Mato Grosso do Sul se mantém como terceiro pior futebol do Brasil

Foto Correio do Estado

Compartilhe:

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) publicou nesta sexta-feira (8) o Ranking Nacional de Clubes e de Federações. A classificação tem por base as campanhas dos times nos últimos cinco anos no cenário nacional. A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) está na posição 25 de 27, a frente apenas de Rondônia e Amapá. 

O futebol sul-mato-grossense manteve a posição registrada em 2022, quando também ficou a frente de Rondônia e Amapá. No top 5, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná compõem a lista na ordem.

O ranking é utilizando principalmente para a divisão de vagas nas competições nacionais como a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D no âmbito masculino. Já no Feminino, a classificação é usada para o Campeonato Brasileiro Série A3.

Em 1º está São Paulo, seguido do Rio, Minas, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa catarina, Bahia e Pernambuco qiue foprma os 10 melhores. 

Em relação ao ranking de clubes, Mato Grosso do Sul tem cinco equipes listadas. O Operário está na posição 108; o Águia Negra aparece na 136; o Costa Rica na 159; Aquidauanense na 215 e o Corumbaense na 223.

Pelo quarto ano seguido, o Flamengo aparece na liderança do Ranking Nacional de Clubes da CBF 2024. Ao todo, o Rubro-Negro carioca somou 16.678 pontos. Já o Palmeiras, atual bicampeão do Brasileirão Assaí, está na vice-liderança do Ranking com 15.372 pontos. Campeão da Copa Betano do Brasil 2023, o São Paulo é o terceiro colocado (14.828), seguido por Athletico Paranaense (13.888) e Atlético Mineiro (13.282). 

Portal do MS