A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) tem desempenhado um papel crucial na luta contra o feminicídio, unindo forças com os Poderes Executivo e Judiciário na campanha “Todos por Elas”. Lançada em 7 de agosto de 2024, essa iniciativa visa erradicar a violência de gênero no estado, que apresenta o segundo maior índice de feminicídios do país, com 58% dos assassinatos de mulheres classificados nessa categoria.
A campanha “Todos por Elas” busca sensibilizar e mobilizar a sociedade para prevenir e combater o feminicídio, promovendo ações de conscientização e educação. Uma das atividades promovidas foi uma caminhada realizada em 31 de agosto de 2024, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O evento reuniu membros dos três Poderes e a comunidade em geral, destacando a importância da união de todos na defesa dos direitos das mulheres e na construção de uma sociedade mais segura e igualitária.
A ALEMS continua comprometida em fortalecer políticas públicas e iniciativas que visam proteger as mulheres e eliminar a violência de gênero em Mato Grosso do Sul.