O Governo de Mato Grosso do Sul iniciou um novo ciclo de modernização na gestão pública, com o uso de Inteligência Artificial (IA) para aumentar a eficiência nos processos de licitação. Na última segunda-feira (2), a Secretaria de Estado de Administração (SAD) lançou a oficina “Total – Fase Preparatória das Contratações Públicas com Apoio do ChatGPT”, uma iniciativa que visa capacitar 83 servidores da Secretaria-Executiva de Licitações (SEL) e áreas de contratos do Poder Executivo Estadual.
1. Transformação Digital e Eficiência nas Contratações
- O uso da IA promete reduzir em 50% o tempo de efetivação das licitações, aumentando a precisão das compras e otimizando o uso de recursos públicos.
- A capacitação, com uma carga horária de 28 horas, faz parte do compromisso do governo com a modernização da administração pública e o futuro da gestão de pessoas.
2. Objetivos da Capacitação
- Segundo o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, o foco da oficina é qualificar os servidores para melhorar o desempenho nas contratações, um processo fundamental para garantir que as políticas públicas sejam executadas de forma eficiente.
- Felini destacou a importância de contratações ágeis e assertivas para garantir que áreas essenciais, como saúde, educação e segurança, recebam os insumos e equipamentos necessários para atender à população.
3. Integração Entre Equipes e Fortalecimento da Gestão
- A integração entre as equipes da SAD e dos órgãos estaduais é uma prioridade para garantir o avanço das melhorias nos processos de contratação. A secretária-executiva de Licitações, Muriel Moreira, ressaltou a importância da troca de experiências entre os servidores para fortalecer a gestão de pessoas e otimizar os fluxos interligados de trabalho.
4. Programação da Oficina e Temas Abordados
- A oficina, que começou na tarde de segunda-feira (2) e vai até o dia 17 de setembro, contará com encontros online e presenciais em Campo Grande, nos quais os participantes poderão compartilhar experiências. As aulas são ministradas pelo professor Janderson da Costa Barbosa, mestre em Direito e Políticas Públicas.
- Entre os temas abordados estão: macroprocessos das contratações públicas, elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e Termo de Referência (TR) com o uso de IA, criação da Matriz de Riscos, levantamento de mercado e a definição de requisitos das contratações.
Com esta iniciativa, Mato Grosso do Sul se posiciona na vanguarda da transformação digital na administração pública, buscando aumentar a eficiência, transparência e agilidade nas contratações que impactam diretamente o desenvolvimento do estado e o bem-estar de sua população.