Com mais de 500 doses aplicadas no primeiro dia, Dourados avança com vacinação contra a dengue

Divulgação

Compartilhe:

Dourados tem sido destaque na mídia nacional o motivo é mais que especial. A cidade é a primeira no Brasil a realizar a vacinação em massa contra a dengue e, apenas no primeiro dia de campanha, a Prefeitura, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) realizou a aplicação de mais de 500 doses.

A campanha teve início nesta quarta-feira (3/1), onde foram aplicadas 537 doses do imunizante. A maior procura neste primeiro dia foi na Unidade da Vila Rosa, que imunizou 125 pessoas. A adesão da população é um verdadeiro sucesso e a campanha segue em todos os postos de saúde do município, como ressalta o secretário de saúde, Dr. Waldno Lucena.

“Eu quero agradecer e parabenizar toda a população de Dourados que entendeu a importância e grandeza desta campanha. Nosso primeiro dia foi um sucesso e hoje a procura continua nos postos. Dourados tem sido exemplo para todo o país, a vacinação fortalece as defesas individuais e também contribui para a construção de uma barreira coletiva contra a propagação da dengue”, disse.

A ação, inédita no Brasil, foi desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga, já disponível na rede privada de saúde, e deve atingir cerca de 150 mil douradenses entre 4 e 59 anos.

Ao todo, 90 mil doses foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Dourados. A vacinação será ministrada em duas doses, sendo que a segunda precisa ser aplicada três meses depois da primeira.

Para receber a primeira dose, basta se dirigir ao posto de saúde mais próximo, com documentos como CPF e carteirinha do SUS.