A Câmara Municipal de Dourados, por meio da Sala Rosa, reforça seu compromisso no combate à violência contra a mulher, ampliando os atendimentos e serviços oferecidos às vítimas de agressão e discriminação. Sob a liderança da vereadora Karla Gomes (Podemos), presidente da Procuradoria da Mulher, o espaço passa a atuar também como ponto de coleta de doações de roupas, absorventes e alimentos para mulheres em situação de vulnerabilidade. Todas as iniciativas contam com o apoio de profissionais de assistência social da Câmara Municipal.
Desde sua inauguração em 2023, a Sala Rosa realizou 64 atendimentos, abrangendo demandas espontâneas e agendadas, fornecendo auxílio em áreas como educação, distribuição de cestas básicas e apoio psicológico. Além disso, promoveu palestras sobre saúde mental, assédio sexual e moral, e os impactos da violência na saúde mental das vítimas, resultando em 12 encaminhamentos referentes a denúncias de violência.
A Procuradoria da Mulher, criada em outubro de 2023, tem a missão de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra mulheres. Além disso, é responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas municipais voltados à igualdade de gênero, bem como implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias.
A Sala Rosa está localizada na Avenida Marcelino Pires, 3.600, anexo ao Shopping Avenida Center, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone para contato é (67) 3410-2100.