PF combate trabalho análogo a de escravo no MS

Divulgação

Compartilhe:

A Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira, 25/1, deflagrou a Operação Feronia, com vistas a cumprir quatro mandados de busca e apreensão em propriedades rurais em Corumbá/MS e em Dois Irmãos de Buriti/MS.

A operação tem por finalidade constatar possíveis práticas delituosas como exploração de trabalhadores em regime análogo à escravidão, apropriação de benefício previdenciário de pessoa idosa, difamação, injúria e lesão corporal, além de resgatar eventuais vítimas submetidas a condições degradantes de trabalho ou em situação análoga à escravidão.

As investigações se iniciaram a partir de denúncias de dois trabalhadores que estavam sendo submetidos a condições degradantes de trabalho em propriedades rurais da região de Porto Esperança, em Corumbá/MS. Verificou-se então que uma das vítimas, que havia conseguido deixar o local, estava sendo persuadida a retornar ao trabalho, porém em outra propriedade e nas mesmas condições da anteriores.

A Operação Feronia contou com participação de servidores do Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego, além do apoio aéreo da Polícia Federal.

O nome da operação faz alusão à deusa romana que concedeu liberdade aos escravos e direitos civis à parte mais humilde da sociedade na época.