Na tarde desta quarta-feira (4), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou aves silvestres que eram transportadas de forma irregular no porta-malas de um carro, em Campo Grande (MS).
FISCALIZAÇÃO NA BR-163 E ABORDAGEM DO VEÍCULO
Durante a fiscalização na BR-163, os policiais abordaram um Chevrolet/Onix. O condutor estava transportando 19 pássaros, conhecidos como “Curió”, no porta-malas do veículo. Ao ser questionado sobre a carga, ele apresentou uma licença de transporte.
IRREGULARIDADE NA LICENÇA E DESCOBERTA DE ESPÉCIES EM EXTINÇÃO
A equipe de fiscalização descobriu que a licença apresentada autorizava o transporte de apenas 14 aves. Além disso, entre os Curiós, foram identificados outros pássaros, conhecidos como “Bicudo Verdadeiros”, que constam como espécie em extinção.
CONDIÇÕES IRREGULARES DE TRANSPORTE
Além das irregularidades quanto à quantidade e à espécie das aves, os pássaros estavam sendo transportados em local inadequado, sem circulação de ar e mal acondicionados. O motorista informou que havia pegado as aves em Campo Grande e as entregaria em Foz do Iguaçu (PR).
RESGATE E DESTINO DAS AVES
As aves foram resgatadas e encaminhadas para o CRAS em Campo Grande (MS). O condutor foi liberado após assinar a documentação para comparecimento em juízo.