Primeira rodada de monitoramento dos contratos de gestão começa nesta terça-feira

Compartilhe:

Nesta semana a Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) inicia o primeiro ciclo de Reuniões Estratégicas Setoriais dos Contratos de Gestão 2024 com as secretarias, autarquias e fundações de Mato Grosso do Sul. De 28 de maio a 11 de junho, as unidades gestoras vão apresentar o percentual de execução dos projetos elaborados para análise e avaliação da evolução do que foi pactuado para este ano.

Desde o início do ano as secretarias e suas vinculadas vem trabalhando no planejamento estratégico do Governo do Estado e na execução das prioridades pactuadas com o governador. Nas Reuniões Estratégicas Setoriais os secretários de Estado, diretores de vinculadas da respectiva secretaria, lideranças convocadas de uma área específica e seus gerentes de projetos se reúnem para a análise dos avanços e gestão dos riscos relacionados ao conteúdo dos contratos de gestão.

Este trabalho é coordenado pela Segem, que organiza as informações obtidas para gerar um relatório gerencial a ser apresentado na reunião geral com o governador, momento em que também estarão presentes os secretários e lideranças convocadas para a tomada de decisões estratégicas relacionadas com os projetos e os indicadores dos contratos de gestão.

O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, destaca que as reuniões de monitoramento são um dos momentos mais importantes no ciclo do contrato de gestão. “Essa é a ocasião em que o secretário da pasta toma conhecimento da evolução de todos os projetos de seu portfólio”.

Este ano 38 contratos de gestão foram assinados pelas unidades gestoras do Governo de Mato Grosso do Sul. No total foram elaborados 278 projetos que serão desdobrados em 813 entregas. Todas as iniciativas (projetos, programas e ações) estão alinhados ao plano estratégico de governo, ao PPA (Plano Plurianual) e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), premissas que vão ao encontro do objetivo central do contrato de gestão que é focar em entregas de valor que gerem impactos sociais para a população com resultados efetivos nas políticas públicas aplicadas.

Contrato de Gestão

Programa criado em 2015, desenvolvido pela Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica) sob a liderança do então secretário de Governo, Eduardo Riedel, atualmente governador do Mato Grosso do Sul.

Os Contratos de Gestão consistem em acordos assinados anualmente entre o governador e os secretários de Estado, nos quais são estabelecidos indicadores e metas a serem atingidos, assim como projetos e processos a serem executados pelos órgãos e entidades públicas.

No início de cada ano todos os secretários estaduais e chefes das fundações e autarquias do Estado assinam um documento com o governador, estabelecendo os projetos de inovação e prioridades da pasta. Ao longo do ano são feitas avaliações e reuniões para acompanhar os projetos e no final do ano é feito um balanço e apresentação das metas cumpridas.

Os resultados têm como foco melhorar as entregas aos cidadãos sul-mato-grossenses, proporcionado melhor qualidade de vida e fomentando um ambiente de desenvolvimento.

Renata Brum, Comunicação Segem