A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS) anunciou a ampliação do número de projetos e bolsistas contemplados pelo programa Pictec 4. Publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (17), a convocação incluiu mais 50 projetos, elevando o total de propostas aprovadas de 200 para 250 e ampliando o número de bolsistas para até 1.250.
O Pictec 4 é destinado a fomentar a pesquisa científica e tecnológica em escolas públicas de Mato Grosso do Sul, com foco em professores do ensino médio e técnico integrado. Cada projeto é coordenado por um professor que receberá uma bolsa mensal de R$ 800 e pode orientar até quatro estudantes, que receberão R$ 400 mensais, durante 12 meses.
Dos 250 projetos aprovados, 175 são da Rede Estadual de Ensino, sendo 65 de Campo Grande e 110 de municípios do interior. As escolas públicas federais, o Colégio Militar e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram contemplados com 75 projetos, de 10 municípios.
Os professores-orientadores selecionados têm até o dia 28 de fevereiro para indicar os estudantes bolsistas. O Pictec 4, coordenado pela Fundect, é um programa estratégico para incentivar a vocação científica e tecnológica desde a Educação Básica, beneficiando estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas estaduais e federais.
A quarta edição do programa teve um recorde de inscrições, com 500 propostas, abordando áreas como Agronegócio, Bioeconomia, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Energias Renováveis, Saúde Animal, Saúde Humana e Tecnologias Sociais e Assistivas. O Pictec tem impactado positivamente a formação dos estudantes, com cerca de 60% dos bolsistas de edições anteriores ingressando no Ensino Superior e 30% entrando no mercado de trabalho.