EUA Repudiam Terroristas Islamistas por Assassinatos na Síria e Reforçam Apoio às Minorias

Os Estados Unidos emitiram uma condenação veemente contra os “terroristas islamistas radicais, incluindo jihadistas estrangeiros”, responsáveis por uma onda de assassinatos no oeste da Síria entre 6 e 8 de março de 2025. Em comunicado divulgado no domingo, 9 de março, o Secretário de Estado Marco Rubio destacou que os ataques, que deixaram mais de mil mortos em apenas 48 horas segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR), visaram comunidades vulneráveis, incluindo as minorias religiosas e étnicas do país.

Rubio afirmou que os EUA “estão ao lado das comunidades cristã, drusa, alauíta e curda”, oferecendo condolências às vítimas e suas famílias. Ele instou as autoridades interinas da Síria, lideradas por Ahmed al-Sharaa do Hayat Tahrir al-Sham (HTS), a responsabilizar os perpetradores desses atos, descritos como “massacres” contra civis. A violência, concentrada em áreas como Latakia e Tartus, foi desencadeada por um ataque de milícias pró-Assad contra forças de segurança, seguido por uma resposta brutal do HTS e seus aliados, resultando em execuções sumárias e atrocidades contra os alauítas, historicamente ligados ao regime de Bashar al-Assad, deposto em dezembro de 2024.

O posicionamento americano reflete uma mudança de tom após a queda de Assad, antes saudada por alguns líderes ocidentais, mas agora marcada por preocupações com a escalada sectária. A ausência de uma força policial estruturada sob o governo interino dificulta a contenção dos grupos armados, enquanto protestos em Damasco contra os assassinatos foram reprimidos com disparos. O apoio declarado às minorias sinaliza um esforço dos EUA para proteger esses grupos em meio ao vácuo de poder na Síria, enquanto o HTS busca legitimidade internacional.

Gustavo De Oliveira

Escritor

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Economia
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Mundo
  • Política
  • Saúde & Meio Ambiente
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • Dourados
    • Campo Grande
    • Polícia
    • Política Local
    • Cidades
    • Agronegócio
    •   Back
    • América do Sul
    • Estados Unidos
    • Europa
    •   Back
    • Saúde Pública
    • Bem-Estar
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música
    • Eventos
    • Cinema e Séries
    • Famosos
    •   Back
    • Futebol
    • Competições
    •   Back
    • Ecoturismo
    • Destinos Regionais
    • Gastronomia
    •   Back
    • Educação
    • Segurança Pública
    • Política Nacional
    • Economia Nacional
    •   Back
    • Finanças
    • Empreendedorismo
    • Trabalho e Renda
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
Edit Template

Links

Termos e Condições

Política de Privacidade

Contato@folhadoms.com.br

© 2025 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.