Quando a educação acolhe, transforma. E é com esse espírito que a 4ª Promotoria de Justiça de Dourados, por intermédio do Promotor de Justiça João Linhares Júnior, e a Escola Indígena Lacu’í Roque Isnard iniciam uma parceria que promete fortalecer o aprendizado, garantir mais qualidade, inclusão e dignidade das crianças do pré ao 4º ano da Aldeia Bororó.
A iniciativa integra o projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz”, que busca promover ambientes escolares mais completos e acolhedores.
Resultados da parceria
A parceria já começou a gerar melhorias na infraestrutura da escola, como a construção de uma quadra de areia, instalação de calçada para duas mesas de pingue-pongue, além da aquisição de redes e bolas para práticas de futebol, vôlei e demais esportes. Equipamentos como som e datashow também foram disponibilizados, permitindo que reuniões e atividades pedagógicas ocorram de forma mais dinâmica e organizada.
O diretor da escola, Elias Moreira, comemorou o apoio. “Agradeço a parceria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por intermédio do Promotor de Justiça. Fico feliz em ver que nossas crianças, que mais precisam, agora terão esse apoio, essas melhorias e cuidados. Quem ganha são elas, que podem passar a pensar em um futuro mais digno e cheio de oportunidades”, declarou.
Para o Promotor de Justiça João Linhares, a iniciativa representa um passo importante na construção de cidadania: “Com esse projeto, vamos cada vez mais melhorar e transformar positivamente o futuro dessas crianças, oferecendo oportunidades e condições para que cresçam em um ambiente de aprendizado completo e inclusivo”.
Projeto Educação Digna, Inclusiva e Feliz
O projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz”, criado em 2021 pelo Promotor de Justiça João Linhares Júnior, tem como finalidade oferecer uma educação de qualidade, inclusiva e que promova cidadania, respeito à diversidade e convivência democrática.
A iniciativa é voltada para fortalecer a educação em comunidades indígenas e vulneráveis, promovendo não apenas a infraestrutura adequada, mas também o desenvolvimento integral das crianças, com foco em cidadania, esportes, cultura e inclusão social. Com a parceria, a expectativa é que cerca de 140 alunos da escola se beneficiem diretamente das melhorias e das ações pedagógicas ampliadas.
