Inclusão do estudante com transtorno do espectro autista é tema de debate em seminário

Foto: Thais Davis

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A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou terça-feira (2), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Dra. Mariluce Bittar, em Campo Grande,  o IV Seminário Ceame/TEA:  Perspectivas Educacionais na Inclusão do Estudante com Transtorno do Espectro Autista, em comemoração ao Dia Mundial de Reflexão do Autismo,

De acordo com a coordenadora de Educação Especial, Janaina de Jesus Fernandes Belato, o evento tem como escopo oportunizar aos participantes uma reflexão acerca das características do Transtorno do Espectro Autista e abordar a Base Nacional Comum Curricular na perspectiva da escola inclusiva para potencializar o processo de ensino e aprendizagem e fornecer orientações gerais concernentes aos atendimentos voltados para estudantes com TEA.

Na abertura, a secretária adjunta de Estado de Educação, Dione Hashioka, mencionou a importância de promover capacitação dos profissionais que acompanham os estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) na REE (Rede Estadual de Ensino). “O seminário, que está na sua quarta edição, instrumentaliza, fortalece e consolida cada vez mais o trabalho da Política de Educação Especial e Inclusiva preconizado pela Secretaria de Estado de Educação”, enfatiza.

A superintendente de Políticas Educacionais, Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, relatou que o encontro é importante para melhoria do atendimento dos estudantes da educação especial, “a data mundial é marcada em defesa dos transtornos de aspectos autistas e temos orgulho de Mato Grosso do Sul ser um dos únicos que têm um centro de atendimento educacional especializado, desde 2016 avançamos bastante, mas temos muito a conquistar. A política de apoio a educação das pessoas com deficiência não se resume apenas em acesso, nós trabalhamos para garantir acesso, permanência e aprendizagem aos nossos estudantes da REE”.