Recentemente, um vídeo ganhou destaque nas redes sociais, no qual um menino britânico expressa sua insatisfação com o currículo escolar que, segundo ele, enfatiza o ensino sobre o Islã e Maomé. No vídeo, a criança afirma: “Eles estão nos forçando a aprender sobre o Islã e Maomé na escola. Não quero saber disso. Quero aprender sobre minha própria cultura”.
A gravação, compartilhada inicialmente no TikTok, rapidamente se espalhou por diversas plataformas, gerando debates acalorados sobre o conteúdo programático das escolas britânicas e a inclusão de ensinamentos religiosos específicos. Muitos usuários manifestaram apoio, argumentando que o foco deveria ser na cultura e história locais, enquanto outros defenderam a importância de uma educação multicultural e inclusiva.
Este episódio levanta questões sobre o equilíbrio entre a preservação da identidade cultural nacional e a promoção da compreensão inter-religiosa nas instituições de ensino.
🟠🇬🇧 | Menino britânico questiona ensino do Islã no Reino Unido e vídeo viraliza! 🎥📚
— Folha Do MS (@folhadoms) February 18, 2025
Em um desabafo na escola, ele diz: “Não quero aprender sobre Maomé, quero saber sobre minha própria cultura.” O vídeo gerou forte debate sobre educação e identidade nacional no Reino Unido. pic.twitter.com/qqgjt1CTwm