“Leite da Manhã” marcará a abertura do II Seminário Estadual do Leite da ALEMS nesta terça-feira

Deputado Renato Câmara (ao centro), coordenador da Frente Parlamentar do Leite da ALEMS reúne lideranças do setor e autoridades em brinde ao “leite da manhã”. Foto: Roney Minella

Compartilhe:

Nesta terça-feira (04-06), a partir das 8h, cumprindo proposição do deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, está programado o “Leite da Manhã”. Deputados estaduais e representantes da cadeia produtiva do leite se reunirão na sala de reuniões da presidência da ALEMS, para degustar o leite e abrir as atividades do II Seminário Estadual do Leite que acontecerá a partir das 13h, no Plenário Deputado Júlio Maia.

O deputado Renato Câmara, coordenador da Frente Parlamentar do Leite da ALEMS reforça o convite para a participação de todos. “Este é o fórum onde vamos dirimir e, sobretudo, desmistificar questões relativas ao consumo do leite, provando que é um dos alimentos mais saudáveis para o consumo humano, seja para bebês, crianças, jovens , adultos e idosos. Ao mesmo tempo, teremos a oportunidade de apresentar as iniciativas e lutas da Frente do Leite que, apoiam, incentivam e buscam soluções para o desenvolvimento da atividade produtiva e industrial”, afirma o parlamentar.

Também participarão do Seminário lideranças políticas dos municípios de diversas regiões do Estado, produtores, industriais, acadêmicos das universidade públicas e privadas, técnicos e especialistas em nutrição. Mais uma vez, o evento está sendo realizado através de parceria com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Para fazer a inscrição e participar do evento os interessados poderão confirmar participação, para isso, clique aqui.

A programação do II Seminário Estadual do Leite definiu como tema central das palestras os “Mitos e verdades”, com a participação de renomados palestrantes. Confira:

13h – Credenciamento; 

13h30 – Mesa de Abertura 

14h – 1ª Palestra: Diferença sobre alergia ao leite e intolerância à lactose: Aspectos clínicos, gravidade e segmento do paciente, com exposições da Dra. Stella Arruda Miranda – Médica Pediatra, Alergista e Imunologista pela Associação Brasileira de Alergia (Asbai), professora do curso de medicina da Uniderp e atual Presidente da Asbai – Regional MS.

A Coordenação de mesa estará a cargo do produtor de leite e profissional de Marketing, Ronan Salgueiro – Presidente da ABRALEITE;                                                                                    

14h30 – 2ª Palestra: Leite sob lupa, desmistificando mitos e verdades, apresentação de Tereza Cristina Abranches, Nutricionista ASMAN – Associação Sul-Mato-Grossense de Nutricionistas.

Coordenação de mesa: Médica Veterinária Paula Laryssa Souza Pereira – Analista de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR /MS;

15h – 3ª Palestra: Mitos e Verdades sobre o leite com o Dr. Leonardo Aydos, Nutricionista e Doutor em Saúde pela UFMS.

A Coordenação de mesa ficará sob a responsabilidade do médico veterinário Paulo Fernando Pereira Barbosa, Presidente da Silems – Sindicato das Indústrias e Laticínios de Mato Grosso do Sul;

15h30 – Mesa Redonda: Moderador: Profª Dra. Camila Soares Cunha – UFMS, tendo como participantes: Dr. Leonardo Pereira Alves – Perito Médico, Dra. Stella Arruda Miranda – Médica, Alergista e Imunologista, Tereza Cristina Abranches – Nutricionista ASMAN, Dr. Leonardo Aydos – Nutricionista, Ronan Salgueiro – Diretor da Abraleite, Rogério Thomitão Beretta – Secretário Executivo da Semadesc, e o deputado estadual Renato Câmara.

(Roney Minella – Assessoria Parlamentar)