Câmara Intervém por Reforço na Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência

A Câmara de Vereadores de Dourados tem cobrado providências para corrigir falhas na rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Na última sexta-feira, parlamentares se reuniram com representantes de diversos órgãos envolvidos no enfrentamento à violência contra a mulher e identificaram lacunas significativas no atendimento. A reunião foi proposta pelo vereador Sargento Prates (PL), em parceria com a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Caroline Prates.

Durante o encontro, foram expostas diversas situações que requerem intervenção urgente do poder público. Um dos principais problemas apontados foi a ausência de uma Casa Abrigo em Dourados, que funcionou até 2012, mas foi desativada pela Prefeitura sob a justificativa de falta de demanda. Atualmente, as vítimas são encaminhadas para a Casa da Acolhida, mas, de acordo com setores da segurança pública, o local não oferece as condições necessárias para garantir a segurança das mulheres em situação de risco.

Outro ponto preocupante é a carência de profissionais de psicologia para o acolhimento das vítimas. Na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), além da falta de psicólogos, há um déficit de servidores, o que dificulta o andamento de mais de mil inquéritos em aberto.

Diante desse cenário, a rede de proteção solicitou à Câmara que revise a legislação municipal, com o objetivo de ampliar a contratação de psicólogos para atender a demanda. Também foi debatida a necessidade de garantir atendimento em Libras para mulheres surdas e de promover um atendimento mais humanizado na rede de proteção.

A coordenadora Ana Caroline Prates enfatizou a importância de treinar profissionais de bares, casas noturnas e conveniências para identificar e apoiar vítimas de assédio. Com o Carnaval se aproximando, a rede de proteção sugeriu a criação de materiais informativos digitais sobre a Lei Maria da Penha e uma campanha de conscientização, que será promovida pela Prefeitura e pela Câmara no Mês da Mulher.

Além do vereador Sargento Prates, participaram do encontro o vice-presidente da Câmara, inspetor Cabral (PSD), e outros parlamentares. Os vereadores se comprometeram a buscar apoio junto aos governos estadual e municipal para implementar soluções para os problemas identificados.

4o mini

José Ricardo

Escritor

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Economia
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Mundo
  • Política
  • Saúde & Meio Ambiente
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • Dourados
    • Campo Grande
    • Polícia
    • Política Local
    • Cidades
    • Agronegócio
    •   Back
    • América do Sul
    • Estados Unidos
    • Europa
    •   Back
    • Saúde Pública
    • Bem-Estar
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música
    • Eventos
    • Cinema e Séries
    • Famosos
    •   Back
    • Futebol
    • Competições
    •   Back
    • Ecoturismo
    • Destinos Regionais
    • Gastronomia
    •   Back
    • Educação
    • Segurança Pública
    • Política Nacional
    • Economia Nacional
    •   Back
    • Finanças
    • Empreendedorismo
    • Trabalho e Renda
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
Edit Template

Links

Termos e Condições

Política de Privacidade

Contato@folhadoms.com.br

© 2025 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.