XXI Semana do Meio Ambiente promove debate sobre conscientização das questões ambientais

Foto: Kátia Kuratone/Prefeitura de Dourados

Compartilhe:

A XXI Semana do Meio Ambiente, que tem o objetivo de promover a conscientização e mobilização da comunidade em torno das questões ambientais que afetam o planeta e a cidade, começou nesta segunda-feira (3), com a abertura oficial e a palestra do prof. Dr. Charlei Aparecido da Silva, da FCH/PPGG/UFGD, com o tema ‘Mudanças Climáticas: Impactos sociais, ambientais e econômicos’.

O diretor-presidente do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), Ademar Roque Zanatta, que representou o Prefeito Alan Guedes na ocasião, destacou a importância de despertar a conscientização das questões ambientais. “ A semana do Meio Ambiente envolve uma série de ações que visam a conscientização sobre temas relacionados ao meio ambiente e acreditamos que o caminho é pela educação, pelo conhecimento”, ressaltou na abertura.  

A semana é uma realização da Prefeitura de Dourados, através do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) e do Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Dourados) em parceria com a Semed; Ufgd; Uems; Unigran; Anhanguera; Embrapa; Sanesul; Financial; Ibama e Imasul. A abertura contou a presença de autoridades representando as instituições parceiras.

A programação segue com palestras nas  escolas municipais e estaduais de Dourados, em parceria com diversas instituições, incluindo UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Anhanguera, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Além das palestras, a semana também haverá ecovisitas a locais estratégicos para a gestão ambiental e a educação ecológica, como EMBRAPA, Aterro Sanitário Municipal de Dourados, Estação de Tratamento de Água e às coleções e laboratórios da UFGD. Essas visitas vão proporcionar aos participantes um olhar prático sobre como as instituições locais estão trabalhando para mitigar os impactos ambientais e promover a sustentabilidade.