Construção de rampas de acesso aos rios Ivinhema e Anhanduí é solicitada por Renato para apoiar ações ambientais e de turismo

Deputado Renato Câmara reivindica a construção de rampa para embarque e desembarque de embarcações náuticas nos rios Ivinhema e Anhanduí. Foto: Assessoria

Compartilhe:

Durante a sessão plenária desta terça-feira (12-03), o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou a necessidade da construção de rampas de embarque e desembarque de embarcações náuticas às margens do rio Ivinhema, com entrada pela BR-376, e outra nas proximidades da ponte do rio Anhanduí na MS-340, próximo ao km 152 da BR-267.

 

“Estas rampas náuticas serão utilizadas para o lançamento e recolhimento de embarcações nos rios Ivinhema e Anhanduí. Importante destacar que este aparato atenderá diversas atividades, como: ações ambientais, apoio ao turismo pesqueiro, e para o acesso de equipamentos e equipes da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, para execução de operações de monitoramento e fiscalização de nossos rios”, justificou o deputado em sua Indicação.  

 

Renato Câmara observa que este pleito lhe foi pleito encaminhado pela Câmara Municipal de Nova Andradina através do Ofício nº 18/2024, acompanhado da Indicação nº 05/2024, de autoria do vereador Fabio Zanata, a pedido da população local. “Atender a este pedido é crucial para proporcionar um local apropriado para as atividades ambientais e de pesca, além de auxiliar diretamente nos trabalhos da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros”, pontuou o deputado que endereçou a Indicação ao governador do Estado Eduardo Riedel, ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística Hélio Peluffo Filho, ao diretor-presidente da AGESUL, Mauro Azambuja Rondon Flores e ao superintendente regional do DNIT, Euro Nunes Varanis Júnior.

 

Dando consistência à sua reivindicação, o ‘Deputado do Meio Ambiente de MS’ salientou que a edificação das citadas rampas de acesso é fundamental para garantir um ambiente seguro e adequado para os turistas, pescadores e estudantes que desejam realizar atividades de educação ambiental na região. “Ademais, a disponibilização de locais adequados para o embarque e desembarque de embarcações navais pode impulsionar a economia local, atraindo visitantes de diversas regiões, o que pode gerar uma significativa receita para o setor”, analisa.

 

Finalizando suas considerações, o deputado Renato observou que tanto a Polícia Militar Ambiental quanto o Corpo de Bombeiros se beneficiarão com a construção das rampas, pois, terão acesso a uma infraestrutura mais apropriada para suas diversas operações. “A construção das rampas de acesso para embarque e desembarque de embarcações navais nos locais citados é essencial para viabilizar um local adequado para todas as atividades, sejam ambientais, de ecoturismo ou de ações de segurança pública. Adicionalmente, essa iniciativa pode promover o desenvolvimento econômico e social da região, criando novas oportunidades para os residentes locais, para os visitantes e turistas de outras regiões”, resumiu Renato Câmara.

 

(Roney Minella – Assessoria Parlamentar)