O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio de investigação do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC/MPMS) em apoio à 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia, deflagrou na manhã desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, a “Operação Dirty Pix”, tendo como objetivo o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão, nos Municípios de Sidrolândia e Manaus (AM). A operação conta com o apoio operacional dos Grupos Especiais de Repressão ao Crime Organizado (GAECOs) deste Estado e do Estado do Amazonas.
A vice-prefeita de Sidrolândia, Cristina Fiúza (MDB), e o ex-presidente do Hospital Beneficente Elmíria Silvério Barbosa, Jacob Breurer, foram presos nesta terça-feira (18) durante a Operação Dirty Pix, do Gecoc/MPMS (Grupo Especial de Combate à Corrupção, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).
Os dois eram alvos de mandados de busca e apreensão. Porém, agentes encontraram na casa de Cristina uma quantidade ainda não contabilizada de maconha, mas suficiente apenas para uso pessoal.
Já na residência de Jacob, foi encontrada uma arma sem registro. Os dois foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Sidrolândia.
A investigação identificou o desvio de R$ 5,4 milhões em recursos públicos destinados ao Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa. O valor foi repassado pelo Governo do Estado à prefeitura de Sidrolândia para a compra de um aparelho de ressonância magnética e um autoclave hospitalar.
Porém, parte dessa verba foi desviada pela direção do hospital e pela empresa fornecedora, a Pharbox Distribuidora Farmacêutica de Medicamentos (CNPJ 20.820.379/0001-93). A empresa ainda teria pago vantagens indevidas a vereadores.
Os pagamentos eram feitos por meio de transferências Pix diretamente ou por meio de terceiros aos parlamentares e ao então presidente do hospital, Jacob Breure.
São alvos da operação:
- Cristina Fiúza (MDB), vice-prefeita de Sidrolândia
- Enelvo Felini Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
- Izaqueu Diniz, o Gabriel Autocar (PSD), vereador de Sidrolândia
- Cledinaldo Cotócio (PSDB), vereador
- Adavilton Brandão (MDB), vereador
- Elieu Vaz (PSDB), ex-vereador
- Jacob Meeuwis Breure, ex-presidente do Hospital Dona Elmíria Silvério Barbosa
- José Ademir Gabardo (Republicanos), ex-vereador
- Júlia Carla Nascimento
- Júlio César Alves da Silva
- Comercial Gabardo (CNPJ 08.217.980/0001-90)
- Gabriel Auto Car (CNPJ 19.409.298/0001-16)
- Farma Medical Distribuidora de Medicamentos e Correlatos (CNPJ 40.273.753/0001-95)
- Pharbox Distribuidora Farmacêutica de Medicamentos (CNPJ 20.820.379/0001-93)
O cumprimento dos mandados decorre de decisão judicial proferida no bojo de procedimento que apura os crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, e lavagem de dinheiro.



