Folha Do MS

Dia D de Multivacinação mobiliza municípios de Mato Grosso do Sul e reforça importância da imunização

O Dia D de Multivacinação mobilizou neste último sábado (18), 77 municípios de Mato Grosso do Sul em uma grande ação de atualização das cadernetas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa integra a Campanha Nacional de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, com apoio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e das Secretarias Municipais de Saúde. Apenas os municípios de Dourados e Mundo Novo não aderiram a mobilização do Dia D neste sábado, mas seguem com o cronograma de atualização vacinal até o dia 31 de outubro.

Em Campo Grande, o ponto de vacinação instalado na Paróquia Santo Expedito, no Jardim Itamaracá, recebeu as famílias que aproveitaram o sábado para colocar as vacinas em dia. Profissionais da saúde conduziram o atendimento, aplicando todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

A secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, destacou a importância do engajamento da população e o compromisso do Governo do Estado em apoiar os municípios para fortalecer a imunização.

“A vacinação é uma das estratégias mais seguras e eficazes para proteger a nossa população. O Dia D reforça essa cultura de cuidado, aproxima os serviços de saúde das famílias e desperta a consciência sobre a importância de manter a caderneta atualizada. Agradecemos o empenho dos municípios e das equipes que estiveram mobilizadas em todo o estado, garantindo acesso, acolhimento e informação. Vacinar é um ato de amor e de responsabilidade coletiva”, afirmou Crhistinne.

De acordo com o coordenador de Imunização em exercício da SES, Frederico de Moraes, a ação representa um momento estratégico e essencial para manter a proteção coletiva e evitar a reintrodução de doenças já controladas no país.

“Vivemos um cenário epidemiológico importante, com o risco de reintrodução do sarampo no Brasil e também o retorno de outras doenças como poliomielite, coqueluche e febre amarela. Por isso, a estratégia de multivacinação é uma excelente oportunidade para que a população, especialmente o público infantil mais vulnerável busque atualizar sua situação vacinal e fique protegida. Os municípios estão organizados, com ações de busca ativa, horários estendidos e ampla mobilização. Faremos um grande esforço conjunto para garantir que nossas coberturas vacinais sigam altas e homogêneas em todo o estado”, destacou o coordenador.

Frederico reforçou ainda o trabalho da SES na logística e apoio técnico às equipes municipais. “O Estado realizou a distribuição de doses, seringas e agulhas, acompanhando de perto o cronograma de cada município. Esse esforço integrado mostra o compromisso de todos os níveis de gestão com a saúde pública e com a proteção da nossa população”, completou Frederico.

Entre as famílias que compareceram ao ponto de vacinação na Capital, o sentimento foi de tranquilidade e dever cumprido. A assistente administrativa Ketlin Rodrigues, mãe da Emanuelli, de 7 anos, destacou a importância da mobilização.

“É maravilhoso saber que existe esse Dia D para a gente ficar mais alerta e se preocupar em levar as crianças para vacinar. Fico muito feliz em saber que estou fazendo a minha parte como mãe, cuidando da saúde da minha filha e garantindo que as vacinas dela estão todas em dia”, contou Ketlin.

O agricultor Guilherme Dalke, pai da Luiza, de 14 anos, e da Helena, de 9, também aproveitou a data para atualizar a caderneta das filhas. “É uma iniciativa muito importante, principalmente para quem tem uma rotina corrida e nem sempre consegue ir durante a semana. Hoje, com o atendimento no fim de semana, conseguimos trazer as meninas e deixar tudo em dia. Agradeço ao Governo do Estado e às equipes de saúde por proporcionarem essa oportunidade”, afirmou Guilherme.

A campanha segue até o final de outubro, oferecendo todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, entre elas: BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Pneumocócica, Meningocócica, Tríplice Viral, DTP, Varicela, Hepatite A, Influenza, Covid-19 e Febre Amarela.

Pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, mas a ausência do cartão não impede a aplicação das doses. Também é possível acompanhar o histórico vacinal e receber alertas sobre as próximas vacinas por meio do aplicativo Meu SUS Digital.

André Lima, Comunicação SES

José Ricardo

Escritor

Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Ciência
  • Cultura
  • Dourados
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.