Renato participa do “MS em Ação” em Paranhos e destaca programa que levou Cidadania e atendimentos da SEJUSP aos povos originários

Compartilhe:

“Esta é uma ação muito importante para as comunidades originárias. Estou representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, dando todo nosso apoio à esta ação. Quando você cuida das pessoas elas têm a dignidade pra poder ter uma vida melhor. Esse é o nosso grande objetivo. Melhorar a vida de toda a população de Paranhos”, afirmou o vice-presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Renato Câmara (MDB) ao participar, no sábado (02-03) da 3ª edição do Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, no município de Paranhos, na região do Extremo Sul do Estado.

 

“Destacamos aqui a presença da SEJUSP, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, do INCRA, e em especial da Secretaria de Estado de Cidadania, através da secretária Viviane Luiza, que adotou a transversalidade na execução da ação. Agradeço o convite do prefeito Donizete Viaro que com sua equipe da prefeitura garantiu todo o apoio a este trabalho”, frisou Renato.

 

O Programa MS em Ação – Segurança e Cidadania foi realizado na Aldeia Paraguassu, no sábado e domingo (2 e 3), município que possui o segundo maior percentual de população de povos originários de Mato Grosso do Sul (43,38% – Fonte: IBGE).

Durante o evento foram ofertados serviços essenciais a mais de 6 mil indígenas que vivem no município e região tais como: acesso gratuito a documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, solicitação de benefícios junto ao INSS, casar ou divorciar, atendimentos da defensoria pública, consultas médicas com clínicos gerais e especialistas. Por intermédio de dentistas receberam orientações sobre a correta escovação e higiene bucal.

 

A comunidade indígena também teve a oportunidade de receber cursos de capacitação, entre eles de acabamento de obras, exposições de materiais e aeronave, filmes que mostram a cultura indígena e brinquedos para as crianças se divertirem enquanto os pais recebiam atendimento. “O intuito de levar cidadania e aproximar as comunidades remotas de terem acesso a ações da Segurança Pública foi amplamente alcançado. Todos estão de parabéns pelo sucesso do evento”, elogiou Renato Câmara.

 

(Roney Minella – Assessoria Parlamentar)