Com um roteiro emocionante, a Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro neste sábado (4), na disputa por pênaltis. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal graças ao gol de Ronald, Mycael, conhecido por sua qualidade com as mãos, fez o pênalti decisivo para o Brasil, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar.
Com a conquista, a equipe de Ramon Menezes quebrou o jejum da medalha de ouro vigente desde 1987. Este foi o quinto título da Amarelinha no futebol no Pan-Americano e a 200ª medalha desta edição.
Nas cinco partidas pelo torneio, o Brasil venceu quatro partidas e empatou apenas uma. Foram oito gols marcados e um sofrido.
O JOGO
Diante dos donos da casa, a equipe entrou em campo diante de uma atmosfera desfavorável, com o Estádio Sausalito lotado e pulsante.
Aos 16 minutos, o atacante chileno Aravena encontrou liberdade de fora da área e finalizou rasteiro, para defesa tranquila de Mycael.
CHILE PRESSIONA E MARCA
Aos 27 minutos, Guilherme Biro cobrou falta na área para Matheus Nascimento, que cabeceou sem direção.
O Chile por pouco não inaugurou o placar aos 41 minutos. Pizarro acertou a trave após jogada trabalhada.
Aos 43, Pizarro fez boa jogada e tocou para Guerrero, que pôs o Chile em vantagem.
FIGUEIREDO CHEGA PERTO
Substituto de Marquinhos no intervalo, Figueiredo quase abriu o placar para o Brasil. Ele recebeu passe de Matheus Nascimento e finalizou cruzado, aos 18 minutos. A bola passou muito perto da trave do goleiro Cortes.
RONALD DEIXA TUDO IGUAL
Após cobrança de escanteio de Figueiredo, Matheus Nascimento conseguiu escorar para o meio da área, onde estava Arthur Chaves. O zagueiro também cabeceou a bola, que alcançou Ronald para empatar a partida, aos 38 minutos da etapa final.
Com a igualdade no placar, a partida foi para a prorrogação, marcada por disputas de bola e sem grande inspiração das equipes. As penalidades decidiram o vencedor da medalha de ouro.
NOS PÊNALTIS, MYCAEL DECIDE COM MÃOS E PÉS
Na disputa por pênaltis, a Seleção Brasileira conquistou o ouro por 4 a 2. Mycael defendeu uma cobrança e fez o pênalti decisivo, para o choro de campeão de Ramon Menezes e toda a delegação brasileira.
BRASIL: Mycael; Miranda, Arthur Chaves, Michel (Gustavo Martins) e Patryck; Igor Jesus, Matheus Dias (Ronald) e Gabriel Pirani (Thauan Lara); Guilherme Biro (Kaio), Marquinhos (Figueiredo) e Matheus Nascimento. Treinador – Ramon Menezes.
CBF