    • Esportes no MS
    • Outros Esportes
    •   Back
    • Bem-Estar Ambiental
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música & Shows
    • Programação Cultural
    • Cinema, TV & Streaming
    • Famosos
    •   Back
    • Natureza & Aventura
    • Destinos no Brasil
    • Gastronomia
    • Turismo em Foco
    •   Back
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança Pública
    • Política
    • Economia
    • Sociedade
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
    • Tecnologia e Sociedade

© 2026 Folha do MS. Todos os direitos reservados.