Folha Do MS

Prefeitura sedia terceira edição do Mutirão do Cadastro Único até sexta-feira

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza a terceira edição do Mutirão do Cadastro Único. A ação teve início nesta segunda-feira (15) e se estende até sexta (19), das 7h às 17h, sem pausa no horário de almoço. O mutirão acontece no anfiteatro da prefeitura e os atendimentos são designados mediante senhas entregues no início do período matutino e início do período vespertino.

A expectativa é atingir uma média de 1.200 atendimentos nesta edição. O prefeito Marçal Filho acompanhou o início das atividades na manhã desta segunda-feira e destacou o convite aos usuários dos benefícios sociais que precisam regularizar dados, para que aproveitem a semana destinada a essa atualização.

“Sabemos que esse serviço é de grande importância para as pessoas que se encaixam nos padrões estabelecidos possam receber os benefícios dos governos federal e estadual ou da prefeitura. Então, você que precisa regularizar dados ou se inscrever, aproveite esse momento”, frisou o prefeito.

A secretária de Assistência Social Shirley Flores Zarpelon destacou que a população comparece no anfiteatro desde as primeiras horas da manhã e conta com um ambiente acolhedor e um serviço personalizado. Ela destaca que somente os casos de benefício unipessoal não estão sendo atendidos nesta ação, pois estes são encaminhados com visita das equipes nas residências.

“Temos trabalhado muito a pedido do prefeito Marçal Filho para fazer com que as pessoas não fiquem sem receber o benefício por conta de um cadastro desatualizado, ou outra situação que pode ser resolvida facilmente”, enfatizou, destacando que a ação está sendo sucesso, com as pessoas bem acomodadas, atendidas conforme suas especificidades e de forma rápida. Destacou ainda o cuidado da gestão em ofertar um lugar “climatizado e agradável”.

Vanessa Gomes Morais, 35, foi uma das primeiras a ser atendida nesta manhã. Ela destacou contar com o serviço para ajudar na renda de casa, principalmente pelo fato de ser mãe solo, de um bebê de um ano. “Eu já tinha o CadÚnico, mas estava desatualizado e vim regularizar”, disse, elogiando os encaminhamentos recebidos. “Fui muito bem atendida e agora é só aguardar que dê certo, pois vai ser muito útil para mim e para meu filho”, pontuou.

Para a diarista Elizabeth Almeida Lima Teixeira, 54, a esperança de passar a receber um benefício é tangível. Ela conta que atualmente junto ao esposo, a sobrevivência depende de ‘bicos’. Ela fez encaminhamentos para receber os auxílios possíveis. “Aqui é um pessoal preocupado, que te orienta bem no que fazer; estou muito esperançosa que vou conseguir o benefício, pois nossa situação é difícil atualmente”, contou.

Para Hafsa Duarte, 46, os benefícios ajudam muito na manutenção da família. Mãe solo e com um filho que sofreu acidente e ficou com sequelas, ela fala sobre como o apoio do governo, ajuda no dia a dia. “Eu recebo Bolsa Família e a gente participa de todos os programas do governo que está aí, municipal, estadual e federal, pois ajuda muito a gente”, disse. Em casa sou eu dois filhos, sendo que um está buscando receber o BPC-Loas [Benefício de Prestação Continuada – Lei Orgânica da Assistência Social], devido a um acidente que deixou sequelas físicas, e também um neto. “Então, os recursos são muito bem vindos”, contou.

O mutirão segue até o dia 19, das 07h às 17h, de forma ininterrupta. O prazo máximo para atualizar o cadastro é de dois anos, mas qualquer alteração na composição familiar ou na renda deve ser informada imediatamente. Durante o mutirão, são registradas informações como endereço, escolaridade, renda, número de moradores e situação de trabalho.

As famílias unipessoais e famílias que precisam excluir integrantes com registro na Carteira de Trabalho não poderão ser atendidas neste mutirão devido às legislações vigentes, sendo necessário visita domiciliar.

Para se cadastrar é obrigatório comparecer no atendimento presencial durante o Mutirão CadÚnico em Ação ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com um documento com foto do responsável familiar, o CPF de todos os moradores da residência e a conta de energia elétrica como comprovante de endereço.

Os atendimentos serão feitos através de senhas que serão entregues respeitando a ordem de chegada e critérios de prioridade. Mesmo com o mutirão, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) continuam funcionando normalmente para demais atendimentos. O projeto no auditório da prefeitura conta com a atuação de servidores, estagiários e entrevistadores sociais, sem comprometer os serviços rotineiros da rede socioassistencial do município.

José Ricardo

Escritor

Edit Template
Você foi inscrito com sucesso! Ops! Algo deu errado, tente novamente.

Links Rápidos

Termos e Condições

Política de Privacidade

Postagens Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Ciência
  • Crime e Justiça
  • Cultura
  • Dourados
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Contate-Nos

© 2024 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.