Na sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, a Polícia Federal (PF) apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Alexandre de Moraes determine que as empresas Meta e X forneçam dados relacionados a contas do jornalista Allan dos Santos. A solicitação abrange informações sobre a criação e postagens feitas no Instagram até 1º de fevereiro de 2025 e no X entre junho de 2024 e fevereiro deste ano, conforme noticiado por veículos como UOL e Gazeta do Povo. A iniciativa faz parte de uma investigação em andamento sobre atividades online associadas a Santos.
O foco da apuração inclui postagens que teriam sido usadas para atacar a jornalista Juliana Dal Piva, além de outras ações que a PF busca esclarecer. Allan dos Santos, que está nos Estados Unidos desde 2020 e é alvo de ordens judiciais no Brasil, teve suas contas bloqueadas por decisão de Moraes, que também o proibiu de usar redes sociais. A PF agora tenta identificar os responsáveis pela criação de uma conta no Instagram em seu nome e rastrear conteúdos publicados nas duas plataformas, muitos dos quais já foram removidos.
O pedido aguarda análise do STF, que decidirá se as empresas serão obrigadas a compartilhar os dados solicitados. O caso ocorre em um contexto de desafios jurídicos e internacionais, já que Santos reside fora do Brasil, e as leis americanas diferem das brasileiras quanto ao uso de redes sociais. A resposta da Meta e do X, empresas que já enfrentaram solicitações semelhantes do Judiciário brasileiro, permanece incerta até o momento.