O padre Wilbert Maciel da Silva, conhecido como Padre Beto, completou 64 anos de ordenação sacerdotal. Natural de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, ele recebeu o sacramento da Ordem em 2 de dezembro de 1961. Nascido em 24 de setembro de 1934, é filho de Domingos Santana da Silva e Ecilda Maciel da Silva e teve cinco irmãos.
Após formação ginasial e científica, concluiu o curso de Filosofia em 1957. Entre 1958 e 1961 cursou Teologia no Seminário Central Imaculada Conceição, no bairro Ipiranga, em São Paulo. Após a ordenação, iniciou sua atividade pastoral em Dourados, onde atuou como secretário do bispo diocesano e professor no Instituto Sagrado Coração de Jesus.
Padre Wilbert também exerceu funções em Bataguassu e Presidente Venceslau. Em 1979 foi designado para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Maracaju, permanecendo no município até 2008. Ao todo, foram 28 anos de trabalho pastoral na cidade.
Ele foi o primeiro sacerdote diocesano ordenado na Diocese de Dourados e o primeiro padre diocesano oriundo de Mato Grosso do Sul. Sua ordenação representou um marco para a Igreja Católica na região sul do antigo Mato Grosso, que até então contava majoritariamente com religiosos vindos de outros países.
Padre Wilbert é formado em Direito e integrou a fundação da Associação da Família Mattos. Entre seus registros históricos, consta que o primeiro casamento celebrado por ele em Dourados ocorreu em 30 de junho de 1962. O primeiro batizado documentado foi de uma criança chamada Maisa, filha de moradores locais.
Desde o retorno a Dourados, em 2008, o sacerdote colabora com a Paróquia São João Batista, no bairro Jardim Água Boa, onde segue atuando no ministério religioso.


