Dourados Agiliza Remoção de Árvores com Risco de Queda

José Ricardo

Em uma ação conjunta para garantir a segurança da população, o Instituto Municipal do Meio Ambiente (Imam), a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e o Corpo de Bombeiros de Dourados realizaram uma reunião em 30 de janeiro de 2025. O objetivo foi discutir estratégias para otimizar a remoção de árvores que apresentam risco de queda na cidade.

Uma das principais decisões do encontro foi a proposta de alteração do artigo 32 da Lei nº 4.698 de 2021, que atualmente exige autorização prévia do Imam para a retirada de árvores. Com a mudança, essa autorização não será mais necessária, permitindo uma resposta mais ágil em situações de risco iminente. Essa medida entrará em vigor após os trâmites jurídicos e aprovação na Câmara Municipal.

O diretor-presidente do Imam, Fábio Luis, destacou que a modificação permitirá uma atuação mais rápida, especialmente durante o verão, período em que rajadas de vento e chuvas têm causado incidentes envolvendo quedas de árvores que obstruem vias e danificam veículos. Ele ressaltou que o Imam já trabalha de forma alinhada com a Defesa Civil, Semsur e Corpo de Bombeiros, e que essa alteração facilitará ainda mais as ações conjuntas.

Além disso, a Prefeitura de Dourados publicou recentemente um edital para a contratação de empresa especializada no mapeamento e manejo de árvores doentes no município. O contrato prevê a remoção de árvores em estado crítico, que apresentam risco iminente de queda, e o plantio de mil mudas nativas do bioma local, visando revitalizar e preservar a arborização da cidade. O trabalho inclui também a trituração e remoção de resíduos vegetais, realização de tomografia 3D para diagnóstico preciso e tratamento fitossanitário de árvores tombadas como patrimônio histórico.

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • América Latina
    • Estados Unidos
    • Europa
    • Ásia
    • Oriente Médio
    • África
    • Oceania
    • Vaticano
    •   Back
    • Dourados
    • Polícia
    • Política do MS
    • Regiões do MS
    • Agronegócio
    • Saúde no MS
    • Economia do MS
    •   Back
    • Futebol
    • Basquete
    • Vôlei
    • Automobilismo
    • Lutas
    • E-Sports
    • Esportes no MS
    • Outros Esportes
    •   Back
    • Bem-Estar Ambiental
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música & Shows
    • Programação Cultural
    • Cinema, TV & Streaming
    • Famosos
    •   Back
    • Natureza & Aventura
    • Destinos no Brasil
    • Gastronomia
    • Turismo em Foco
    •   Back
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança Pública
    • Política
    • Economia
    • Sociedade
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
    • Tecnologia e Sociedade

© 2025 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.