MPMS viabiliza construção de Casa de Cultura e melhorias na Escola Indígena Tengatuí Marangatu em Dourados

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do projeto “Educação digna, inclusiva e feliz”, viabilizou a realização de diversas benfeitorias na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na Reserva Indígena de Dourados (RID), bem como a construção da Casa de Cultura.

A cerimônia de inauguração foi realizada na quarta-feira (10), na unidade escolar, e contou com a presença de pais, alunos, professores, lideranças indígenas e funcionários administrativos.

O Promotor de Justiça João Linhares Júnior mediou a execução das ações, que tiveram o objetivo de promover melhorias na infraestrutura e fortalecer a qualidade do ensino ofertado à comunidade indígena local.

Durante o evento, foi celebrada a importância da educação como ferramenta de transformação social, em consonância com a frase do líder sul-africano Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”.

A diretora da escola, Joany Freitas Valério Costa, e a diretora adjunta, Egizele Mariano da Silva, afirmaram que o momento simboliza mais um passo rumo a uma educação inclusiva, respeitosa e de qualidade.

A escola conta com 936 crianças e jovens, com idades entre 4 e 17 anos, e situa-se na Aldeia Jaguapiru, dentro da RID.

“O mérito é da professora Joany e da comunidade. Porque ela teve a iniciativa, ela nos procurou, ela fez o projeto. Inicialmente, o projeto era da Casa de Cultura. Ficamos na dúvida se conseguiríamos, mas fomos lutar, e o Criador foi tão generoso que foram surgindo acordos muito bons e aos poucos as coisas foram acontecendo. É assim que, quando pessoas de bem se unem, os resultados vêm. E vão surgindo novas oportunidades, novas possibilidades. E eu espero que a gente faça muito mais ainda”, destaca o Promotor de Justiça.

BENFEITORIAS PROMOVIDAS PELO PROJETO


– Distribuição de internet em toda a escola;
– Construção da pista de salto em distância para prática de atletismo;
– Edificação de duas mesas de pingue-pongue de concreto pintadas e doação dos respectivos materiais (raquetes, redes, bolinhas);
– Aterros de ambientes que eram desnivelados e realização dos correspondentes calçamentos;
– Acessibilidade à quadra de esportes;
– Revitalização do parque infantil;
– Aquisição de materiais esportivos de diversas modalidades, tais como bolas de futebol, de vôlei, de basquete, redes;
– Conserto das cestas da quadra e das tabelas de basquete;
– Aquisição de violões para aulas de música;
– Construção da quadra de areia;
– Dois bebedouros.

José Ricardo

Escritor

Links

Termos e Condições

Política de Privacidade

Contato@folhadoms.com.br

© 2025 Folha Do MS. Todos os direitos reservados.