Dia das Mulheres é comemorado com acesso à saúde e plantio de árvores ornamentais no CAM

Compartilhe:

A Prefeitura de Dourados iniciou na manhã desta sexta-feira (8/3), Dia das Mulheres, o projeto de jardins em todas as unidades de saúde da cidade. O Prefeito Alan Guedes e a esposa, Kely Guedes, plantaram várias mudas além de dois ipês amarelos, no pátio do CAM (Centro de Atendimento à Mulher) durante o evento ‘Dia das Poderosas’.

Além de embelezar a paisagem nas unidades, o projeto também é uma forma de incentivar a preservação da natureza e meio ambiente, além de valorizar as plantas e árvores típicas de nossa região. A ação começou durante o evento especial no CAM e será realizado nas demais unidades de saúde.

O ‘Dia das Poderosas’ faz parte da programação da campanha ‘Março Lilás’ de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer do colo do útero, com a realização de palestras de autocuidados sobre a saúde da mulher, café da manhã, exames como a mamografia, e muito mais. Além de inaugurar a nossa Sala de Cardiotoco no CAM, um grande avanço na saúde pública de Dourados

Grávida de 35 semanas, a Monalisa conta que ao longo da gravidez precisou fazer os exames em diferentes locais, mas agora com as novidades anunciadas no CAM, o atendimento vai melhorar a rotina das gestantes.

“Foi maravilhosa essa mudança, eu sempre tinha que fazer os procedimentos em lugares diferentes, agora facilitou muito, já faço tudo aqui, no mesmo dia”, disse.

O Cardiotoco é o exame que avalia o bem-estar e sofrimento fetal. No SUS (Sistema Único de Saúde), ele era disponibilizado apenas no Hospital Universitário, mas agora passa a ser oferecido também no CAM, uma nova opção para as mães.

Outra novidade é a ministração do Celestone, medicação utilizada para maturidade pulmonar do bebê, que também passa a ser aplicado no CAM.